Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A crítica construtiva

Rui Gomes, em 24.01.22

GoalPoint-Sporting-Braga-Liga-Bwin-202122.jpg

É inegável que foi uma derrota muito frustrante pela forma como tivemos oportunidades de resolver o jogo. Mais frustrado fico quando o empate já é um mau resultado e, no desespero, acabamos por perder o jogo. Não corroboro a eleição do Tabata como destaque. Não vejo que se tenha evidenciado para tal e "usá-lo" para penalizar os outros não parece justo. Na minha opinião Matheus Nunes e Pote, apesar de algumas falhas, tiveram melhor rendimento global.

A equipa não está tranquila e isso nota-se ao primeiro contratempo do jogo. A saída a jogar de trás, que é uma das principais identidades desta equipa, exige uma permanente concentração e atenção. Qualquer falha pode vir a ser comprometedora. A intranquilidade visível da equipa, associada à pouca concentração de alguns jogadores, tem originado falhas comprometedoras com este sistema.

Em relação à arbitragem, só em Alvalade, contra o Sporting, é que os árbitros (e o VAR) têm o "à vontade" para marcar estes penáltis. Por último um aparte: há sempre alguém que tem um dia de grande glória, onde lhe sai tudo bem, contra o Sporting. Duvido que a "revelação" que marcou o segundo golo ontem marque muitos mais golos até ao final da época.

Comentário de Leão do Norte

________________________________________

Depois de ler este longo texto, onde expressa, com todo o direito, opiniões tão subjectivas, como quaisquer outras, vou passar ao lado da análise do treinador de bancada que todos gostamos de ser, para me focar apenas num ponto, que considero estranho.

A minha grande estranheza prende-se com o facto de dedicar um parágrafo ao presidente Varandas, desconsiderando-o no exercício do seu cargo. Mas a que propósito vem esta abordagem sobre o presidente no contexto em que é feita? Mas a que propósito e com que conhecimentos, o considera inapto para o cargo? Mas com que lógica põe em causa o seu direito à livre expressão, no âmbito do cargo que exerce?

A única crítica que não se pode fazer a Varandas é falta de descrição no exercício das suas funções. Porquê o querer amordaçado? Por não ter carisma? Por não ser um líder? O que é um líder? O que anda aos pulos a roubar protagonismo a quem o tem?

Gato escondido com o rabo de fora?

Comentário de Nação Valente

________________________________________

Pedro Gonçalves fez um grande jogo, marca um golo que leva o selo de eleição. Matheus Nunes também e até Matheus Reis, aquele penálti não era marcado na Luz e nas Antas. E mais, Artur Soares Dias não o marcava nas Antas, talvez as azias de outros tempos. Vamos ser sérios, a equipa não jogou o que nos habituou mas bastaria concretizar metade das oportunidades para ganhar o jogo; Carvalhal ainda não percebeu como ganhou.
De positivo, a ovação que os nossos atletas receberam dos adeptos,. Estive lá, a maioria são muito jovens, sinal de que o Sporting CP tem futuro. Não vamos permitir que venham às redes sociais, aos blogs, destruir o nosso Sporting. Quarta-feira em Leiria há mais, os jovens, como eu noutros tempos, vão lá estar. Abençoada Juventude.

Comentário do leitor RCL

________________________________________

Marcar aquele penálti, só mesmo connosco. O árbitro não marca no lance corrido e as imagens não são claras e inequívocas sobre a intensidade que leva à queda do jogador do Braga!

Como é possível que um soco CLARO nos queixos de Coates não seja sancionado (naquele lance do Pepe), e um lance deste tipo seja marcado?

É verdade que não perdemos o jogo só por esse lance. Não podemos ficar tão nervosos, por sofrer um golo de penálti, ainda mais quando falta meia hora para jogar. Tivemos mais que tempo para inverter o jogo. E se perdemos é por culpa própria.

Comentário do leitor AlexandreP

________________________________________

Depois de uma primeira parte em que o SC Braga nem cheirou, na segunda parte a nossa defesa decidiu começar a distribuir brindes. Coates no lance do penálti e o Inácio no lance do segundo golo (entre outros lances). Parece-me que o Gonçalo Inácio está demasiado "confiançudo", quer sair sempre com a bola a jogar e muitas vezes entrega mal a bola. Às vezes tem que se jogar simples, nem que seja mandar a bola para fora. Tem que melhorar este aspecto. Por aquilo que se passou no jogo, acho este resultado bastante penalizador e só nos podemos queixar dos brindes que oferecemos. Agora há que dar a volta por cima já no próximo jogo.

Comentário do leitor Zé Manel

________________________________________

A equipa sentiu muito o golo como já tinha acontecido com o Santa Clara, depois foi para a frente de forma desesperada, abriu espaços, cometeu muitos erros, falhou passes em zonas proibidas e na finalização. Há muitos jogadores fora de forma e começa a notar-se falta de confiança! Tínhamos mais que tempo para dar a volta, com mais calma e cabeça fria, mas não, enervaram-se e passaram a jogar mais com o coração do que com a cabeça. O Braga aproveitou para ganhar o jogo numa falha nossa, como já tinha acontecido com o Santa Clara!

Comentário do leitor Frederico Silva

________________________________________

Atenção que as coisas mudam muito depressa e um fim de semana a favor tudo se inverte; agora para serenar a equipa é preciso conquistar a Taça da Liga e depois esta equipa em dia normal pode ganhar no Dragão e relançar o campeonato. O Porto também pode sofrer algum revés quando menos se espera ( apesar das máfias do apito).
Acreditemos, pois a equipa, como diz Rúben Amorim, joga melhor futebol que na época passada, mas neste momento apareceram algumas condições adversas que irão de certeza ser ultrapassadas! Taça da Liga para Alvalade já, e o campeão renascerá!

Comentário do leitor José Gonçalves

________________________________________

Rúben Amorim tem razão, sem dúvida. Tudo pode mudar de repente. Para o Sporting CP infelizmente mudou. Começou a perder jogos contra equipas bem mais fracas o que nos coloca em enorme desvantagem perante iguais. Porque as derrotas abalam as convicções. Como se viu o ano passado foi impossível à concorrência desalojar o Sporting do 1.º lugar depois de alcançar o avanço confortável que conseguiu na tabela classificativa. A dinâmica já está instalada. Pode mudar, mas já não está nas mãos do Sporting alterar a dinâmica do campeonato. 

Comentário do leitor João Gil

________________________________________

Não sou defensor de individualidades. Acima de tudo o Clube. Vir a terreiro numa altura de derrota, criticar este ou aquele, é puro oportunismo. Rúben Amorim é sem dúvida uma figura chave, neste Sporting. Mas é desonesto escamotear quem apostou nele e assumiu o risco. Se Varandas não é de facto o presidente ideal, que se perfilem alternativas credíveis e se apresentem a votos. Ou, só há vontade de criticar, quando se perde? Identificam-se problemas, mas depois falta a coragem para apresentar soluções.

Comentário do leitor Paulo Matos

________________________________________

Se há defeito que abomino é a ingratidão. E vir numa derrota malhar em tudo e todos e em particular no presidente que nos devolveu o título de campeão é pura ingratidão! Varandas merece grande crédito. Ponto. E este bota-abaixismo de prováveis contornos eleitoralistas no rescaldo de uma derrota só fica mal a quem o pratica.

Comentário do leitor Juskoviak

________________________________________

Para se perder, muitos vezes há erros colectivos ou individuais, mas penso que nestas duas derrotas são erros clamorosos a nivel individual. É verdade que há alguns jogadores em baixo de forma mas o plantel não tem a profundidade que todos queríamos. Além disso tem faltado aquela estrelinha que houve o ano passado. Quero relembrar que Coates pode estar em esforço por causa do joelho. Inácio não está em forma mas Neto é melhor? Falta velocidade a Inácio; é incrível, está sem pique e comete erros que em forma não cometia.

Falta o tal ponta de lança para estes jogos; não quero acreditar que Rúben Amorim não o pense, mas o mais certo é não haver € para o que se pretende. Por em dúvida as opções de RA não me parece correcto. Ele trabalha no dia a dia, sabe muito bem o que faz e elevou esta equipa onde ninguém sonhava. Olhem para o lado e vejam os outros orçamentos.

Comentário do leitor MAV

________________________________________

*** Há muitos mais comentários merecedores de destaque para exemplificar o que consta a crítica construtiva. Estes são apenas alguns exemplos que seleccionei, sem demérito para os demais do género.

publicado às 03:35

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


22 comentários

Imagem de perfil

De Leão do Norte a 24.01.2022 às 13:23

Juskowiak,
Efectivamente o Porto tem essa "cascata" de soluções que lhe permite encarar os jogos com outra segurança. Miraculosamente tudo parece acontecer conforme os seus interesses.
Ainda ontem se preparavam para limpar cartões de um jogador na selecção nacional (Uribe), mas o jogador excedeu-se e o neófito VAR ainda não estava "alinhado".

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo