Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




lf.jpg

Poucas horas depois da sua saída do Sporting, Leonel Pontes partilhou nas redes sociais uma enigmática mensagem, um texto da psicóloga Nádia Tavares, que fala da necessidade de continuar a lutar por aquilo que acredita:

"... A Psicologia Social estuda um princípio que diz que uma pessoa terá muito mais probabilidades de aceitar uma ideia e de lutar por ela se o contexto onde está inserida estiver a fazer o mesmo. Só espero que, em situações em que mesmo não havendo muito acordo com o contexto, continuemos a lutar pelo que acreditamos.

Se assim não for, estamos apenas a lutar pelo medo. Pelo medo de ficar de fora. E depois também a deixar de lutar pelo medo. Pelo medo de sermos rejeitados. 

Que as nossas lutas consigam ir além da aprovação das massas!" - Nádia Tavares.

publicado às 05:47

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


31 comentários

Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 11.06.2020 às 07:46

Se têm alguma coisa para dizer, porque não dizem logo?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.06.2020 às 08:32

Precisamente...
Sem imagem de perfil

De Paulo Ferreira a 11.06.2020 às 09:05

O Leonel Pontes é uma clara demonstração da trapalhada que tem sido a gestão desportiva do Sporting esta época.

Um treinador sem curriculo que tinha apenas despromovido o Jumilla na época anterior na terceira divisão espanhola, onde também estava o famoso Wang, ao fim de 2 meses na equipa de Sub 23 é promovido a equipa principal do Sporting com muitos elogios, na equipa principal dura menos de1 mês e é devolvido a equipa de Sub 23 e no final do ano é despachado do Sporting.

Seria interessante perceber como se consegue tomar decisões tão contraditórios em tão pouco espaço de tempo.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.06.2020 às 10:00

Isso é criticar só pelo prazer e/ou vício de criticar?

Essa de não ter currículo.... e depois "foi promovido"...

Fez sentido a sua contratação para os sub-23 e até estava a fazer um bom trabalho até depois da sua estada como treinador interino da equipa principal.

Por motivos que não são claros, a equipa de sub-23 nunca mais foi a mesma.

Há quem diga que a ausência que marcou a equipa foi a de Emanuel Ferro. E é possível que assim seja, mas não sabemos.
Sem imagem de perfil

De Paulo Ferreira a 11.06.2020 às 10:34

Caro Rui,

É uma critica com dados objectivos, é olhar para a carreira dele e para aquilo que ele conseguiu até agora.

Se acha que ele foi uma boa contratação e fez um bom trabalho, e até mereceu ser o treinador principal do Sporting, qual será então o motivo para agora ser dispensado?

Quanto ao Curriculo do Leonel Pontes depois de sair do Sporting como treinador adjunto do Paulo Bento foi ser treinador principal do Maritimo e ser despedido, treinar uma equipa na Grecia e ser despedido, treinar na Hungria e ser despedido e por último descer o Jumilla para a terceira divisão de Espanha, e aqui não foi despedido porque a equipa entretanto acabou.

É de facto um curriculo impressionante.

Se ele foi contratado porque era bom na formação, acho estranho contratar alguém em 2019 em que a última vez que treinou equipas de formação foi no ano de 2005.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.06.2020 às 11:08

O que está aqui em questão é a sua competência para liderar os sub-23 e não a equipa principal, função esta que ele desempenhou interinamente.

Ou acha que vai contratar um treinador com super credenciais para uma equipa de sub-23?
Sem imagem de perfil

De Paulo Ferreira a 11.06.2020 às 12:38

Caro Rui,

Não acho que um treinador com uma carreira negativa como a do Leonel Pontes seja adequado ao Sporting mesmo sendo para a equipa de Sub 23, e sendo um treinador que estava afastado da formação desde 2005 menos sentido faz.

Devem ser treinadores jovens, que já tenham estado em outros escalões de formação e que estejam em fase crescimento e ambiciosos e que tenham trajectos interessantes, não treinadores que só trabalhos com resultados negativos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.06.2020 às 12:49

Os sub-23 não estiveram muito bem com ele até à sua chamada à equipa principal?

Compreendo os seus argumentos, apenas acho que, em princípio, não foi uma má escolha. Tanto assim, que a equipa estava então no topo e a jogar bom futebol.

Para uma equipa de sub-23, com alguns talentos a irem directamente para a equipa principal, exige-se treinadores experientes e não jovens em evolução.
Sem imagem de perfil

De Paulo Ferreira a 11.06.2020 às 13:12

Caro Rui,

Discordo nos 2 pontos, o campeonato sub 23 é um campeonato pouco competitivo, e o Sporting apresentava o equivalente a sua equipa B nesta prova por isso tinha que demonstrar mais, apesar de ter ganho muitos jogos no inicio não apresentava um futebol interessante.

Quanto ao treinador, podemos ver exemplos de outras equipas, em Portugal e lá fora, o Braga B este ano iniciou o campeonato com Rubem Amorim, o Benfica B o ano passado tinha o Bruno Laje, o Barcelona já teve o Guardiola e o Luis Enrique no inicio de carreira, não acho que faça sentido um treinador "batido" em campeonato seniores, e acredito que o próximo treinador da equipa B e dos sub 23 vão ser treinadores jovens.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.06.2020 às 13:27

Até poderão ser relativamente jovens, mas experientes. Outra coisa não faz sentido.
Imagem de perfil

De Greenlight a 11.06.2020 às 09:19

De um treinador de futebol espera-se que seja um conhecedor dos métodos do treino, das tácticas e demonstre capacidade de liderança. Ser um intelectual e falar com um discurso, supostamente, sofisticado, não faz parte do caderno de encargos. Sempre achei que Leonel Pontes tinha pretensões a uma certa (falsa) intelectualidade. Paulo Bento que tem dificuldades em expressar-se sempre teve a tentação de rodear-se de técnicos com melhor dom da palavra. Ouça-se, por exemplo,João Aroso, na Sport Tv, com o seu discurso, penosamente elaborado e escondendo (mal), o seu ressentimento com o Sporting. Enfim, na hora da saída, Pontes não resistiu a ficar calado e teve que dar largas à sua pseudo intelectualidade. Mais um, que não deixa saudades.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.06.2020 às 10:02

Se tinha algo para dizer, devia ter falado esclarecidamente. Isso, ou ficar calado...
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 11.06.2020 às 10:30

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.06.2020 às 13:28

Julius,

Qual é a sua opinião sobre o tipo de treinador que o Sporting deve ter para as suas equipas B e sub-23?
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 11.06.2020 às 14:36

Boa pregunta caro amigo , gosto do estilo do Litos é esperto a armar as equipas e a motivar um balneario.

Os sub 23 tem 2 objectivos claros, competir para ganhar a competiçao e como ultima etapa para quem aspire entrar na equipa principal .
Deveria ser um treinador que trabalhe no mesmo projecto do Amorim em conjunto , que definam um modelo de jogo competitivo , arrojado e equilibrado para que os jovens dos Sub 23 sejam trabalhados nesse modelo da mesma forma desde o GR ao 9 .
Eu sempre acreditei que um grande clube com Academia e tendo capacidade de ter grandes equipas podem e devem ter o seu proprio modelo de jogo e que os jovens se identifiquem com ele para quando cheguem a equipa principal saibam perfeitamente o que fazer com menos dificuldades , como um ADN exclusivo.

Mas as coisas nao funcionam so no modelo em si tem muitas outras condicionantes como trabalhar a motivaçao e explorar as melhores capacidades técnico e de visao de jogo de cada joven e ter a percepçao sem grande margen de erro se serve ou nao serve .
A componente muscular do joven pode ser tambem decisiva e o treinador tem que ter a capacidade de a perceber e detectar para se poder resolver, nao basta sentar 2 ou 3 jogadores com fintas fantásticas , a competiçao sao muitos jogos , muitas entradas duras , muitas cargas no corpo que nao tendo as fibras suficientes desaparece depois mais tarde ao meio da competiçao.

O treinador dos Sub 23 tem que estar atento a tudo isso ao mesmo tempo que insista no trabalho exaustivo do modelo que expliquei.

Se conseguir tudo isso tera sucesso tantos nos resultados desportivos como na formaçao de elementos para a equipa principal .

É motivante ser-se treinador de jovens Sub -23 , prepara-los para a guerra das duas futuras carreiras.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.06.2020 às 14:45

Muito bem... mas recorde-se que muito além dos sub-23 vamos ter novamente a equipa B. Esta vai recomeçar no Campeonato de Portigal, mas é evidente que o objectivo é subir à II Liga e lá permanecer.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 11.06.2020 às 14:50

Quanto á equipa B ídem aspas o que descrevi para os Sub 23 , as duas equipas complementam o trabalho de preparaçao e formaçao final como que entrando na universidade de futebol depois de terem deixado o ciclo , preparar , profissionalizar e apurar o modelo usado na equipa principal .

Aquí estou de acordo com a filosofía que trouxe Carlos Queiroz ao futebol jovem naqueles tempos quando ingressou na Federaçao , pena que seja um vaidoso mas que a filosofía é correcta é.
Isso chama-se pensar e trabalhar um projecto de base .
Sabemos que o futebol vive sempre dependente do momento e sempre será assim mas se existir um modelo proprio bem trabalhado para um sucesso de uma filosofía ele acabará por vir sempre ao de cima , por prevalecer e resistir nas maiores crises e vencer mais vezes.

Esse é o perfil de treinador que o Sporting necessita para essas 2 formaçôes jovens.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.06.2020 às 15:03

Ele sofre de um super ego e, fundamentalmente, nem é treinador. Sempre se reconheceu que o seu ponto forte recairia sobre liderar projectos de futebol e não ocupar o banco.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 11.06.2020 às 15:34

Claro , falo de organizaçao de um modelo pensado , de uma filosofía para um projecto a longo prazo que dure no tempo e nao como treinador de campo onde tem muitas lacunas sendo a principal nao saber ler o jogo , uma coisa é saber o que deve fazer o jogador e prepara-lo para isso outra bem diferente é as dificuldades inesperadas impostas pelos adversarios a obrigarem á leitura rápida do que está a acontecer e ter a capacidade de tomar as melhores decisoes.

O sucesso que teve com os miudos fez-lhe engravidar e dar á luz um tremendo ego que ainda dura.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 11.06.2020 às 15:45

No ultimo Mundial foi triste vê-lo fora de si no final do jogo que disputou contra Portugal quando nao conseguiu ganhar, ele fez tudo para que a sua seleçao ganhasse o jogo e nao so porque era o dever desportivo , notou-se nesse final ali algo mais , como que se quisesse vingar de algo , Queroz é hoje uma homem amargurado , amargo e frustrado mas a culpa é so dele exclusiva, porque nunca soube gerir a sua vaidade , o seu ego.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.06.2020 às 16:29

Subscrevo, mas, entretanto, ganhou muitos milhões. Ele sempre procurou o banco porque a responsabilidade, quer se queira quer não, é sempre menor, e no que diz respeito ao ego, oferece muito mais protagonismo. Ao fim e ao cabo, quem fala de dirigentes, por muito competentes que sejam?
Sem imagem de perfil

De Rumo Certo - Ventos Favoráveis a 11.06.2020 às 14:07

O futebol profissional, nomeadamente em Portugal, rege-se de forma sistêmica, por ciclos e contra-ciclos que se abrem e fecham, a uma velocidade "hipersonica" e também ao sabor ou balanço da babitual (em regra péssima) imprensa desportiva, salvo raras excepções.
No caso concreto do treinador Sr. Leonel Pontes, atendendo ao seu perfil e carácter de pessoa bem formada e educada, creio que a enigmática mensagem não cola em bom rigor, com o equilíbrio, imagem e sensatez sempre demonstrada.
Ao não objectivar e limitar-se a um mero e putativo "recado", simplesmente esvazia o seu conteúdo, reduzindo-a à inoportunidade e desnecessidade da mesma.
A avaliação de qualquer treinador, depende em primeira instância, sempre dos resultados obtidos e do sortilégio associado às competições.
É precisamente nos momentos de maior importância e decisão pessoal, que perante alguma eventual e interiorizada angústia - que humanamente, até se entende e compreende, que devem emergir os valores da ética e os sentimento da honra e gratidão a quem prestamos serviços e humildemente emprestamos tempo e competências técnicas-profissionais.
A confirmar-se a sua saída, enquanto sócio, fico grato por toda a sua dedicação, profissionalismo e amor ao Sporting CP, desejando-lhe sinceros votos de muita Saúde e sucesso pessoal, profissional e familiar.
Estou certo que a enorme instituição Sporting CP, a seu tempo e oportunidade, comunicará e como é seu timbre e apanágio, informará o que lhe aprouver, comungando idênticos ensejos.
Fraterno Abraço Leonino
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.06.2020 às 14:13

Boa análise sobre a tomada de decisão de Leonel Pontes. De facto, não faz grande sentido e, sobretudo, não o dignifica.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 11.06.2020 às 14:32

Qualquer que seja o treinador que treine actualmente o Sporting ficará numa situação periclitante.... já ninguém se lembra porque razão o Keizer saiu, o tal que fez a melhor época dos últimos 17 anos..... por muito que se tente culpar os treinadores a realidade é que esta direcção já vai no 6° treinador, logo não tem havido a serenidade para completar projectos e por isso o desastre desta época.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.06.2020 às 15:05

Todos nós sabemos que o mais sapiente de todos foi o lunático, daí a conquista de inúmeros títulos e treinadores a ganhar mais de 20 milhões.
Sem imagem de perfil

De Cenas Talvez a 11.06.2020 às 15:36

BdC teve 3 treinadores Rui em 5 anos ... alguma coisa percebia!

Varandas já vai no seu 3º treinador em 2 anos e com vários interinos pelo meio.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.06.2020 às 16:36

E quanto custaram esses três teinadores?... Só para JJ foram vinte e tal milhões.

E tanto que "percebia", que prontamente despediu um treinador após a conquista da Taça de Portugal, e... com um processo de 400 páginas! Só Sousa Cintra era homem para feitos dessa natureza.

O dinheiro não obstante, não retiro mérito a Jorge Jesus, mas gostava de o ter visto treinar o Sporting sem ter mais de 20 reforços por época, que foi precisamente o que aconteceu. Tinha a obrigação de fazer muito mais.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 11.06.2020 às 15:37

Não houve na história do Sporting época com tantos custos com treinadores como nesta época... indemnizações e ordenado a 3 treinadores mais 13M pelo Amorim.... é só fazer as contas, está a compara os custos das últimas 3 épocas do BdC só com a primeira do Varandas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.06.2020 às 16:37

Não diga "é só fazer as contas", apresente-as, mas com valores factuais e não fabricados, como é seu hábito fazer.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 11.06.2020 às 19:24

Lamento a saída de Leonel Pontes desta maneira com palavras ambíguas. Até porque ele começou a trabalhar no Sporting com os sub 15 em 1999-2000, antes da construção da Academia de Alcochete. Depois treinou outros escalões da formação, foi adjunto de Luís Alegria e de Jean Paul na equipa B (2002-03) e adjunto de Paulo Bento nos juniores e na equipa principal (2004 a 2010). Participou no crescimento desportivo de jogadores como Cristiano Ronaldo, Quaresma, Nani, Miguel Veloso, João Moutinho, Rui Patrício e Daniel Carriço, entre outros.

Concordo com Rumo Certo. Saúdo Leonel Pontes pela sua "dedicação, profissionalismo e amor ao Sporting, desejando-lhe sinceros votos de muita Saúde e sucesso pessoal, profissional e familiar".
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 11.06.2020 às 19:25

Confirmando-se a saída de Leonel Pontes, é essencial que aqueles que se encarregarem de orientar a equipa B e a sub 23 tenham um perfil que corresponda a um plano global e coerente para essa importante fase da evolução dos jogadores.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo