Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Branca de Neve brincando com os troféus do Pai, por Paula Rego, 1995
Quem foram os 5 violinos?
A) Um dos maiores legados da história do desporto nacional
B) Um extraordinário quinteto de jogadores que, em conjunto, marcou mais de mil golos em jogos oficiais.
C) Principais responsáveis pelo primeiro tri-campeonato em Portugal, assinalando talvez a inédita manifestação nacional e internacional de grandiosidade de um clube português.
D) "Já lhes expliquei (sócios, adeptos e jogadores) e eles perceberam perfeitamente. Cinco jogadores do Sporting que ao jogar futebol tocavam música."
Não considero a Jorge Jesus o título de extraordinário treinador de futebol. Reservo-lhe a designação de um "muito bom" treinador, claramente acima da média. Talvez tenha sido em Portugal o grande reprodutor em termos técnicos de um estilo de jogo que em tempos se considerava "Futebol Total", em que todo o jogador de campo teria uma função ofensiva e defensiva, independentemente da sua posição original no rectângulo de jogo.
Auto-intitulado "a Paula Rego dos treinadores", Jesus manifesta-se culturalmente ao nível da presente taxa de literacia da República Democrática do Chade, um país detentor de um rico património cultural, mas onde o nível de alfabetização do povo não ultrapassa os 40%. Num dia especial, numa noite de homenagem, Jesus podia ter-se esforçado um pouco mais. Seria uma oportunidade para poder brilhar...
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.