Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




em-busca-da-leveza-perdida.jpg

O nível de isenção e objectividade do ser humano, em geral, é limitada. Muito para além da herança genética que molda a nossa personalidade, esta é ainda condicionada por múltiplos factores ligados à nossa formação e a diversas outras influências. A partir daí assumimos determinados posicionamentos ideológicos, que pautam as nossas vidas e as nossas reacções perante a realidade, política, religiosa e clubística.

No mundo do futebol, esse posicionamento ideológico atinge extremos que dispensam mínimos de racionalidade. Quando aderimos a um clube estabelecemos com ele uma relação onde a paixão é dominante. Desse modo, vivemo-lo quase sempre de uma forma emotiva. Os adversários, pessoas como nós, passam muitas vezes a inimigos. Temos a enorme capacidade de o ver argueiro no olho do outro, mas não o vemos no nosso, nem num espelho de aumentar.

Mas o que mais me perturba é quando mandamos às urtigas o espírito de grupo clubístico, tantas vezes deveras exagerado, e decidimos, algo inconscientemente, digladiarmo-nos entre pares. E voltando ao princípio, não por razões objectivas e concretas, mas com base em especulações, pautadas por posicionamento ideológico.

Essa luta fratricida que vem sendo habitual no Sporting CP, e que está a atingir níveis alarmantes, deixa-me perplexo e triste. Sobretudo tendo em conta que não existe motivo para que tal aconteça. A contestação à actual Direcção, na razão inversa da adoração à anterior, é a prova provada da insustentável leveza do ser. Flutua e cai na inconsistência de comportamento, num abrir e fechar de olhos.

Ao ver, ouvir e ler a discussão pública sobre a dívida do Sporting Clube de Portugal, ao Sporting de Braga, pasmo. Que nos debates televisivos, jornalistas/ comentadores malhem no Sporting, sem saberem da missa a metade, eu compreendo. Precisam de ganhar a vida, nem que seja a encher chouriços. Que adeptos do nosso Clube o façam nas redes sociais, mete-me asco. E não me refiro aos brunistas que apelidam Varandas de caloteiro, porque isso faz parte da sua estratégia de regresso ao poder. É curioso verificar como não tiveram essa preocupação, quanto às dívidas da anterior Direcção, e que tiveram que ser pagas por esta, para o Clube não cair na insolvência.

Aqui no Camarote Leonino vejo comentários a roçar a ignorância e o ridículo. Começa logo pela ênfase da expressão “calote”. Em qualquer dicionário, em rigor, pode ver-se que o termo se refere a dívida não paga, e não a dívida por pagar. Esta badalada dívida e outras, que o Sporting e todos os clubes têm, serão calotes se não forem pagas. O Sporting sempre pagou as suas dívidas, e também pagará esta, sem esquecer que também é credor e nesse sentido tem dinheiro a receber.

Um outro aspecto que brada deveras aos céus nestes comentadores, é que assentam as suas afirmações/acusações, em pura matéria especulativa. Não conhecem os contornos do negócio, não sabem porque razão ainda não foi pago, mas metem-se a adivinhos, para fazerem então condenações na praça pública. Condenações estas que se baseiam no tal posicionamento ideológico em relação à actual Direcção. Ao partir desta base a discussão está inquinada, e não tem nenhum rigor.

Em conclusão, o Sporting é mesmo diferente, e caso de estudo. É o clube português onde nem o “sentido de tribo”, no que diz respeito à defesa dos interesses de grupo, impera. Tem tanta leveza, que não reflecte, não pondera, não separa o trigo do joio. Anda ao sabor do vento das “vozes” supostamente tão honestas, tão honestas, que nem têm substância. E vai descarregando a sua ira. E se não fossem tão sem substância, atrever-me-ia a dizer que não merecem ser sportinguistas, quando dizem ter vergonha do Sporting, e não a tiveram quando a poderiam ter com maior razão. Tanta leveza...

ADENDA

sporting-sc-braga-liga-nos-2019-360x209.jpg

Sporting CP e SC Braga emitiram um comunicado conjunto através do qual é anunciado um acordo entre as partes sobre o pagamento de Rúben Amorim:

"A Sporting Clube de Braga - Futebol, SAD e a Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD informam que chegaram hoje a acordo sobre a forma de regularização de todos os montantes devidos em função da contratação do treinador Rúben Amorim."

publicado às 04:19

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


84 comentários

Sem imagem de perfil

De Zen a 08.09.2020 às 09:05

Como o Dr. Gomes costuma dizer, escreveu um livro tão grande para dizer o quê mesmo?
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.09.2020 às 12:06

Zen,

Livro? Já escrevi dois e estão publicados. Se gostar de ler, posso dizer-lhe os títulos. Mas se leu este texto e não percebeu o que escrevi, muito menos iria perceber, num livro de mais de cem páginas.
Sem imagem de perfil

De Paulo Oliveira a 08.09.2020 às 17:15

Desculpe que lhe diga mas foi só conversa de salvação e martírio. Nada acrescentou, a não ser a tentativa de diluir culpas com semelhanças tiradas de contextos diferentes.
Não pode nem deve esquecer-se que a posição da direção foi sempre incompreensivelmente arrogante, chegando a demonstrar que só pagaria quando quisesse!
O acordo agora conseguido é o terceiro por incumprimento dos dois anteriores e só tem expressão num quadro de evitar as consequências nefastas de queixas do Braga em instâncias do futebol e tribunais.
Não parece haver uma grande disparidade entre "dívida não paga, e não a dívida por pagar" que quis diferenciar e que curiosamente ambas se aplicam, depois da primeira divida não paga em tempo útil a mesma ficou por pagar.
Sem imagem de perfil

De Bento a 08.09.2020 às 18:02

"Não pode nem deve esquecer-se que a posição da direção foi sempre incompreensivelmente arrogante, chegando a demonstrar que só pagaria quando quisesse"

Não me faça rir.
Essa foi a postura da anterior direção durante o mandato todo, e só agora é que você se mostra preocupado com isso!?
Sem imagem de perfil

De João F. a 08.09.2020 às 19:14

"Não pode nem deve esquecer-se que a posição da direção foi sempre incompreensivelmente arrogante, chegando a demonstrar que só pagaria quando quisesse!"

Arrogante? E demonstrou que pagaria quando quisesse?

Explique isso para a gente compreender.
Sem imagem de perfil

De João F. a 09.09.2020 às 09:21

Eu já esperava que não houvesse explicação para a acusação! É o habitual. Lança-se a calúnia para ver se passa e se é contestada, esconde-se como um rato, o que é tipicamente brunóide.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.09.2020 às 20:06

Devo ter estado ausente. Não ouvi da parte de qualquer membro da direcção a ideia que só pagava quando lhe apetecesse. E muito menos vi qualquer arrogância.

Devo-me ter expressado mal porque não vejo no meu texto qualquer "diluição de culpas" . Cada qual vê o que quer ver.

A mensagem que pretendi passar, e pelos vistos não consegui, foi a da abordagem de adeptos, de acordo com as circunstâncias. E a utilização de dois pesos e duas medidas, perante situações idênticas.

Mas deixe dizer-lhe que há diferença entre dívida não paga e dívida por pagar. E não é apenas uma questão de semântica.

Agora quem quer utilizar o "caso" para fazer chicana política arranja os argumentos estapafúrdios que entender.

Por fim, na minha modesta opinião, um acordo entre duas partes,é um acordo entre duas partes. Não é para beneficiar ou prejudicar, qualquer delas.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 08.09.2020 às 09:46

O Nação Valente pode dizer,e com razão que a palavra "calote" está mal aplicada, pela sua lexicologia. Eventualmente, o Sporting acabará por pagar o que deve.

Mas a má-fé da direção neste processo, que repito que considero vergonhoso para o clube, é por de mais evidente. Recordemos:

1- A 4 de março o Sporting contrata RA, comprometendo-se a pagar 5M no dia seguinte.

2- No dia seguinte..... o Sporting não cumpriu o que havia prometido na véspera.

Alguém acredita que a direção não sabia antecipadamente que não teria a verba disponível em 24h? Eu não. E é por isso que este caso me envergonha, pela dívida, pela imagem que passa do clube, e pela má-fé evidente que Zenha & Varandas evidenciaram.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.09.2020 às 12:23


Juskowiak,

Por acaso ou não, teve acesso ao documento (se é que existe) entre o Sporting de Portugal e o Sporting de Braga? Qual é a fonte fidedigna que utiliza para afirmar que o primeiro pagamento era no dia seguinte?

Em que se baseia para dizer que o Sporting está a agir de má-fé? Sabe quais as razões concretas que atrasaram os pagamentos? Já percebeu porque razão o Sporting de Braga deixou sair o treinador sem o pagamento imediato, como é de lei, porque negociou, e nem exigiu garantias bancárias? Sabe porque razão o Vitória de Guimarães ameaçou o Sporting de insolvência pelo pagamento, em atraso, de Raphinha? E também sabe porque não houve nenhuma histeria?

Julgar seja quem for sem provas será sério? Quem é que estará de má-fé?
Sem imagem de perfil

De João F. a 08.09.2020 às 12:49

Sem imagem de perfil

De Bento a 08.09.2020 às 10:38

"Essa luta fratricida que vem sendo habitual no Sporting CP, e que está a atingir níveis alarmantes"

Não existe nenhuma luta fractricida, o que existe é uma tentativa por parte da seita de tentar deitar abaixo esta direcção, tal como fazem desde 2011, com o objetivo de colocarem no poleiro o badocha.
Sem imagem de perfil

De J. Diogo da Silva a 08.09.2020 às 10:44

Eu só acrescentaria, que esta tribo só parará quando destruir o Clube.Se calhar por outras palavras, direi que são os “destroços” daquela invasão a Alcochete.Pobres coitados.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.09.2020 às 12:34

Concordo. "Alcochete" continua por outros processos. E como é habitual a culpa morreu solteira.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 08.09.2020 às 12:49

É, o facto da embrulhada do pagamento ao Braga, como é evidente, tem tudo a ver com Alcochete... e com o tresloucado que nessa altura estava à frente do clube... como é óbvio.
Sem imagem de perfil

De Bento a 08.09.2020 às 10:49

"E não me refiro aos brunistas que apelidam Varandas de caloteiro, porque isso faz parte da sua estratégia de regresso ao poder"

👍

Só acrescentar que a seita é que está por trás deste clima de constante contestação contra a direção.
Apesar de alguns dizerem que já não apoiam o guru, pois acham que ao dizerem isso já têm moral para denegrir esta direcção, são esses também que contribuem para o clima que se criou á volta do clube.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.09.2020 às 12:43

Bento,

Diz uma coisa interessante. Muitos contestatários procuram justificar-se dizendo que já não apoiam o guru. Faz parte da estratégia. E o mais grave é que confundem a direcção com o clube, não se importando de o prejudicar. As direcções são transitórias, e quando se contestam, para mais sem motivos reais, contesta-se o próprio clube. São mesmo sportinguistas?.
Sem imagem de perfil

De Bento a 08.09.2020 às 16:39

👍
Sem imagem de perfil

De Bento a 08.09.2020 às 10:51

Muito bom post 👍
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 08.09.2020 às 12:50

De excelência, e acima de tudo, ISENTO!!!!!!
Sem imagem de perfil

De Bento a 08.09.2020 às 11:00

"É curioso verificar como não tiveram essa preocupação, quanto às dívidas da anterior Direcção, e que tiveram que ser pagas por esta, para o Clube não cair na insolvência"

Não tiveram nem têm, pois são indivíduos que hoje defendem uma coisa e amanhã defendem o seu contrário, são indivíduos sem palavra, de baixo caráter.
Na altura do guru era bonito ser caloteiro, não pagar dívidas, defendiam os calotes do guru com unhas e dentes, sendo o mais mediático a dívida á doyen, actualmente usam as dificuldades financeiras oriundas da gestão do guru e da pandemia, para tentarem deitar abaixo esta direcção.
Sem imagem de perfil

De José Silva a 08.09.2020 às 11:13

SE este "tipo" de sportinguistas são os próprios a criticar Varandas pelo facto de Amorim ainda não ter sido pago ao clube do "insolvente", se calhar um dia destes vou ter que pedir desculpas aos jornais, A bola e O jogo, por eu pessoalmente neste espaço , os criticar fortemente, já que quase todos os dias falam neste tema com o objetivo de atingirem o Sporting e o seu Presidente..! E estou à vontade para dizer isto já que fui um critico à gestão de Varandas na época passada.De caminho só falta dizer que todos os jogadores e treinadores são pagos e desculpem a expresão a "pronto pagamento" e que o Sporting é o único clube no mundo, com pagamentos em atraso..! Todos os outros estão em dia..! E para terminar, quando é que o Sport Recife do Brasil nos paga a dívida pela tranferência de André do Sporting para este clube..?!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.09.2020 às 12:53

José Silva,

facto nunca me lembro de uma tamanha histeria na CS a propósito da dívida de um clube desportivo. O Salvador de Braga tem uma estratégia de menorização do Sporting, mas o que se estranha é que a CS lhe dê cobertura.

Nos pagamentos de jogadores, como diz, são vulgares estes atrasos, há constantes renegociações, mas pelo que se vê fica-se com a sensação de que o Sporting é o bode expiatório. O Sporting também tem devedores em atraso, mas sobre isso, bico calado.

Mas o que mais me entristece é ver quem se diz sportinguista, estar contra o clube.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 08.09.2020 às 14:58

É, realmente nada como ler a razão, os culpados das sucessivas borradas feitas por esta direcção são os jornais e os jornalistas, esses malandros!!
Sem imagem de perfil

De Bento a 08.09.2020 às 16:51

Na altura do guru a narrativa que saía de alvalade e propalada pela seita era para não se lerem jornais, porque estava tudo contra o guru.
Agora como afirma o Paulo no comentário acima a narrativa mudou, os jornalistas malandros do passado passaram a ser bons rapazes, e a direção que era impoluta no passado passou agora a ser uma direção de malandros.

Para os adoradores do guru mudam-se os tempos mudam-se as vontades, e o que hoje é verdade amanhã é mentira.
Para esta gente não há valores.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 08.09.2020 às 17:09

Quem falou na anterior Direcção foi o caro Bento, não leu nada que eu escrevesse nesse sentido.. o caro deve estar a confundir-me...
A questão dos jornais e dos jornalistas continua na ordem do dia, em toda e qualquer altura, continua a haver muitos sportinguistas que se preocupam mais com o que sai nos jornais do que se preocupam com o que se passa no seu clube, para estes, tanto faz que lá esteja o presidente A como o B ou o C, o foco deles é a comunicação social, vistas pequenas, infelizmente muita gente sofre disso...
O amigo pelos vistos não entendeu a ironia, paciência, não se pode ter tudo....
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.09.2020 às 20:09

Mas o que mais me entristece é ver quem se diz sportinguista, estar contra o clube.
Sem imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.09.2020 às 12:09

Post perfeitamente esclarecedor para quem o quiser entender.
Traduz a insustentável leveza dos julgamentos sumários, baseados em aparências. E tantas vezes as aparências nos iludem!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 08.09.2020 às 12:27

Varandas quando chegou ao poder achou importante passar o tempo a denegrir a anterior direcção falando das dividas a fornecedores, achou importante ainda referir-se aos colchões de Alcochete.... passado esse tempo onde se evidenciava as dividas a fornecedores o que é hilariante é a desvalorização das dividas neste caso ao Braga pelos varandistas. Só peço coerência na analise às dividas.
Na minha visão o que critico é o valor da transferência, valor sem sentido num clube sem dinheiro e cujos resultados praticos foram nulos, ficamos em 4°lugar logo foi um falhanço que vai custar de dezenas de Milhões de euros. Como é obvio iremos pagar ao Braga, mas o que me custa é pensar que poderiamos investir estes 12M em jogadores que tanta falta fazem.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.09.2020 às 13:01

Schmeichel,

Nenhum exército vence sem um bom general. Se a "compra" de Amorim vai será ou não benéfica para o clube só o tempo dirá. Até lá, o que se disser, não passa de especulação.

Quanto ao restante comentário não passa da velha e azeda retórica da frustração pela queda do brunismo. Não merece qualquer apreciação.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 08.09.2020 às 13:35

O investimento foi feito e ficamos em 4 lugar.... sao factos! A unica analise que posso fazer é o que aconteceu, vocé não analisa, você apenas faz desejos que em nada se baseiam em factos.
O que você diz sobre o general concordo.... e é por isso que ficámos em 4 lugar, não culpa do Amorim, mas do Varandas.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.09.2020 às 15:05

Sempre foi dito que o investimento foi feito para preparar uma equipa para o futuro. Na altura o Sporting tinha quatro pontos de atraso, e a conquista do terceiro lugar não era o objectivo: Se se conseguisse melhor, e esteve quase, muito por culpa do Braga, que perdeu pontos que não devia perder.

O caro continua na mesma linha. A distorcer factos à sua conveniência. Mesmo com toda a paciência do mundo, pondero deixar de debater consigo. É pura perda de tempo.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.09.2020 às 15:28

Schmeichel
Nenhum treinador é selo de garantia de sucesso ou de objectivos alcançados temos agora o caso do Benfica que meio desorientado mandou ás malvas todos os grandes projectos que tinha em curso e foi a correr para buscar outra vez o JJ e recomeçar tudo de novo , JJ que aos poucos vai aterrando na realidade e ja começa a demonstrar sinais de nervosismo , afinal promteu e garantiu que a sua equipa iria jogar o tripo , que iria arrasar e dar expectaculos de nota artistica , por isso todos os dias pede jogadores novos para o plantel e nunca se vai cansar de os pedir , gostaria ele de ter os melhores do planeta para que nao tenha que se chatear e só tenha que distribuir as camisolas.

Amorim é bom treinador e com tempo vai trazer de novo uma boa mentalidade competitiva á nossa equipa merecer que a Direçao se esforce em dar-lhe as melhores condiçôes possiveis.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 08.09.2020 às 16:57

Julius,

Eu até acho que o Amorim é bom treinador, finalmente esta direcção parece ter acertado num treinador... a minha questão é sobre o valor investido, que é só o terceiro mais caro do mundo, diria alguém que um clube que faz tal investimento tem de ter por detras um suporte financeiro para tal, mas o que é dito pela direcção do Sporting é que temos dificuldades, no fundo a aposta no Amorim foi mais um tiro no escuro, pode correr bem como pode correr mal, o futebol é uma caixinha de surpresas mas racionalmente dar 12M por um treinador sem curriculum e depois não ter a capacidade para o pagar é uma situação incompreensível.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.09.2020 às 17:40

Mas o futebol é fertil em tiros no escuro , vive muitas vezes desses tiros acabarem certeiros.
O próprio jogo é um risco em varias decisôes tomadas , eu critico é quando nao se arrisca ou quando se arrisca no que ja se sabe á partida que é uma má decisâo e que tem tudo para dar errado.

As criticas que tinham que ser feitas a esta Direçâo no geral ja foram feitas , ela ja sabe o que os adeptos pensam e sabe que tem esta oportunidade para demonstrar que têm capacidade de gerir os destinos do Sporting .
Agora devemos parar com as tempestades , nada á a fazer que esperar e ver o que acontece e devemos sim apoia-los, principalmente a equipa e o treinador e dar a todos mais uma vez o beneficio da duvida , vamos acreditar que se pode conquistar algo que nos faça tranquilizar.
Se mais uma vez nao resultar todos sabemos o que vai acontecer por isso vamos é acreditar que resulta.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 10.09.2020 às 22:08

Comentário apagado.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 10.09.2020 às 22:17

Como escrevi ,a decisâo foi tomada e nao á volta a dar , agora sé nos resta apoiar o treinador para ajudá-lo a que lhe corra o melhor possível.
Pelos menos fazê-lo sentir que estamos com ele.
Sem imagem de perfil

De Bento a 08.09.2020 às 17:02

"Varandas quando chegou ao poder achou importante passar o tempo a denegrir a anterior direcção falando das dividas a fornecedores, achou importante ainda referir-se aos colchões de Alcochete"

Sabes o significado da palavra coerência?

Vocês no desgoverno do guru andaram anos e anos a colocar as culpas nas direções passadas, não culpavam só uma culpavam várias direções, e agora não se pode referir as muitas coisas mal feitas durante esse tempo!?Qual é a estranheza? Vocês durante anos e anos disseram mal das direções passadas e agora não aceitam críticas!?
Onde está a vossa coerência!?
Sem imagem de perfil

De João F. a 08.09.2020 às 17:40

Comentar post


Pág. 1/3





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo