Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A cronologia do caso das e-mails

Rui Gomes, em 20.10.17

 

luz1 (2).jpg

 

A Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL) confirmou, esta quinta-feira, a investigação a um suspeito, no âmbito do caso das e-mails do Benfica, por corrupção passiva e activa.

 

Em comunicado, a PGDL dá conta da emissão de mandados de busca domiciliária e não domiciliária, no âmbito de uma investigação em curso pelos crimes de corrupção passiva e activa, por parte da nona secção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa.

 

O Benfica, recorde-se, está a ser investigado por um alegado esquema de corrupção, na sequencia de denúncias de Francisco J. Marques, director de comunicação do FC Porto.

 

Recorde-se como tudo começou:

 

6 de Junho de 2017

 

Francisco J. Marques, director de comunicação do FC Porto, denuncia no programa ‘Universo Porto da Bancada’, do Porto Canal, emails que terão sido trocados entre Adão Mendes, antigo árbitro da Associação de Futebol de Braga, e Pedro Guerra, na altura director de conteúdos da Benfica TV, salientando que os mesmos configuram um "esquema de corrupção [na arbitragem] para beneficiar o Benfica".

 
 
 

Francisco J. Marques começa por citar um email de Adão Mendes para Pedro Guerra de 28 de Janeiro de 2014 em que se fala de “padres” para representar árbitros e de “missas” como jogos do Benfica.

 

Num outro email trocado entre Adão Mendes e Pedro Guerra, o director de comunicação dos ‘dragões’ cita um excerto em que são referidos os nomes de oito árbitros (Jorge Ferreira, Nuno Almeida, Manuel Mota, Vasco Santos, Rui Silva, Hugo Pacheco, Bruno Esteves e Paulo Baptista) que, na sua opinião, estão ao serviço do clube ‘encarnado’.

 

7 de Junho de 2017

 

O Benfica reage em comunicado às acusações de Francisco J. Marques, desmentindo “de forma veemente as falsas e absurdas insinuações do director de comunicação do FC Porto” e revelando a intenção de avançar com um “processo crime por difamação e outros processos que que se justifiquem”.

 

No mesmo dia, a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) anuncia a intenção de apresentar “queixa das referidas declarações” de Francisco J. Marques.

 

13 de Junho de 2017

 

Paulo Gonçalves, assessor jurídico do Benfica, é implicado numa troca de emails com Mário Figueiredo, ex-presidente da Liga, e Nuno Cabral, ex-delegado da Liga. O primeiro fala de um pedido do antigo árbitro ao jurista ‘encarnado’, em Outubro de 2014, para interceder a favor do árbitro Manuel Mota devido a uma nota negativa que recebeu num jogo entre o Vitória de Guimarães e o Marítimo. O dirigente benfiquista teria ainda recebido emails de Adão Mendes a pedir que intercedesse a favor do filho Renato Mendes, árbitro da AF Braga.

 

15 de Junho de 2017

 

O Diário de Notícias avança que os emails revelados por Francisco J. Marques estão na posse do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, que os obteve através de uma denúncia anónima.

 

16 de Junho de 2017

 

O Benfica, através do seu director de comunicação Luís Bernardo, afirma que vai avançar com processos-crime contra Pinto da Costa e o FC Porto no âmbito do caso dos emails revelados pelos ‘dragões’. “Se o FC Porto alega ter informação confidencial, terá tido acesso a informação comercial e isso é um crime grave", disse o director de comunicação do Benfica à BTV.

 

22 de Junho de 2017

 

Francisco J. Marques acusa o Benfica de monitorizar as mensagens telefónicas do  actual presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes. O dirigente portista citou alegados emails enviados em 2014 por Carlos Deus Pereira, então presidente da Assembleia-Geral da Liga, a Pedro Guerra, com o conteúdo de centenas de sms’s de Fernando Gomes, na altura presidente da Liga de Clubes.

 

24 de Junho de 2017

 

O Expresso avança que a Polícia Judiciária está a investigar as acusações feitas pelo FC Porto a elementos do Benfica e já terá na sua posse os emails e mensagens que o director de comunicação dos ‘dragões’ tem vindo a revelar. A RTP adianta, por sua vez, que a PJ pretende ouvir os envolvidos no caso, nomeadamente Pedro Guerra, Nuno Cabral e Adão Mendes.

 

28 de Junho de 2017

 

Francisco J. Marques acusou o Benfica de recorrer a "bruxaria" para conseguir obter resultados desportivos nas últimas temporadas, partilhando no Porto Canal um email a envolver Luís Filipe Vieira, presidente das ‘águias’ e o "General Doutor Armando Nhaga, comissário nacional da polícia da Guiné Bissau". Rui Gomes da Silva, ex-vice dos ‘encarnados’, terá sido o intermediário.

 

9 de Agosto de 2017

 

O director de comunicação do FC Porto revela novos emails, trocados entre Domingos Soares Oliveira, administrador da SAD do Benfica, e dois advogados ligados ao processo que decorre tribunal contra Jorge Jesus, “com conhecimento de Paulo Gonçalves”. Numa mensagem, Domingos Soares Oliveira terá sugerido que se investigasse o computador que Jorge Jesus levou para o Sporting, para benefício em tribunal.

 

29 de Agosto de 2017

 

Francisco J. Marques acusa Bruno Paixão de manter "contactos clandestinos" com o Benfica, através da intermediação de Nuno Cabral, antigo delegado da Liga. O dirigente portista mostrou uma alegada conversa de Facebook, em marro de 2014, entre o árbitro da AF Setúbal e o ex-delegado da Liga, cuja alegada ligação aos ‘encarnados’ por várias vezes foi denunciada por Francisco J. Marques - em que o juiz, após apitar um Tondela-Benfica B, terá mandado "fazer fichas novas" porque no seu entender "não estavam bem preenchidas".

 

12 de Setembro de 2017

 

O Jornal de Notícias avança que o Benfica interpôs uma providência cautelar contra FC Porto, SAD, FC Porto Media, Porto Canal e Francisco J. Marques. Ao Tribunal Cível do Porto, através do advogado Gonçalo Malheiro, o clube pediu a proibição imediata de novas revelações de emails ou mensagens, reclamando o pagamento de um milhão de euros por cada violação da decisão judicial.

 

Em comunicado divulgado no site do clube, o emblema da Luz confirmou e justificou a cação judicial, cujos objectivos serão “impedir, primeiro, a prática continuada de uma conduta ilícita” e garantir, em segundo lugar, “a salvaguarda do bom-nome do Sport Lisboa e Benfica”.

 

13 de Outubro de 2017

 

O Tribunal Cível da Comarca do Porto indefere a providência cautelar intentada pelo Benfica para impedir Francisco J. Marques de continuar a divulgar emails. No documento de 60 páginas, o tribunal considera que não ficou provado que a situação constitua "o instituto da concorrência desleal", argumento utilizado pelos 'encarnados'.

 

*** Entretanto, e no dia em que a Polícia Judiciária (PJ) conduziu buscas no Benfica, o director de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, revelou como teve acesso às e-mails que foi divulgando ao longo dos últimos meses, no Porto Canal:

 

"Ao contrário do que dizia o Adão Mendes, nós não apagamos tudo. O primeiro contacto foi através de um email com a cartilha e eu quis, desde logo, averiguar a veracidade do que tinha à minha frente. Algum tempo depois, recebi novo email, com 'printscreens' com contas de email e aí pensei que não havia volta a dar. As autoridades sabem disso desde sempre. Depois criei uma conta de email, um email encriptado. E foi através dessa conta de email que cheguei à parte das mensagens. Quando o FC Porto olhou para aquilo, constatou o interesse público do que lá estava".

 

Também foi revelado, esta quinta-feira, que além das buscas efectuadas nas instalações do Estádio da Luz e nas residências de Luís Filipe Vieira, Paulo Gonçalves e Pedro Guerra, a Polícia Judiciária (PJ) realizou diligências nas casas de Adão Mendes, ex-árbitro, Ferreira Nunes, antigo responsável pela classificação dos árbitros, e Nuno Cabral, ex-delegado da Liga, todos implicados nas e-mails divulgadas por Francisco J. Marques.

 

Ao todo, foram dez as acções de busca por todo o país, que envolveram 34 inspectores da PH, peritos financeiros, informáticos, quatro procuradores do Ministério Público e resultaram na apreensão de muito material informático e documentos impressos. Apenas Paulo Gonçalves, assessor jurídico do Benfica, foi constituído agredido. A condição de advogado obriga a que assim seja quando é alvo de buscas.

 

publicado às 04:21

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


26 comentários

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 20.10.2017 às 08:33

Bem..... com que então isto dos emails não é uma brincadeira, como a nação lampiónica tenta passar.... a táctica de controlo dos poderes do futebol ficou a descoberto com a revelação dos emails, e isso deveria envergonhar os benfiquistas, mas eles ainda gozaram com a situação.... ainda se lembram do anuncio do benfica para comprarem o redpass?!

Luís Filipe Vieira, Paulo Gonçalves e Pedro Guerra, são o rosto de uma forma de estar no futebol que é em linha com o que foi feita pelo clube da fruta..... mas os benfiquistas batem palmas, como bons cães amestrados!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 20.10.2017 às 09:10

Desde o inico deste processo que venho a alertar aqui que o caso é muito mais serio e grave do que se estava a pensar em geral.

Sabemos que o passado trouxe desconfiança á forma de actuarem da justiça e das autoridades mas parece que desta vez estão a levar este caso muito a sério.

A única forma de acabar com o polvo do futebol português seriam as investigações e a brigada anti-corrupção tem todos os meios para ir ao fundo da questão.
É óbvio que ja passado alguns meses estas buscas não vão encontrar nada , porque os mafiosos tiveram mais que tempo de retirar todas as provas dos discos rígidos dos computadores e dos telemóveis que os pudessem delatar.

Mas muita dessa informação apagada pode ser recuperada , depois é seguir o rastro , das pessoas envolvidas , das contas bancarias e das consequências das conversas encontradas nesses emails. Se houve ou não consequências.
Finalmente apanharam-nos pelo pescoço e agora vamos tranquilamente assistir ao que se vai passar.

Inacreditavel o que ouvimos e lemos e também aqui no CL durante estes meses os lampiões a defenderem esta organização criminosa , pela cegueira das vitórias não importando os meios para as alcançar.
Toda essa malta foi e é conivente com o crime em que espero que as autoridades o venham a conseguir provar.

Levanta-se o véu da forma como ganharam os últimos campeonatos, o tal tetra da treta. Vergonhoso.
Sem imagem de perfil

De O Cid a 20.10.2017 às 10:14

Schmeichel e Juliuscoelho.
A Justiça já se pronunciou? Já provou e condenou?
Sim, eu sei que espumam de contentamento e nem dormem, mas aconselho-lhes uns calmantes não vá parar-lhes o coração.
Tenha calma, rapazes. E por outro lado se são tão lestos a pedirem responsabilidades, enquanto esperam pelas conclusões sobre a alegada corrupção encarnada, por que não olham para a o Bruno com os dinheiros que através da Joana lhe vêm encher o bolso.
E Expliquem lá que coisa é essa de retroactivos.
Sem imagem de perfil

De Semper Fi a 20.10.2017 às 10:50

E qual é a tua opinião sobre o caso dos emails?

Falar em presidentes que enchem bolsos sem olhar para a própria casa é de sonho...
Sem imagem de perfil

De O Cid a 20.10.2017 às 11:01

A minha opinião é a de que a justiça faça o seu trabalho. Que vá fundo e encontre provas para punir culpados, ou não as encontre e ilibe inocentes.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.10.2017 às 14:13

Pode não haver achado de culpabilidade e respectiva punição, o mais provável, mas nestas coisas nunca há inocentes. Não devemos confundir os processos legais e a realidade de coisas, especialmente em Portugal.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 20.10.2017 às 11:07

O Cid,

Ainda há pouco aqui no Camarote, tive direito a um post onde critiquei toda esta questão da Joana Ornelas.... não confunda o espírito critico sportinguista com o sentimento de manada lampião!

Você está a confundir qual das partes demonstrou contentamento.... não foi o clube dos vouchers que criou um anuncio em forma de sketch sobre o caso dos emails?! não foram vocês que sempre gozaram com esta situação?!

Eu não estou contente.... estou revoltado... por mais uma vez o Sporting estar inserido em campeonatos viciados à partida, tal como acontecia na década de 90 com o clube da fruta....
A Justiça não me precisa de dizer que o benfica controlava os poderes de decisão do futebol.... anos sem penaltys, nem vermelhos, declarações de antigos árbitros sobre processos de nomeações e de pontuações.... só um cegueta poderia dizer que esses erros de arbitragem eram normais.... não tenho qualquer dúvida que o benfica exerceu muita influência nas pontuações dos árbitros, e desta forma condicionar as arbitragens!
Sem imagem de perfil

De PSG a 20.10.2017 às 12:34

Se bem me lembro o recorde de "anos sem penaltis" ainda é vosso.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.10.2017 às 13:50

Brilhante !!!
Sem imagem de perfil

De O Cid a 20.10.2017 às 13:53

Tudo é corrupção, ou pelo menos uma esperteza para encher o bolso.
No caso do Benfica a explicação é muito simples.
Deixem trabalhar a justiça.
Não se enervem por antecipação. Guardem os nervinhos todos para explodirem com a decisão final. Palpita-me que muitos de vocês se suicidarão de...frustração.
Sem imagem de perfil

De Jorge a 20.10.2017 às 14:00

Sim, sigamos o exemplo do Cid.

Nada de "nervinhos" até la
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 20.10.2017 às 14:02

LOL
Sem imagem de perfil

De Semper Fi a 20.10.2017 às 15:47

E qual é a explicação do Benfica? é que ainda ninguem percebeu...

Primeiro os emails falsos, depois há um crime informatico, conseguiram "roubar" emails falsos (brilhante!!), depois os emails estão truncados e fora do contexto, passados 4 meses e depois de um juiz no seu ultimo dia nao ter autorizado as buscas, os arautos da verdade e já depois de limpas quaisquer evidencias de algum possivel crime, querem é ver a situação resolvida rapidamente. Curiosamente, dias depois do advogado ter proferido essas palavras, essas buscas acontecem... Faz lembrar a rábula da guerra de Raul Solnado que ainda agora li num outro blog:

“-Quando é que nos pretendem atacar?
- Sábado não, que fazemos fim-de-semana à inglesa.
- Sexta-feira a que horas?
- Ainda estamos a dormir. Vocês não podiam vir depois do almoço? Atacavam pela fresquinha. Depois jantavam cá connosco.
- Quantos é que vêm?
- Ena que putos! Não sei se temos cá balas que deem para todos”
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.10.2017 às 16:14

Boa...

É quase isso... ou até será mesmo !!!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 20.10.2017 às 21:20

Mas os CiDs aqui do burgo parecem já não estarem tão confiantes quando á 3 meses atras...porque será?
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 20.10.2017 às 14:04

Após 4 meses é que a PJ faz este tipo de trabalho!? Só mesmo neste país é que que tal acontece.
Após 4 meses devem ter encontrado muitas provas...A justiça em Portugal continua a ser uma miragem no desporto e na vida dos cidadãos.
Mas há quem ainda espere que a justiça funcione (quando é causa própria dá sempre jeito dizer estas coisas) para ter as suas próprias conclusões.
Mais parece o adepto que espera e desespera pelos comentários dos paineleiros, no fundo para lhe dizerem o que se passou num jogo de futebol que acabaram de ver na primeira pessoa.
Existem factos, provas e as pessoas não têm uma opinião? Existem indícios de corrupção no futebol português, mas disso não se fala então toca a falar do guarda-redes mais jovem de sempre a dar um frango na Liga dos Campeões, do Bruno de Carvalho, da mulher de Bruno de Carvalho, etc.
Quando LFV se deu conta que não resultava gritar na praça pública (à semelhança do que faz BdC) e que só nos bastidores conseguia tirar o poder a Pinto da Costa, LFV afirmou na altura mais ou menos isto "mais que reforços, o Benfica precisa de ter poder nos locais certos". Isto diz muito para quem queira entender.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.10.2017 às 14:11

No entanto, um cínico diria que o eventual resultado de tudo isto vai ser idêntico aos processos dos "apitos". Ou seja, aproveitamento zero, justiça ainda menos!
Sem imagem de perfil

De hugo gomes a 20.10.2017 às 16:32

Boa tarde a todos
O grande problema aqui e que os clube hoje em dia são empresas e o que me parece que ninguém está a ver é que das duas uma ou se descobre algumas provas admissíveis e se pune o slb ou se dá a inocência e todos os que falaram a boca cheia e acusaram vão pagar indenização de valores surriais, e depois como vai ser? Ainda hoje o Azevedo de Carvalho voltou a falar dos vouchers quando,mesmo que moralmente não seja correto,já todas as entidades, inclusive a fifa,já vieram dizer que os valores eram inferiores aos permitidos na lei.eu sinceramente acho que de certeza algum dos grandes vai cair por falência o problema é ver qual.
Cumprimentos a todoa
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 20.10.2017 às 17:05

É um mito essa de o valor dos vouchers ser inferior à lei.... essa lei não existia.... porque razão então a AG da Liga teve a necessidade de legislar o limite de 150 euros para o valor das prendas a árbitros?!?

Depois, você está a alegar que o Sporting deveria ser punido por expor publicamente uma situação que é real?!? O benfica não é ético e os outros é que têm de ser punidos?!?!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 20.10.2017 às 21:34

Ter um vice presidente quando no activo envia um email a dizer que se tem que partir a cara a um ex arbitro que comentou algo em desagrado do glorioso e os outros é que têm que ser punidos?

Claro era tudo a largardere , tudo se permitia fazer pois ninguém se queixava ou movia uma palha , parecia tudo tão facil , ja nem apagavam emails , nem mensagens de telefone , para quê?? Quando tudo é uma cambada de estúpidos policias e juízes incluídos, os espertos são e só os do glorioso, a meta era 10 campeonatos seguidos ou mais, não custava nada comê-los a todos de sonsos.... até um dia ......e esse dia chegou.

Agora ainda não se deram conta do que está acontecer , será possivel??
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.10.2017 às 22:40

Eles vão continuar a negar tudo, até serem mesmo encostados à parede. A dúvida, como sempre, é se a justiça portuguesa terá esse querer.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 20.10.2017 às 23:46

Porque será que o futebol portugues atrai toda a trafulhagem com mentes crimïnosas que montam esquemas à base da corrupao ?
Porque sabem que podem ganhar rios de dinheiro facil ,porque estâ protegido pelas paixôes facciosas que se alastram por toda a parte incluindo o poder politico .
Paixôes que confundem as mentes impedindo-as de enxergar o bem do mal.

Ső com uma operaçao bem montada pelas policias especializadas e sustentada por varios juizes da justiça podem atacar com sucesso este tipo de polvo crimïnoso.

Hoje as policias têm outras condiçoes e tecnologias mais avançadas para lhes dar caça.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.10.2017 às 23:53

De acordo Julius, mas sobre isto "Hoje as policias têm outras condições e tecnologias mais avançadas para lhes dar caça"... falta saber se há o tal querer. Essa é que é a grande dúvida, hoje e sempre.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 21.10.2017 às 00:08

Sinceramente acredito que algo está a mudar no que respeita à justiça em Portugal, tambem ja era hora, estava no fundo.
Hoje vemos a policia avançar e a prender cabecilhas politicos e de grandes empresas o que a anos atras era impensavel.
Ainda se sente alguma resistencia ás açoes policiais mas nota-se uma nova ordem que nao olha a nomes.
O caso de Socrates e de outras entidades politicas dá um novo ânimo de acreditar nessa mudança.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.10.2017 às 00:26

Sim... mas este "animal" chama-se futebol e tudo relacionado com a bola absorve uma cultura muito diferente.

Esperar para ver...

P.S.: A exemplo, pelos vistos o SLB foi avisado antecipadamente das buscas.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 21.10.2017 às 00:42

Rui na dimensao que o futebol envolve tanto a nivel da paixao clubistica de cada um juntando á conveniencia de outros por inseridos na organizaçao crimininosa e tratando-se de um dos grandes que mexe tudo isso de norte a sul do país nao será de todo fácil uma operaçao envolvendo bastantes inspectores e mais umas dezenas de policias sem haver fuga de informaçao.

Depois porque ja houve uma primeira tentativa em Julho em que um juiz negou assinar o mandato de buscas apartir dai ső se fossem loucos é que nao destruiam todas as provas.

De todas as formas sei que a policia ja sabia que nao ia encontrar nada foi feita como ponto de partida para o aprofundar das investigaçoes, à já algum tempo que vários suspeitos estao sob escuta .
E a policia ja conseguiu alguns avanços.
Eu aposto em surpresas, vamos esperar.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo