De m1950 a 20.05.2016 às 14:53
"O balanço global da época não corresponde ao esforço financeiro e às expectativas dos adeptos."
Boa tarde Zargo.
Eu esperava ser campeão , pois o Sporting é a melhor equipa do campeonato , portanto a minha expetativa sai gorada de facto , mas nem por isso tenho vergonha do campeonato que o Sporting fez.
Financeiramente , o Sporting tem os seus 3 maiores ativos a valer 90M de euros e entrou na liga dos campeões que vai ter um impacto muito forte nas receitas. A época foi ganha , o que diferia realmente entre ser campeão e ser segundo , é o prestígio e este ano os campeões são automaticamente pote1 da champions , se o conseguíssemos seria mais alcançável a passagem da fase de grupos do que irmos para o pote3 ou 4.
Financeiramente meu caro , o Sporting ganhou a época.
No que toca às vendas e substituições , Jesus ganha 6M de euros por isso mesmo , porque arranja soluções e o Sporting pode vender que ele saberá substituir. Já demonstrou essa capacidade anteriormente.
De Alexandre F a 20.05.2016 às 15:17
Caro m1950,
Quando diz "e entrou na liga dos campeões que vai ter um impacto muito forte nas receitas" estaria certo se as receitas não estivessem penhoradas, ou seja, receitas o Sporting não as vai ver. Depois diz "Financeiramente meu caro , o Sporting ganhou a época." e eu pergunto como, se a massa salarial é das mais elevadas e as prespectivas de retorno são poucas? Como se o pavilhão que estava pago tem se ser construído com missões pavilhão? Como se o próprio Sporting admite que se pagar uma dívida vai à falência? Por último falou em prestígio mas que prestigio europeu teve o Sporting depois da miserável Liga Europa que fez?
Alexandre F
Fico a aguardar a resposta de m1950 às questões concretas que lhe formulou!
De J.Pinto a 20.05.2016 às 17:01
Caro Alexandre F, na pratica as receitas do Sporting encontram-se quase todas penhoras ou seja, cada euro que entra - 90 centimos já devem ter o seu destino traçado
Não há problema nenhum em ter receitas que vão servir para pagar dividas - problema seria se essas receitas não existissem
Se o Sporting apresentou no ultimo semestre um prejuizo onde a grande fatia desse prejuizo é precisamente a divida à Doyen, ao pagar essa divida, seja de forma voluntaria ou coerciva a divida desaparece e as contas no final do ano melhoram podendo perfeitamente atinguir numeros positivos
Se a sua preocupação é o facto de com esse dinheiro, nao podemos comprar jogadores, não se preocupe porque o Sporting, assim como os seus adversarios (e estes ainda mais) precisa de vender mais (em €) do que compra e como sabe - nestes ultimos 3 anos tem feito sempre isso e temos de continuar a fazer
As prespectivas de retorno são bastante elevadas - o investimento feito em J. Mario, William e Slimani, mesmo contabilizando o que re-adquirimos apos a venda/oferta de parte dos seus passes por parte da anterior direcção foi ainda assim pequeno para os valores que poderesmos receber com eles - estamos a falar de jogadores que qualquer um deles pode valer no minimo 30M euros.
Uma venda dessas tem um impacto bastante bom nas contas do clube, porque não são vendas tipo Rojo - são vendas em que o dinheiro vai para o Sporting e não para terceiros.
Já agora a massa salarial (com a inclusão do vencimento do treinador) é a 3ª mais alta do campeonato assim como as restantes despesas correntes, essas com uma diferença bastante grande para os rivais e tem sido isso que nos tem valido para poder manter praticamente todos as peças nucleares da equipa - ao contrario como sabe do que tem ocorrido nos rivais
De Alexandre F a 20.05.2016 às 17:29
Caro J. Pinto,
Não me parece que seja bem assim. Vamos pensar por exemplo nas receitas da LE, como sabe o Sporting tem as receitas penhoradas, e segundo se sabe o Benfica não. Logo, nada impede o Benfica de se financiar utilizando as receitas como garantia, algo que o Sporting não pode fazer. Além disso o prejuízo está previsto nas contas, e com o pagamento o prejuízo continua lá, não entendo como as contas melhoram. A diferença é que está pago, e pelo que se sabe não há com que pagar, ou seja, não há dinheiro.
Em relação à venda de jogadores, acha mesmo que o valor da venda será na totalidade para o Sporting? Não me parece... Basta ver que o Bruno César que veio supostamente a custo zero, afinal só em comissões foi quase 1,5 milhoes de Euros... Concordo que a mais valia de Slimani será enorme, mas dada a dimensão do buraco financeiro não sei se chega. Afinal o pavilhão estava pago e agora anda-se a mendigar pelos sócios. Ou não é assim?
E a massa salarial é mesmo a pior parte, apesar de ser a 3ª maior é por pouco e repare que se pensarmos em Barcos, Aquilani, Bryan Ruiz, João Pereira, Bruno César, Teo, são jogadores com salários elevados cujos passes vão render pouco ou nada.
De J.Pinto a 20.05.2016 às 18:12
Desculpe que lhe diga mas está a confundir um pouco as coisas
começando pelo fim - se alguns desses jogadores que fala sairem, só a sua saida alivia a folha salarial - não são jogadores que se espere grande retorno até porque tambem nao nos custaram assim tanto (os outros que falei e mais 2 ou 3 sim)
Quando fala na % da venda de jogadores, claro que nunca é na totalidade para o clube e de João Mario, salvo erro "so" temos 75% - dos outros creio que entre 90% e 95%
Mas sem duvida que a fatia de leão vem para o Sporting - disso nao tenha duvida
A sua primeira questão é uma não questão porque nestes 3 anos só por uma vez o SPorting se qualificou para a LC e isso não impediu o Sporting de contratar quem quis - se hoje as receitas estão penhoradas, antes nem existiam - e mais só o facto do Sporting ir disputar a LC é um incentivo para qualquer jogador porque vai poder jogar com os melhores do mundo, no palco mais visto.
Em relação ás contas: o prejuizo está contabilizado e nao é com o pagamento que esse item desaparece, mas é com o lucro que esse prejuizo é abatido
um exemplo muito claro
se no periodo 1 - tivemos 10M de prejuizo por causa de uma divida a X e no periodo seguinte tivemos 10M de lucro por causa de um premio Y - é a soma dos 2 periodos que faz com que o resultado no conjunto dos 2 periodos seja neste caso ZERO
De m1950 a 20.05.2016 às 17:24
Alexandre F .
Boa tarde, vou ter de elaborar um pouco espero que não se importe.
1- A liga dos campeões tem um impacto indireto sobre quase todas as receitas do Sporting , seja via patrocínios que normalmente têm indexadas aumentos consoante a prova Europeia em exposição , seja pela bilheteira que a champions trás , com impacto inclusive na bilheteira do campeonato , onde o Sporting que fez muitos jogos à Segunda feira , por ter compromissos às Quintas , chegou à media de 40.000 , imagine-se a jogar quase sempre ao Sábado e ao Domingo.O Marketpool da champions para os Clubes é de 21M , caso o FCP não entre será dividido por 2 , isto mais os jogos que irão ser feitos. Isto já para não falar em merchandising e afins. Toda a marca Sporting é valorizada com a participação na champions.
O Sporting terá de cumprir o pagamento com a Doyen , como é natural , e assim receber o que lhe é devido.
A questão é ter os tais 15M em limpos e em caixa , os clubes não têm essa liquidez , note que se vendermos por exemplo um jogador por 30M , provavelmente em 2 ou 3 tranches temos 10M na mão no verão , pior ainda se tivermos de entregar parte aos bancos. É uma questão de gestão e ginástica para negociação com os bancos , falta o graveto não mão e à hora certa , o que não quer fizer que não exista.
Raros são os Clubes que pagam os jogadores a pronto , normalmente são os colossos e os petrograndes que conseguem pagar , e isto é um problema de gestão de todos os Clubes portugueses , falta de liquidez.
2- No que toca ao Pavilhão , parece-me que existe alguma confusão , já que o pavilhão está pago segundo o Presidente e o que está a confundir as pessoas é o facto da missão pavilhão estar ainda em aberto. Isso acontece pois mais uma vez segundo Bruno de Carvalho , o Sporting pretende angariar dinheiro para finalmente fazer obras no Multidesportivo que precisa de uma séria manutenção.
O Pavilhão foi feito com dinheiro da reestruturação financeira para saldar dívidas intra-grupo nomeadamente entre Clube e SAD e houve um excesso de 8.7M que foram afetados ao Clube. A questão do Rojo foi apenas para o Presidente ter apoio no que estava a fazer , mas o Sporting na altura lançou um comunicado complexo onde "esclarecia" isto.
Nada tem a ver o Pavilhão com a Doyen. Pavilhão está mais que garantido.
De m1950 a 20.05.2016 às 17:30
Esqueci-me ainda de responder à questão da massa salarial e do seu retorno.
As perspetivas de retorno são poucas porquê ?
Euro 2016 - William , Adrien , João Mário , Patrício ( 4 dos mais bem pagos do SCP )
Copa América - Ruiz , ( Teo e Coates deveriam ir mas vão falhar)
Jogos Olímpicos - Gelson Martins, Carlos Mané, Iuri Medeiros, Alan Ruiz, Tobias Figueiredo, Rúben Semedo, Islam Slimani, Paulo Oliveira e Jonathan Silva.
Nenhum Clube português terá a exposição que o Sporting vai ter este verão em termos de montra e valorização de ativos.
Tal como disse : William , João Mário , Slimani valem mais de 90M brutos.
Viva, m1950!
O Sporting fez um bom campeonato, mas não é a isso que refiro, pois avalio a época na sua globalidade. Na realidade, depois da vitória na Supertaça, houve grandes desilusões. Na Champions, na Liga Europa, na Taça de Portugal e na Taça da Liga. Isso é inquestionável. Salvou-se o campeonato!
A ironia é a seguinte: o treinador falhou parte essencial dos objectivos desportivos, mas mesmo assim foi aumentado no salário e na sua própria autonomia.
Ambos sabemos que a situação financeira do Sporting é muito preocupante, mas é assunto que não pode (nem deve) ser abordado na praça pública. No entanto, há indícios concretos que vêm de longe, referindo apenas o novo empréstimo para pagar um empréstimo anterior ou as malfadadas VMOC’s.
Mais recentemente, o relatório do revisor oficial de contas contratado pelo Clube revela o dano que causaria a execução imediata da sentença da Doyen.
Pior ainda, esse relatório revela como o passivo bate os activos ("Segundo o Relatório e Contas, o passivo corrente do Sporting (excluindo empréstimos bancários) excede os ativos disponíveis em 1,7 M€.") ou o impacto do défice ("Se à obrigação de pagar forem adicionadas a obrigações correntes do Sporting, o défice cresce oito vezes, para 13,3 M€. O Sporting não será capaz de pagar a execução através dos ativos disponíveis.")
Portanto, meu caro, infelizmente o Sporting não ganhou a época!
De J. a 20.05.2016 às 15:50
Vou tentar contribuir para este debate dado o teor do mesmo e a resposta dada pelo M1950.
Desportivamente:
- Apesar do grande investimento neste época (sobretudo em salários) o Sporting tem ainda o terceiro orçamento comparado com os outros dois rivais;
- Essa diferença assentua-se mais ainda se aos custos com o pessoal, somarmos os investimentos directos (em compras de jogadores) e indirectos (em comissões e prémios de assinatura);
- Ao contrário do que se diz, ou quer fazer passar, o Sporting não desiludiu na pré da Champions. Perdeu com o muito provavel campeao russo e da forma que todos nós somos;
- O mesmo com o Braga. O Sporting fez um bom jogo na Pedreira, sendo prejudicado em 2 lances decisivos no resultado final do jogo;
- Na Liga Europeia, mesmo a meio gás, deu para eliminar o actualmente campeão turco. Outros fizeram uma maior festa, deixando para trás o actual sexto classificado turco ou o terceiro classificado russo. Por fim, ser eliminado pelo Leverskusen, tal como o fomos com o Wolfsburgo no ano passado, acaba por nao ser nenhuma surpresa;
- Na Taça da Liga, sim, houve displicência. Mas isso já não é de agora;
....
De J. a 20.05.2016 às 16:11
....
Financeiramente:
- o Sporting antes de BdC veio de 4 exercicios anuais simplesmente desastrosos em que se superou largamente mais de 100 milhões de euros de prejuizos acumulados;
- Isto já era uma preocupação na gestão de FSF e muito se agravou com os presidentes que se seguiram, fazendo o clube ser uma pesada divida acumulada durante muito anos;
- BdC entrou em contraciclo, e nas 2 épocas seguintes, conseguiu nao só apresentar Resultados financeiros positivos, como até ter alguns resultados desportivos - apuramento para a Champions, uma Taça de Portugal;
- Esta época, e pela decisão negativa da Doyen, desiquilibrou as finanças do clube. Sempre são quase 15 milhões de euros de impacto, que apanhou o clube um pouco de surpresa (ou nao, veremos quais seria a estratégia de agora em adiante)
Caro J., apercebi-me agora do seu texto que começa com “Financeiramente”. Refere-se a factos que são inquestionáveis, embora também seja verdade que desde Setembro de 2015 as finanças do Clube degradaram-se substancialmente. O défice total será muito elevado em Junho de 2016 (quase 20 milhões de euros?).
Esta situação é agravada pelo facto do crédito disponível serperigosamente pouco para fazer face às obrigações financeiras do Sporting. Não se esqueça que, neste momento, os proveitos da Champions estão penhorados.
Claro que virá algum sportinguista e que poderá garantir que basta a venda de William e de Slimani e tudo se compõe. Não é verdade, porque ninguém sabe por quanto serão vendidos os direitos desportivos, mas sabe-se que parte desse dinheiro já estará comprometido no contexto da reestruturação financeira.
Até compreendo que considere sucesso desportivo no contexto daquilo a que chama contraciclo. Tenho dificuldade é de compreender o insucesso competitivo num contexto de ciclo de “expansão” financeira!
De Alexandre F a 20.05.2016 às 16:24
Caro J,
Achar que o Sporting só foi eliminado da Champions por causa do árbitro e mandar areia para os olhos das pessoas. E pouco importa essa história do campeão vs terceiro, se vamos por aí podemos recordar uma derrota no campeonato contra um dos despromovidos, ou com uns tais albaneses...
Além disso em termos de orçamento pouco importa se é o terceiro ou o primeiro, tem é de ser equilibrado, e basta ver com atenção para as finanças do Sporting para perceber o tamanho do buraco.
J.
É verdade que o nosso orçamento é o terceiro entre os três grandes, mas está muito perto do Benfica e até do FC Porto. Se não me engano, cresceu 88% relativamente à época anterior.
Sabemos que a questão do orçamento é relativa, mesmo que muito importante. A Inglaterra não teria um novo campeão se o dinheiro fosse a única lei competitiva. O Braga bateu-se com o Fenerbahçe com 10% do orçamento.
O Sporting em 2014-15 conquistou 76 pontos (menos 10 do que na actual), mas fê-lo com um orçamento inferior. Debaixo de fogo do próprio presidente, Marco Silva obteve 40 ou 41 pontos, enquanto que Jesus conseguiu 42. E conquistou um título (Taça de Portugal).
A verdade é a seguinte: em 2015-16 o Sporting perdeu todas as competições em que participou, embora tenha lutado até ao último jogo pelo título no campeonato. Conquistou a Supertaça.
Convenhamos que é pouco perante as expectativas, o custo do treinador, o investimento no plantel e a prosápia de Bruno de Carvalho.
De jcp a 20.05.2016 às 17:07
Caro Zargo,
O orçamento teria necessariamente que aumentar e este aumento devido essencilamente em dois factores:
1. Compra de novos jogadores com experiencia (Teo, Brian, Naldo, Coates, etc)
2. Aumento da massa salarial dos jovens da academia que revelaram serem jogadores de primeira categoria (William, Joao Mario etc) OU acha que estes jogadores iriam prolongar o seu contrato com o mesmo salario?
O que vejo é que ficamos com uma equipa competitiva para ombrear com os dois rivais e mesmo assim com um orçamento inferior.
Caro jcp
De acordo, o aumento do orçamento decorreu da contratação dos jogadores que referiu. E no seu etc cabem João Pereira, Schelotto, Zeegelaar, Aquilani, Bruno César e Barcos. Sabe-se que todos têm elevados vencimentos que desequilibraram o satatus quo existente. Em consequência tiveram de ser renovados ou revistos contratos com outros jogadores. E ainda há o salário do treinador.
Portanto, é consequência de uma nova política desportiva associada à contratação de Jesus, com poucos resultados efectivos até este momento.
De SMCM a 20.05.2016 às 22:52
Deixe-me só dizer uma coisa. MSilva é um bom treindor que tinha tudo para melhorar no segundo ano pq sempre melhorou oseu desempenho no estoril. No entanto, tirando João Mário e ewerton mais nenhum outro jogador foi lançado, foi uma coisa que me irritou no final do campeonato em que já não saiamos do 3 lugar e MS na ânsia de fazer o maior numero de pontos para interesse próprio jogando sempre com o mesmo 11 e penhorando novos jogadores e jovens. JJ lançou Schelotto, Marvin, Naldo, Paulo Oliveira, Ruben Semedo, Bruno César, Gelson e Matheus no onze e valorizaram-se. Teo, Aquilani, bryan, joao pereira e coates por ja serem experientes ou emprestados nao contabilizam apesar de serem opções para o plantel...
De m1950 a 20.05.2016 às 17:32
Eu não sei até que ponto o Sporting não está adiar a venda , e se esses argumentos serão verdadeiros , mas como foram assinados por um ROC parto do princípio que sim.
Concordo em parte com o seu comentário , mas eu além da Taça de Portugal , não tinha grandes expetativas no resto.
De joao pereira a 20.05.2016 às 16:59
Quando diz:
"Financeiramente , o Sporting tem os seus 3 maiores ativos a valer 90M de euros e entrou na liga dos campeões que vai ter um impacto muito forte nas receitas."
- Como já foi referido, as receitas estão penhoradas.
- 3 Maiores activos 90 M ???
Antes demais por norma o valor que um clube quer pagar não é o valor pelo qual outro clube quer / vai pagar.
A valorização de um atleta é feita por vários factores:
- Troféus / Palmarés conquistados.
- Internacionalizações em Competições relevantes ( Europeu, Mundial, CAN, Copa América...
- Visibilidadde nas Competições Internacionais de Clubes
- Passaporte Comunitário
- Nº de jogos disputados / Golos / Assistências / Defesas / Tackles e Passes Acertados..etc.
- Idade e potencial valorização
- lesões/castigos
Tendo em conta esta informação, o jogador como Kevin Gameiro neste momento pode ser vendido por valores superiores ao Slimani, e na minha modesta opinião não é um jogador superior.
daí que alguns clubes, coloquem clausulas de 60M em jogadores que não valem 6M, o Sporting tem abusado desta situação como bandeiras presidenciais com prejuizo para o atleta e posteriormente para o próprio Clube.
De Bryan a 20.05.2016 às 16:04
Ok, vamos fazer-nos esquecidos de:
-O aumento da qualidade futebolística;
-A galvanização de sócios e adeptos com o correspondente aumento de nº de sócios (+ de 140.000...), aumento de nº de gameboxes vendidas, recorde de assistências no estádio, aumento de receitas de merchandising, melhores contratos publicitários;
-Valorização tremenda dum plantel, que certamente apenas por acaso é... maioritariamente posse do SCP.
-O valor da continuidade e estabilidade;
Deitemos fora todas as externalidades positivas e imaginemos os piores cenários possíveis...
Entretanto:
http://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/2016-05-20/comunicado-do-sporting-cp
Bryan
O plantel tem incomparavelmente maior qualidade do que nas duas épocas anteriores. Basta recordar Magrão, Maurício, Sarr, Tanaka para saber isso. Ainda num passado recente Paulo Oliveira e Tobias disputavam com outros a titularidade, o presidente apresentou uma lista de reforços em Novembro ou Dezembro de 2014 que, esmagadora maioria, tardam em aparecer.
Era um tempo em que não se sonhava com um jogador como o seu homónimo Brian (Ruiz). Nessa altura veio o mini-Messi e Shikabala foi apresentado como grande contratação.
De Mike Portugal a 20.05.2016 às 17:09
Leão Zargo,
Really???? Continuamos com isso?
Leonardo Jardim teve um plantel bem pior que Marco Silva e fez melhor, segundo essa forma de ver as coisas.
Mais uma vez:
- Quem me dera ter Nani em vez de Bruno César
- Quem me dera ter Carrillo em vez de Gelson
- Quem me dera ter Cedric em vez de J.Pereira
- O Ruiz é bom e para mim o único que se pode dizer que é uma mais valia em relação à equipa do ano passado, talvez Coates também mas esse só o tivemos em Janeiro
- Relembro que Mauricio e Sarr foram insistências de Marco Silva, apesar de lá ter Paulo Oliveira e Tobias
- Relembro que Patricio teve que ser heroi muito mais vezes o ano passado pois o modelo defensivo da equipa o expunha completamente a levar com jogadores isolados na cara
Se o SCP tinha pior plantel? Tinha na globalidade, sim. Mas também tinha um pior treinador.
Caro Mike Portugal
Acredite que não vivo obcecado com Marco Silva, Leonardo Jardim, Jesualdo Ferreira ou outro treinador que passou pelo Sporting. Todos, mesmo Szabo e Anselmo Fernandez, tiveram o seu tempo e agora, nesse aspecto, concentro-me no presente e no futuro.
Outra coisa é o papel revoltante desempenhado por Bruno de Carvalho no que refere a Marco Silva, mas isso é do plano moral e que preocupa apenas alguns sportinguistas.
A referência à época anterior decorreu de um exaltante comentário de Bryan à época actual e pareceu-me conveniente estabelecer um confronto com a época anterior.
O plantel de Jesus é o melhor que o Sporting tem há muitos anos e, apesar dos pontos fracos e dos desequilíbrios, é muito superior aos anteriores. Pelos jogadores em si e pelo entrosamento competitivo de todos. Adrien, Slimani e João Mário são muito superiores. O próprio William, apesar da relativa decepção que foi esta época.
Não se esqueça que o anterior treinador foi contestado publicamente pelo próprio presidente do Clube desde Novembro de 2014, chegando este a apresentar em conferência de imprensa a célebre lista de reforços de Inverno. Imagine essa situação com Jesus!
O que se passou com Carrillo é revelador da absoluta inoperância de Bruno de Carvalho. E pensar que há um processo disciplinar ao jogador que decorre desde Outubro…
Em determinado momento do início da época de 2014-15, Maurício e Sarr pareceram ao treinador as melhores alternativas para o eixo da defesa. Era o que o plantel possuía, para além de P. Oliveira e de Tobias. Imagine a diferença para os jogadores da actual defesa.
Estamos de acordo. Jesus é melhor treinador do que Marco. Jesus está no apogeu da sua carreira e Marco está a iniciar, mas este já tem um currículo muito superior ao do Cruiff da Amoreira quando tinham a mesma idade.
Mas, há um aspecto em que Marco parece ser muito superior a Jesus: é no plano moral. Mas, isso como é costume no mundo do futebol, só interessa a alguns.
De Mike Portugal a 23.05.2016 às 09:57
"O plantel de Jesus é o melhor que o Sporting tem há muitos anos"
O plantel que Peseiro teve no ano do campeonato perdido contra o Benfas era melhor.
O plantel que o Paulo Bento teve nos 2 primeiros anos era melhor.