Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A Grande Paródia

Naçao Valente, em 15.03.18

 

20930404_08mzd.jpeg

 

Nos anos sessenta estreou um filme em Portugal com o título " A Grande Paródia". Era uma comédia interpretada por Louis de Funès e Bourvil, passando-se a  acção no contexto da 2ª Guerra Mundial. Feito o luto desse triste período, a ficção cinematográfica tem esse poder de brincar com coisas que foram dramáticas, numa perspectiva de trazer à vida das pessoas um pouco de descompressão nas dificuldades do quotidiano.

 

Este filme veio-me à lembrança por causa das afirmações de um outro Luís, o  Filipe Vieira, em directo, após um jogo do seu clube e relacionadas com o processo e-Toupeira. No fim de um rol de ameaças a tudo e todos, terminou com a expressão, "a paródia acabou". Eu peço desculpa em discordar, mas considero que esta paródia ainda agora começou. E ao contrário da paródia de Funés, que nos conseguia divertir, esta apenas serve para nos entristecer, já que é mais um episódio da degradação a que chegou o futebol  português.

 

O futebol foi iniciado em Portugal por pessoas que gostavam de jogar à bola, uma forma de entretenimento, que no início do século XX estava a dar os primeiros passos. Pelas suas características, tornou-se um desporto popular, entre os praticantes e entre os que o gostavam de o ver como espectáculo. Fez o seu caminho muito à custa da adesão do povo e da natural rivalidade entre clubes, de entre os quais se destacam inicialmente o SLB e o SCP. Quando despertei para este desporto, a pergunta que se fazia às crianças, era "és do Benfica ou do Sporting", o que prova a sua importância  na propaganda da modalidade.

 

Enquanto o futebol foi um desporto amador ou semi-profissional foi dirigido por quem disponibilizava parte do seu tempo, por amor à causa. Quando o futebol para além do espectáculo se tornou num negócio, começou a atrair o oportunismo, sempre à espreita de tirar proveito pessoal do que gera dinheiro e poder. Começou o tempo do 'chico-espertismo' dirigente. Pessoas sem cultura e valores morais, gente do vale tudo. E mais cedo ou mais tarde, chegou a todos os clubes incluindo os chamados grandes. Manifestou-se primeiro no FCP mas acabou por chegar aos clubes da capital. E teve alguns protagonistas, embora transitórios, nestes clubes, antes de chegarmos à actualidade.

 

Hoje o futebol português em função das direcções do 'chico-espertismo' é de facto uma grande paródia, cujo espectáculo principal ocorre fora das quatro linhas. Entre os actuais presidentes, incluindo o do meu clube, não há nenhum que seja digno dos fundadores da arte do pontapé da bola. Não vieram para dar mas para receber. Julgam-se inatingíveis, escudados atrás de milhões de adeptos, que agem como uma massa acéfala no apoio aos seus dirigentes. desde que estes lhes consigam títulos. Pouco interessa como, o que é preciso é consegui-los.

 

Isso explica que Vieira, um zé-ninguém,  mestre do 'chico-espertismo', apele às suas hostes para se unirem contra quem puser em causa a sua impunidade. A justiça tem o dever de levar até ao fim as investigações em curso no chamado processo e-Toupeira, doa a quem doer. E não pode intimidar-se com a tribo do futebol. Não há ninguém que possa pôr em causa o Estado de Direito. Os senhores do futebol não podem estar acima da lei. Se não queremos ser o país da Grande Paródia.

 

publicado às 02:25

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


12 comentários

Perfil Facebook

De Indiana Julio a 15.03.2018 às 10:26

Faz algum tempo não tanto, um pouco antes do rebentamento dos petardos dos e-mails e das bombas atómicas do acesso álargarder aos processos confidencias da justiça alguem (o Srº presidente do Benfica) gritou aos 4 cantos do Mundo , de forma inchada , com vaidade e com um olhar de triunfo que o Benfica estava 10 anos á frente dos rivais .

Isso deixou-me logo desconfiado , que queria dizer com aquilo?

Agora já todos temos a resposta e os porquês

Ele sabia muito bem porque fez tal afirmação e hoje nós tambem.

Pudera!!!
Sem imagem de perfil

De antonio a 15.03.2018 às 10:45

Sempre à procura de justificar a falta de sucesso em alegados casos. O alegado acesso a informacao em segredo de justica nao dá vitórias dentro de campo.
No caso dos emails temos de ver que situacoes exatamente configuram beneficio desportivo, mas até agora nao há nada.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 15.03.2018 às 11:24

O que é fantastico mas nao surpreendente são os robositos teleprogramados virem defender os actos ilícitos , o país está a saque virou Brasil , os politicos deram o exemplo e agora as novas sociedades ja nem enxergam a diferença do mal e do bem .
Esse é o futuro que ensinam aos vossos filhos , devem sentir-se orgulhosos.
Sem imagem de perfil

De antonio a 15.03.2018 às 12:13

Eu nao estou a defender ninguém. Nao me compete faze-lo e nao me interessa sequer defender pessoas como LFV.

Estou-lhe só a dizer, e repito, que está constantemente à procura de justificacoes para nao conseguir ganhar um campeonato. Isso nao é mentalidade de quem quer ganhar mas sim a mentalidade de quem nao sabe perder.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 15.03.2018 às 12:36

Deixemos a justiça actuar livremente , sem boicotes ou armadilhas , ainda acredito que a justiça tem capacidade de defesa a qualquer tentáculo de polvos por mais gigantes que sejam.
No final tiraremos as nossas ilações , e saberemos mais pormonores do que impedem o Sporting de ganhar mais titulos em Portugal.

Uma das respostas já foi totalmente esclarecida no Apito Dourado , é fácil, basta ouvir todas aquelas escutas e percebe-se que contra tudo "aquilo" tão cristalino nem com milagres seria possível outros serem campeões muitas vezes. É a lei do pendejo, do pendejo mais esperto.

Já joguei dados , poker de dados, e se os dados tiveram na ponta bem escondido no seu interior um iman por minusculo que seja , caem sempre para o mesmo lado , isso chama-se batota e perdi muitas vezes sem saber a razão.

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 15.03.2018 às 14:12

Indiana Júlio,
Que se faça justiça e que se castigue quem merece ser castigado. De facto, no nosso país,a impunidade no futebol anda há muito tempo em roda livre. É uma questão de mentalidade. Normalmente os infractores passam entre os pingos da chuva, e escudam-se nas suas influências. É um problema de difícil resolução. Mas não exageremos, para além disto, é mesmo preciso ganhar dentro do campo e isso exige boas equipas bem dirigidas e bem apoiadas. Dou-lhe um exemplo: quando há dois anos estivemos perto de ganhar um campeonato, não o conseguimos porque quando íamos à frente com avanço considerável, os nossos dirigentes e técnicos, pensaram que eram favas contadas, e começaram a mostrar publicamente a sua arrogância. Acabou por ganhar quem soube ser humilde.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 15.03.2018 às 15:19

Nação Valente boa tarde

Mas que é necessario ter bons jogadores , serem bem treinados e uma Direção que nao falte com os respectivos pagamentos ja o sabemos e é disso que comentamos todos os dias aqui e por toda a parte quando falamos de futebol , quando as forças estão muito equiparadas são detalhes que definem a inclinação e muitas das vezes nao foram nem são só os detalhes do foro desportivo que deram ou dão essa inclinação.

Face aos actuais acontecimentos tambem urge comentar os "outros" detalhes , porque eles existem e fazem a diferença , tambem merecem claramente o seu tempo de antena e têm que ser comentados por todos aqueles que exigem um desporto sano, com bons exemplos de verdade desportiva.

Comenta um ano em que o Sporting podia ter sido de facto campeão mas para isso tinha que ser perfeito , só com a perfeiçao plena lograva ser campeão e perfeição nao existe em parte alguma , porque nesse ano outro com maiores imperfeições acabou por ser campeão. E quais foram os detalhes aparte dos pontos que perdeu e nao devia ter perdido?

Recordo varios jogos desse ano e recordo varios fenómenos inexplicáveis que se passaram em alguns dos nossos jogos em que ficaram pontos pelo caminho.

O problema é que nós sportinguistas habituámo-nos a procurar só as escusas internas mesmo quando não se justificam, mesmo quando os pontos perdidos nao são a unica razão.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 15.03.2018 às 16:34

O caro Indiana diz aqui, algumas vezes, que é homem do futebol: Eu sou apenas adepto, observador de bancada e não me meto em questões técnico/tácticas, mas há uma coisa que considero fundamental. Na conquista de um campeonato há em jogo muitos factores, internos e externos, e para se ser campeão é preciso vestir o fato macaco, manter a união e utilizar o bom senso, sempre com muita humildade. Frases como "somos os maiores, precisam de dar um pouco mais de luta, deixei lá o Ferrari, mas não o sabem conduzir" costumam ter efeito contrário.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 15.03.2018 às 13:54

António,
Quando se está de consciência tranquila confia-se na justiça, embora esta também erre, e espera-se que actue. Porque razão se anda a espreitar para dentro do segredo? Claro que os emails e as cartilhas, por exemplo, não dão vitórias directamente dentro campo, mas então para que é que existem?
Sem imagem de perfil

De antonio a 15.03.2018 às 15:32

Nacao Valente,
sao questoes pertinentes para as quais nao tenho resposta. Quero saber o que estes dirigentes andaram a fazer com o nome do meu clube, por que motivo e de que forma o SL Benfica foi (ou nao) beneficiado desportivamente.

Se foi beneficiado desportivamente, juntar-me-ei às vozes que pedem a descida de divisao e perda de títulos. Até lá, acredito sinceramente que nao houve qualquer beneficio, porque também sei ver futebol e sei ver que o Benfica tem jogado um bocadinho melhor que os outros.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 15.03.2018 às 16:16

Meu caro sejamos claros , eu falo por mim , faz parte a minha personalidade ser fundamentalmente alérgico aos pendejos sejam eles quem forem.

Nao tenho qualquer sentimento de prazer em ver a descida de divisão do Sport Lisboa e Benfica se isso vir a ser uma realidade .

Pretendo sim dar luta sem tréguas a todos os pendejos que parasitam no futebol a viver a vida fácil de milionários á custa das vantagens pelas pendijadas que praticam e se isso ainda prejudicar terceiros neste caso o clube de quem sou adepto e que tem sido enxovalhado durante anos por nao lograr ganhas titulos que pelos vistos não só por causas com culpa propria , nesse caso é obvio que exigirei justiça e que se vá ao fundo de todas as questões que possam colocar em duvida mesmo em títulos que ja tenha ganho e que se aplique as leis desportivas e civis.

E se caso todo este carnaval que se vive á volta do Benfica fosse á volta do meu clube , pois pensaria igual e só me faria sentir desiludido e com tristeza extrema..
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 15.03.2018 às 16:21

António,
Sempre disse que os jogos, de uma forma geral, são ganhos dentro do campo, mas também sabemos que em jogos muito equilibrados, às vezes, acontecem pormenores, discutíveis, que decidem.
Sinceramente não acredito que se apurem dados suficientes para que o SLB venha a descer de divisão. Por outro lado, como rival, acho que a sua presença é fundamental na divisão principal, até no interesse da competição e do negócio que lhe está inerente. Não penso como o presidente Vieira que diz que o SLB é o único clube com futuro, para ficar a jogar sozinho.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo