Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A divisão que se vive no Sporting

Rui Gomes, em 22.01.20

A capa do jornal A Bola de ontem, conseguiu para já, revelar de forma clara, se é que ainda era necessário para alguém, que a divisão que se vive no Sporting é muito maior que o reconhecimento de mérito à actual Direcção ou a falta dele.

Existe uma divisão, criada há muitos anos, que ganhou força e muita expressão na última gestão do antigo e destituído/expulso presidente.

O Sporting de hoje é uma perfeita analogia de uma qualquer cooperativa soviética. Cheia de Apparatchiks, que tentam defender a sua própria sobrevivência em detrimento de um valor maior que é o Sporting que sempre prometeram honrar e defender, tal e qual os comunistas da antiga URSS ao seu partido e ideologia.

E quando assim é, é muito natural que o reactor, neste caso de uma central nuclear que é a reputação e o futuro de um Clube que tem no futebol o seu maior activo e único meio de subsistência, não consiga sobreviver. E claro, a sua catástrofe será sempre por inabilidade e por clara prepotência. O ataque à Academia de Alcochete é o melhor exemplo que temos. Uma tragédia que demorará anos a sarar e a controlar.

wdia_grande (4).jpg

Toda a gente entende de futebol... Mas nunca conseguiram entender a diferença entre círculo e esférico.

Toda a gente entende de finanças... Mas nunca conseguiram entender a diferença entre investimento e retorno.

Toda a gente entende de comunicação... Mas nunca conseguiram entender a diferença entre um verbo e uma metáfora.

Toda a gente entende de património... Mas nunca conseguiram entender a diferença entre um pilar e uma viga de sustentação.

É muito fácil criticar. É apenas a mais simples disciplina política. A critica, a oposição, é um exercício de habilidade, de populismo, de promessas descabidas, vendem-se sonhos e filhoses, mesmo sabendo, que não existe cereal, quanto mais farinha para a receita.

Fala-se muito em "união". Só se consegue unir toda esta 'entourage' de uma única forma: abrindo todas as portas, dando borlas, prometendo viagens, permitindo negócios, criando espaço mediático para tudo e para todos. A ideia que pertence ao povo o que o povo produzir.

Foi assim durante muitíssimos anos. Durante esses anos implorámos que se acabasse a tão duradoura "mama". Que a nossa produção tivesse uma gestão profissional. Enquadrada com os tempos actuais, no país que temos, nas parcas oportunidades que conseguimos num negócio cada vez mais sujo e menos competitivo na Europa.

Agora que a teta secou de uma vez por todas, onde não há mama que possa continuar a ser sugada, devorada, lambuçada, aparecem os que somente continuam a querer palco. Palco que, infelizmente, o nosso Sporting continua a permitir. Que tanto alimenta os jornais e programas de televisão. Pois esta gente, muita gente, não quer ser presidente, não quer assumir as responsabilidades, quer somente voltar à teta, a mamar para uso pessoal e negócios das suas empresas e de familiares e amigos.

Com esta Direcção, com outra, com Varandas ou com Ricciardi, com Benedito ou outros que se estejam a perfilar na sombra ou à mesa de um qualquer café nas Docas de Lisboa, o Sporting não terá futuro assim.

Se o povo leonino quer o Sporting Clube de Portugal de volta, assuma primeiro as suas reais responsabilidades quotidianas: ser sócio, pagar quotas, comprar Gamebox, comprar merchandising.

Este texto é somente um desabafo e uma opinião pessoal, não quero ter razões absolutas ou certezas inatacáveis, mas o problema do Sporting, pelo menos o maior problema, não está na Direcção, não está nas equipas técnicas, não está na estrutura. O problema do Sporting está na errada ideia de Clube que já fomos e que continuamos a acreditar ser.

Um grande abraço a todos... Em especial aos que, concordando ou discordando, estão lá sempre, faça chuva ou faça sol.

Texto da autoria de R.A.

Tags:

publicado às 04:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


29 comentários

Imagem de perfil

De Mike Portugal a 22.01.2020 às 08:41

A contestação a uma direção irá SEMPRE estar ligada à prestação da equipa de futebol. Acham que se tivessemos sido campeões no último ano de JJ, o BdC tinha sido destituído? Claro que não, mesmo com ataque de Alcochete.

Enquanto Varandas não meter a equipa a competir pelo 1º lugar, não irá ter descanso dos contestatários. Ainda por cima a equipa está a fazer pior na 2ª época dele, do que na 1ª. Simples.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.01.2020 às 08:46

"Acham que se tivessemos sido campeões no último ano de JJ, o BdC tinha sido destituído? Claro que não, mesmo com ataque de Alcochete"...

Nem no filme mais fantasista isso teria sido possível!

Temos o ataque, os jogadores ignoram e marcham para o título. Vou já contactar o Steven Spielberg!!!
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 22.01.2020 às 08:54

Rui,

Pensa lá um bocado. O ataque foi depois do último jogo do campeonato. Na altura do ataque o SCP já seria campeão. Mas isso é apenas para demonstrar que as direções vivem de resutados.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.01.2020 às 09:08

O ponto é que nem sequer dá para imaginar esse cenário.

À boa portuguesa: se a minha não tivesse morrido ainda hoje era viva!!!

Se o Sporting tivesse diso campeão, o ataque nunca teria acontecido, nem no cenário mais fantasista.

Nem compreendo estar-se a debater a questão nesses termos.

Já dei este exemplo muitas vezes, para demonstrar a diferença de mentalidades:

Os Toronto Maple Leafs não ganham o título desde 1967, quase há 53 anos. No entantp, é a equipa com mais apoio no todo da Liga de hóquei no gelo. Em casa, é sempre lotação esgotada e há uma lista de espera por bilhetes de época de quase 20 anos.

No futebol, o Liverpool vai ganhar o título esta época após uma seca de 30 anos.

O Chelsea não esteve 50 anos sem ganhar o título?

O problema é que Portugal é um país pequeno muito pequenino!!!
Sem imagem de perfil

De Carlos Gomes a 22.01.2020 às 08:51

Quem preparou a 1ª época, contratou e recuperou jogadores nas condições possíveis, foi Sousa Cintra e a Comissão de Gestão, o mérito ou demérito da 1ª época a eles deve ser atribuído.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 22.01.2020 às 09:01

Carlos Gomes,

O mérito/demérito é repartido, pois Varandas entrou em Outubro, portanto ainda teve várias contratações em Janeiro.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 22.01.2020 às 09:33

Certo, poderemos no entanto aferir a qualidade/mérito do trabalho de cada um, comparando o plantel que Sousa Cintra deixou e o que temos neste momento.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.01.2020 às 09:37

Não se identificou desta vez. O comentário foi publicado porque me dei ao trabalho de ir ver o IP.
Sem imagem de perfil

De Carlos Gomes a 22.01.2020 às 12:41

Foi um erro, peço desculpa. Carlos Gomes
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 22.01.2020 às 09:16

Ora Mike, se tivéssemos sido campeões nem havia ataque.
Sem imagem de perfil

De Júlio a 22.01.2020 às 10:58

Neste altura é necessária muito resiliência e paciência. Resiliência por parte da Direção e paciência por parte dos associados e adeptos. Isto porque estarem a pedir eleições antecipadas sem existir nenhum projeto alternativo consistente no horizonte é mais do mesmo.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 22.01.2020 às 11:35

Não havendo praticamente objectivos para esta época e com o espectro de uma AG destituiva, acho que Varandas podia convocar eleições antecipadas.

Re-organizava a estrutura, identificava os erros cometidos e surgia perante os sócios com novas ideias e deixava nas mãos deles se mantém ou não a confiança.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.01.2020 às 11:39

Não sou defensor de Varandas, mas esta ideia é mais do destrutivo mesmo que impede o Sporting de chegar a lado algum.

Se cada vez que não há resultados no futebol...

Enfim...
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 22.01.2020 às 12:52

Não é só os resultados - os resultados aparecem porque não há uma estrategia definida ou se já, está completamente errada.

O scouting não funciona
A formação não tem sido aproveitada
Os treinadores têm sido regra geral mal escolhidos.
As vendas, com 1 ou outra excepção têm sido abaixo dos valores desejados.

Temos vendido os melhores, comprado mal e não tão barato assim, e a verdade é que o plantel tem regredido de valor e pelo menos a ideia que passa é que continuamos com grandes dificuldades financeiras.

Para alem disso há uma total ausencia de opinião critica sobre o que se passa fora do Sporting.

Eu não vejo FV com capacidade de alterar o rumo, mas se tiver, está na altura de fazer alguma coisa - mudar a estrutura, ser mais claro no rumo que quer seguir, rodear-se de pessoas mais experientes, etc.

Eu acho que reformular a estrutura e a estrategia para os proximos ans e submeter essas mudanças aos socios em forma de eleições antecipadas era o melhor a fazer
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.01.2020 às 14:15

O caro anda am campanha de oposição?... Se for esse o caso, escoheu o espaço errado para esse fim.

Veremos futuros comentários...
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 22.01.2020 às 15:31

Não ando em campanha porque não há eleições e quando houver, não serei parte activa de nenhuma lista.

Darei no entanto, como dou sempre a minha opinião e o que eu acho que é o melhor para o Sporting.

E o melhor para o Sporting pode até ser a continuidade de FV, mas algo de profundo terá de mudar.

E se não mudar agora, pode ser tarde demais.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.01.2020 às 17:00

No que diz respeito ao futebol profissional, esta época está completamente perdida.

Terão ampla oportunidade de preparar a próxima como compete - também mediante os meios financeiros ao alcance -, e se mostrarem que não aprenderam com os erros, será então a altura de os sócios agirem.

Não é agora, por várias razões, entre estas, pelos oportunistas que procuram aproveitar o momento para chegar ao poleiro.

Por estas razões, mesmo sem ter sido apoiante de Varandas, não faço qualquer contestação aos Órgãos Sociais.
Sem imagem de perfil

De Marcos Cruz a 22.01.2020 às 11:36

Eu, nas minhas limitações, só vejo um caminho: ajustar o discurso à realidade. Para quem subscreve a ideia de Tolstoi de que a depressão é a distância entre a consciência e a prática, o Sporting só pode estar profundamente deprimido, porque se tem como um eterno candidato ao título e na verdade já há muito perdeu esse estatuto. Faz-me lembrar os nobres falidos: não têm dinheiro para mandar cantar um cego mas nem isso lhes tira as manias e os tiques de grandeza. O diagnóstico não é, pois, difícil de fazer, acho que está à vista de toda a gente que não queira permanecer em negação. A terapêutica indicada, creio eu, também não oferecerá dúvidas: assumir uma redefinição de objectivos, que terão de passar pelo médio/longo prazo, com aposta séria e sustentada na formação, para a construção de um futuro que, pelo menos, nos reconduza a glórias do passado. Varandas é médico, acho que, se já revelou coragem em muitos aspectos, como o da acertadíssima guerra às claques, não tem razões para adiar mais este tratamento ao doente que é hoje o Sporting Clube de Portugal.
Sem imagem de perfil

De antonio a 22.01.2020 às 17:14

Se o presidente ajustar o discurso à realidade, vai ser completamente devorado na comunicação social,sobretudo pelos oportunistas.
Sem imagem de perfil

De M1950 a 22.01.2020 às 12:25

Por mim devem deixar a direção ficar e no fim avaliar o seu trabalho , é preciso que comece a haver estabilidade no Sporting , ganhou as eleições então tem que mandar até ao fim , os contestatários deviam sossegar e deixar que haja uma avaliação geral da direção para que esta não tenha desculpas , era a melhor estratégia. Esta direção não vai por em causa as finanças do Clube , acredito eu. No que toca ao futebol e a gestão do mesmo o desempenho tem sido péssimo e resta apenas evitar o descalabro esta época e tentar lançar alguns jogadores da formação que sempre nos safam nestas alturas e trazem um melhor ambiente para o Clube.
Sem imagem de perfil

De Perry a 22.01.2020 às 13:01

A divisão é criada pelo ódio, sempre paguei as minhas quotas e tive a gamebox independentemente do presidente do clube, mas a verdade é que há muitos só porque o presidente é beltrano ou cicrano, não fazem o mesmo e mais boicotam a vida do clube. Sou a favor da crítica, nunca do ódio, isso passa-se em muitos blogs afectos ao clube, também aqui se passa o mesmo, os responsáveis dos blogues devem ter mais responsabilidade do que têm tido, deviam de fazer uma reunião entre todos e proibirem que o ódio, prolifera na blogosfera, sendo que o modo como propõem os assuntos é importante para o evitar, há que ter cuidado quando se fala de dirigentes do clube sejam actuais ou passados.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.01.2020 às 13:21

"Também aqui se passa o mesmo"...

Em que textos que são aqui publicados se promove o ódio?

Até nos comentários dos leitores temos muito cuidado em não permitir excessos.
Sem imagem de perfil

De Helder a 22.01.2020 às 15:26

Sou sportinguista desde que me lembro e ja la vao 39 anos... apenas soube o que era ser campeão nacional duas vezes! Mas isso nunca me afetou, pois o Sporting sempre foi para mim uma maneira de ser, uma maneira de estar e uma maneira de gostar! Nao acho que valha tudo para ganhar e se há coisa que aprendi ao ser Sportinguista foi a saber perder! E saber perder no desporto, como em tudo um pouco na vida, é fundamental! Custa-nos ver os outros ganharem? Claro que sim! Mas a que preço? Em que condições? Alguém nos pode acusar nos dois campeonatos que ganhamos na viragem do milénio de alguma coisa?! de esquemas?! de coações?! de estratagemas?! Nao!! Somos o Sporting Clube de Portugal... ganhamos com esforço, devoção e gloria! E nao ha maior vitoria do que essa!
Hoje queremos mais do que nunca, resultados rápidos, ser campeões antecipados, ainda sem o campeonato ter acabado... invejamos o plantel dos adversários, criticamos o nosso plantel, criticamos os sportinguistas!! Sinto que ha mais do que um Sporting! Ha "Brunistas", Ha "Croquetes", Ha "Varandistas", Ha "criticos de tudo", mas e Sportinguistas, ha? Claro que sim... sao todos estes e outros que nao falei!! Sao todos aqueles que vibram., que sofrem sempre que o símbolo de alvalade joga! Sao todos aqueles que vibram com as vitorias e choram nas derrotas do clube do leao! Nunca teremos a mesma opiniao sobre politicas ou decisoes, mas teremos sempre um amor comum: O Sporting Clube de Portugal!
Nao acho que a soluçao passe por substituir direçoes ou treinadores, como quem troca de camisa! Tudo na vida leva tempo! Se nao ganhamos o tao desejado titulo nacional em 17 anos antes FV, porque razao em ano e meio se questiona tudo e todos?! FV errou? provavelmente! Tem direito ao erro? com certeza que sim! Outros erraram antes dele... Nao sou "Varandista"! Sou um Sportinguista, como tantos outros, que amam o clube e lhes custa ver um Sporting moribundo da sua essencia! O Sporting não e so futebol! O Sporting sao dezenas de modalidades, milhares de atletas, milhoes de adeptos! Um so simbolo!
Viva o Sporting Clube de Portugal
Saudaçoes Leoninas
Helder Reis
Sem imagem de perfil

De Jose Coelho a 22.01.2020 às 16:44

O Português tipico é bi-polar, ou está tudo uma maravilha ou está tudo um desastre, ninguem gosta de planeamento a longo prazo, é tudo navegação à vista
No futebol isto ainda fica mais aumentado
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.01.2020 às 16:51

Pura verdade!
Sem imagem de perfil

De RCL a 22.01.2020 às 17:10

Varandas começou a ser contestado, desde que tomou posse, pelo grupo de Bruno de Carvalho, às claras e por uns tantos com objetivos pessoais, às escondidas.
Quando o Sporting ganha, silencio na Pradaria, quando empata ou perde, lá vem trovoada.
SL
PS : mais uma vez............. não votei em Varandas mas foi eleito de acordo com os estatutos votados pelos sócios.
Sem imagem de perfil

De Perry a 22.01.2020 às 22:34

Os maiores contestar I os de Frederico Varandas é a claque e o presidente, já devia ter conseguido arranjar uma boa solução para este caso. Por mim que tenho gamebox, desde a abertura do novo estádio, vou possivelmente silenciar-me e não colocar mais os pés no estádio, 19 pontos ao fim da primeira volta, eliminados da Taça, por um clube do campeonato de Portugal, as modalidades como se viu hoje estão sob brasas e infelizmente vou dar aqui um vaticinio, não vamos ser campeões em nenhuma modalidade de pavilhão como o não fomos o ano passado, o Sporting que não arranje alguém como era João Rocha, que levava os jogadores para sua casa e criava soluções para obter Bons resultados, ia à cabine e fazia o mesmo, desde o hóquei, ao Andebol, ao Basquetebol, etc, isto não chega só entregar as modalidades, ao Director, para os jogadores é muito importante a presença e o apoio da figura máxima do clube, o diretor anda lá todos os dias. A verdade se me permitirem ter opinião, Freserico Varandas não tem sido um bom presidente e infelizmente parafraseando a medicina, não vai ter remédio, porque ele não está vocacionado para isso. Perdeu-se um bom Médico, para se ter um mau presidente.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.01.2020 às 22:41

Se a sua ideia é andar aqui a fazer uma campanha muito subtil, escolheu o espaço errado.

Analisarei futuros comentários.
Sem imagem de perfil

De Perry a 22.01.2020 às 23:36

Sr. Rui, acredite que não, sou um indivíduo que nem às Assembleias vou, tenho 61 anos, fico deprimido com os resultados do clube e gostava se possível, enquanto for vivo, voltar a ver o Sporting ser campeão e num pais de aves de rapina, vejo o futuro muito negro, vai ser preciso grandes homens a governar o clube.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo