Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
A direção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aprovou esta semana a criação de uma comissão técnica independente para estudar a categorização das competições internas. Pretende-se, particularmente, avaliar a coerência da atribuição do título de Campeão Nacional aos vencedores do Campeonato de Portugal disputado entre 1921-22 e 1937-38. Trata-se, sem dúvida, de uma boa decisão da FPF e que decorre de um pedido de esclarecimento do Sporting ao organismo que tutela o futebol nacional. Deseja-se, agora, que a comissão seja constituída de forma adequada e que chegue a uma conclusão bem fundamentada.
É conhecida a posição da direcção do Sporting, que considera que o Clube conquistou 22 títulos de Campeão Nacional, e não 18 como é contabilizado pela FPF. A pretensão leonina carece do reconhecimento institucional. Por isso, espera-se que a direcção sportinguista apresente sólidos argumentos jurídico-desportivos e históricos que permitam rever a decisão federativa de 1938, demonstrando que a essência do Campeonato de Portugal teve continuidade no Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Por outro lado, deseja-se que seja levada a cabo uma acção de sensibilização de determinadas associações regionais para a possibilidade do enriquecimento do palmarés de alguns dos seus clubes filiados.
Seria muito interessante conhecermos o que se escreveu na altura no jornal Sporting e o pensamento de personalidades leoninas como Joaquim Oliveira Duarte, Salazar Carreira e outros sobre a reorganização desportiva de 1938. Mas, independentemente da conclusão da comissão técnica independente, o palmarés desportivo nacional do Sporting é notável e revela que o passado constitui motivo de orgulho e que permite encarar o futuro com confiança. Agora, é importante que se criem as condições necessárias para que o Clube de José Alvalade reencontre o caminho do sucesso competitivo e da hegemonia no futebol português.
Na fotografia, a equipa do Sporting que conquistou o Campeonato de Portugal em 1922-23.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.