Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A guarda pretoriana

Rui Gomes, em 18.09.21

1024.jpg

Não há guerra contra as claques. Estas continuam a existir. Houve, de facto, um diferendo com duas claques, Juventude Leonina e Directivo XXI, que se tornaram na guarda pretoriana da anterior Direcção.

Depois de eleita a nova Direcção, foram estas claques que iniciaram uma guerra contra a mesma, como oposição organizada, visando derrubá-la. A Direcção reagiu e teve de deixar claro, que não são estas que dirigem o Sporting, como vinha acontecendo. O seu papel está definido. Compete-lhes apoiar a equipa e não apoiar ou desapoiar presidentes.

O problema é que estas duas claques deixaram de respeitar a essência do espírito, com que foram criadas. Se quiserem respeitar esse espírito, creio que a Direcção contará com elas, como com as outras.

Texto da autoria de Nação Valente

publicado às 03:03

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


28 comentários

Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 18.09.2021 às 08:04

"O problema é que estas duas claques deixaram de respeitar a essência do espírito, com que foram criadas."

Nem mais. E essa é a tal linha vermelha.

Infelizmente ambas as claques passaram a ter existência independente: primeiro eles, e depois o apoio ao Sporting. É frequente, por exemplo, os seus integrantes usarem camisolas, cachecóis e bonés com símbolos da claque.... e em todo esse traje nem um símbolo do Sporting Clube de Portugal. E uma claque existe apenas e somente para apoiar o clube. Mais nada!

Nada me irrita mais do que sentir que esses pobres, acéfalos e imbecis delinquentes se acham donos do clube....
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 18.09.2021 às 09:18

Schmeichel em .....3......2......1......
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 18.09.2021 às 09:43

Porque será que sempre que o Sporting perde vem sempre à baila as claques? Os varandistas têm de começar a arranjar novos temas para distrair do essencial.... culpem a pandemia ou os astros pelo menos vão variando de tema.

As claques continuam a apoiar o Sporting sem subsídios e sem apoios, e pelos vistos isto irrita os varandistas, estes sim a guarda pretoriana do presidente eleito com minoria dos votos.
Sem imagem de perfil

De João F. a 18.09.2021 às 09:59

Este bruneco ainda não aprendeu como é que funciona a democracia! Tem mesmo uma mentalidade reaccionária!...Compreende-se cada vez mais, porque apoiou durante 5 anos um autocrata com atitudes de ditador.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 18.09.2021 às 10:11

Democracia implica haver oposição.... ou pelos haver o direito de haver oposição..... foi retirado esse direito aos sportinguistas.
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 18.09.2021 às 10:51

Se foi retirado este direito como consigo ler os seus comentários?
De certeza que eram apagados pelo moderador do blog se este fosse o caso!
O schemeichel reserva e muito bem o direito a ter a sua opinião, mas se é tão amante da democracia como o afirma nós temos o direito de discordar de si!
Sem imagem de perfil

De João F. a 18.09.2021 às 11:43

Até parece os negacionistas, quando gritam que não existe democracia em Portugal!
Pobre mentecapto!...
Perfil Facebook

De Paulo Alexandre a 18.09.2021 às 13:03

Democracia era exigir determinadas percentagens de votação, sob a ameaça de demissão, para alterar os estatutos, com fim de agravar as penas disciplinares dos insurretos ao regime do Kim Brun. Sugerir boicotes à imprensa, ó que bons ares democráticos.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 18.09.2021 às 15:17

P.A.

Ora bem. Pôs o dedo na ferida que teima em persistir.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 18.09.2021 às 15:22

João F,
A azia do Schmeichel, para além da queda do Bruno que não esperava, foi este ter sido expulso de sócio. Quem tem seguido o seu pensamento sabe que queria que Varandas evitasse a sua expulsão, como se este se pudesse impor à vontade dos sócios. Está visto o seu conceito de democracia.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 18.09.2021 às 10:42

A problemática não será a existência das claques, e ninguém imagina o futebol sem elas. Animam os jogos e trazem carisma ao espetáculo, apesar dos petardos e de alguns cânticos lamentáveis.

Deve o Sporting dar apoio logístico às claques? A meu ver, sim. Deve.

Mas, e este "mas" é uma linha vermelha" no pressuposto de que não sejam um problema para a polícia nem uma vergonha para o clube.

Há muito que a JuveLeo se revelou ser um aglomerado de escumalha, e mesmo admitindo que é impossível evitar que existam na clandestinidade, Varandas faz muito bem em cortar todos os laços com gente desta.
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 18.09.2021 às 10:56

Eu não compreendo o atual conceito de claque, para mim faz sentido uma claque e ser apoiada pelo clube constituída por jovens em idade escolar num limite sei lá até aos 25, pessoal com 40 anos fazer parte de uma claque para mim não faz sentido, já tem bom lombo para trabalhar pagar quotas e pagar bilhetes
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 18.09.2021 às 12:10

O Fulvio diz que não compreende as claques mas pelos vistos também não compreende que o Camarote Leonino é um blogue e o Sporting é um clube associativo onde os sócios têm de ter o direito de questionar...

Se é verdade que as claques aglomeram a escumalha mais uma razão para os juntar num unico sitio, pelo menos facilitava o controlo dos mesmos, por isso tenho de concluir que quem defende as politicas actuais não tem como preocupação a segurança mas antes coloca como prioridade uma purga ideológica sem resultados práticos.... as multas continuam logo o responsável por isto chama-se Varandas o homem que não quer controlar as claques porque isso o beneficia quando há derrotas, é um fait divers recorrentemente utilizado para distrair os sportinguistas.
Perfil Facebook

De Paulo Alexandre a 18.09.2021 às 13:05

Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 18.09.2021 às 14:47

Schemeichel o seu primeiro parágrafo é de uma estupidez sem limites, purga ideológica eu vi na direção anterior! Varandas não é para todos, nas eleições não foi para mim, mas o sporting não pode estar em processo eleitoral constante, não estamos neste momento e quando estivermos teremos tempo para debater as virtudes e defeitos de cada candidato. Na altura até o Pedro pode-se apresentar como representante da ala brunista.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 18.09.2021 às 15:14

Juskowiak,

Concordo com a existência de claques, desde que enquadradas, no âmbito para que foram criadas. Sou do tempo em que não havia claques. Lembro-me que a "primeira claque" foram os "vapores do rego" e era completamente independente de estruturas clubísticas.

O problema começou quando a Juve Leo, deu o passo maior que a perna, e se julgou dona do Clube.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 18.09.2021 às 15:07

Caro Schmeichel,

Vou responder-lhe olhos nos olhos, no sentido figurado. O caro tem, uma grande virtude. É fiel a quem apoia, e luta na sua defesa até á última gota de sangue. Mas ao mesmo tempo tem defeitos, como todos nós. E um deles, consciente ou inconsciente, é utilizar argumentos demagógicos, distorcendo factos, para defender o indefensável, ou confundir o direito à crítica, com o direito a insultar, e com a falta de respeito.

Se não tem memória curta, deve lembrar-se que quem começou a dividir os sportinguistas, foi o anterior presidente, criando as categorias de sportingados e croquetes, entre outros epítetos. Com a eleição da nova Direcção, os fiéis do ex-presidente, resolveram auto-marginalizar-se com o intuito de derrubar a Direcção eleita, no âmbito dos Estatutos. .

O actual presidente, nunca marginalizou ninguém. Apenas teve de se defender de ataques e insultos pela minoria fiel a Bruno. Neste momento, existem adeptos que, independentemente de quem preside, querem o melhor para o Sporting. E quando Varandas deixar a presidência, decerto que deixará de ouvir falar de varandistas, coisa que só existe na sua cabeça. E digo-lhe mais.: porque sou adepto da alternância democrática, considero que se devia fazer uma alteração estatutária, que limite os mandatos. O que duvido que queiram aqueles que queriam, e querem, perpetuar Bruno no poder.

Quanto ás claques, enquanto vacas sagradas, para não me repetir, já disse o que tinha a dizer.

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 18.09.2021 às 16:00

Nunca irei aceitar esse argumento de que as claques servem para apenas para apoiar.... são pessoas logo livres de apoiar quem querem.... a JuveLeo optou por apoiar BdC, é um direito que têm, é impressão minha ou não houve manifestações e cartazes contra BdC no passado? Chama-se a isto liberdade de critica..... o mesmo se viu por exemplo nas AG do Benfica, criticas e oposição à direcção do Benfica.... o que para mim é estranho é ler sportinguistas a validar politicas ditatoriais que transformaram a curva sul numa curva vazia, espalhando as claques pelo estadio. Tudo para quê?

Portanto o que aqui está em causa nada tem a haver com controlo das claques, mas antes com controlo de opiniões.... neste caso não é permitido em Alvalade falar mal do Varandas apenas dos ex-presidentes.

Dizer que foi o BdC a iniciar politicas de divisão e não analisar como tudo acabou..... parece-me bastante burro continuar a mesma política de divisão e achar que vai correr bem a longo prazo neste caso com o Varandas. Exige-se acabar com purgas e com retóricas de sportingados. Um lider deve ter a visão de unir e não de dividir, se não o sabe fazer então não é um lider, é um aproveitador da desunião.
Sem imagem de perfil

De MAV a 18.09.2021 às 17:08

O mais engraçado é que a partir de certa altura foi BDC que não quis unir mas sim usar o ou" estão comigo ou contra mim"
Aliás como agora alguns apoiantes desta direcção o fazem .. senão és FV és o q?
Brunista....
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 18.09.2021 às 21:12

Já o tenho escrito, e volto a escrever. Não se pode unir o que não quer ser unido.
É curiosa a sua insistência na tecla da liberdade de crítica para justificar o apoio da Juve Leo a BdC., e a oposção a Varandas. A Juve Leo, ou outra qualquer claque, tem de apoiar o Sporting. Tudo o que vai para além disso, é interferir no que não lhe compete.

Outra falácia. É possível falar mal de de Varandas, como se vê aqui, e noutros espaços, incluindo a página do facebook do Sporting. E não é o que está a fazer aqui, livremente? E não o que se tem feito nas AGs, por grupos arruaceiros, procurando até silenciar, os que pensam de outra forma?

Como é habitual está a virar o bico ao prego. Quem foi que iniciou as purgas? Com esta Direcção, para além da expulsão do ex-presidente, por razões justificadas e conhecidas, e de retirada de mordomias à Juve Leo, que purgas é que existem?
Sem imagem de perfil

De V. Guerreiro a 20.09.2021 às 13:09

Caro Schmeichel,

Quando diz que "Nunca irei aceitar esse argumento de que as claques servem para apenas para apoiar.... são pessoas logo livres de apoiar quem querem.... a JuveLeo optou por apoiar BdC, é um direito que têm", pode não aceitar o argumento, mas é o que faz mais sentido na vida associativa de qualquer clube.

Os membros das claques, individualmente, podem (e devem) ter ideias próprias, apoiar quem quiserem porque, enquanto sócios e, portanto, votantes, têm o direito de expressar as suas ideias. Mas, coletivamente, não podem pedir a demissão de órgãos eleitos. As claques não fazem política, não emitem comunicados com a chancela da claque contra as direções dos clubes. As claques nasceram para apoiar os atletas e as equipas do Sporting, nunca para fazer política.

Para que perceba o ponto, é o mesmo que se passa com os militares. São cidadãos portugueses, pensam pela sua cabeça, têm ideias politicas e votam nas eleições. Mas coletivamente, a Força Aérea, por exemplo, não pode fazer campanha para derrubar governos.
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 18.09.2021 às 10:46

🤣😂
Sem imagem de perfil

De MAV a 18.09.2021 às 17:02

É verdade que as claques dão algum apoio especialmente nos jogos fora em que os horários são mais tardios... mas o que ao logo dos anos têm feito no Sporting para mim nem casinhas nem casotas. Neste momento são organizações que juntam ódios violência e os outros crimes conhecidos. Há líderes das claques que fazem disso profissão. Parecem os indivíduos dos sindicatos.
Se formos os 1° a acabar com as claques todas não é só a juve mas sim todas eu voto sim.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 18.09.2021 às 22:42

MAV,

Concordo com a sua análise, mas parece-me que nesta fase não é possível acabar com as claques.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 18.09.2021 às 18:27

Caro amigo Nação Valente,
Sempre serei a favor de adeptos ou associações de adeptos que, genuína e desinteressadamente, apoiem o Sporting Clube de Portugal.
Já assisti a jogos praticamente sozinho, com adeptos, com claques e, desde que exista vontade, o ambiente de apoio à equipa do Sporting é geralmente melhor em função do número e do compromisso dos adeptos presentes. É uma evidência mas convém realçá-la.
Serei sempre contra qualquer adepto ou associações de adeptos que tenham o poder, ou sejam um contra-poder, de modo a interferir nas acções de uma direção em legítimas funções ou que possam desenvolver actividades que vão para além do apoio à actividade desportiva do Sporting.
Se todos somos sportinguistas, e pressupondo que cada um percebe os seus limites de acção, não há motivos para guerras.
A menos que alguns coloquem outros interesses acima do Sporting Clube de Portugal. Mas assim, atrevo-me a dizer, já não somos todos sportinguistas...
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 18.09.2021 às 21:14

Obrigado amigo Leão do Norte, pela opinião, que subscrevo.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo