Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A foto que está a correr o Mundo

Rui Gomes, em 24.03.14
 

 

Sergio Busquests a "tirar a medida" ao rosto de Pepe, com os pitons, durante o muito polémico clássico de domingo entre os rivais Real Madrid e Barcelona. Um jogo com inúmeros erros de arbitragem - com critérios muito duvidosos - em que, na minha opinião, nenhuma das três grandes penalidades assinaladas justifica-se. A falta sobre Cristiano Ronaldo foi cometida fora da área, muito embora o jogador luso caia dentro; na de Neymar, acho que Sergio Ramos nem lhe toca - pelo menos não é evidente nas diversas repetições - mas este recorreu ao notório mergulho que já o está a tornar famoso. Na terceira, Iniesta tenta passar pelo meio dos dois defesas do Real Madrid e muito naturalmente deixa-se cair. Igualmente curioso, é que o árbitro não mostra cartão algum a Dani Alves - pelo menos não vi - no penálti de Cristiano, no entanto não hesita em expulsar Sergio Ramos num lance que até não está enquadrado com a baliza.

 

Caso o incidente da foto tivesse sido precipitado pelo jogador luso-brasileiro, com a sua reputação, decerto que não jogaria mais está época na "La Liga". Como foi cometido por um dos "meninos" protegidos do Barça, até duvido que haja punição alguma.

 

Cristiano Ronaldo não deixa de ter alguma razão ao afirmar que houve um interesse deliberado em reintegrar o Barcelona na disputa pelo título.

 

P.S. Alerto, desde já, que muito embora deseje o melhor aos jogadores lusos, só sou adepto de um único clube: o Sporting Clube de Portugal.

 

publicado às 17:19

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


10 comentários

Sem imagem de perfil

De Octavio a 24.03.2014 às 18:13

O "ps" é um claro auto de penitência.
O Rui sabe que está a ser tendencioso neste post, não há como negar isso. Mas não o critico. Esta é a sua (bem gerida) casa e não tem de ter um papel de isenção que se requer a um jornalista. Os posts emitem opiniões.

Acho que a arbitragem não foi assim tão má e Cristiano não tem razão no que diz (a não ser que se esteja a referir à 1ª volta, onde o Madrid foi "puxado" pelos árbitros para se manter na luta - relembro aquela vitória em que uma falta de Pepe é transformada em penalty a seu favor, já nos descontos; ou então estava-se a referir aos 2 penaltys roubados ao Atlético há poucas semanas contra o Madrid que, com o resultado de ontem, faria do Atlético quase campeão).

Os penaltys são penaltys, todos.
O de Cristiano só a tv mostra o contrário. Quem vê o jogo ao vivo, sem repetições, vê penalty. É normal que seja marcado. É um erro que é muito difícil de ver. Não sei se o amarelo se justificava, visto que ainda está longe da baliza e há muita gente do Barcelona perto.
O de Neymar é penalty e a expulsão justa. Acho que Ramos não quer fazer penalty mas isso não quer dizer nada. Há uma imagem por trás onde se vê um toque. Neymar pode ter atrasado a marcha, mas quem corre e leva um toque daqueles cai, é física. Estava isolado e com a bola à frente. Expulsão. Até a capa da Marca (jornal de Madrid) mostra o pé/perna de Ramos a tocar em Neymar. Há intenção? Talvez não, mas há toque.
O de Iniesta também é. Iniesta coloca a bola para a frente e esta fica jogável. Xabi vai em movimento inverso à bola e choca com Iniesta, impedindo que este vá em direcção da bola jogada. No meio-campo seria falta, não tem como não marcar na área.

Erros:
- expulsão de Busquets;
- não assinalado fora de jogo a Benzema quando este podia marcar o 3-2 (jogada antes do penalty de Cristiano);

Jogo muito complicado.
Pelo calendário e maior qualidade do plantel e treinador, ainda acho que o Campeão será o Real.

Espero que não leve a mal esta "oposição" ao post.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.03.2014 às 18:24

Caro Octávio, não posso de forma alguma levar a mal, em contrário. Aliás, sempre que publico um qualquer texto tenho de estar preparado para opiniões contrárias e apenas não aprecio as que de construtivo nada oferecem.

Não refuto o cenário que apresenta, até porque como bem sabemos é tudo muito subjectivo. A ser sincero, como já tive ocasião de dizer e escrever algures, fui durante anos um grande simpatizante do Barcelona, nos tempos do Cruyff , como jogador, e posteriormente como treinador. Neste momento, não aprecio alguns jogadores do Barça , nem um pouco, não obstante reconhecer que são bons, e quero o sucesso dos lusos no Real Madrid, especialmente do Cristiano. Há, de facto, essa minha tendência. Se ele jogasse pelo Barcelona, seria o mesmo, como foi enquanto jogou no Man U, que não é a minha equipa inglesa de maior preferência.

De qualquer modo, verificaram-se erros a mais para um árbitro que é suposto ser de primeira linha e, inevitavelmente, levanta dúvidas, pese o grau de dificuldade do jogo.
Sem imagem de perfil

De Octavio a 25.03.2014 às 14:22

"verificaram-se erros a mais para um árbitro que é suposto ser de primeira linha e, inevitavelmente, levanta dúvidas, pese o grau de dificuldade do jogo."

Lá está. Eu acho que não. Errou, de forma importante para o jogo, em 2 lances, aqueles que mencionei em cima.

Opiniões.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.03.2014 às 16:30

É a sua opinião, a que tem direito, mas quero crer que recusa analisar as incidências do jogo com a devida objectividade pela sua parcialidade pelo Barcelona. Curiosamente, ou talvez não, deixa omisso da sua análise uma outr grande penalidade, esta não assinalada, e que é referida por todos os diários deportivos, por falta de Piqué sobre Bale, e essa até é bem clara nas repetições.

Ainda hoje Ancelotti disse, por outras palavras, o que eu referi sobre as acções, caso tivessem sido cometidas por Pepe. Entretanto, o Conselho Disciplinar aparenta estar a tentar punir Cristiano Ronaldo e Sergio Ramos relativamente às afirmações deles sobre a arbitragem. Do lance de Busquets, nada !

Este mesmo Conselho Disciplinar que puniu Cristiano Ronaldo com 3 jogos por encontar a sua cabeça à de um adversário. Enfim...
Sem imagem de perfil

De Caio Enobarbo a 24.03.2014 às 19:37

Pepe já fez pior.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.03.2014 às 20:27

As acções de Pepe há uns anos atrás não negam as acções de ontem de Busquets e, a haver justiça, o jogador do Barça deveria ser punido como Pepe foi.
Sem imagem de perfil

De Octavio a 25.03.2014 às 14:25

A acção de Pepe há uns anos atrás, pela força que empregou e raiva que demonstrou podia ter um final bem trágico. Se lhe acerta na totalidade (e quem faz aquilo faz com a intenção de acertar) podia ser fatal. Repito, podia ser fatal.

No entanto, nada mas mesmo nada justifica a acção vergonhosa de Busquets. Tem de ser exemplarmente punido. E acho que Del Bosque pode bem fazer isso.
Cá, Pepe foi brindado com uma ida ao Euro 2012.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.03.2014 às 16:35

Ninguém aqui defendeu as acções de Pepe de há uns anos atrás. Acho curiosa a sua atitude, no entanto, em querer punir um jogador da selecção portuguesa por acções suas no campeonato espanhol. Essa de "fatal" é mera opinião sua.

Del Bosque não vai agir contra Busquets, impensável.

A titulo de curiosidade, o Octávio é espanhol ?... Se não é, dá fortes indicações de ser.
Sem imagem de perfil

De Octavio a 25.03.2014 às 18:48

Caro Rui,

O meu comentário não era para si, mas para o Caio que disse "Pepe já fez pior".
O Pepe até já podia ter morto alguém (sim, esteve quase, não se ilude. Um pontapé na cabeça, dado àquela velocidade e força de um atleta de alta competição pode matar. Se acha que não...) que mesmo assim não se paga nada na mesma moeda.
O que Busquets fez é imperdoável e tem de ser castigado.

Não percebo como é que me ataca dizendo "Ninguém aqui defendeu as acções de Pepe de há uns anos atrás". Mas eu, por acaso, disse isso?

E também não disse que só quero a punição por via da selecção. Só disse que não havendo outra (na Liga) ela pode chegar onde mais dói ao jogador, faltando ao Mundial.
Pepe fez o que fez e a selecção não o castigou. Josué cospe em colegas e vai à selecção. Para mim, representar o país (que é Portugal) obriga a prática de certos valores.

Sabe quem é o Rossi? Procure porquê que foi retirado da última convocatória de Prandeli.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.03.2014 às 18:56

Pensei que era para mim, mas de qualquer modo não o "ataquei", salvo deixar a minha opinião.

Compreendo e identifico-me com os valores que cita, mas no Mundo de hoje, especialmente no futebol, poucos são reconhecidos. Apesar dos precedentes, duvido muito que Busquets vá ser ignorado pelo seleccionador espanhol, especialmente quando a própria Liga não age, como tudo indica.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo