Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A golpada: não a deixem passar !

Naçao Valente, em 02.02.18

 

img_770x433$2018_02_01_14_20_45_1360260.jpg

  

As Assembleias Gerais dos clubes, especialmente dos maiores, funcionam como um missa. Obedecem a rituais pré-determinados pela seu presidente (celebrante) a mando do da direcção (hierarquia clerical). Os assistentes são os fiéis devotos, seguidores que nunca põem em causa os dogmas e se limitam a dizer amém. No fundo, quem tem o poder manobra as Assembleias, não permitindo por acção ou omissão uma participação livre e aberta. Ainda me lembro das famosas assembleias do outro lado da 2ª Circular, como exemplo.

 

Esta situação é transversal a todos os clubes, e embora legalizada pelos Estatutos é uma perversão de sistema democrático. Para além da descrição atrás referida, acresce que estas reuniões têm uma fraca representatividade. Menos de 1% dos sócios do clube. Uns não vão porque residem longe, outros por apatia. A maioria dos associados não vive de perto a vida do clube. Mesmo os mais activos que acompanham a equipa de futebol, preocupam-se com as peripécias dos jogos, e sobretudo com os resultados. Outros assuntos, como a situação financeira ou a questão dos Estatutos passa-lhes ao lado.

 

Os grandes clubes, e neste caso o Sporting que é o que nos interessa, é "governado" no sentido lado, por uma minoria geralmente silenciosa. Apenas quando soam os alarmes dos maus resultados alguns se movem, e só quando uma maioria dessa minoria se decide mover é que o status quo se altera.

 

A alteração dos Estatutos, previsto na próxima Assembleia Geral, já aqui foi dissecado, e por isso, sem entrar em pormenores, limito-me a acrescentar que é de uma gravidade extrema, pelas implicações que terá na vida de um clube centenário, e que sempre se pautou por uma prática de poder democrático, no contexto da democraticidade possível ao longo da sua história.

 

Esta alteração não passa de um golpe "à venezuelana" para concentrar todo o poder nas mãos de uma única pessoa. A acontecer será o princípio do fim do Sporting, como grande instituição. Está nas mãos dos associados com algum discernimento e com alguma lucidez, comparecer para travar a golpada. Deixar isto nas mãos dos devotos acéfalos do ámen é um erro de que todos que se revêem no Sporting de José Alvalade, se irão arrepender amargamente. Não a deixem passar, é o meu apelo.

 

publicado às 04:00

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


49 comentários

Sem imagem de perfil

De André Miguel a 02.02.2018 às 06:09

Obrigado pela informação mas fica a pergunta: vocês que tento criticam ( nação, Rui, Ricardo,etc....) vão fazer o vosso papel e participar na assembleia? Se sim, vão pedir a palavra e dizer exactamente isto?
Precisamos de actos! Falar é fácil!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.02.2018 às 09:31

Meu caro,

Cada um fala por si. Na parte que me compete, digo-lhe, desde já, que não devo qualquer a satisfação a si ou a qualquer outro sobre a minha participação neste ou em qualquer outro evento do Sporting Clube de Portugal.

Além do mais, dispenso esses patéticos e já crónicos "convites" vindo de soldadinhos da falange em apoio ao Bruno.

Por fim, em vez de ser nesse fórum inclinado, até teria muito prazer em encontrar-me com o presidente em particular, caso essa frontalidade in loco não o incomode.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 02.02.2018 às 15:12

André Miguel,
Faça a sua parte. Analise e decida em consciência, pela sua cabeça e não pelo espírito de "rebanho". Cada qual é livre de participar como entende. Sabe bem que as Assembleias Gerais, pelas suas características não são fóruns de debate livre. Infelizmente, como escrevi, são mais locais de culto. Rezo para estar enganado.
Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 02.02.2018 às 10:06

Continuo a dizer que, na AG, façam-se ouvir e, na possibilidade de nem tudo estar a ser explicado ou caso esta mudança estatutária não seja cabalmente elucidada aos sócios, que se levantem e explicitem toda a situação. Isto ainda não está instituído! Ainda terá que ser votado pelos sócios presentes na AG para que entre em vigor. Concordo e apoio com o que aqui foi dito, sobre a explicação dada pelo clube acerca da mudança estatutário incidir unicamente na próxima direcção. Isso não vem modificar rigorosamente nada quanto ao conteúdo das mudanças propostas. Como tal, apesar do bom momento do SCP nas competições (deve-se dar mérito quando é devido), não devemos deixar de ser responsáveis quanto à direcção do clube e responsabilizar essa mesma direcção. E não será dando contas aos mesmos, limitando a capacidade e o conteúdo do que se pode pedir responsabilidades e criando um órgão à parte que se chega a essa democracia. É esclarecer e votar contra tudo aquilo que fira a conscieência de cada um. Mas, e isto é o mais importante, é preciso elucidar todos os sócios representantes na AG para que não vão no "canto do vigário".
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 02.02.2018 às 15:14

Concordo com a sua análise, mas atenção aos cantos de "sereia" são muito poderosos.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 02.02.2018 às 10:30

Esta coisa de chamar os oposicionistas à AG faz-me lembrar os tempos de Vale e Azevedo e as famosas AG com direito a murraças em directo na Tv....

BdC em vez de se concentrar em unir os sportinguistas, continua na sua obsessão contra os 10%..... muito triste o nosso Presidente não perceber que o Sporting não é o benfica....
Sem imagem de perfil

De Francisco Maria a 02.02.2018 às 11:01

Agora disse tudo, nem daqui a 100 anos o seu sporting conseguirá ser o que o Benfica é hoje: o Maior clube de Portugal e com projectos para continuar a crescer no futuro.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 02.02.2018 às 12:36

Mentiraaaa!!..
O maior clube português é ainda o Sporting Clube de Portugal.
Um clube, não é só futebol...

Por exemplo: Por alguma razão o actual Presidente do Benfica aproveitou as instalações do Sporting. Não esqueça!!
Fez uso da piscina.

Abrazzzo
Sem imagem de perfil

De Patorojo a 02.02.2018 às 16:15

O sporting é maior que o ACP? Lol
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 02.02.2018 às 16:28

É sim senhor!

Um clube desportivo mede-se pelos títulos conquistados nas suas modalidades desportivas e nunca pelo seu número de sócios.

Ou será que uma empresa se mede pelo seu número de sócios (accionistas) ou pelos resultados conseguidos?!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 02.02.2018 às 17:58

Essa do projecto de futuro do benfica deixou-me a pensar para quem estava destinado o cargo de director da universidade do benfica.... de facto estão muito à frente....

Só falta o regresso da operação coração.... ai sim são os maiores..... nas aldrabices!!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 02.02.2018 às 12:38

-"Esta coisa de chamar os oposicionistas à AG faz-me lembrar os tempos de Vale e Azevedo e as famosas AG com direito a murraças em directo na Tv...." -
LOOOOOOOOOOLL!!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 02.02.2018 às 15:23

Deve ir às assembleias quem quiser participar na vida do clube, embora a participação não seja fácil. A tendência do Presidente por casos tão fraturantes, quanto desnecessários, é mesmo um comportamento obsessivo, ou mesmo a roçar a psicose. E mesmo que por detrás esteja a obsessão pelo poder absoluto, não é a forma mais inteligente de o conseguir.
Perfil Facebook

De Mike Portugal a 02.02.2018 às 10:45

Os oposicionistas devem estar na AG, pois devem fazer valer os seus votos também. Agora, não acho que se devam expôr ao microfone atacando o presidente com "ditador", "aldrabão", "brunecos" e afins, pois estatão a fazer o mesmo que acusam BdC e arriscam-se a ser assobiados ou pior.
Há formas de ser oposição, umas mais inteligentes outras nem tanto.

Como já disse no outro post, há medidas que apoio, como por exemplo a extinção do Conselho Leonino que não serve para nada (e fazia parte do programa de BdC), mas outras que não apoio (ou pelo menos, quero ver esclarecidas) como a questão dos motivos de expulsão de sócio.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 02.02.2018 às 15:26

Mike Portugal,
Enquanto sportinguista congratulo-me por ver um associado, apoiante da actual direcção, questionar o que na sua análise pessoal, não lhe parece correcto.
Perfil Facebook

De Mike Portugal a 02.02.2018 às 15:58

Nação Valente,

Muitas vezes vocês (Rui Gomes incluído) confundem-me com os apoiantes da direção. Eu não apoiante de BdC nem contra BdC. Eu sou apoiante de quem meta o SCP a vencer, desde que não seja com batota.

Sim, BdC não tem personalidade facil de gostar nem é diplomático, mas meteu o SCP a ganhar e numa melhor situação em que estava. É isso que eu apoio. Obviamente que se a equipa não ganhar nada, ele vai começar a deixar de ter o meu apoio.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.02.2018 às 16:08

Mike,

Alguns de nós acreditamos que alguns positivos não validam outros tantos negativos, especialmente quando a história centenária e a dignidade do Sporting Clube de Portugal são feridas.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 02.02.2018 às 16:08

Mike Portugal,
As minhas desculpas se errei na percepção, mas é o que infiro dos seus textos. Há um aspecto em que discordamos. Escreve que apoia o Presidente enquanto o Sporting vencer. Compreendo, essa é a perspectiva da maioria dos adeptos. No entanto não é a minha. A avaliação de uma presidência deve basear-se numa vasta lista de itens. Aliás se fosse apenas pelos resultados, após cinco anos de mandato, o Presidente estaria em "bons lençóis"?
Perfil Facebook

De Mike Portugal a 02.02.2018 às 16:23

Por acaso não estaria em maus lençois, a não ser que consideramos apenas o futebol. Mas mesmo assim, a equipa tem evoluído muito ao longo destes anos e só não ganhamos já 1 campeonato (pelo menos) por haver batota da parte de outros.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 02.02.2018 às 16:12

Mike LOOOOOOOOOOLL!!
Sem imagem de perfil

De Marcos Cruz a 02.02.2018 às 11:04

Como por aqui se sabe, fiquei muito satisfeito quando Bruno de Carvalho ganhou as eleições, depois de ter perdido ao sprint as anteriores para Godinho Lopes, num processo sobre cuja lisura ainda hoje tenho sérias dúvidas. Apoiei o presidente em quase todas as acusações de que foi sendo alvo, nomeadamente aqui no Camarote Leonino, por achar que o sangue novo que trazia ao clube quebrava com a modorra aristocrática em que ele estava atolado, sem perspectivas de futuro. Desculpava-lhe, assim, pontuais defeitos que me pareciam de feitio, revelados mais ao nível das palavras do que da acção. Entretanto, o SCP cresceu, recuperou adeptos, entusiasmo, modalidades, estatuto competitivo, etc. No futebol, por exemplo, está em primeiro lugar, ainda que à condição. Como nunca fui resultadista e aquilo que me apaixona desde miúdo no futebol são aspectos como a ideia de jogo, o desenho das jogadas, a coesão táctica do colectivo, a precisão dos passes, o arreganho e o sentido de compromisso dos vários elementos, a apetência pelo ataque, a assertividade e a ambição, não me diz muito a classificação actual, porque não me revejo naquilo que Jesus classifica de "cinismo à italiana", para mim um eufemismo que esconde uma gritante falta de imaginação, de criatividade e acutilância ofensiva. Ver hoje o SCP a jogar bate-me nos sistematicamente nos nervos. Entendo, honestamente, que temos tido sorte. A Taça da Liga é disso um claro exemplo: ganhámo-la na quase roleta russa dos penaltis, mas pusemo-nos incompreensivelmente a jeito de a perder. Bem mais grave do que tudo isto, porém, é o que agora vem a lume: uma proposta de alteração estatutária que contempla atentados elementares à democracia. Sou muito sportinguista, que ninguém duvide, e não venham com rábulas de sportingados para cima de mim, basta lerem o que aqui escrevi ao longo dos últimos anos, que não deixa dúvidas sobre a confiança que depositei em Bruno de Carvalho e a defesa que dele sempre fiz, só que ganhar a qualquer preço nunca foi a minha cara, pelo contrário, borra-me a cara, e há valores de que não prescindo, como o da liberdade que cada um tem para dizer o que pensa e, inclusivamente, para se associar a outros com o intuito de dar procedência prática às ideia que comungam. Bruno de Carvalho pode achar que só ele sabe porque não fica em casa, ou seja, que só ele sabe como reconduzir o SCP às grandes conquistas, mas o mundo é maior do que ele e, pela minha parte, como constituinte desse mundo, tenho a informá-lo de que "o mundo não sabe que". Por mais que, num cenário extraordinariamente optimista, venha a cobrir o meu clube de vitórias, toda essa cobertura será inapelavelmente amarga se a cereja em cima dela for um ditador.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 02.02.2018 às 13:22

99. 5%
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 02.02.2018 às 15:01

Concordo em absoluto com o que escreve. Regozijo-mo com a sua verticalidade na defesa de princípios e valores. Os títulos enchem-nos de alegria no momento em que os conquistamos, mas são alegrias breves. É certo que ficam na história do clube, mas o Sporting é muito mais do que isso. Para mim, particularmente, é também um estado de alma, difícil de explicar. Não pode vender-se, nem comprar-se, por um "prato de lentilhas".
Perfil Facebook

De João Paulo Gonçalves a 02.02.2018 às 11:40

A "Golpada" vai passar.

Já vi este filme noutro lado. E não muito longe de Alvalade...
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 02.02.2018 às 15:04

Vamos ver JPG. Tem, em parte razão, porque a irracionalidade das "massas" é uma realidade. Mas, às vezes, surpreendem-nos.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 02.02.2018 às 13:01

Para todos os que desafiam ir à AG.!!!
Nunca vi, que em qualquer clube de futebol, grande, pequeno, profissional ou amador que uma AG produzisse alguma coisa positiva no que a cambios/mudanças se refere, vindas desde as bancadas..

Uma AG é e sempre foi em qualquer clube, uma farsa.
1- Os associdos que comparecem, não representam nunca aa realidade, o universo total desse mesmo clube.
É impossíve!!..
2- AG serve para apresentar medidas aos sócios que a Direcção eleita acha prudentes/úteis.
3- Só a ultima alínea, normalmente serve para propostas onde diz :diversos/ outros assuntos..
Ora, se cada um tiver voz, nem 50 dias chegaram para terminar essa mesma AG. É meramente impossível que daí saía alguma coisa positiva.

P. S. Porque não um debate, cara a cara na TV??. Com perguntas e respostas!!..
Mas não, gente escolhida a dedo!. Entrada livre a todo que seja sócio. Local: Estádio José Alvalade..

Sem imagem de perfil

De Inocencio a 02.02.2018 às 14:03

Boa!!
O meu aplauso. Tem toda a razão. AG’s para quê, eleições, votos, candidaturas, associados, projetos, propostas e debates, o que é lá isso e para que servem?? PODER POPULAR, JÁ!!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 02.02.2018 às 14:12

Inoce
Fique lá por os 🇺🇸

P. S. Quero ver-lo na AG..
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 02.02.2018 às 16:11

Quer mais Poder Popular que o que existe? Pelos vistos quer.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 02.02.2018 às 14:08

-"..... Não a deixem passar, é o meu apelo." -
Pois, mas isso deve estar super bem controlado, conhecendo os métodos actuais.
O Auditório tem uma capacidade X e os queridos amigos chegam para cobrir essa capacidade.
Fácil, né!!?..

Serão só teorias minhas??!!
Sem imagem de perfil

De Inocencio a 02.02.2018 às 14:24

Proponho a imediata ocupação do Pavilhão João Rocha pela maioria silenciosa do povo com elevada ética e valores de sportinguista espezinhado e desprezado pelo execrável ditador.
Levantai-vos e vinde a nós óh deuses sapientes e salvadores que tão bem escrevem e postam e num compacto e convicto exército da paz marchemos e ergamos o nosso clube ao céu das estrelas que nos iluminam.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 02.02.2018 às 14:27

Ufff!!..
Perfil Facebook

De Mike Portugal a 02.02.2018 às 14:47

LOOOOOOOOOOOOOOOOL
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 02.02.2018 às 15:31

Está certo Carlos N.T.. Por outras palavras digo o mesmo, mas isso não nos deve inibir de alertar mesmo os "queridos amigos". Ainda tenha esperança, que pelo menos alguns, saibam distinguir o Sporting de quem o dirige.
Sem imagem de perfil

De Jo a 02.02.2018 às 15:13

A seguir à alteração de estatutos por unanimidade virá a alteração de nome para Sporting Clube de Carvalho, Unipessoal, Lda.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 02.02.2018 às 15:38

Jo,
Essa tem muita graça. No entanto acho que o nosso Sporting, é um pouco como a pescada, antes de o ser já o era.
Sem imagem de perfil

De Jo a 02.02.2018 às 16:01

Era só para desanuviar um bocadinho o ambiente
Sem imagem de perfil

De Leão da Guia a 02.02.2018 às 15:19

Não me parece crível que venha a resultar a golpada ardilosamente arquitectada, à socapa, pelo ditador psicopata refugiado na presidência do Sporting, com o objectivo de se perpetuar no poder.

Tratando-se jurídica e indubitavelmente de um atentado à democracia e à liberdade de opinião e de expressão - e, para mais, estando o Clube abrangido pelo estatuto oficial de Utilidade Pública - as normas persecutórias, do tipo venezuelano, que o alucinado déspota do Alvalade pretende impor a mais de uma centena de milhar de sócios do Sporting nunca deverão, como anti-constitucionais, ser reconhecidas pelo Estado (governo) português - e, em última instânca, pelo Tribunal Constitucional.

Tudo isto é profundamente revoltante e desalentador, afectando dolorosamente uma nobre, honrada e gloriosa instituição centenária como o nosso amado Sporting Clube de Portugal, Torna-se, portanto, urgentemente imperioso para os sportinguistas expungi-lo da praga que o atingiu!

PS - Será que nas novas regras punitivas execravelmente propostas também estarão previstas sanções para o presidente que persegue, ataca e insulta, oidinária e publicamente, os associados que ousam criticá-lo ou discordar das ideias ou acções?...


Imagem de perfil

De Naçao Valente a 02.02.2018 às 15:36

Caro Leão da Guia,
Espero que tenha razão na eventual inconstitucionalidade das medidas de poder totalitário, caso sejam aprovadas. Apesar de alguma desconfiança que estão a gerar mesmo nos meios "brunistas" há uma guarda pretoriana que domina e aprova tudo. A ver vamos.
Sem imagem de perfil

De Leão da Guia a 02.02.2018 às 15:40

Correcção do PS do meu comentário anterior:

PS - Será que nas novas regras punitivas execravelmente propostas também estarão previstas sanções para o presidente que persegue, ataca e insulta, oidinária e publicamente, os associados que ousam criticá-lo ou discordar das suas ideias ou acções? Quais?...

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo