Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A cronologia do caso das e-mails

Rui Gomes, em 20.10.17

 

luz1 (2).jpg

 

A Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL) confirmou, esta quinta-feira, a investigação a um suspeito, no âmbito do caso das e-mails do Benfica, por corrupção passiva e activa.

 

Em comunicado, a PGDL dá conta da emissão de mandados de busca domiciliária e não domiciliária, no âmbito de uma investigação em curso pelos crimes de corrupção passiva e activa, por parte da nona secção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa.

 

O Benfica, recorde-se, está a ser investigado por um alegado esquema de corrupção, na sequencia de denúncias de Francisco J. Marques, director de comunicação do FC Porto.

 

Recorde-se como tudo começou:

 

6 de Junho de 2017

 

Francisco J. Marques, director de comunicação do FC Porto, denuncia no programa ‘Universo Porto da Bancada’, do Porto Canal, emails que terão sido trocados entre Adão Mendes, antigo árbitro da Associação de Futebol de Braga, e Pedro Guerra, na altura director de conteúdos da Benfica TV, salientando que os mesmos configuram um "esquema de corrupção [na arbitragem] para beneficiar o Benfica".

 
 
 

Francisco J. Marques começa por citar um email de Adão Mendes para Pedro Guerra de 28 de Janeiro de 2014 em que se fala de “padres” para representar árbitros e de “missas” como jogos do Benfica.

 

Num outro email trocado entre Adão Mendes e Pedro Guerra, o director de comunicação dos ‘dragões’ cita um excerto em que são referidos os nomes de oito árbitros (Jorge Ferreira, Nuno Almeida, Manuel Mota, Vasco Santos, Rui Silva, Hugo Pacheco, Bruno Esteves e Paulo Baptista) que, na sua opinião, estão ao serviço do clube ‘encarnado’.

 

7 de Junho de 2017

 

O Benfica reage em comunicado às acusações de Francisco J. Marques, desmentindo “de forma veemente as falsas e absurdas insinuações do director de comunicação do FC Porto” e revelando a intenção de avançar com um “processo crime por difamação e outros processos que que se justifiquem”.

 

No mesmo dia, a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) anuncia a intenção de apresentar “queixa das referidas declarações” de Francisco J. Marques.

 

13 de Junho de 2017

 

Paulo Gonçalves, assessor jurídico do Benfica, é implicado numa troca de emails com Mário Figueiredo, ex-presidente da Liga, e Nuno Cabral, ex-delegado da Liga. O primeiro fala de um pedido do antigo árbitro ao jurista ‘encarnado’, em Outubro de 2014, para interceder a favor do árbitro Manuel Mota devido a uma nota negativa que recebeu num jogo entre o Vitória de Guimarães e o Marítimo. O dirigente benfiquista teria ainda recebido emails de Adão Mendes a pedir que intercedesse a favor do filho Renato Mendes, árbitro da AF Braga.

 

15 de Junho de 2017

 

O Diário de Notícias avança que os emails revelados por Francisco J. Marques estão na posse do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, que os obteve através de uma denúncia anónima.

 

16 de Junho de 2017

 

O Benfica, através do seu director de comunicação Luís Bernardo, afirma que vai avançar com processos-crime contra Pinto da Costa e o FC Porto no âmbito do caso dos emails revelados pelos ‘dragões’. “Se o FC Porto alega ter informação confidencial, terá tido acesso a informação comercial e isso é um crime grave", disse o director de comunicação do Benfica à BTV.

 

22 de Junho de 2017

 

Francisco J. Marques acusa o Benfica de monitorizar as mensagens telefónicas do  actual presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes. O dirigente portista citou alegados emails enviados em 2014 por Carlos Deus Pereira, então presidente da Assembleia-Geral da Liga, a Pedro Guerra, com o conteúdo de centenas de sms’s de Fernando Gomes, na altura presidente da Liga de Clubes.

 

24 de Junho de 2017

 

O Expresso avança que a Polícia Judiciária está a investigar as acusações feitas pelo FC Porto a elementos do Benfica e já terá na sua posse os emails e mensagens que o director de comunicação dos ‘dragões’ tem vindo a revelar. A RTP adianta, por sua vez, que a PJ pretende ouvir os envolvidos no caso, nomeadamente Pedro Guerra, Nuno Cabral e Adão Mendes.

 

28 de Junho de 2017

 

Francisco J. Marques acusou o Benfica de recorrer a "bruxaria" para conseguir obter resultados desportivos nas últimas temporadas, partilhando no Porto Canal um email a envolver Luís Filipe Vieira, presidente das ‘águias’ e o "General Doutor Armando Nhaga, comissário nacional da polícia da Guiné Bissau". Rui Gomes da Silva, ex-vice dos ‘encarnados’, terá sido o intermediário.

 

9 de Agosto de 2017

 

O director de comunicação do FC Porto revela novos emails, trocados entre Domingos Soares Oliveira, administrador da SAD do Benfica, e dois advogados ligados ao processo que decorre tribunal contra Jorge Jesus, “com conhecimento de Paulo Gonçalves”. Numa mensagem, Domingos Soares Oliveira terá sugerido que se investigasse o computador que Jorge Jesus levou para o Sporting, para benefício em tribunal.

 

29 de Agosto de 2017

 

Francisco J. Marques acusa Bruno Paixão de manter "contactos clandestinos" com o Benfica, através da intermediação de Nuno Cabral, antigo delegado da Liga. O dirigente portista mostrou uma alegada conversa de Facebook, em marro de 2014, entre o árbitro da AF Setúbal e o ex-delegado da Liga, cuja alegada ligação aos ‘encarnados’ por várias vezes foi denunciada por Francisco J. Marques - em que o juiz, após apitar um Tondela-Benfica B, terá mandado "fazer fichas novas" porque no seu entender "não estavam bem preenchidas".

 

12 de Setembro de 2017

 

O Jornal de Notícias avança que o Benfica interpôs uma providência cautelar contra FC Porto, SAD, FC Porto Media, Porto Canal e Francisco J. Marques. Ao Tribunal Cível do Porto, através do advogado Gonçalo Malheiro, o clube pediu a proibição imediata de novas revelações de emails ou mensagens, reclamando o pagamento de um milhão de euros por cada violação da decisão judicial.

 

Em comunicado divulgado no site do clube, o emblema da Luz confirmou e justificou a cação judicial, cujos objectivos serão “impedir, primeiro, a prática continuada de uma conduta ilícita” e garantir, em segundo lugar, “a salvaguarda do bom-nome do Sport Lisboa e Benfica”.

 

13 de Outubro de 2017

 

O Tribunal Cível da Comarca do Porto indefere a providência cautelar intentada pelo Benfica para impedir Francisco J. Marques de continuar a divulgar emails. No documento de 60 páginas, o tribunal considera que não ficou provado que a situação constitua "o instituto da concorrência desleal", argumento utilizado pelos 'encarnados'.

 

*** Entretanto, e no dia em que a Polícia Judiciária (PJ) conduziu buscas no Benfica, o director de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, revelou como teve acesso às e-mails que foi divulgando ao longo dos últimos meses, no Porto Canal:

 

"Ao contrário do que dizia o Adão Mendes, nós não apagamos tudo. O primeiro contacto foi através de um email com a cartilha e eu quis, desde logo, averiguar a veracidade do que tinha à minha frente. Algum tempo depois, recebi novo email, com 'printscreens' com contas de email e aí pensei que não havia volta a dar. As autoridades sabem disso desde sempre. Depois criei uma conta de email, um email encriptado. E foi através dessa conta de email que cheguei à parte das mensagens. Quando o FC Porto olhou para aquilo, constatou o interesse público do que lá estava".

 

Também foi revelado, esta quinta-feira, que além das buscas efectuadas nas instalações do Estádio da Luz e nas residências de Luís Filipe Vieira, Paulo Gonçalves e Pedro Guerra, a Polícia Judiciária (PJ) realizou diligências nas casas de Adão Mendes, ex-árbitro, Ferreira Nunes, antigo responsável pela classificação dos árbitros, e Nuno Cabral, ex-delegado da Liga, todos implicados nas e-mails divulgadas por Francisco J. Marques.

 

Ao todo, foram dez as acções de busca por todo o país, que envolveram 34 inspectores da PH, peritos financeiros, informáticos, quatro procuradores do Ministério Público e resultaram na apreensão de muito material informático e documentos impressos. Apenas Paulo Gonçalves, assessor jurídico do Benfica, foi constituído agredido. A condição de advogado obriga a que assim seja quando é alvo de buscas.

 

publicado às 04:21

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


4 comentários

Sem imagem de perfil

De O Cid a 20.10.2017 às 10:14

Schmeichel e Juliuscoelho.
A Justiça já se pronunciou? Já provou e condenou?
Sim, eu sei que espumam de contentamento e nem dormem, mas aconselho-lhes uns calmantes não vá parar-lhes o coração.
Tenha calma, rapazes. E por outro lado se são tão lestos a pedirem responsabilidades, enquanto esperam pelas conclusões sobre a alegada corrupção encarnada, por que não olham para a o Bruno com os dinheiros que através da Joana lhe vêm encher o bolso.
E Expliquem lá que coisa é essa de retroactivos.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 20.10.2017 às 11:07

O Cid,

Ainda há pouco aqui no Camarote, tive direito a um post onde critiquei toda esta questão da Joana Ornelas.... não confunda o espírito critico sportinguista com o sentimento de manada lampião!

Você está a confundir qual das partes demonstrou contentamento.... não foi o clube dos vouchers que criou um anuncio em forma de sketch sobre o caso dos emails?! não foram vocês que sempre gozaram com esta situação?!

Eu não estou contente.... estou revoltado... por mais uma vez o Sporting estar inserido em campeonatos viciados à partida, tal como acontecia na década de 90 com o clube da fruta....
A Justiça não me precisa de dizer que o benfica controlava os poderes de decisão do futebol.... anos sem penaltys, nem vermelhos, declarações de antigos árbitros sobre processos de nomeações e de pontuações.... só um cegueta poderia dizer que esses erros de arbitragem eram normais.... não tenho qualquer dúvida que o benfica exerceu muita influência nas pontuações dos árbitros, e desta forma condicionar as arbitragens!
Sem imagem de perfil

De O Cid a 20.10.2017 às 13:53

Tudo é corrupção, ou pelo menos uma esperteza para encher o bolso.
No caso do Benfica a explicação é muito simples.
Deixem trabalhar a justiça.
Não se enervem por antecipação. Guardem os nervinhos todos para explodirem com a decisão final. Palpita-me que muitos de vocês se suicidarão de...frustração.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 20.10.2017 às 21:20

Mas os CiDs aqui do burgo parecem já não estarem tão confiantes quando á 3 meses atras...porque será?

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo


subscrever feeds