Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Fernando Santos anunciou, esta quinta-feira, a lista de 26 convocados para os dois últimos jogos da qualificação para o Mundial 2022 do Qatar.
A Selecção Nacional vai enfrentar, em Dublin, dia 11 de Novembro, a República da Irlanda e, três dias depois, a 14 de Novembro, no Estádio da Luz, a equipa nacional, integrada no Grupo A, recebe a Sérvia. Ambas as partidas têm início agendado para as 19h45.
Eis a lista de jogadores escolhidos por Fernando Santos:
Guarda-redes - Anthony Lopes (Olympique Lyon), Diogo Costa (FC Porto) e Rui Patrício (AS Roma);
Defesas - João Cancelo (Manchester City), Nélson Semedo (Wolverhampton Wanderers FC), Diogo Dalot (Manchester United), Nuno Mendes (PSG), José Fonte (Lille OSC), Pepe (FC Porto) e Rúben Dias (Manchester City);
Médios - Danilo Pereira (PSG), João Palhinha (Sporting CP), Matheus Nunes (Sporting CP), William Carvalho (Real Betis), Rúben Neves (Wolverhampton Wanderers FC), Bruno Fernandes (Manchester United), João Mário (SL Benfica), Renato Sanches (Lille OSC) e João Moutinho (Wolverhampton Wanderers FC);
Avançados - Bernardo Silva (Manchester City), Rafa Silva (Benfica), João Félix (Atlético Madrid), André Silva (RB Leipzig), Cristiano Ronaldo (Manchester United), Diogo Jota (Liverpool) e Rafael Leão (AC Milan).
O seleccionador nacional sentiu a necessidade de explicar/justificar o regresso de João Félix e Renato Sanches:
"É evidente que jogadores que estão lesionados dificilmente podem estar. Nas últimas duas convocatórias, o João nem condições tinha para estar convocado. Temos um leque alargado de jogadores que nos permitem escolher. Há uma coisa que condiciona. Os jogadores lesionados nem são equacionáveis. O que é importante é quem foi convocado. Obviamente que percebo as perguntas. Tenho um lote de 30 e alguns jogadores que são sempre equacionados. Perante os adversários e perante o que penso, escolhemos os melhores para esta dupla jornada".
Na realidade, nada esclareceu, mas também não se esperava muito. É só desejar que a exemplo do que ocorreu no passado, João Félix não venha a integrar a equipa titular, o que significa, basicamente, que Portugal alinhará com apenas dez elementos.
CLASSIFICAÇÃO ACTUAL DO GRUPO A
Sérvia (7 jogos, 17 pontos), Portugal ( 6, 16), Luxemburgo (6, 6), República da Irlanda (6, 5), Azerbaijão (7, 1).
11 de Novembro: Azerbaijão - Luxemburgo, República da Irlanda - Portugal
14 de Novembro: Portugal - Sérvia, Luxemburgo - República da Irlanda.
Portugal e Sérvia já se encontram confirmados nos dois primeiros lugares. A liderança será decidida quando medirem forças a 14 de Novembro.
O vencedor de cada um dos dez grupos apura-se directamente para o Mundial de 2022, que decorrerá no Qatar entre 21 de Novembro e 18 de Dezembro.
Para o "play-off", a ser disputado entre 24 e 29 de Março, os dez segundos classificados na fase de grupos terão a companhia dos dois vencedores de grupos na UEFA Nations League 2020/21 com melhor ranking global, desde que não se tenham apurado directamente para o Mundial como vencedores de grupo na Qualificação Europeia ou que não se tenham apurado para o "play-off" como 2.º classificado na fase de grupos. Estas 12 equipas serão sorteadas em três caminhos de "play-off", compostos por meias-finais e final. O vencedor de cada um desses três caminhos apura-se para o Mundial.
Portugal é o destacado favorito a vencer o seu Grupo e qualificar-se directamente para o Mundial. Portugal tem duas vitórias e um empate, empate esse na Sérvia a 2 golos num jogo polémico com Cristiano Ronaldo a marcar no último lance do jogo, porém sem VAR, o golo não foi validado.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.