Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

código florestal1.jpg

 

Não tenho por hábito escrever sobre jogos de futebol ou outras modalidades, em concreto. Raramente comento, porque reservo a minha análise pessoal de técnico de bancada para conversas de café. Esse assunto é abordado, e bem,  pelo Rui Gomes, e faz parte da função do Camarote Leonino. Por isso, também quero deixar claro que a minha posição não pode e não deve ser interpretada como crítica a quem gosta de dar opinião, legitimamente,  sobre as "peripécias" dos Jogos.

 

Mas hoje, excepcionalmente, quero expressar-me sobre o último derby, não sobre aspectos técnico/tácticos que já foram aqui abordados, mas sobre a importância desta vitória para a estabilização de que o Sporting precisa. Foi uma vitória limpa e quase "épica" sobre um adversário directo e que vinha de uma situação de equipa quase "galáctica".

 

O Sporting precisava desta vitória como de pão para a boca. Ultrapassou um obstáculo que para muitos, incluindo até sportinguistas, era quase impossível, e conseguiu emudecer a caterva de adeptos, que rezam a todos os santos, para que o Clube tenha maus resultados. Fiquei feliz, pelo Sporting, por ver que nas redes sociais os fiéis de um passado recente, e os ressabiados da derrota eleitoral, perderam o pio.

 

Deste modo, a noite das "facas longas" e das "línguas afiadas" está muito mais distante. O Sporting irá disputar a final com um adversário considerado superior, mas tem, como teve neste jogo, possibilidades de vencer, pela crença, pela vontade, pela dinâmica. E se se conquistar esta Taça de Portugal, esta Direcção consegue mais títulos em seis meses, que a anterior em seis anos, apesar das condições em que encontrou o Clube.

 

A tarefa não vai ser fácil e precisa da unidade dos que põem o Sporting acima de agendas pessoais. E é preciso ser pragmático para perceber, que mesmo que a Taça seja nossa, há muito trabalho a fazer para continuar a reestruturação do Clube, com passos firmes e consistentes.

 

Esta vitória foi um importante balão de oxigénio para uma Direcção que ainda não pode ter um só momento de algum descanso e paz. Mais do que necessário é absolutamente fundamental que as vitórias continuem, porque só assim é que os contestatários, saudosos de um triste passado, sejam eles os moderados que por aqui intervêm, ou os radicais e mal-educados que andam pelas redes sociais, se calem de vez, moderem a "língua afiada" e percam a esperança de sonhar com uma escura noite de "facas longas". Para bem do Sporting !

 

publicado às 17:00

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


16 comentários

Sem imagem de perfil

De Pelisca a 04.04.2019 às 18:32

Boa tarde,
Mesmo estando entre aspas penso que o Nação Valente podia ter posto outro titulo para comentar futebol , tendo esse titulo ficado ligado a atrocidades feitas em 1934.

Queria também dizer que se o SCP ganhar a taça tem 2 títulos com este CD , com BDC foram 3 Supertaça ,taça Portugal e taça da liga ( não sou moderado nem radical sou SCP)

Concordo quando fala dos galácticos da luz não á paciência para tanto
"Escrivão" encarnado

SL
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 04.04.2019 às 18:56

Pelisca,

Pode fazer essa ligação em relação a "facas longas". E claro que podia ter outro título. E com as devidas diferenças, "Alcochete" não deixa de ter aspectos similares, numa versão muito mais suave, mas também violenta e que ultrapassa o âmbito do desporto.


Eu sei que ganhou uma Supertaça, disputada num jogo. Referi apenas títulos que têm um percurso de vários jogos. Não percebo a frase entre parêntesis.





Sem imagem de perfil

De Pelisca a 04.04.2019 às 20:17

Boa noite
Caro Nação Valente permita- me discordar outra vez falou em títulos a Supertaça é um troféu / titulo e mesmo sem esse á empate e o Nação Valente escreveu se gannhar a taça têm mais titulos que o antigo CD.

É verdade que Alcochete ultrapassa o desporto mas não houve homicídios em massa. Não interprete mal foi só uma opinião. A sua também vale👍

A frase do escrivão têm a ver com a classe jornalística encarnada estar sempre a dar sentenças sobre a equipa da luz ser uma super equipa que afinal não é.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 04.04.2019 às 20:53

Caro Pelisca,
Tem razão na sua perspectiva. Para mim competições mais longas e em que tem que se ultrapassar vários adversários têm outro peso. Não é por acaso que o campeonatp é considerado o mais apetecível. Sobre as Supertaças, pessoalmente, não lhe dou grande relevo.


Sobre as comparações referidas não há nenhuma relação, a não ser a que resulta de uma exemplificação utilizada num contexto totalmente diferente.


SL
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 04.04.2019 às 18:47

Só uma achega…. o ano passado ficámos em 3º lugar, ganhámos a Taça da Liga e fomos à final da taça de Portugal….. e não me recordo de ter sido recordada como uma época positiva.

O handicap desta época foi criado pelas rescisões que provocaram um rombo financeiro no nosso clube….

Existe outro aspecto que tem de ser tido em conta, que é falta de motivação por parte dos sportinguistas….. uma meia final Sporting-benfica com 34 mil espectadores….. algo vai muito mal no universo leonino….. fala em línguas afiadas, mas a realidade é que estamos a falar de sportinguistas, brunistas ou não…. e sem eles não se enchem estádios ou se aumenta quotização….. fica a dica!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 04.04.2019 às 18:58


As viúvas do destituído não desejam a vitória do Sporting. Para o saber, basta ler o que essa cambada vomita na net.

Mais vale ter só 34 mil a pagar, que continuar a dar bilhetes à camba de chulos só para aumentar a lotação.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 04.04.2019 às 19:14

Caro anónimo,
De acordo com as regras deste blog deve identificar-se. No entanto levanta uma questão que faz sentido. A questão da distribuição de bilhetes grátis para aumentar a lotação, que não as receitas.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 04.04.2019 às 19:08

Schmeichel,

Com todo respeito não são, na minha perspectiva, épocas comparáveis. No ano passado tínhamos uma equipa, no mínimo, ao nível dos adversários, com treinador de top, e com anos de experiência no nosso futebol.
Este ano com condições inferiores se fizermos o mesmo é positivo. Se ganharmos mais uma Taça, mais positivo é.
Quanto mais espectadores estiverem no estádio melhor para o espectáculo e para o Clube. Resta saber porque vão menos. Quando falo de línguas afiadas que na globosfera exultam com os fracassos do Clube, tenho algum pudor em chamar-lhes sportinguistas. Ontem estiveram ausentes. Porque será?
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 04.04.2019 às 19:08

Se aceita um concelho, fique só feliz por si e pelo Sporting - tudo o resto trás sempre um sentimento de revanchismo que a meu ver nunca é bom para o Sporting nem para a vida.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 04.04.2019 às 19:18

Caro Nação Valente,

Permita que discorda do post, pois as vitórias são sempre positivas...mas os frutos directos e indirectos dessas vitórias só têm significado e resultam de forma positiva, se forem sempre em prol do clube.. Nunca contra ninguém.
As vitórias contra tudo e contra todos é noutros lados, sobretudo mais a norte.
Abraço.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 04.04.2019 às 20:41

Caro José Sousa,

Diz muito bem. As vitórias são sempre em prol do Clube. Mas as vitórias mobilizam e unem. E desculpe discordar mas são contra aqueles que desejam as derrotas, e por isso, esses não estão em "prol do Clube". Infelizmente não vivemos num mundo perfeito. Espero ter sido mais explícito.


Abraço




Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.04.2019 às 21:22

Caro Nação Valente

Tem razão, trata-se de uma belíssima vitória, mas será um triunfo efémero se não houver uma verdadeira reestruturação e um crescimento sustentado na estrutura do futebol. Oxalá sejam dados os passos seguintes no sentido do fortalecimento da equipa de futebol e de todo o "edifício" envolvente.

Um abraço sportinguista.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 05.04.2019 às 13:32

É isso, caro Leão Zargo, diz-se que uma andorinha não faz a primavera, como uma vitória importante, não garante, só por si, estabilidade e união. É de facto preciso continuar numa reestruturação do futebol, visando criar as condições para vitórias permanentes.
Abraço
Sem imagem de perfil

De J. Oliveira a 04.04.2019 às 23:48

O mal do Sporting sempre foram os maldizentes. E de entre estes, os que se acham muito importantes (notáveis), mas que o presidente e a direcção do momento, resolvem ignorar. Como são muitos os sportinguistas ou que se dizem, que se acham muito importantes, no nosso clube, infelizmente, teremos sempre os "facas afiadas" a que eu rebaptizaria de os ressabiados!
Considero a Supertaça um título, e temos alguns destes. Ontem estiveram em Alvalade 34 mil e tal espectadores (reais) em que tenho a impressão que 34 mil eram pagantes e grandes sportinguistas. Foi muito grande a festa, abraços, beijos, cervejolas para comemorar. Eu estive lá e todos queriam que o Sporting ganhasse, o que no nosso clube nem sempre acontece. Até Domingo em Alvalade.
SL
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 05.04.2019 às 13:39

J. Olliveira,

É uma realidade que as vitórias unem e as derrotas dividem. Para mais o Sporting passa por um período de ruptura com um passado recente, que ainda não foi bem digerido por quem foi afastado. Neste contexto só as vitórias conseguirão atenuar esse ressabiamento.

Até domingo em Alvalade ou noutro local a apoiar a nossa equipa.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo