Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
O presidente do FC das Antas manifestou a sua felicidade pela conquista de mais um título de campeão nacional num artigo publicado na revista do clube. Eis um excerto:
"Nada me dá mais satisfação do que chegar a maio e poder escrever nesta página que atingimos o nosso principal objectivo: sermos campeões. A felicidade que sinto não é individual. O que me move não é poder dizer que ajudei a ganhar mais um campeonato, até porque nem sei de cor a contabilidade dos títulos a que estou ligado. Até mesmo os mais aziados tiveram que reconhecer que a nossa vitória foi justa".
A propósito de "contabilidade dos títulos", a história sempre questionará a legitimidade de muitas dessas conquistas e disso Pinto da Costa e o FC das Antas nunca se livrarão, não obstante as carolices gratuitas que mandam para a praça pública.
O Apito Dourado é apenas um mero exemplo - por absoluto que seja - do muito que temos testemunhado ao longo dos seus quarenta anos de liderança do clube do Norte. E estamos a falar de factos e suspeitas bem fundamentadas, que em nada se relacionam com azia.
Neste contexto, disseram, e bem, o nossos colegas Leão Zargo e Leão do Norte:
"No futebol há verdades irrefutáveis. Uma é a paixão eterna pelo jogo, pela luta pela vitória. Outra é a estratégia de Jorge Nuno Pinto da Costa, apurada ao longo de décadas, para subverter em seu benefício essa luta pela vitória que devia ser limpa e honesta. Curiosamente, não só domina as instituições federativa e da Liga como conseguiu meter no “bolso” o outro rival, o Benfica.
No nosso caso, o Sporting, o caminho está definido: observar, conhecer, diagnosticar e definir os procedimentos para que o sucesso seja possível. Para isso, entre outros aspectos essenciais, realço o apoio dos sportinguistas à equipa em todas as circunstâncias, sejam boas ou más, e a escolha de futebolistas com carácter, valor e princípios que enverguem a camisola leonina com qualidade, dignidade e coragem".
Leão Zargo
_________________________________________
"O clube das Antas não sabe ganhar, não sabe perder, não sabe conviver...
Sabe, e muito bem, os "caminhos," as "tácticas" e os "apoios" para ganhar ou fazer os outros perder. Para além da vincada passividade/concordância dos agentes intra ou extra-desportivos, o que mais me incomoda é verificar que, ao longo dos últimos 40 anos, tem beneficiado do apoio dos adversários para atingir os seus fins. Beneficiando de uma rivalidade primária entre os rivais de Lisboa, o FC das Antas tem conseguido, à vez, aliciar cada um deles para uma aliança venonosa que só a ele serve. Até quando esta forma de encarar o desporto? Na essência, sempre!".
Leão do Norte
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.