Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




img_920x518$2021_07_30_12_12_21_1883647.jpg

Ainda referente à entrevista de Frederico Varandas à Revista E do Expresso, o presidente apontou o dedo a um problema que se arrastou ao longo dos anos e que se agravou por culpa da última Direcção:

"... Fizeram das claques a sua Guarda Pretoriana para se perpetuarem no poder. E as claques apoiavam incondicionalmente a Direcção em troca de dinheiro e tentavam calar alguém sempre que criticasse essa Direcção. Esta estratégia de dirigir o Clube, que se agravou com a ex-Direcção, além de ser uma vergonha, era sobretudo estúpida: criaram um monstro que no fim se virava sempre contra a própria Direcção. (...) Essa claque achava que mandava no Sporting: demitia direcções, treinadores e passou a invadir e agredir atletas. Custasse o que custasse, teria de acabar".

publicado às 03:03

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


43 comentários

Sem imagem de perfil

De João Tavares a 03.08.2021 às 07:54

Seguramente o que Varandas não tem é papas na língua, e seguramente o que tem é os no sítio.
Por isso a constante contestação de alguns energúmenos que continuam com a sigla do #varandasout, pois vêem todo o seu poder a desvanecer.
SL
Sem imagem de perfil

De Rumo Certo - Ventos Favoráveis a 03.08.2021 às 19:38

Precisamente tudo isto, sem tirar, nem pôr.
Os energúmenos desordeiros e sem respeito pela instituição, jamais podem ser admitidos ou tolerados.
As claques ou grupelhos contestatários, nada mandam ou decidem no clube.
Apenas existem para apoiar de forma alegre e vibrante, nos locais proprios, todos os atletas, todos os profissionais e todos os dirigentes.
Sem imagem de perfil

De RCL a 03.08.2021 às 10:19

Em linguagem militar, o Dr. Varandas pos as claques em sentido.
O bandido sempre disse :" não se preocupem com o Sporting, eles lixam-se uns aos outros".
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.08.2021 às 11:36

Com a ajuda dele, sempre que possível!
Sem imagem de perfil

De MMoedas a 03.08.2021 às 13:46

Será que esta não seria a altura perfeita para enterrar o machado de guerra com as Claques e tentar um entendimento ?!! É preferível manter este discurso ?!! Provavelmente sou só eu que penso assim...
As vitórias como sabemos são efêmeras e adivinha-se uma época particularmente dificil onde será complicado igualar a anterior, pelo que se todos estiverem no mesmo barco será melhor para o Sporting...
O Dr. Varandas tem o meu apoio, mas nesta matéria julgo que deveria ser mais flexível...não digo atribuir as mesmas regalias que existiam, mas decerto que algo pode ser feito para estabilizar este relacionamento...
Sem imagem de perfil

De João F. a 03.08.2021 às 16:05

O quê?! Era o que faltava! Abrir a porta ao lobo vestido de cordeiro, para depois de entrar no curral e começar mais uma vez a devorar tudo por dentro?

As ditas que fiquem onde estão e se querem apoiar, que o façam como qualquer outro adepto que paga o seu bilhete. E mais nada!...

E depois ninguém lhes fez guerra nenhuma. Dizer-se isso é querer fazer delas vítimas, quando como toda a gente sabe, que foram elas que a fizeram durante muito anos, com prejuízos incalculáveis para o Clube.
Sem imagem de perfil

De João Gil a 03.08.2021 às 14:14

Achava que mandava e mantém aspirações a..desenganemo-nos, pois, e mantenhamo-los no lugar onde fazem menos dano, que é mesmo do lado de fora do estádio e do pavilhão JR.
SL
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 03.08.2021 às 14:45

Portanto vamos lá relembrar um pouco o Dr. Varandas......

No primeiro ano de mandato não houve oposição, e de quem foi a culpa? na altura era dos colchões da Academia e tínhamos sofrido muito pelo ataque de Alcochete, logo era impossível competir com os rivais, isto foi dito pela boca do Dr. Varandas...... acabou a época a falar da melhor época dos últimos 18 anos.

No segundo ano de mandato começou a haver oposição ao Varandas, acabámos em 4º lugar e fora das competições europeias...... de quem foi a culpa? foi do Keizer, outra vez dos colchões da Academia até aparecer o Amorim que apostou na Academia que o Varandas passou 2 anos a desdenhar, e é neste segundo mandato que se começa a culpar as claques.

Portanto relembro que nestes 2 anos de gestão do clube a culpa nunca foi do Dr. Varandas.

No terceiro ano de mandato, segundo o Dr. Varandas fomos campeões porque não havia adeptos nos estádios..... então e o mérito da equipa? do treinador? então se a culpa é dos adeptos, porque não se fecha Alvalade de vez? Em vez de aproveitar um momento vencedor para engrandecer o clube e o seu próprio mandato, prefere ser mesquinho e retorna às guerras das claques.

Como é óbvio existe a necessidade de haver um controlo das claques..... mas o maior mito é o de que o Varandas fez alguma coisa nesse sentido...... ele não tem nenhum acordo firmado com as claques, logo ele não alterou nada de significativo no problema das claques.... a JuveLeo continua a existir e continuará a ir aos jogos, mas na situação actual não existe um local de encontro para as claques e não existe uma estrutura assumida (a Policia é muito clara sobre este assunto, e diz claramente que é muto mais perigoso não haver uma casinha da claque, exatamente por assim não haver um local especifico de encontro).

Assim sendo, a única coisa que o Varandas fez, foi potenciar o conflito, porque o Varandas sabe do ódio de muitos sportinguistas às claques e aproveita-se desse ódio...... no fundo temos um presidente que em vez de aproveitar este titulo para Unir os Sportinguistas em nome do amor ao clube e do seu lema eleitoral, ele prefere evidenciar mitos e promover divisões.
Imagem de perfil

De Rampante a 03.08.2021 às 18:07

O amigo Schmeichel cada vez que se fala de claques ou de BdC, confunde-se todo... só não sei se inocentemente ou se propositadamente.

Começa logo por dizer:
"No primeiro ano de mandato não houve oposição, e de quem foi a culpa?"

Então o que dizer da A. G. de Dezembro de 2018, num momento em que Varandas só estava à 3 meses à frente do clube? Nessa AG quando Varandas estava para falar naquela que seria a sua 1ª intervenção, foi amplamente assobiado bem como insultado por um grupo bem conhecido de adeptos.
O "amigo" bem pode tentar esconder 2 anos duma vergonhosa atitude das claques, mas lembre-se que os outros têm memoria...

E mais... num comentário seguinte ainda tenta "desligar" a JuveLeo ao ataque a Alcochete, pois bem, já o relembrei uma vez e volto a fazê-lo... a JuveLeo dá cobertura ao ataque, a partir do momento que faz manifestações publicas de apoio aos invasores.
Mais, a JuveLeo estava tão preocupada com o SCP que nunca teve problemas em juntar dezenas de pessoas para se manifestarem publicamente (com direito a tarjas e tudo) a favor daqueles que agrediram o SCP... mas nunca conseguiu sequer fazer uma manifestação de critica à invasão, ou sequer uma manifestação de apoio aos jogadores agredidos.
As únicas ações que a JuveLeo teve de condenação, foram uma palavras ocas, lidas de um papel, num momento em que se sentiram apertados publicamente.

E já agora, a JuveLeo expulsou os agressores condenados das suas fileiras tal como disseram que o fariam, ou será que estão conjuntamente com Mustafá a preparar da prisão novas investidas como no passado?
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 03.08.2021 às 18:37

Sinceramente não percebi o seu comentário... questiona se a JuveLeo expulsou os agressores, mas a pergunta que qualquer pessoa deveria fazer é.... e o Sporting expulsou?

Expulsou-se o BdC antes da decisão do tribunal porque dava jeito assim e agora perante a decisão não se expulsa mais ninguém? Até parece que o grande benefíciado do ataque não foi o actual presidente.....
Imagem de perfil

De Rampante a 03.08.2021 às 18:51

O Schmeichel por vezes é um cómico...

Faz-se de muito entendido no SCP, mas afinal só percebe de defender o indefensável.

Curioso que tenha feito um comentário tão extenso e quando o desmenti, nem uma palavra a dizer acerca disso...

Quanto aos invasores, tivesse o amigo informado acerca do SCP e saberia que em Junho de 2020 o CFD do Sporting expulsou os 26 sócios condenados, suspendeu 4 e arquivou 1 processo... aliás o CFD esperou o final dos julgamentos civis, para se pronunciar.


Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 03.08.2021 às 19:43

O Rampante desculpe mas não me desmentiu em nada..... o Varandas no primeiro ano não teve oposição significativa, alias o João Benedito desapareceu..... relembro que propôs à JuveLeo um acordo por mais dinheiro, portanto esta expulsão das claques não é uma questão de princípios morais mas antes uma questão de mostrar quem manda.... ou apoias o Varandas ou não és sportinguista.
Se me perguntar se valido ofensas pessoais como as que Varandas foi alvo? Claro que não.... mas isso não invalida a razão de quem o contesta pacificamente e com racionalidade.

A mim o que me preocupa não é a JuveLeo em si, mas antes esta visão muito em voga hoje em dia das pessoas de bem neste caso os sportinguistas de bem, isto é, parece que existe uma espécie de sportinguistas que não gostam do clube, que pagam quotas porque querem que perca, parece mesmo que somos doutro clube.... isto sim preocupa-me porque se nesta altura de vitórias o que leio é revanchismo.... dizem querer purgar os maus sportinguistas falando em limpezas tal e qual um bom ditador do passado. Não gosto nem vou pactuar com esta visão do Sporting.

Alcochete foi um crime, foi julgado, agora que se puna os infractores, mas leio aqui muito especialistas maiores que a própria Justiça sobre este caso, mas para estes especialistas a prova é irrelevante.
Portanto ou se vira a página ou então com o continuar de purgas estaremos sempre a discutir BdC..... acho que é claro a quem serve este tipo de discussão.
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 03.08.2021 às 18:47

A retórica do schemeichel é sempre a mesma e de inocente não tem nada
Perfil Facebook

De Sérgio Luís Tavares a 03.08.2021 às 14:50

As viúvas continuam aí...
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 03.08.2021 às 15:21

Sem imagem de perfil

De João F. a 03.08.2021 às 16:08

"As viúvas continuam aí..."

E pelo andar da carruagem, continuam de luto, embora ultimamente tenham tentado fazer crer o contrário...
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 03.08.2021 às 14:57

Excusadas declarações, nesta altura quer-se união.... mas também é evidente que a situação era insustentável e havia que fazer algo, o poder das claques (especialmente uma) era demais e ameaçava o próprio clube. Varandas fez algo, sim, e muito bem. Há quem não goste? Paciência.... também nunca vi um pedido de desculpas públicas por parte da claque em relação aos tristes acontecimentos de Alcochete, preferem andar em fóruns a destilar ódio à direção e afirmar a pés juntos (para mentecaptos) que a culpa de Alcochete foi de Varandas, com videos manipulados por "espertos". Anda aí um grupinho de meninos que só espera que as coisas corram mal para virem xingar a direção e o clube, porque o que lhes interessa é apenas o próprio umbigo.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 03.08.2021 às 15:19

Mas a decisão do Tribunal conta? e nessa decisão do Tribunal alguém culpabilizou a JuveLeo?!?

Toda a gente sabe que a JuveLeo não vai pedir desculpa por uma coisa que não fez, isso nunca irá acontecer.... portanto é mais uma tactica de comunicação do Dr. Varandas, que se aproveita da situação.....
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 03.08.2021 às 15:30

Então os condenados a penas pertenciam a quê? Á paróquia de Alcochete querem ver??? Não fez????? E quanto às penas não foi feita justiça, muito longe disso.....
Ou acha que Mustafá não aprovou o que foi feito??? Não foi condenado apenas por falta de provas, mas isso não significa que não tenha culpa, são coisas diferentes, assim como o seu querido líder, que não passa de um delinquente.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 03.08.2021 às 15:51

Dos atacantes de Alcochete, 14 eram da JuveLeo..... portanto a maioria não eram da JuveLeo..... sabendo nós que a JuveLeo é composta por 4mil elementos.... é fazer as contas sobre se é correto o Varandas generalizar contra as claques.

As palavras da Juiza foram as seguintes: "A prova faz-se em julgamento, não no café, nos comentários ou nos jornais. É no julgamento e com regras. As pessoas não são condenadas e absolvidas só porque parece que. Fazemos a prova em julgamento."

Eu sei que custa fazer a prova em julgamento porque é mais fácil denegrir e ofender sem provas. Assim têm sempre razão.....
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 03.08.2021 às 17:10

Sempre disse e vou repetir. A oposição brunista a esta Direcção não desapareceu. Está apenas ausente da ribalta, por força das circunstâncias. Aposto que ao primeiro eventual desaire, saem do seu esconderijo. Sonham repor o Presidente destituído, e recuperar as suas mordomias.

Sempre disse e vou repetir. As claques foram criadas para apoiar o Clube, em contexto de competição. E durante algum tempo desempenharam essa função, de forma exemplar. Depois foram ganhando poderes que extravasavam o seu papel principal. Interferiam na gestão do Clube, derrubando direcções, treinadores, e pressionando jogadores. Também foram responsáveis pela longa seca de títulos.

Sempre disse e vou repetir. Com a Direcção anterior, transformaram-se na guarda pretoriana do Presidente, ganhando, ainda mais protagonismo e poder. Foi preciso ter coragem, para as enfrentar, e colocar no seu devido lugar, onde devem continuar. Deve-se servir o Sporting sem mordomias.

Varandas não é perfeito, e nem sempre concordo com tudo o que diz. Acho, por exemplo, que as últimas bicadas aos rivais, eram dispensáveis. Não levam a lado nenhum. Se queremos ser diferentes também temos, que moderar o discurso, sem transigir na defesa do SCP.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.08.2021 às 17:20

Subscrevo na íntegra relativamente às claques.

As outras afirmações de Varandas parece-me que serviram de um género de alerta, considerando que a nova época está a começar e pelo mediatismo do caso LF Vieira.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 03.08.2021 às 18:38

Eu sei que uma grande maioria de adeptos se reveem neste tipo de ataques aos dois rivais. Mas também há os que não se reveem. E não está em causa a boa prestação do Presidente, nem o seu mandato, como nunca esteve.

O que disse, e digo, mesmo não sendo politicamente correcto, no aspecto global, é que um comandante também precisa de ter elevação no seu discurso. Elevação significa não bater em quem está caído. Os outros presidentes todos sabemos quem são: o do Norte fez muita vigarice, no futebol, e escapou pelas malhas da lei. O do Sul, pelo que consta fez vigarices em toda a linha. Cabe à justiça actuar.

Varandas com estes "ataques" só queima a sua imagem na opinião pública, e na imprensa, que é muito boa. Já na recepção na CML, enveredou pelo mesmo caminho, no sítio que nem era apropriado. Estava a ouvir e a arrepiar-me. Melhor seria, que nesse aspecto, seguisse, o bom exemplo de Dias da Cunha. Sabia dizer as verdades, no momento certo, e sem perder a elegância.

Indo contra a corrente, e respeitando todas as opiniões, continuo a pensar que este tipo de afirmações, não o beneficiam, por muito que agrade a adeptos. Mudar o futebol português para melhor, também começa, na comunicação.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 03.08.2021 às 19:27

Caro Nação Valente: também sou apologista da moderação no discurso, seja em que circunstância for, e nesse capítulo Varandas tem de aprender a ser mais moderado, mas isso é uma coisa, agora firmeza nas ações isso exige-se, e sempre. E penso que nesta questão das claques FV esteve muito bem, o Sporting não pode ser governado por um grupo de adeptos, sejam eles quais forem.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 03.08.2021 às 20:51

Paulo Salcedas

De acordo. Moderação e firmeza são compatíveis. Nada a dizer em relação à actuação em relação a claques. Crítica apenas, em declarações personalizadas sobre rivais. Que quem de direito actue. O Sporting tem lutar por si, e por mais transparência no futebol. A vida dos outros, desde que não nos prejudique, não nos diz respeito.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.08.2021 às 17:21

O eterno Schmeichel,,, de vez em quando engana-se e escreve comentários construtivos, mas, no fundo, é sempre o mesmo, nada mudou.

Só dá para .
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 03.08.2021 às 17:11

A contestação a Varandas só abrandou porque a equipa ganhou. PONTO.
Não sejamos ingénuos. Basta a equipa voltar a fazer maus resultados que a contestação volta a subir de tom. Sempre foi assim e sempre será.

Se me perguntarem se eu gosto de Varandas como presidente eu continuo a dizer que não. Não acho que ele tenha perfil para presidente. Mas acho que foi muito inteligente a escolher corretamente as pessoas à volta dele, que têm bom perfil para cada um dos cargos que exercem, nomeadamente o diretor de comunicação (mas não só, há lá mais).

Também é de lembrar que isto não foi uma frase que ele veio dizer completamente solta e sem contexto. Isto fez parte duma entrevista extensa feita pela revista do Expresso onde foram abordados diversos pontos, sendo que o Rui Gomes apenas fez uma chamada para uma pequena frase.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.08.2021 às 17:18

"Não acho que ele tenha perfil para presidente"...

Apesar de estar a fazer um excelente trabalho, ele e a sua equipa directiva.

É impossível agradar a todos sempre, e com alguns, nem sequer ocasionalmente.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 03.08.2021 às 17:20

Eu posso gostar do trabalho duma equipa no seu geral mas não gostar individualmente de certos elementos que acho que podiam ser substituidos por elementos com mais valia. Veja-se o caso do SCP como equipa, que eu gosto, mas que individualmente não gosto de alguns jogadores. É o mesmo princípio.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.08.2021 às 17:24

Não, não é. O contexto de uma equipa directiva e de uma desportiva é muito diferente.

Podemos concordar que o Dr. Frederico Varandas não é um líder carismático, mas tem vindo a fazer um excelente trabalho, quer se simpatize ou não com a pessoa.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 03.08.2021 às 17:33

Exatamente. Eu gosto de pessoas que estão em lugares de CEO, tenham boas capacidades de comunicação e liderança, o que não é o caso de Varandas.

Tal como gosto que os capitães de equipa também tenham as mesmas capacidades.

E sim, na última época fez um bom trabalho, toda a equipa, não só ele. Se mantiver esse bom trabalho, não haverá nada a apontar.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.08.2021 às 17:41

Nem todos podem ser um Bill Clinton (mulheres não obstante)!
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 03.08.2021 às 18:54

Dos últimos líderes carismáticos que me lembro dos últimos anos, estas lideranças resultaram numa invasão a alcochete e a outra numa invasão ao capitólio, tal era o carisma, eu prefiro nos dois casos lideranças absolutamente normais e aborrecidas, e deixar-me entusiasmar pelos resultados da equipa de futebol e restantes modalidades, não preciso que seja o líder a me entusiasmar, sou adepto do sporting e não do presidente!
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 03.08.2021 às 19:30

Caro Fúlvio: AGORA DISSE TUDO!
Abraço e saudações LEONINAS.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 03.08.2021 às 19:36

Caro Mike:
Em qualquer clube é assim, quando se ganha fica muito mais fácil apoiar quem está nos lugares de decisão....
Fui uma das vozes críticas da presidência de FV nos primeiros tempos, isto porque via muitos erros (especialmente no futebol) que não davam para entender e concerteza eram devido a alguma inexperiência em saber rodear-se das pessoas certas.
Mas FV soube "emendar a mão", soube corrigir os erros e encontrar o rumo certo, e isso para mim é uma ENORME QUALIDADE, de um verdadeiro líder. Ser um grande comunicador a mim não me diz nada, o Sporting governa-se é com atos, ações e decisões e muito menos com palavras. O chamado "perfil de presidente" é muito discutível, para mim é aquele que sabe reconhecer erros e tomar as decisões certas, o resto são peanuts
Sem imagem de perfil

De João Tavares a 03.08.2021 às 20:08

Completamente de acordo...já tivemos presidentes com excelentes capacidades de comunicação, e vejam no que deu...
Mais do que falar bem, FV faz (ponto)
Sem imagem de perfil

De RCL a 03.08.2021 às 21:02

Não vi escrito em lado nenhum que o presidente do Sporting tenha de ser um tribuno. Isso era na Roma antiga.
Varandas faz, resolve, colocou as claques no seu lugar, melhor dizendo, acabou com as ditas; enfrentou os presidentes corruptos sem medo.
Enquanto outros presidentes enchiam a boca coma a formação, contratando porém carradas de flops estranjeiros a peso de ouro, Varandas contratou um treinador para executar o seu plano de dar voz à formação. Os resultados estão à vista. Não há outro caminho para o clube.
Varandas vai ficar na História como o presidente que devolveu o clube à sua filosofia inicial: um clube tão grande como os maiores da Europa.
SL
Sem imagem de perfil

De RCL a 03.08.2021 às 21:05

* estrangeiros*
Sem imagem de perfil

De altaia a 03.08.2021 às 23:22

É diga lá que o mini-messi era filho de Portugueses.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo