Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




559360351_10236106280304908_1653654130101134175_n.

O empate com o SC Braga reforçou a tendência de desperdício do Sporting neste início de época, uma realidade que está muito bem espelhada na percentagem de aproveitamento de grandes oportunidades na Liga.

Passadas oito jornadas, salta bem à vista que o futebol dos leões tem uma contradição para resolver: apesar de apresentar o melhor ataque da prova, com 20 golos, assim como aquele que cria (26) e dispõe (36) de mais grandes oportunidades, a equipa de Rui Borges só aproveita um terço desses momentos claros de finalização, o que a coloca como a 13.ª da tabela de eficácia neste particular ou 6.ª... a contar do fim, com 33.33% (12 em 36) de ocasiões convertidas.

Por muito que o facto possa ser algo atenuado pelo enorme volume ofensivo do conjunto leonino, este indicador de aproveitamento confirma algo que tem saltado à evidência e que, não raras vezes, é causa de sobressaltos, até em jogos em que o Sporting CP domina e controla.

Excerto da crónica de Bruno Fernandes Vítor Almeida Gonçalves

publicado às 02:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


24 comentários

Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 09.10.2025 às 03:25

💯% ...
Explicada assim fácilmente, tim por tim, a crescente onda negativa de opiniões críticas inúteis dos nossos adeptos.
Uns desejam que a coisa corra mal, outros, afiando espadas e catanas para o dia em que o Rui Borges fôr despedido, como se ele fosse o mal de tudo e há ainda aqueles que críticam consoante o vento(CS) sopra.

P.S. Curioso!.. Esta época ainda vai no adro e já bateram forte e feio em meia equipa..., no Geny, no Mangas, no Hjulmand, no Pote, no Rui Silva, no Inácio, no Kochorashvili e especialmente no treinador e mais ainda, no bombo da festa, a táctica.
Curioso!.. O herói deste ano tem sido o vilão do ano passado, o Diomande. Será porque não joga!?.🤭
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 09.10.2025 às 10:26

Discordo amigo Carlos!
Os adeptos e sócios do SCP são os menos culpados seja do que for, sempre disseram presentes nos bons e nos maus momentos.
Durante décadas não falhei um jogo do SCP em Alvalade, fizesse sol ou chuva e não ganhamos absolutamente nada.
Nunca fui adepto do sofá.
A crítica faz parte da vida de qualquer cidadão.
Como o amigo Carlos não morre de amores pelo Trincão e critica o rapaz, isso faz com que ele jogue melhor ou pior, marque mais ou menos golos?
Evidentemente que não!
Quem quer representar o SCP seja como jogador, dirigente ou outra coisa qualquer, tem de saber lidar com a pressão e a crítica, caso contrário não está lá a fazer nada.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 09.10.2025 às 12:05

José Sousa,

Os adeptos são tão ou mais culpados como todos os demais intervenientes.🤷
Os dois factores mais importantes da vida social, futebol, politica e outros, é o público(adeptos, votantes, etc..) e a manipuladora comunicação social.
A força das massas são o factor mais relevante da vida social. Nunca devemos esquecer, minimizar ou absolver a pressão social, o factor e motor de tudo e "nós" andamos a dar tiros nos pés.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 09.10.2025 às 12:11

José Sousa,

A ultima vez que falei no Trincão foi porque o Julius trouxe o tema à baila... A ultima vez que eu critiquei negativamente o Trincão foi a època passada, quando o Leão do Norte se zangou comigo, à muitos meses e vocês ainda se lembram.☺️
Sim, o Trincão nâo me enche as medidas, para nada... ainda assim e à diferença de muitos, eu tenho cuidado no volume da critica, pois ele, ainda é jogador do Sporting.
Ahh!. Voltando ao assunto... eu sou uma unidade no universo da força social das massas, logo, o volume e a influência é zero.

Um abraço, José Lobitanga.😁
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 09.10.2025 às 15:04

O Caro Carlos é de certa forma um romântico. Que culpa tenho eu que pago quotas há mais de 53 anos que esta equipa do Sporting jogue mal? Que culpa tenho eu que o Presidente diga que contratou este treinador porque joga neste sistema de jogo, quando tem um plantel formado para outro modelo? Que culpa tenho eu que se gaste bom dinheiro em jogadores que não são necessário(Mangas, Vagionnidis) ou de duvidosa qualidade( Kocho)? Que culpa tenho eu que o Presidente resolva assumir com jogadores com mais anos de contrato, que podem sair sem ser pela cláusula de rescisão, baixando assim o seu valor de mercado? Sabe Caro Carlos não há ninguém que sofra mais do que eu nas derrotas do Sporting, pode haver igual, mas não maior, não há ninguém que goste mais do Sporting do que eu( talvez os meus filhos), criticar, apontar erros não é não gostar, nem ser inimigo dos OS, é querer melhor, é querer ver o Sporting a ganhar, só isso!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 09.10.2025 às 18:03

Luis Carvalho,

Ninguém, nenhum de nós individualmente tem culpa, está claro.... mas muitos a ter a mesma opinião negativa ou positiva sim, faz a diferença e tem influência no jogo, nas decisões. É a issso que faço referência. São leis universais não escritas.
Os adeptos, as massas, por vezes não sabem controlar os impulsos e sem querer ajudam mais os adversários que os nossos.

".. criticar, apontar erros não é não gostar, nem ser inimigo dos OS, é querer melhor, é querer ver o Sporting a ganhar, só isso!."
Concordo!.
Como deve bem saber o Luis, a forma e conteúdo é que definem a qualidade da critica.

Pergunto.. Não acha o Luis que o nosso treinador está a prazo?. Concerteza não será por ser melhor ou pior que outros, bem por o contrário, até conseguiu o impensável, ser campeão, fazendo a dobradinha, pegando numa equipa destroçada, desanimada, não feita por ele, etc..
Tudo começou e a onda foi crescendo, após gente sportinguista chamar taberneiro, parolo e sei lá mais o que ao Rui Borges e como ele não é eloquente ao expressar-se, a malta😅😅😅 ajuda à festa, bater no ceguinnho como se diz popularmente.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 09.10.2025 às 21:27

Meu Caro Carlos, o único espaço onde e cada vez menos expresso a minha opinião sobre o meu Sporting, é aqui, no Camarote, não creio que a minha crítica positiva ou negativa influencie de forma alguma a equipa, o treinador, a SAD, faço-o porque vivo o Sporting diariamente de há muito. Sobre a sua pergunta, se RB está a prazo, creio que se manterá como treinador até final da época, e muito sinceramente não apoio a sua saída. Eu sou daqueles que desde o meu cativo no velho JA, como no novo, muitos anos, a assistir aos jogos, nunca assobiei a equipa, um jogador ou um treinador. E nunca saí de um jogo antes do final e sempre aplaudi a equipa no final dos jogos, e muitas e muitas vezes a vontade era nenhuma. Abraço.
Sem imagem de perfil

De De Perry a 09.10.2025 às 09:53

Mas um jogo de futebol não se vê apenas pelo jogo de ataque. O Sporting tem jogadores na frente desequilibrados como Trincão, Pote, Quenda ou Suarez, podem fabricar um golo num ápice. A qualidade de jogo é que é má, tinhamos um avançado que jogava sozinho e agora temos um de grande categoria que tem que ser em jogo jogado e não em fucanguices. O Sporting nos dias de hoje em relação ao passado não sai a jogar com a mesma qualidade, o que eu vejo é muito pela mudança tatica na equipa. O Sporting está desequilibrao, no 3--4-3, os alas defendiam muito mais, ajudando os 2 médios do meio e os 3 defesas a defender, ficando os 3 da frente libertos para jogar à sua maneira sendo o jogo muito mais fluido, neste 4-2-3-1 agora, jogam nos terrenos uns dos outros e confundem-se perdendo o controle de jogo no meio campo, pois os adversários ficam em superioridade numérica. Os jogos começam-se a ganhar na defesa, por isso há a velha frase muito verdadeira. As defesas ganham campeonatos
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 09.10.2025 às 14:12

Perry,

Eu sou dos que gostam do Perry, por os seus comentários anti-tudo.😅😅😅
Mas...esta frase, não é exclusiva do Perry!.
"A qualidade de jogo é que é má,... "
Pois, como explica então que se criem tantas oportunidades de golo!??.🤔

Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 09.10.2025 às 15:07

O problema não é marcar pouco, é sofrer golos em demasia. O problema desta equipa não está no ataque, está na defesa.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 09.10.2025 às 18:21

Luis Carvalho,

Não sofrer golos dá empate, se marcamos mais um que o adversário dá vitória.
Ou seja, a diferença sim é o ataque, sempreeee!.☺️
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 09.10.2025 às 21:35

Eu percebo o que escreve, mas vejamos, contra o Porto, marcámos um golo, dava para ganhar, mas sofremos dois. Contra o Nápoles, marcámos um golo, dava para ganhar, sofremos dois, perdemos. Contra o Braga, marcámos um golo, sofremos um, deu empate. Não sou adepto de jogar, marcar um golo e recuar, isso é mais ao jeito do Rui Borges, mas se for analisar os maus resultados, Benfica, Porto, Nápoles e Braga, perdemos 3 sempre com erros defensivos e empatámos um com uma “ burrice” do Morten.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 09.10.2025 às 23:27

Ora bem, sofrer golos dá derrotas. Nâo marcar golos também, é o que tem acontecido apesar das multiplas oportunidades. É a velha história, se não marcas, o karma acontece.
Os erros defensivos foram colectivos, mesmo que a maioria dos adeptos e a ExpertTV os impute a um ou outro jogador.

Mas è especialmente por isto que respondo ao seu comentário..
"..empatámos um com uma “ burrice” do Morten"-
Concordo que foi uma burrice.
Não concordo que perdemos por culpa dele, apesar dele saber já que ao Sporting não perdoam. Perdemos sim, sim por o VAR e o àrbitro...Pois, não é penalty. Para além desse agarrão nessa jogada, houve outros agarrões. As leis de jogo são claras.
A bola não estava jogável para esses dois jogadores, não estava em zona de golo para o jogador do Braga. A bola estava no ar e passou nas costas desse jogador. Ora, era impossível ele fazer golo.
É um poco como dizer que a bola está a ser disputada no quarto circulo da bandeirola de canto e um jogador dá uma porrada dentro da àrea e parte uma perna ao adversário..Isso, não dá penalty. Dá vermelho e bola ao ar.

P.S. Teoria ..😉
Os empates estavam mais ou menos programados, serve os interesses dos donos disto tudo. Por isso ninguém protestou vêemente, ninguém saíu com comunicados.

Iguamente abraço💚🤍 para si, Luis Carvalho.
Sem imagem de perfil

De De Perry a 09.10.2025 às 16:53

De Carlos, temos visto os mesmos jogos ? Sinceramente não quero parecer o mau da fita, mas vou dizer o que penso sobre os golos, quanto ao que se criam e não se marcam é um problema estrutural da equipa ou porque falham o último passe na hora H , ou porque fussam, tornando complicado conseguir a concretização. o Sporting faz 2 resultados de bom volume de golos e oportunidades após estar a jogar com mais 1 desde os 30m, Arouca em casa 6-0 e podia ter dado 12, contra o Arouca em Arouca e o Porto a jogar com menos goleou após estar a perder, contra o Nacional na Madeira 4-1 qundo antes da expulsão do Pablo Ruan aos 37 minutos estavamos a sofrer e demos 4-1 ao Kairat num jogo que podiam ser 8, Quanto ao resto em Famalicão fizemos um bom jogo conseguindo a vitória por 2-1, Casa Pia ganhamos 2-0 numa vitória muito bem conseguida, Porto perdemos em casa 1-2, no Estoril ganhamos 0-1, em Nápoles fazemos um bom jogo e se podemos dizer que é um bom jogo quando se perde, para mim não é, e agora Braga empatamos 1-1. Perante o que se viu em alguns jogos, isto não é o Sporting a jogar é um grupo de rapazes com a camisola verde e branca vestida. Com esta consistência de jogo não vamos ficar nos 2 primeiros lugares e vamos lutar com o Braga por o terceiro e como sem ser os dois primeiros lugares que são os que interessam, ser terceiro ou quarto tanto faz, vamos parar á liga Europa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.10.2025 às 18:00

Não lhe devia responder, porque não o merece, mas, por vezes, é difícil ignorar.

Nunca na minha vida vi uma mentalidade como a sua, absolutamente incrível!

Lamento muito que se considere sportinguista, para mim é tudo menos isso.

Ser honesto é uma coisa, ser totalmente negativista com tudo e mais alguma coisa, como o caro, é um fenómeno sem paralelo.

Enfim...
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 09.10.2025 às 18:16

Perry,

"...temos visto os mesmos jogos ? "
Está claro que não!. Eu vejo-os numa televisão que não falam português.☺️

"Mas um jogo de futebol não se vê apenas pelo jogo de ataque."
Pois claro que sim.!
O famoso jogo bonito, atractivo define-se por isso. Começa na saída de bola até ao golo. Defender bem, com o autocarro, na retranca à Benfas Mourinho, não é atractivo. Para defender bem são preciso 11 jogadores, não só os 4 defesas ou só 2 defesas centrais de alta qualidade mais o guarda-redes.

"...quanto ao que se criam e não se marcam é um problema estrutural da equipa.."
Estrutural.?? 🤔
"... ou porque falham o último passe na hora H , ou porque fussam, tornando complicado conseguir a concretização."
Então, é azelhice!?.🤷
Se, se criam oportunidades claras de golo e não se concretizam, serão tudo, mas nunca estruturais, pois nada têm a ver com a qualidade do jogo produzido.

P.S. Eu já aqui escrevi que deviamos habituar-nos ao 1 a 0 ou parecido.
Nem o Súarez, nem o Ioannidis são Gyökeres e se o Pote está ainda enferrujado mais devemos esperar este tipo de resultado.

Um abraço!.💚🤍
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.10.2025 às 20:55

Carlos,

Com esse é perder tempo e energia, ele dizia mal do futebol do Sporting mesmo com Gyökeres.
Sem imagem de perfil

De De Perry a 09.10.2025 às 22:49

Caro Rui, alguma vez disse mal do tempo de Ruben Amorim .fomos campeoes devido ao trabalho que foi feito mas agora? Perdeu-se o espiriro de grupo. O treinador após acabar a ultima época, o treinador dise que nesta época ia jogar à sua maneira está-se a ver já o ano passado o queria fazer e ia dando uma grande asneira
Sem imagem de perfil

De Manuel a 09.10.2025 às 11:19

Só vi o jogo dos 30 min ao fim da primeira parte não pude ver antes nem depois.
Mas quando liguei, já sabia que estava 1-0.
Comecei a ver e achei, eh pah, estamos a jogar de azul? Tal era o jogo forte dos azuis. Obviamente percebi que era o Braga de azul e fiquei preocupado.
Infelizmente, no fim aconteceu o que tantas vezes acontece. Mas continuo preocupado pela maneira como aconteceu. Falta de voz de comando fora e dentro. Volta depressa Nuno Santos.
Saudações Leoninas
Sem imagem de perfil

De Don Carlitos a 09.10.2025 às 13:52

pronto, os socios e adeptos sao os maiores culpados. Ok, so os coniventes podem dar opiniao
Sem imagem de perfil

De António Fiuza a 09.10.2025 às 14:02

Temos de ter em atenção que os números podem enganar.
se bem se recordam, havia a famosa teoria que a posse de bola, por si só, era o princípio das vitorias. A posse de bola é o meio para se chegar aos golos, mas se tivermos posse de bola e não passarmos do meio campo, então nada feito.
O que quero dizer é que os números tem de ser analisados, mastigados e trabalhados para serem consequentes, caso contrário são apenas dados e nunca informação. E, neste caso, é exatamente isso que temos: dados que tem de ser trabalhados para perceber o que realmente representam. Por exemplo, a capacidade ofensiva foi constante em todos os jogos, ou temos vindo a perder capacidade e qualidade de ataque? quem são os jogadores (posições) que mais contribuem para os ataques? Quantos remates temos de fora da área? quantos golos temos de bola parada? e por ai fora.
É este trabalho que tem de ser feito.
Imagem de perfil

De Chirola1974 a 09.10.2025 às 20:02

Com certeza que os autores do texto conhecem equipas em Portugal ou noutros campeonatos que criem imensas oportunidades de golo e tenham um enorme aproveitamento, eu desconheço.
Se os jogadores estão a construir então terão forçosamente mais dificuldades na concretização, e é isso mesmo que acontece com o Pote, o Trincão, o Quenda ou até o Luis Suarez.
Com um Jardel lá na frente se calhar construíamos menos e marcávamos mais.
Sem imagem de perfil

De RCL a 09.10.2025 às 20:37

Presidente Varandas :” estamos em segundo lugar por culpa própria “.
Claríssimo, devíamos estar na frente com 2 pontos de vantagem. Aperte com eles presidente. À nona jornada não venham com cansaço.
Jogo com o Antas muito mal perdido, o primeiro golo dos fruteiros não se admite em alta competição .
Jogo com o Braga, Hjulmand parecia um principiante.
Nestes 2 jogos, Pote em 6 oportunidades falhou todas. Sou admirador do Pedro G. mas tem que mudar de chuteiras

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo