Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Uma extensa crónica de Rui Santos, publicada no jornal Record esta sexta-feira, da qual transcrevemos este excerto:

21363942_wdw5M.jpeg

"O Sporting tem um muito acentuado problema de desunião crónica para resolver, que tudo afecta — e, claro, a natureza da gestão desportiva e a equipa de futebol.

Um problema de desunião crónica é como um cancro. É muito difícil de curar, se não for atacado no momento mais certo, antes de se desenvolver e alastrar.

A desunião crónica ainda não matou o Sporting, mas está a enfraquecê-lo de uma forma irracionalmente inconcebível. É muito difícil erguer alguma coisa, no futebol do Clube ou na sua periferia, enquanto a desunião prevalecer sobre tudo o resto.

A desunião crónica é o princípio e pode ser o fim de tudo.

O Sporting não morre, mas no futebol está a fraquejar perigosamente na sua dimensão desportiva e competitiva. É muito preciso ter a noção disso. E ter a noção que mais egos, arrogâncias, ambições descabeladas, insultos e manifestações de natureza patológica, gratuitamente violentas, vão empobrecer o Sporting a um nível que muitos imaginariam impossível.

O Sporting, ainda noutro patamar, é um caso singular de resiliência. Metaforicamente, é um grande barco que anda no alto mar a levar com a violenta força das ondas, algumas das quais aumentadas, artificialmente, por ‘marinheiros-suicidas’ disfarçados de bóias-salvadoras. Não basta levar com o ‘mau tempo’ e com as investidas dos adversários, que querem legitimamente dominar as águas territoriais, mas também com uma incrível (auto) propensão para a sabotagem e para os actos de pirataria. As velas nos mastros estão rasgadas, há buracos no casco, água e ratos a rodos no porão, mas o barco, contra ventos e marés, lá resiste, numa trajectória errática mas ainda assim heróica e valente.

A recém-eliminação do Sporting da Taça de Portugal, caindo aos pés do Alverca, que fez um jogo competente e maduro, é ‘vergonhosa’ mas nem sequer já cabe, neste contexto, no âmbito das ‘grandes surpresas’. Parece que nada resulta, mesmo quando — aqui e ali — se faz um esforço mínimo para resultar.

O Sporting sofre de um problema global de confiança. Ninguém é capaz de pegar na palavra para unir. Frederico Varandas está na cabeça do touro sem ajudas. Desgasta-se, e sempre que fala, acossado por todos os lados, não consegue ser assertivo. Há gente, na estrutura, certamente bem intencionada, mas não parece estar a ajudar o presidente. E ainda é preciso perceber se, em matéria de aconselhamento no apetrechamento do plantel, Frederico Varandas não foi traído. O plantel é desequilibrado e mais parece uma casa de recuperação de dói-dóis. Até dói".

publicado às 03:03

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


39 comentários

Sem imagem de perfil

De José Silva a 20.10.2019 às 11:17

Bom dia. Aquilo que me chama mais atenção nesta crónica de Rui Santos é quando ele diz e passo a citar, " é preciso perceber se Varandas não foi traído no aconselhamento na formação do plantel".Julgo que ele se está a referir à estrutura do futebol do Sporting em termos de competência.Mas, eu vou muito mais longe porque me passa muita coisa pela cabeça...e querem saber o que eu penso?
- Será que nessa estrutura sobretudo no chamado "scouting" não haverá alguém que erra propositadamente para prejudicar o Sporting.?! Será que Rui Santos não estaria também a referir-se a isto que acabo de dizer? É que contratar jogadores lesionados e com peso a mais, não é muito normal...e por hoje fico-me por aqui.

José Silva
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 20.10.2019 às 11:20

Olá gente..!
Bom diaa a todos...
A coisa tá preta, para o nosso lado. !!
O Rui da TV tem 💯 %..
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 20.10.2019 às 11:22

O Sporting está em belenização. Já aqui o tinha escrito. Desde 1960 e agudizada ainda mais com a reaparição do FC Porto em 1980.
Só as modalidades se salvam!.. Neste porta-aviões à deriva.
E repito, reafirmado o antes aqui já escrito por mim e que me custa tanto aceitar-lo; acho que ninguém, do conhecido mundo sportinguista, tem capacidade para parar esa bola de neve que já rola bem pesada.
Repito, ninguém!...
1- Uns porque são muito "croquetes"(os antigos ricos e realmente ricos, acompanhados dos amigos betinhos que não querem deixarem as suas benesses e também não aprendem a utilizar-las positavamente).
2- Os outros, porque são muito e só "anti-croquetes"(os novos ricos, também aqueles que aspiram a betinhos e outras facções)
3- Ainda os outros que são "o povão"(Eu e a grande, enorme, maioria. Os que realmente sofrem, sofrem e sofrem..

Não vejo ninguém capaz de parar essa guerra interna que piora ainda muito mais quando se sacodem constantemente as culpas e desculpas para o benfiquismo ou brunismo, enquanto se vai "treinando" Hara-Kiri.

P. S.. Depois de um comentário com tanta carga negativa(viva Rui😬) mas bem real, gostaria de ler opiniões sérias..
Conhecem alguém com carácter, carisma e sabedoria para salvar este porta-aviões à deriva desde 1960, agudizada nos anos 80 e quase afundada a partir dos anos 00..?
O 2020 está aí mesmo ao virar da esquina!!..
Imagem de perfil

De Clorophilo a 20.10.2019 às 13:15

Pinotes Baptista?...
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 20.10.2019 às 14:22

Cloro..
Quem é esse?..

É um nome sério ou só pa brincadeira?
Imagem de perfil

De Clorophilo a 20.10.2019 às 14:46

Eu não sei... Ouvi dizer que coiso e tal e que sim.
Sem imagem de perfil

De João Carvalho a 20.10.2019 às 21:49

Bem, o nome não augura nada de bom.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 20.10.2019 às 17:05

Há muitos se tiverem coragem e vontade.

Deixo aqui 2 nomes:

Antonio Oliveira
Luis Filipe Menezes
Sem imagem de perfil

De Ferreira a 20.10.2019 às 18:08

Pode ser mais preciso?

Antonio Oliveira o sócio do Futebol Clube do Porto???

SL

Ferreira
Sem imagem de perfil

De João Gil a 20.10.2019 às 12:15

Rui Santos tem razão, mas quem escolheu a equipa que governa o Sporting foi o presidente. De boas intenções está o inferno cheio. Boas intenções não pagam as contas nem ganham campeonatos. Se o presidente do Sporting não foi capaz de se rodear de gente capaz para as diferentes posições a responsabilidade é dele e ou arrepia caminho mudando quem não entrega serviço ou é mudado por ser incapaz de entregar serviço. A desunião é filha da incompetência e das boas intenções mal disfarçadas.
Sem imagem de perfil

De Ferreira a 20.10.2019 às 13:42

Bom dia,

Um comentário lúcido.

Só há "desunião" porque não há "competência".

SL

Ferreira
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.10.2019 às 14:15

A sua interpretação de lucidez tem muito que se lhe diga|
Sem imagem de perfil

De Ferreira a 20.10.2019 às 15:32

Caro Rui,

Até quando vai defender esta direcção e tudo o que de mau faz?

Quero acreditar que reconhece os erros desta direcção. Penso que não é "maluco" a esse ponto, de achar que foi tudo bem feito.

Pergunto, o que o leva nesta demanda de defender sem sentido esta direcção???

Temos de avaliar todas as direcções.
Esta não é excepção.

Está a fazer um "péssimo " trabalho e vamos aceitar??? Não dizemos nada???

Não consigo entender.

Não é este o caminho do sucesso do clube, até você sabe disso, só não o diz.

Mas com certeza, me vai criticar, como sempre. Desde já agradeço a atenção.

O Sporting precisa de competência.

SL

Ferreira
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.10.2019 às 15:58

Não lhe vou dar mais respostas. Já escreveu uma dúzia de comentários a dizer o mesmo.
Sem imagem de perfil

De De Vigia a 20.10.2019 às 12:22

Bom dia
Parece-me que o que este cavalheiro pretende dizer é que, se o rumo actual não for alterado, ficaremos limitados a convidar os nossos filhos e netos a visitar o Museu e a verem na RTP Memória as Glórias passadas do nosso Sporting!
Até doi....!!!!
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.10.2019 às 12:28

Pelos seus comentários neste espaço, parece-me que para si "mudar o rumo actual" é voltar ao passado recente.

Não tem o mínimo de decência?
Sem imagem de perfil

De De Vigia a 20.10.2019 às 12:46

Caro Rui
O respeito pelo Sporting e a sua idade já lhe deveria ter dado o bom senso de perceber que o Sportinguismo não tem uma face só, não é só cara nem é só coroa.
O Sportinguismo foi construído no seu ecletismo e na diversidade das opiniões e afetctos e só isto já lhe deveria merecer o respeito.
É frequente estarmos em desacordo (reconheço-lhe o Sportinguismo do mesmo modo que reconhece o meu Sportinguismo) até porque temos conceitos de gestão, diferenciados: eu defendo a total profissionalização da gestão da SAD com o foco permanente nos objectivos, doa a quem doer. Diferente também a nossa visão do jogo: eu vejo sempre o jogo na bancada com os olhos no campo e nunca me viro para trás a "picar" mais um salgadinho.
Quanto á decência, é um conceito que o Rui, por aquilo com que interpreta/classifica alguns comentários, não conseguirá possuir.
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.10.2019 às 12:50

É óbvio que temos conceitos muito diferentes!

Eu erro, mas nunca "vendo" a minha consciência.
Imagem de perfil

De Clorophilo a 20.10.2019 às 12:39

Car@s:
Dentro da mediania, cómica (pela raiz) e ignorante (pelo contexto), Rui Santos é o Homero do jornalismo desportivo português. Além disso, possui - porque o cultiva - outro predicado raríssimo: não está engajado. É por isso que leio e respeito as crónicas dele.

Agora, esta mediania cómica e ignorante não está crircunscrita ao jornalismo desportivo, ou outro. Lamentavelmente, atravessa toda a sociedade. Em diferentes graus («patamares», como se diz no futebolês nacional!), a mediania cómica e ignorante está disseminada por todos os grupos societários. No plano estritamente futebolístico, que nos dias de hoje acaba sendo um amalgama de gente que vem de todos os "cantos" da sociedade, a «mediania cómica e ignorante» parece elevada à potência máxima. Por isso, e resumindo a minha ideia, concordo com Rui Santos quando ele faz referência às elites, pseudo-elites, média burguesia, alta borguesia e aspirantes a... Gente que pelas mais diversas paixões da alma humana se revela incontinente e impertinente. O Sporting está muitíssimo bem servido destes fulanos! E, sim, são um problema com alguma preponderância no Clube de Portugal; acentuando o espectro da tal «desunião crónica» notada por Rui Santos. Todavia, por outro lado, estou plenamente convencido de que esta situação se deve a um conjunto de problemas identificáveis e identificados, internos e externos, que obviamente não cabe aqui analisar, mas que em nada se justificam por uma qualquer «desunião crónica» (ou genética?...) não confirmada por uma dimensão histórica com 113 anos.
Termino com a seguinte sugestão: ponham aquela tropa fandanga do Benfica a passar por "vicissitudes" e contingências que os levem as passar por um período de quarenta anos e dois campeonatos vencidos e vão ver qual é o verdadeiro ADN da «desunião crónica»!

PS:
A actual direcção do Sporting tem um cadernos de encargos dificílimo; continuo a acreditar que estão a fazer o melhor que lhes é possível fazer em prol do SCP; há trabalho realizado: alguma medidas corajosas e reveladoras de capacidade para comandar, mas também há muito a melhorar há algumas coisas difíceis de perceber e outras reveladoras de, por assim dizer, «falta de tacto»... E por aqui me fico.
Obrigado
Sem imagem de perfil

De Paulo Ferreira a 20.10.2019 às 12:46

O que me parece, é que o Sporting está efectivamente, numa situação muito complicada. Sem dinheiro, com jogadores medianos (excepto 3 ou 4) , de contrações completamente descabidas, e de onde muito dificilmente se tirará qualquer proveito significativo, torna o problema muito grave.
Sem imagem de perfil

De Ferreira a 20.10.2019 às 13:48

Bom dia,

Rui Santos não é nenhuma referência que nos mereça respeito.

Dá opiniões conforme o "vento ".
É Brando com uns e forte com outros.
Não gosto de gente sem coluna vertebral.

Não vale a pena andarmos com "desculpas".

Competência.
É isto que falta.

É da responsabilidade do presidente, formar uma estrutura profissional ( e não de amigos) e ter resultados de acordo com a dimensão do clube.
É só isto.

Vender os melhores jogadores, gastar 40M € em reforços medianos e dispensar jogadores "superiores " aos contratados é INCOMPETÊNCIA.

A desunião vem da incompetência.

SL

Ferreira
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.10.2019 às 14:09

Pensava eu que o caro ao domingo não vendia peixe:)

Só 40 milhões???
Imagem de perfil

De Clorophilo a 20.10.2019 às 14:51

Ferreira:
Não gosto de si.
Imagem de perfil

De Clorophilo a 20.10.2019 às 14:55

E o Rui Santos também não gosta do Ferreira.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 20.10.2019 às 15:48

Ferreira,

A incompetência faz parte da natureza humana. Apenas os deuses, quando não humanos, se livram dela. Teoricamente porque, na prática, também cometem erros a começar por criação de humanos imperfeitos.

A minha competência para escolher um restaurante, por exemplo, está balizada por uma coisa muito simples. Se tiver um carteira recheada, escolho o "filé mignon", se não como na tasca sem nome e como carapau frito de um dia para o outro, que é o que posso pagar.


Por outro lado há um ditado que diz: "que se vão os anéis e fiquem os dedos". Não é incompetência, é realismo e bom senso, sobretudo quando os anéis me custam os olhos da cara.

Por fim tenho como princípio procurar governar a minha vida. Nunca dou "bitaites" como os outros governam a sua, entre muitas razões por que sobre essa "governança" não sei da missa a metade.












Sem imagem de perfil

De Ferreira a 20.10.2019 às 16:38

Caro Nação Valente,

Aceito a crítica que me faz.
Mas acho que não é a esconder os erros desta direcção, que você e outros ajudam o clube.

Já o escrevi aqui, mas repito.
O problema do Sporting não é dinheiro.

" Se esta direcção gastou 40M € em reforços e só trouxe entulho.

Relembro que em 2017 compramos Bruno Fernandes por 9M €, Acuna 9M €, Piccini 3M €, Battaglia 8M €, etc...
Em Janeiro 2018 Raphinha para o verao por 6M €. Basta Dost foi 12M €.
Só estes jogadores valeram pouco mais que 40M €....

ou se compra CRAQUES ou entulho.

Competência ou incompetência.

Esta direcção está onde está por culpa própria e não do passado.

Se fosse do passado, não comprava ilori, Borja, rosier, Rafael Camacho, Doumbia, Eduardo Henrique, Jese, Fernando, bolasie, etc...

E utilizava Ivanildo, Domingos Duarte, andre Pinto, Jefferson, Bruno Gaspar, petrovic, Gelson dala, Francisco geraldes, Matheus Pereira, Daniel Bragança, etc....

E não se mandava 40M € para o lixo, Exactamente como Godinho Lopes fez em 2012 com os 100M € da famosa "vassourada ".

ISTO É TÃO EVIDENTE.

esta mania de defender esta direcção a qualquer custo, não ajuda o clube.

Sejam sérios se faz favor. A bem do Sporting Clube de Portugal. "

Resumindo: dizer que estamos com 4 vitórias em 18 jogos por falta de dinheiro é mentir.
Os recursos foram mal utilizados.
Lamento, mas isto é evidente. Temos um orçamento de 60M €. Não de 15M €.

Diria o mesmo se o presidente fosse eu ou você.

SL

Ferreira
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 20.10.2019 às 18:43

Caro Ferreira,

Não vá por aí? Más compras todas as Direcções fizeram. E se tivesse tempo e paciência para fazer uma pesquisa sobre os "flops" que a última comprou talvez percebesse o que estou a afirmar.

Bruno Fernandes, Battaglia, Bas Dost, Raphinha, foram boas aquisições, mas uma gota de água nas inutilidades adquiridas.

Dos que vieram com esta Direcção já se deu para ver que alguns não têm nível para jogar no Sporting, mas há outros que ainda não puderam provar a sua mais valia. Quanto à lista de dispensados que refere, pelo menos alguns deles tiveram oportunidades e não as aproveitaram.

A maior parte dos recursos foram canalizados para pagar dívidas em atraso deixados pela Direcção anterior, para além do rombo (muitos milhões) deixado pelas rescisões do pós Alcochete.

Apesar da recuperação de algum dinheiro das rescisões e do empréstimo para fazer pagamentos imediatos, a situação continua crítica. Não me venha dizer que não é uma questão de dinheiro.

Não defendo esta Direcção nem nunca defendi, a qualquer custo. Elogio o que tenho que elogiar, critico o que tenho que criticar. Cometeu erros? Claro. O que não faço é política de terra queimada, com objectivos que de certo estão para lá dos interesses do Sporting.

Ainda ontem o Presidente eleito e representante máximo do Clube, teve de sair escoltado do Pavilhão, onde um grupo de arruaceiros foi para o insultar em vez de apoiar a equipa.

O problema, como está no texto, está menos nesta Direcção e mais nos adeptos que desde que tomou posse não fizeram outra coisa que não fosse desestabilizar. E com este ambiente o Sporting não vai a lado nenhum. Nem com esta nem com outra Direcção.



Nes
Sem imagem de perfil

De Ferreira a 20.10.2019 às 21:50

Caro Nação Valente,

Concordo em parte, mas a verdade é que esta direcção está a ser incompetente.

Apesar das atenuantes que menciona e bem, foi esta direcção que "mentiu " aos Sportinguistas. Teve várias declarações antes de ser eleita contraditórias, bem como depois.

Não está a cumprir o que prometeu.
Se quiser enumero uma a uma.

E principalmente foi este Presidente que HUMILHOU os Sportinguistas com as suas palavras. Vergonhosas. E aí, tem de me dar razão.

Logo, ele é que semeou esta confusão.
Tem de saber tirar as ilações devidas.

Expulsa sócios.

Hoje acaba com as claques.

Amanhã vai me expulsar??? E a todos os que não estão satisfeitos com esta direcção???
Vamos fechar os núcleos???

Não é este o caminho.
Precisamos de um líder.
E não é ele.

SL

Ferreira
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 20.10.2019 às 16:30

18 horas depois, ainda não vi aqui comentários / condenações a mais uma noite em que Frederico Varandas tem de sair do pavilhão do clube do qual é presidente, escoltado pela polícia. Isto após parte das claques invadirem a bancada central para lhe pedir satisfações.
Foi no jogo de Futsal de ontem à noite.

A tendência parece-me ser para piorar, mas veremos onde isto vai parar...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.10.2019 às 17:05

Se não viu é porque não está a prestar atenção.

De qualquer modo, este é post para abordar o incidente. Eu não o fiz no fim do artigo do Rui Santos, confiante que seria abordado pelos leitores.
Sem imagem de perfil

De joão Correia a 20.10.2019 às 18:33

Mais um acto que só envergonha e prejudica o Sporting. Um comportamento praticado por arruaceiros e selvagens, com diversos brunecos e brunalgas a mistura. Pensão que com este procedimento estão dentro da razão. Respeitem o Sporting é o que dizem. Gustava de saber se têm respeito pelo Sporting. Até agora não vi nenhum comunicado a condenar o acto praticado pelos selvagens da JL em Alcochete. São coisas que não têm importância. Nunca terão o meu apoio. E também se sabe que existe outras pessoas por trás dos vários incidentes. Sporting sempre. SL.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.10.2019 às 18:36

Caro João Correia,

Este é o último comentário seu que eu transcrevo com a sua identificação como se exige. De futuro, deve identificar-se como os outros leitores fazem.

Deixo-lhe aqui o link com simples instruções:

http.//camaroteleonino.blogs.sapo.pt/3531015.html

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo