Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A entrevista dum "Senhor"

City Lion, em 10.09.15

 

18806205_v4ePk.jpg

Pensei em não escrever este post porque o que interessa mais é olhar para quem está hoje a servir o Sporting e pelo título já perceberam que obviamente não irei falar aqui duma entrevista ao treinador do Sporting (e muito menos ao Presidente).

 

A verdade é que não consegui ficar indiferente à entrevista desta semana do Marco Silva. Depois de a ler fiquei ainda mais com a convicção que foi uma boa aposta do Sporting (aqui mérito do Bruno Carvalho) infelizmente desperdiçada e até boicotada (aqui demérito do Bruno Carvalho e alguma culpa do próprio Marco Silva).

 

O médico e o cozinheiro, entre outros, têm tentado passar a imagem que o Marco Silva era fraco treinador e má pessoa e esta entrevista veio-nos recordar exactamente do contrário.

 

O que vimos no Sporting foi um bom treinador, claro ainda a aprender e com margem de progressão e um bom homem, calmo, ponderado, humilde e muito próximo dos jogadores e adeptos.

 

A minha primeira impressão na entrevista, até por ser quase simultânea da que foi feita a Jorge Jesus, foi notar a clara diferença de personalidade entre ambos, nomeadamente na forma como falam dos ex-clubes, sendo que Marco Silva tem muitas mais razões de queixas.

 

Marco Silva relembra e muito bem que o Sporting sempre foi candidato a ganhar títulos e, ao contrário de Jesus e apesar de ter ganho a Taça de Portugal, não se lembra de dizer que foi a partir dele que passámos a ser candidatos.

 

ng3322834.jpg

Põe o dedo na ferida ao apontar que indemnizámos e muito rapidamente quem julgámos que poderíamos despedir com justa causa. Caiem assim por terra todas as mentiras e canalhices que foram ditas por quem achava desde o início que estava a tratar com um “tótó” maleável, que até não impediu as “negociatas” que, com raras excepções, foram nessa pré-época (como na anterior) feitas à custa do Sporting.

 

Assustou-me ler que o Marco Silva acredita que o nível de investimento do Sporting seja hoje semelhante ao do Benfica e do Porto. Acredito que ele esteja bem informado e a ser assim confirma o meu pior receio que seja entrámos mesmo numa aposta de enorme risco.

 

Soube bem lembrar aqueles jogos históricos da Taça no Dragão e da final mas custou relembrar o jogo fora com o Schalke que também poderia ter sido histórico.

 

Percebi que afinal só empatámos em casa com 3 equipas abaixo dos 2 primeiros – este ano já vamos num empate num jogo. Às vezes quando se exagera muito até pessoas informadas, como eu acho que sou, vão na conversa e eu estava mesmo convencido que tinham sido mais os empates caseiros.  

 

Lembrei-me ainda daquele jogo decisivo em Alvalade com o Benfica no qual o Jorge Jesus plantou uma camioneta e o que lhe valeu desta vez não foram os “limpinhos, limpinhos” mas um golo fortuito no fim.

 

ngF710B6FA-0307-46A0-A5BD-88CD68DAB213.jpg

Se o ano passado me dissessem que o Marco Silva esta época estava na Champions nunca me passaria pela cabeça que isso não fosse sinónimo de que o Sporting não estivesse lá. Temos que agradecer às contratações falhadas da época passada (este ano parece-me que falhámos menos), à falta de alinhamento entre Direcção e treinador (este ano começaram aos beijos mas o ano passado também), aos árbitros do playoff e, “last but not least” à mudança de treinador, porque não teriamos passado na pré-época pelo tempo de conhecimento de jogadores / adaptação que o Jesus passou e não acredito que o Marco Silva guardasse substituições para o prolongamento. Por outro lado também é provável que o Marco Silva não tivesse tido os mesmos reforços.

 

Foi lamentável também não ter havido condições para uma “passagem da pasta” como pela entrevista se percebe que aconteceu com Vítor Pereira e Marco Silva no Olympiacos.

 

Da época com Marco Silva fica também a recordação da valorização de jogadores como Paulo Oilveira (acho que está todo espremido e é bem limitado), Cédric (ainda nos deu algum dinheiro), Adrien (que fez uma grande época), João Mário (ignorado por Jardim explodiu com Marco Silva mas ainda pode melhorar) e Carrillo que começou a ser fundamental na nossa equipa (como é possível não termos tratado logo da renovação?).

 

Espero que da próxima vez que voltar a falar do Marco Silva seja para festejar o regresso dele a Alvalade. Seria bom sinal que esse momento ainda fosse distante, mas tenho um “feeling” que não será assim.

 

publicado às 12:46

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


55 comentários

Imagem de perfil

De Profeta a 10.09.2015 às 14:30

Mas esqueceste-te - ou talvez não - que Leonardo Jardim apenas teve um campeonato com 30 Jornadas, não teve Champions nem Liga Europa, foi eliminado na Luz na 2º eliminatória da Taça, e na Taça da Liga só fizeram 3 jogos. Num ano do Porto de Paulo Fonseca, não foi assim tão difícil ficar em 2º lugar, jogando apenas de semana a semana.

Na época passada, houve um campeonato com 34º Jornadas, uma Champions com 6 jogos (em que só não passamos a fase de grupos devido a uma bola que bateu na cara do Jonathan Silva), mais 2 jogos da Liga Europa, uma Taça de Portugal jogada por inteiro - que culminou com a vitória, em que pelo meio fomos ganhar ao Dragão. Para além disto, perdemos Rojo, peça fundamental no eixo da defesa. Até o Maurício parecia bom jogador a jogar ao lado do Rojo. Para não falar no Eric Dier. O Nani só jogou bem até à sua lesão no Bessa. A partir dai eclipsou-se, e hoje está no Fenerbache, quando já vinha em declínio desde há 2 ou 3 anos no M.United. O próprio Porto com o que investiu, ficou muito mais forte, em relação ao ano do Paulo Fonseca...

Já nem falo nos reforços, no banco com poucas soluções, ou do facto de lhe terem feito a vida negra. O que é facto, é que 7 anos depois, lá houve um treinador com a capacidade de ganhar alguma coisa, e no campeonato, a nível pontual, ficamos ao nível de um candidato ao titulo. 76 pontos, noutras épocas, teria dado para nos sagrarmos campeões. Não é muito normal duas equipas passarem dos 80 pontos. O #Colinho do SLB deu para isso, assim como as muitas opções de qualidade que Lopetegui (apesar de fraco treinador) teve ao dispor, permitiram isso.

Este ano, com as condições que não foram dadas ao Marco Silva, é espectável que passemos dos 80 pontos, e a partir dai, tudo pode acontecer. Este ano há bons reforços, o treinador tem mais autonomia, e nem tem o desgaste da Champions, porque a Liga Europa é mais acessível.

Não há necessidade de tirar mérito a quem o teve. Apenas isso.

Sem imagem de perfil

De Lion73 a 10.09.2015 às 15:11

Mas eu não retiro méritos.

Não os acrescento mais que a conta, o que é diferente.

Sou da opinião que Silva é um treinador capaz e unicamente do ponto de vista dos resultados, merecia mais uma oportunidade.

Mas não o elevo ao Olimpo por um terceiro lugar ( não faltava mais nada ) e uma vitória na Taça, importante, mas não deixa de ser um troféu que há 2 anos foi conquistado pelo Guimarães e há 3 pela Académica.

Do ponto de vista individual e rendimento, não vejo que o Sporting tenha perdido de forma clara na troca Rojo/Oliveira. Nem que o rendimento de Maurício tenha baixado pela saída do argentino. Que, nos primeiros 2 meses de Jardim até esteve num plano inferior a Maurício ( sendo muito melhor jogador ) e em linha com a má época de estreia.

Há que relativizar um pouco a questão da sobrecarga do calendário. Sim, esta é factual. Mas desse calendário constaram jogos da Taça da Liga onde foram utilizados suplentes dos suplentes e jogadores da B e na Taça de Portugal apenas 3 jogos contra equipas das Ligas profissionais.

Marco Silva podia ter tido mais e melhores soluções, mesmo considerando as fortes restrições orçamentais ( responsabilidade da SAD ), mas recebeu contudo uma equipa estabilizada, que manteve o seu núcleo e com melhores alternativas que o sucessor, núcleo que em grande parte foi responsável pela evolução competitiva notável registada com Jardim e não esteve ao mesmo nível, com Silva. Uma boa parte não esteve, pelo menos. Ou foi demasiado irregular.

E, globalmente, é essa a grande aposta do Sporting, mais uma vez, juntamente com o novo treinador.

A manutenção dos jogadores mais valiosos e determinantes, quero dizer.
Imagem de perfil

De Profeta a 10.09.2015 às 16:20

Então diz-me lá, o que podia o Sporting de Marco Silva ter feito, que estava ao seu alcance, e não conseguiu?...
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 10.09.2015 às 16:43

Volto a repetir. Unicamente do ponto de vista dos resultados, entendo que MS merecia ficar.

Mas questionando em simultâneo, também: o que fez Marco Silva de tão transcendente para ainda hoje se chorar por ele? Quando se tem JJ?

O terceiro lugar era o mínimo obrigatório e pior seria escandaloso.

A taça de Portugal é uma conquista importante mas reitero que deve ser relativizada. Entre os 4 últimos vencedores constam Guimarães e Académica. Além do que todos vimos... conquistada quase por milagre contra uma equipa e já que se bate na tecla das condições de MS, muito inferior, a todos os níveis, que a equipa do Sporting.
Imagem de perfil

De Profeta a 10.09.2015 às 18:20

Não é uma questão de chorar pelo Marco Silva. É uma questão de reconhecimento.

O que interessa na pratica são os resultados. E pelos vistos, admites que ele cumpriu com a sua obrigação, tendo em conta a matéria-prima de que dispunha.

Ganhar uma Taça de Portugal, em que o Sporting jogou com menos 1 jogador durante quase todo o jogo, acho que foi épico. Assim como não nos podemos esquecer do bom jogo no Dragão, em que eliminamos o Porto.
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 10.09.2015 às 19:05

Cumpriu com os minimos? Cumpriu.

Conforme referi, sendo um treinador jovem e com 4 anos de contrato, do ponto de vista desportivo justificava a continuidade, apesar da qualidade do futebol ( demasiado jogo exterior para a cabeça do Slimani ), dos desequilibrios no processo defensivo durante parte da época ( a equipa defendia mal, como um todo ).

Aprovei a sua contratação, assumo que eventuais erros decorrem da aposta em alguém com talento mas inexperiente ( portanto, com virtudes e defeitos, é uma aposta da responsabilidade da SAD, que não pode exigir o melhor de 2 mundos e em que o próprio presidente é um jovem com muito para aprender ) e portanto havia condições para um melhor trabalho esta época.

Claramente não houve entendimento profissional entre presidente e treinador, nem capacidade e vontade de se entenderem. Pelo que tenho conhecimento, houve factos de alguma gravidade dos quais ninguém está totalmente isento de culpas.

Parte-se para outra, agora com um treinador que em teoria, dá bem mais garantias e após uma época de consolidação competitiva.

E não é reconhecimento. Isso é o que eu devoto a Marco Silva. É mesmo choro e manipulação da figura de Marco Silva como arma de arremesso à direcção. E ele foi na conversa.
Imagem de perfil

De Profeta a 10.09.2015 às 19:59

Se me perguntarem se prefiro Jesus a Marco Silva, assumo que prefiro o Jesus. Para já, ainda o considero melhor treinador, e pelo menos, não é um treinador de baixo-perfil, na medida em que tem carreira feita, e não permitirá palhaçadas semelhantes à da época passada...

Mas estou convencido que Marco Silva será um caso sério no futebol...

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo