Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A crítica construtiva

Rui Gomes, em 24.01.22

GoalPoint-Sporting-Braga-Liga-Bwin-202122.jpg

É inegável que foi uma derrota muito frustrante pela forma como tivemos oportunidades de resolver o jogo. Mais frustrado fico quando o empate já é um mau resultado e, no desespero, acabamos por perder o jogo. Não corroboro a eleição do Tabata como destaque. Não vejo que se tenha evidenciado para tal e "usá-lo" para penalizar os outros não parece justo. Na minha opinião Matheus Nunes e Pote, apesar de algumas falhas, tiveram melhor rendimento global.

A equipa não está tranquila e isso nota-se ao primeiro contratempo do jogo. A saída a jogar de trás, que é uma das principais identidades desta equipa, exige uma permanente concentração e atenção. Qualquer falha pode vir a ser comprometedora. A intranquilidade visível da equipa, associada à pouca concentração de alguns jogadores, tem originado falhas comprometedoras com este sistema.

Em relação à arbitragem, só em Alvalade, contra o Sporting, é que os árbitros (e o VAR) têm o "à vontade" para marcar estes penáltis. Por último um aparte: há sempre alguém que tem um dia de grande glória, onde lhe sai tudo bem, contra o Sporting. Duvido que a "revelação" que marcou o segundo golo ontem marque muitos mais golos até ao final da época.

Comentário de Leão do Norte

________________________________________

Depois de ler este longo texto, onde expressa, com todo o direito, opiniões tão subjectivas, como quaisquer outras, vou passar ao lado da análise do treinador de bancada que todos gostamos de ser, para me focar apenas num ponto, que considero estranho.

A minha grande estranheza prende-se com o facto de dedicar um parágrafo ao presidente Varandas, desconsiderando-o no exercício do seu cargo. Mas a que propósito vem esta abordagem sobre o presidente no contexto em que é feita? Mas a que propósito e com que conhecimentos, o considera inapto para o cargo? Mas com que lógica põe em causa o seu direito à livre expressão, no âmbito do cargo que exerce?

A única crítica que não se pode fazer a Varandas é falta de descrição no exercício das suas funções. Porquê o querer amordaçado? Por não ter carisma? Por não ser um líder? O que é um líder? O que anda aos pulos a roubar protagonismo a quem o tem?

Gato escondido com o rabo de fora?

Comentário de Nação Valente

________________________________________

Pedro Gonçalves fez um grande jogo, marca um golo que leva o selo de eleição. Matheus Nunes também e até Matheus Reis, aquele penálti não era marcado na Luz e nas Antas. E mais, Artur Soares Dias não o marcava nas Antas, talvez as azias de outros tempos. Vamos ser sérios, a equipa não jogou o que nos habituou mas bastaria concretizar metade das oportunidades para ganhar o jogo; Carvalhal ainda não percebeu como ganhou.
De positivo, a ovação que os nossos atletas receberam dos adeptos,. Estive lá, a maioria são muito jovens, sinal de que o Sporting CP tem futuro. Não vamos permitir que venham às redes sociais, aos blogs, destruir o nosso Sporting. Quarta-feira em Leiria há mais, os jovens, como eu noutros tempos, vão lá estar. Abençoada Juventude.

Comentário do leitor RCL

________________________________________

Marcar aquele penálti, só mesmo connosco. O árbitro não marca no lance corrido e as imagens não são claras e inequívocas sobre a intensidade que leva à queda do jogador do Braga!

Como é possível que um soco CLARO nos queixos de Coates não seja sancionado (naquele lance do Pepe), e um lance deste tipo seja marcado?

É verdade que não perdemos o jogo só por esse lance. Não podemos ficar tão nervosos, por sofrer um golo de penálti, ainda mais quando falta meia hora para jogar. Tivemos mais que tempo para inverter o jogo. E se perdemos é por culpa própria.

Comentário do leitor AlexandreP

________________________________________

Depois de uma primeira parte em que o SC Braga nem cheirou, na segunda parte a nossa defesa decidiu começar a distribuir brindes. Coates no lance do penálti e o Inácio no lance do segundo golo (entre outros lances). Parece-me que o Gonçalo Inácio está demasiado "confiançudo", quer sair sempre com a bola a jogar e muitas vezes entrega mal a bola. Às vezes tem que se jogar simples, nem que seja mandar a bola para fora. Tem que melhorar este aspecto. Por aquilo que se passou no jogo, acho este resultado bastante penalizador e só nos podemos queixar dos brindes que oferecemos. Agora há que dar a volta por cima já no próximo jogo.

Comentário do leitor Zé Manel

________________________________________

A equipa sentiu muito o golo como já tinha acontecido com o Santa Clara, depois foi para a frente de forma desesperada, abriu espaços, cometeu muitos erros, falhou passes em zonas proibidas e na finalização. Há muitos jogadores fora de forma e começa a notar-se falta de confiança! Tínhamos mais que tempo para dar a volta, com mais calma e cabeça fria, mas não, enervaram-se e passaram a jogar mais com o coração do que com a cabeça. O Braga aproveitou para ganhar o jogo numa falha nossa, como já tinha acontecido com o Santa Clara!

Comentário do leitor Frederico Silva

________________________________________

Atenção que as coisas mudam muito depressa e um fim de semana a favor tudo se inverte; agora para serenar a equipa é preciso conquistar a Taça da Liga e depois esta equipa em dia normal pode ganhar no Dragão e relançar o campeonato. O Porto também pode sofrer algum revés quando menos se espera ( apesar das máfias do apito).
Acreditemos, pois a equipa, como diz Rúben Amorim, joga melhor futebol que na época passada, mas neste momento apareceram algumas condições adversas que irão de certeza ser ultrapassadas! Taça da Liga para Alvalade já, e o campeão renascerá!

Comentário do leitor José Gonçalves

________________________________________

Rúben Amorim tem razão, sem dúvida. Tudo pode mudar de repente. Para o Sporting CP infelizmente mudou. Começou a perder jogos contra equipas bem mais fracas o que nos coloca em enorme desvantagem perante iguais. Porque as derrotas abalam as convicções. Como se viu o ano passado foi impossível à concorrência desalojar o Sporting do 1.º lugar depois de alcançar o avanço confortável que conseguiu na tabela classificativa. A dinâmica já está instalada. Pode mudar, mas já não está nas mãos do Sporting alterar a dinâmica do campeonato. 

Comentário do leitor João Gil

________________________________________

Não sou defensor de individualidades. Acima de tudo o Clube. Vir a terreiro numa altura de derrota, criticar este ou aquele, é puro oportunismo. Rúben Amorim é sem dúvida uma figura chave, neste Sporting. Mas é desonesto escamotear quem apostou nele e assumiu o risco. Se Varandas não é de facto o presidente ideal, que se perfilem alternativas credíveis e se apresentem a votos. Ou, só há vontade de criticar, quando se perde? Identificam-se problemas, mas depois falta a coragem para apresentar soluções.

Comentário do leitor Paulo Matos

________________________________________

Se há defeito que abomino é a ingratidão. E vir numa derrota malhar em tudo e todos e em particular no presidente que nos devolveu o título de campeão é pura ingratidão! Varandas merece grande crédito. Ponto. E este bota-abaixismo de prováveis contornos eleitoralistas no rescaldo de uma derrota só fica mal a quem o pratica.

Comentário do leitor Juskoviak

________________________________________

Para se perder, muitos vezes há erros colectivos ou individuais, mas penso que nestas duas derrotas são erros clamorosos a nivel individual. É verdade que há alguns jogadores em baixo de forma mas o plantel não tem a profundidade que todos queríamos. Além disso tem faltado aquela estrelinha que houve o ano passado. Quero relembrar que Coates pode estar em esforço por causa do joelho. Inácio não está em forma mas Neto é melhor? Falta velocidade a Inácio; é incrível, está sem pique e comete erros que em forma não cometia.

Falta o tal ponta de lança para estes jogos; não quero acreditar que Rúben Amorim não o pense, mas o mais certo é não haver € para o que se pretende. Por em dúvida as opções de RA não me parece correcto. Ele trabalha no dia a dia, sabe muito bem o que faz e elevou esta equipa onde ninguém sonhava. Olhem para o lado e vejam os outros orçamentos.

Comentário do leitor MAV

________________________________________

*** Há muitos mais comentários merecedores de destaque para exemplificar o que consta a crítica construtiva. Estes são apenas alguns exemplos que seleccionei, sem demérito para os demais do género.

publicado às 03:35

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


22 comentários

Sem imagem de perfil

De MAV a 24.01.2022 às 12:19

Afinal também faço críticas construtivas. .

Agradeço o destaque RG
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.01.2022 às 13:33

Tento ser objectivo!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo