Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A Inaudita Guerra da Segunda Circular

Naçao Valente, em 08.04.17

 

20356746_Awjyt (2).jpg

 

O escritor Mário Carvalho escreveu uma história intitulada a "A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho", onde um grupo de berberes do século XII, montados nos seus cavalos, invadiam a dita avenida, depois da musa da história enlear dois fios de tempos distintos. Quando o exército português chega ao local, desvanece-se o passado, e este fica sem saber o que faz ali. Com a habitual qualidade literária é , em certo sentido, uma narrativa do absurdo. Esta narrativa veio-me à memória a propósito do clima de guerrilha quase diária que se estabeleceu entre os dois clubes da Segunda Circular. São muitas as semelhanças, começando pela sua absurdidade e terminando na sua inutilidade.


É certo que a rivalidade entre os dois clubes já vem de longe, do tempo em que a Segunda Circular ainda nem era uma miragem. É certo que sempre houve episódios de guerrilha, muitas vezes por motivo de contratações, mas sempre pontuais e transitórios. A natural rivalidade concentrava-se, sobretudo, como deve ser, dentro das quatro linhas. Esta guerra arcaica do século XXI, com palco na comunicação social, transformou-se na principal razão de existir da vida dos dois clubes. São queixas, queixinhas, insinuações, insultos, golpes baixos. Vale tudo. Mobilizam-se os adeptos para uma espécie de cruzada contra os infiéis, inimigos figadais que é preciso destruir. É a repescagem do que de pior têm as religiões. O ódio, a intolerância, o fundamentalismo.

 

inaudita 7.jpg

A explicação para esta guerra contínua, inútil e degradante, encontramo-la na qualidade das lideranças. Quer de um lado, quer de outro, do rio de alcatrão que os divide ,estão dirigentes de baixa qualidade. De facto, o dirigismo desportivo nunca esteve tão no fundo como actualmente. Os generais que ocupam a presidência dos dois centenários clubes, não passam de sargentos de má qualidade, arvorados em oficiais de estrelas de latão. Sem a devida formação cívica, formados à pressa na escola das claques ou na tarimba  de pequenos clubes, são presidentes sem classe, sem preparação e algumas vezes sem carácter. Fazem da guerra um modo de vida, um objectivo permanente, procurando, por essa via, manter as 'tropas' unidas. É uma perigosa união assente na irracionalidade das massas, apelando aos seus instintos mais primários. A violência gratuita ,já visível a olho nu, é o caminho desta deriva guerreira.


Os presidentes/caudilhos nascem ,vivem e alimentam-se da guerra. Precisam dela para subsistir, como de pão para a boca. Têm os 'soldados' presos ao seu magnetismo. E mesmo quando o ataque atinge as raias do ridículo, como aquando das últimas queixinhas do general do lado Norte ,todos o seguem cegamente. Em abono da verdade, situações idênticas também acontecem do lado Sul. Destas guerras inauditas ninguém tirará qualquer proveito palpável. Nem o desporto, nem o futebol. Perdem todos. Perdem principalmente as duas grandes instituições arrastadas para este lamaçal por aventureiros oportunistas.

 

publicado às 05:31

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


22 comentários

Sem imagem de perfil

De Oceano Vermelho a 07.04.2017 às 17:48

Meu caro, subscrevo completamente.

Os dirigentes da maioria dos clubes em Portugal são péssimos. Não digo lixo, porque não quero ofender este.

O que eles não compreendem é que, com exceção da carneirada, o resto das pessoas se vai afastando lentamente do futebol.

Eu só vou com os meus filhos ao futebol qd o Benfica está em maioria absoluta de adeptos, pq aí sem que corremos pouco perigo.

Jamais os levarei a um clássico.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.04.2017 às 19:40

Oceano Vermelho,
Quando futebol, se joga cada vez mais na comunicação social, quando a natural rivalidade se transmuta em ódio, está-se a matar a essência do que deve ser o desporto. Convivo desde sempre com adeptos de todos os clubes, mas agora até tenho dificuldade em conviver com alguns fanáticos do meu próprio clube. Obrigado pela participação.
Sem imagem de perfil

De I. Dias a 07.04.2017 às 18:34

Desde 2013 que se tem subido o nível da rivalidade, o que, sem qualquer surpresa, se começou a tornar numa inimizade entre adeptos dos dois clubes.

Carvalho soube fazer o seu papel para arranjar um scape goat dos problemas do Sporting.
Usando para isso o seu maior rival.
Curiosamente, fê-lo com o clube das antas.
E viu-se os efeitos que surgiram no norte. Um Porto que está, actualmente, perto de ser um prevaricador do fair play financeiro.
E um Porto que não conquista nada.

O Porto sempre se usou desta divisão das equipas de Lisboa para cimentar a sua posição em Portugal.

O porto necessitava de um break. Precisava de pôr mais lenha na fogueira.
E o Sporting deu-lhes a mão.
O Porto sente-se de costas quentes porque o Sporting, lamentavelmente, fecha os olhos para o que eles fazem, e abre-os para o Benfica.

O Carvalho se estivesse de facto a defender a verdade desportiva, não teria palas azuis, mas sim palas transparantes.
E este é um dos motivos porque ninguém leva o Carvalho a sério, e de reboque, o Sporting.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.04.2017 às 19:51

I. Dias,
Concordo. O papel de um Presidente deve ser gerir o seu clube com competência e descrição. Ponto.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.04.2017 às 19:10

Excelente texto caro Nação Valente. Sublinha a realidade das coisas, por muito que alguns a recusam reconhecer. Continuo a acreditar que um dia haverá um ajuste de contas.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.04.2017 às 19:58

Pois é Rui, fazemos o nosso papel pedagógico, sem qualquer interesse pessoal. Tenho a sensação que pregamos no deserto, pois a maioria é como a avestruz, mete a cabeça debaixo da areia. Com algum optimismo não percamos a esperança de nos livrarmos da mediocridade, que nos rodeia.
Sem imagem de perfil

De antonio a 08.04.2017 às 12:30

Bom texto. Identifico-me com muito do que escreve.

Quanto ao pregar no deserto, não é possível mudar o comportamento e forma de pensar dos outros. Tem que vir deles.

P.S. procure evitar referir-se a eles com termos como avestruz e mediocridade!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.04.2017 às 13:52

De António,
Obrigado pela participação. Uma análise de determinada realidade, certa ou errada, não passa disso, uma análise. Não veicula qualquer pretensão de mudar o comportamento seja de quem for. Quando muito promove a reflexão. Além disso o meu modesto texto nunca chegará às grandes massas. O que chega são os discursos inflamados dos dirigentes e fazedores de opinião com púlpito na comunicação social. Esses influenciam e condicionam as decisões e os comportamentos dos outros. Ninguém vive uma ilha.
Agradeço o conselho sobre a utilização de determinados termos, mas repare que foram utilizados no contexto imediato de uma resposta. Mediocridade refere-se a alguns dirigentes e não me parece um termo despropositado.
Sem imagem de perfil

De João Gonçalves a 07.04.2017 às 22:25

Este post não é apenas excelente, é simplesmente brilhante. Como Benfiquista, dá-me vontade de o partilhar num sítio onde sei que muita gente me iria atirar pedras, mas alguns mais esclarecidos iriam aplaudir.
Parabéns pela sua lucidez.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.04.2017 às 22:37

Obrigado pela participação. O que mais me satisfaz é saber que a lucidez que me atribui também existe noutros adeptos, independentemente do clube que apoiam.
Sem imagem de perfil

De João Gonçalves a 07.04.2017 às 22:42

Infelizmente são a minoria.
Fiz copy-paste do seu texto para um grupo fechado do Facebook. Fechado quer dizer que só os seus membros o podem ler. É um grupo de Benfiquistas. Se se sentir desconfortável com isso, diga, que eu elimino o post. Tenho curiosidade sobre as reacções que o seu texto poderá ou não provocar...
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.04.2017 às 23:03

João Gonçalves,
Não me incomoda nada que compartilhe o meu texto, antes pelo contrário. É um texto que produzi, mas que, uma vez publicado, também pertence aos leitores. E se servir para gerar reflexão, seja ela qual for, cumpre o seu papel. Aliás o silêncio de alguns comentadores residentes, leva-me a pensar que não têm argumentos para apresentar, ou não capazes de sair do pensamento único.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.04.2017 às 23:12

Estimado Nação Valente,

Para saber, o post também foi partilhado por leitores da página de Facebook. Por vezes esquecemos que não é só a página do blogue.

Quanto aos leitores residentes, alguns comentam à conveniência. Há muito que pondero publicar um post com a lista de textos "inconvenientes" nos quais se verificam poucos comentários.
Sem imagem de perfil

De João Gonçalves a 07.04.2017 às 23:16

Obrigado, Nação Valente.
Já agora, Rui Gomes, o Camarote tem página no Facebook? Se tem, desconhecia completamente...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.04.2017 às 23:18

Sempre teve meu caro, com o mesmo nome. Não a promovemos muito, mas mesmo assim tem um movimento muito razoável.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.04.2017 às 23:20

P.S. Já agora, aproveito o ensejo para informar que muitos dos nossos posts são colocados nos tais "grupos fechados", a exemplo do que o João Gonçalves, alguns dos quais com pessoas muito conhecidas do universo leonino.
Sem imagem de perfil

De João Gonçalves a 07.04.2017 às 23:25

Já vi. E já lá pus um like, passando a seguir a página.
Não é fácil colocar textos de blogues do Sporting em grupos afectos ao Benfica, como devem calcular. O contrário também deve ser verdade, claro.
Boa noite e cumprimentos aos dois.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.04.2017 às 23:27

Acontece, mas não com a mesma frequência.

Boa noite e obrigado.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 08.04.2017 às 09:19

Concordo quase a 100% com o texto.
Ou seja, LFV que está no SLB há muito tempo sempre foi daqueles que contribuiu para a má qualidade do dirigismo, mas o SCP já teve nesse mesmo período dirigentes muito cívicos (Soares Franco, JEB, Godinho Lopes, Dias da Cunha não era muito cívico mas também não era mal educado), sendo que o problema maior foi a falta de competência desportiva.

Sim, é verdade que estivemos quase a ganhar o campeonato por 2x antes de BdC, mas a guerra que falas no post já existia nessa altura, com a diferença que o SCP não entrava nela e era feita com mais intensidade entre SLB e FCP.

Com BdC o SCP passou a entrar na guerra. E agora são 3 em guerra. Óbvio que se os 3 presidentes fossem todos como Soares Franco, por exemplo, acredito que não haveria nem 1/100 dos problemas que há agora e esta cena da "cartilha" seria proibída pelo próprio presidente, publicamente, com ameaça de exclusão de sócio. Mas eu acredito que enquanto estas pessoas existirem, a guerra tem que ser lutada e não nos podemos pôr à parte da mesma, fingindo que não existe e continuadamente levando socos até ao KO final.

PS: já agora, algo que não abordaste no post, mas para mim o papel da comunicação social é pior ainda que o dos 3 presidentes. Jornais, canais de TV, todos eles para ganhar dinheiro debitam "noticias" de forma enquinada, manipulam opiniões, PERMITEM comentadores mal educados nos seus programas. Mesmo jornais não desportivos já começam a faze-lo (ver reportagem do Expresso sobre a cartilha e a forma como é desculpada) e a revista Sábado que tentou limpar a imagem do Canelas. Vergonhoso !!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.04.2017 às 13:17

Mike Portugal,
Que não nos podemos pôr à margem da guerra é matéria de opinião. A minha não é essa. Não acrescenta nada de positivo entramos nesta guerra suja. A nossa guerra tem de ser outra. No que diz respeito ao futebol fazer uma gestão profissional e criteriosa. Ter orçamentos realistas. Fazer mais com menos. Está provado que mandar dinheiro, que não se tem, para cima dos problemas, nem sempre resolve. Não foi com gritaria que ganhamos os últimos (poucos) campeonatos, incluindo os de João Rocha.
Quanto ao papel da comunicação social não me espanta. Fazem pela vida. Não o podem fazer é sem o "combustível" que os clubes lhes fornecem.
PS: E já agora, por onde anda o FCP nesta guerra? A assistir de camarote?
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 08.04.2017 às 15:18

Não. O Camarote é aqui. loool
PdC sabe-se mexer sem aparecer na comunicação social, ao contrário de BdC que ainda não aprendeu a fazer isso.

E concordo absolutamente que não se resolve problemas de dinheiro, com dinheiro.

Agora não "admito" que se retire responsabilidades à CS como fizeste. O que é isso do "não me espanta, fazem pela vida"? Estás a dar-lhes razão? Achas bem que façam isso? Não os critícas?
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.04.2017 às 16:29

Claro que critico, e não lhes retiro responsabilidade, mas não vivemos num mundo ideal. A CS pauta-se por interesses comerciais e numa área muito competitiva tem sim que fazer pela vida. Dá aos consumidores aquilo que eles querem. Quando estes não se interessarem pela chicana deixa de a dar. É por acaso que o CM tem a liderança na venda de jornais? Certamente que não é com a minha participação.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo