Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A irracionalidade do adepto

Naçao Valente, em 12.01.23

Sejamos claros. O SCP não tem uma grande equipa, nesta época. Sem ser um catedrático neste ramo, atrevo-me a dizer que os adversários directos têm melhores plantéis, que sustentam equipas mais fortes do ponto de vista individual e colectivo.

Mesmo tendo em conta a situação referida, a verdade é que a prestação da nossa equipa, até este momento, têm estado abaixo do previsível. Tendo em consideração a constituição da equipa, são atípica as derrotas com clubes como o Chaves, o Boavista, o Arouca, e no domingo o Marítimo. Sem fazer uma análise exaustiva sobre esses resultados negativos, pode concluir-se que tiveram razões diversas e que são os grandes responsáveis pela actual classificação.

download (2).jpg

Sem entrar nas diagnosticadas carências do plantel, curto, e sem alternativas consistentes, têm obrigação de fazer melhor. E se o Sporting tivesse nos jogos referidos, ganho apenas metade dos pontos totais, estaria ainda a lutar pelo título. É curioso que muitos dos pontos conquistados, foram com adversários de maior valia. Assim sendo, cabe à estrutura técnica avaliar essas prestações e agir em conformidade.

Pronunciar-se sobre tudo, muitas vezes como especialista é uma característica muito da natureza, confundindo opinião humilde e sensata, com soberba. É fácil para quem não tem que executar, fazer juízos de valor sobre os outros, raiando muitas vezes o absurdo. E se isto como norma geral já é contestável, no mundo do futebol atinge a irracionalidade, para não usar um termo mais forte.

 Julgar a partir de uma observação empírica, leviana e sem conhecimento de todas as variantes, o desempenho de profissionais de futebol, é uma prática usada por adeptos de todos os clubes. Mas no nosso Sporting atinge níveis inultrapassáveis. Se nalguma coisa somos campeões é nisso. Nesse sentido não posso deixar de me mostrar indignado.

Numa abordagem simplista é preciso recordar que com excepção da luta pela conquista do campeonato e da Taça de Portugal, ainda lutamos por outros títulos, a nível nacional e internacional e por uma boa classificação na prova principal. E convém também lembrar que nem chegámos ao meio da maratona. O negativismo, confundido com exigência, não ajuda a concretizar qualquer objectivo. Há momentos em que o silêncio é de ouro.

Ao terminar, não posso deixar de fazer uma ressalva para distinguir aqueles que criticam, mesmo que injustamente, dos notórios adoradores de ídolos, que continuam a andar por aí, e curiosamente, com pezinhos de lã, também no Camarote Leonino.

publicado às 03:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


60 comentários

Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 12.01.2023 às 03:56

Nação Valente,
Como sempre acertivo

P.S.. Vou aqui repetir parte do meu comentário já escrito no "post" do Perry.
Para os desesperados
Ora vejamos:
Balanço à presidencia do F.Varandas✌️
Os mandatos presidênciais, a vida de um clube medem-se em titulos.
Desde 2018/19
1 Liga --(FCP 2.. SLB 1)
1 Taça de Portugal --(FCP 2... SCBraga 1)
1 Super-Taça de Portugal --(FCP 2..SLB 1)
3 Taças da Liga --(SCBraga 1)
Total= 6 titulos
Que lhes parece??.🫡
Esta está sendo uma temporada difícil, parecida à de 2019/20, é verdade... mas é o momento de ter alguma paciência. Ainda há 1 titulo para ganhar a nível nacional, menor é certo mas, melhor que nada!..

P.S.S..Freddy..Eu também quero mais!..😁
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 12.01.2023 às 04:12

Curioso!..
Nestes 4 anos somos o clube mais titulado em igualdade com o FC Porto.

Abraço leonino!..
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 12.01.2023 às 04:18

E ainda mais curioso !
Neste mesmo período de 4 anos, de Presidência Varandista😄 ... somos o único clube de futebol que venceu todas as provas disputadas em território nacional..💪
Outro abraço leonino!.
Sem imagem de perfil

De João F. a 12.01.2023 às 11:30

Essa é mais uma facada no ego dos antis!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.01.2023 às 13:05

Caro Carlos N. T.

Tudo o que escreve sobre o passado recente do Sporting é indesmentível. Conhecendo-o, pelas suas opiniões, como o conheço, não podia ser de outra maneira. Apenas acrescento que na época anterior além de conseguirmos o 2º lugar no campeonato (com um bocadinho se sorte podíamos ter ganho)chegámos aos oitavos da Liga dos Campeões.

Portanto, como diz, o saldo desta Direcção e do treinador Amorim, é bastante positivo. Portanto algumas críticas que lhe fazem, independentemente de eventuais erros, são muito injustas.

Abraço
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 12.01.2023 às 08:36

Caro amigo Nação Valente,

o Sporting é um clube que vive numa instabilidade sistemática. Grande parte dos sportinguistas vive o seu Clube num estado de inquietação permanente. Outros, uma minoria muito activa, não escondem a cartilha que trazem na algibeira.
Como se sabe, a inquietação é má conselheira, ora traz a impaciência, ora suscita entusiasmos precoces. Já a questão da cartilha é bem mais complicada.

Como refere, com razão, a época ainda não terminou. Apesar dos desaires é necessária resiliência, paciência e alguma coragem. E confiança, pois claro.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.01.2023 às 13:16

Caro amigo Leão Zargo,

é verdade que a instabilidade no Sporting costuma ser permanente. Pode-se até relacioná-la com uma grande exigência, mas muitas vezes tem outros objectivos. E sabe-se que a exigência não pode ir além do que é possível.

Parece-me importante blindar o balneário do ambiente derrotista que esta inquietação pode provocar. A concentração na luta pelos objectivos possíveis, tem de estar em alta.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 12.01.2023 às 09:00

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De João F. a 12.01.2023 às 11:33

"Mais do mesmo… você não se cansa."

Como se costuma dizer, cabe-lhe a si que nem uma luva!
Sem imagem de perfil

De De Perry a 12.01.2023 às 09:57

As pessoas só são irracionais com aquilo que... Amam
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.01.2023 às 13:18

Perry

Tem razão, mas a irracionalidade começa por destruir aquilo que ama.
Sem imagem de perfil

De carlos a 12.01.2023 às 20:51

grande verdade
Sem imagem de perfil

De Rui Sampaio a 12.01.2023 às 10:16

Ontem vimos um treinador do Braga que lançou 2 avançados do banco e conseguiu uma reviravolta épica. Vimos o treinador do Porto a mexer com o jogo com a entrada de um avançado do banco e que fez um hat trick. Vemos o nosso rival a reforçar-se com artilharia para a frente. E o nosso treinador (pelo que se lê) esta interessado num defesa esquerdo do Casa Pia e num defesa central do Mafra. Os adeptos estão fartos de dizer e com razão que só com o Paulinho como opção para avançado não podemos ter muito sucesso. Por vezes os adeptos também são racionais...
Sem imagem de perfil

De De Perry a 12.01.2023 às 10:29

Concordo com o Rui, mas a perda de tantos pontos deve-se á perda de Palhinha. A leviandade de se desr fazerem dele por 20 milhões é inacreditável, mais se o tivessem ainda estavam na Champions e já lá tinham mais que o dinheiro que receberam com ele. Nunca a equipe perdia os jogos com o Marselha e o Frankfurt como perdeu. Temos bons jogadores mas aquela força da natureza não a temos. Àquele jogador só podia sair por uma verdadeira fortuna, nunca por 20 milhões, acabaram por ir buscar alguns jogadores que valia mais não os ir buscar e ter ficado com o Palhão.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 12.01.2023 às 11:36

Perry,

Não concordo que a perda de Palhinha seja a razão para a perda de tantos pontos e passo a explicar.
Palhinha segurava muito bem o meio campo sim senhor, mas as dinâmicas que garantiam vitórias do SCP eram conseguidas muito por Matheus Nunes e Sarabia, 2 jogadores de qualidade muito superior que não foram substituídos à altura.

O problema não está na venda de Palhinha, mas sim nas compras ineficazes que se fizeram para o meio-campo e ataque. Compraram-se vários extremos, nenhum avançado, nenhum jogador com golo e nenhum jogador que pegue no jogo e coma linhas no meio-campo.
Sem imagem de perfil

De De Perry a 12.01.2023 às 13:14

Caro Mike foi campeão sem o Saraiva e com uma pequena contribuição do Mateus, o titular era o João Mário, mas o grande Palhão estava lá
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 12.01.2023 às 13:25

Perry,

Épocas completamente diferentes. Os adversários não estavam tão bem, nem tinham tantos valores individuais como têm hoje. Não se pode comparar. Tanto que na época seguinte fizemos exatamente os mesmos pontos mas não fomos campeões.
Sem imagem de perfil

De De Perry a 12.01.2023 às 13:30

Sim épocas diferentes, veremos o que fazem sem o Palhinha. Oxalá Tanlongo seja um rapaz de barba rija
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.01.2023 às 23:55

Quem é o Saraiva?
Sem imagem de perfil

De João F. a 12.01.2023 às 11:40

" A leviandade de se desr fazerem dele por 20 milhões é inacreditável, mais se o tivessem ainda estavam na Champions e já lá tinham mais que o dinheiro que receberam com ele."

Com essas certezas todas deve acertar sempre no euromilhões!
Das coisas piores que se pode encontrar na vida, é gente convencida que tem a solução de todos os problemas na vida.

Sem imagem de perfil

De De Perry a 12.01.2023 às 13:26

Pelo menos tenho uma certeza há jogadores que só se vendem por verbas irrecusáveis, PALHINHA era um deles, Nuno Santos também e Porro é o outro, se baterem os 45 milhões, tudo bem . Os outros todos pode-os vender até o Inácio e o Pote logicamente que as propostas devem ser boas. Há jogadores que só se vendem por quantias muito grandes. Para mim o Mateus Nunes foi bem vendido. Há jogadores que pela sua dinâmica e maneira de ser só podem sair por quantias obscenas. 20 milhões ? Que ridículos e depois vão gastar montes de dinheiro em jogadores que não têm o valor do seu passe por inteiro.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.01.2023 às 13:35

Perry

Sem desmerecer o potencial de Palhinha, considero que exagera. O futebol é um jogo colectivo. Se me disser que houve jogadores fundamentais que saíram, sem substitutos à altura concordo. Além disso esta, até agora, má época do Sporting deve-se a diversos factores.
Sem imagem de perfil

De carlos a 12.01.2023 às 20:53

mais uma vez tem toda a razao. so ai critico a direccao. palhinha so saia para cima de 80 milhoes. senao davam lhe um contrato vitalicio no sporting
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.01.2023 às 21:34

Caro Carlos,

Pergunto apenas a título de curiosidade, os computadores na Inglaterra não têm letras maiúsculas?

Noto que até os nomes de pessoas surgem em minúsculo.
Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 12.01.2023 às 11:37

Verdade. No Funchal, Amorim mandou a única alternativa a Paulinho, o puto Ribeiro, para a bancada e Coates, que poderia tentar alguma coisa nos últimos minutos, foi tomar banho mais cedo.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.01.2023 às 13:38



Orlando Santos

E se tivesse colocado as suas sugestões e perdesse na mesma, qual era a sua justificação?

Treinador de bancada ganha sempre, por isso nunca é despedido.
Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 12.01.2023 às 16:48

Podia resultar ou não, nem é essa a questão, mas sim que foram desperdiçadas soluções óbvias mais ofensivas a troco de nada.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.01.2023 às 13:30

Rui Sampaio

O que aconteceu ontem no jogo entre o Braga e o Guimarães deve-se mais, na minha perspectiva, a demérito do Guimarães do que a mérito do Braga. Já aconteceu uma coisa parecida, quando o Sporting virou um resultado contra os das Antas, na Taça da Liga. Aconteceu que eles a escassos minutos fim acharam que o jogo já tinha acabado.

Relativamente a notícias sobre contratações não lhe dou nenhuma relevância. A maior parte das vezes são boatos.

Os adeptos até podem ter razão sobra a necessidade de ter mais avançados. A falta de racionalidade começa quando consideram que é possível ter bons avançados com um estalar de dedos. Já viu quanto custou o avançado comprado pelo Benfica, que ainda é apenas uma promessa? Quem pode, pode.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.01.2023 às 23:56

"Os adeptos até podem ter razão sobra a necessidade de ter mais avançados. A falta de racionalidade começa quando consideram que é possível ter bons avançados com um estalar de dedos. Já viu quanto custou o avançado comprado pelo Benfica, que ainda é apenas uma promessa? Quem pode, pode".

Sem imagem de perfil

De RCL a 12.01.2023 às 11:15

Nação Valente
O futebol é o que é graças aos ídolos. Leónidas, Puskas, Di Stefano, Garrincha, Didi, Pelé, Best, 5 violinos, Eusébio, Zidane , etc..........................e Cristiano Ronaldo. A eles deve tudo o futebol, não aos mangas de alpaca das secretarias e aos pseudo - jornalistas, e candidatos, que vivem à custa de quem muitas vezes são críticos.

O presidente da Federação Francesa de Futebol foi demitido por um comentário depreciativo referente a Zidane, lenda do futebol francês O mundo do futebol aplaudiu.

Em Portugal, Cristiano Ronaldo é a maior lenda viva , depois dos violinos. e Eusébio, queiram ou não os invejosos. Há claramente uma seleção portuguesa, antes e com Cristiano Ronaldo. Cristiano Ronaldo é o português mais importante da atualidade, levou o nome de Portugal aos 4 cantos do Mundo, agora à Arábia Saudita. Podem continuar com as mentiras, até da sua vida pessoal, que Cristiano Ronaldo vai continuar bem alto, onde só os chegam os predestinados.
SL
Sem imagem de perfil

De João F. a 12.01.2023 às 11:43

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.01.2023 às 19:18

RCL

Levanta uma questão interessante. Leva o debate para a influência que o futebol tem na vida das pessoas. E sobre isso nada tenho a acrescentar. É verdade que os grandes artistas, e não apenas no futebol, tornam-se ídolos populares.

Já sobre o papel que desempenham na vida dos povos, para além da parte lúdica, discordo da sua tese. É verdade que sendo conhecidos persistem na memória popular, mas isso não significa que tenham qualquer efeito objectivo, ou mudem alguma coisa nosso "modus vivendus". Isto é ,que influência tem o Cristiano, ou outro, na nossa economia, na distribuição equitativa da riqueza, na diminuição pobreza, nas desigualdades. Zero. Pode até divulgar o nome de Portugal, mas em que é que isso se reflecte na vida das pessoas, no seu quotidiano?

Por fim discordo que Ronaldo seja o português mais importante para além da bolha mediática. Importantes são os que contribuem para o nosso bem estar real, em muitas áreas.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 13.01.2023 às 00:21

Nação Valente,

O C.Ronaldo, é sem dúvida alguma o português mais importante no mundo.!✌️
Sim, influe na nossa vida quotidiana.
E se não influi tanto como gostariamos, agradeçamos aos mesmíssimos portugueses.
Haja mais como ele!.
Houve o Eusébio, a Rosa Mota, a Fernanda Ribeiro, o Carlos Lopes... mas, a politica portuguesa não soube, nem sabem como trabalhar essas coisas. Pois, que aprendam com os franceses, ingleses, holandeses, americanos, etc..etc..

O Sr.Ex.Presidente da ONU António Guterres, nem sabem que é português. Presidente de umas das mais conhecidas instituições mundiais.
Zero influência. Zero importância.... mas, podia ser diferente, se aprendem a fazer igual que outros países.

Exemplos de países que o desporto teve uma contribuição decisiva, no visual, no orgulho, na confiança, na unidade, etc..
-Un alemão é mais bem visto e aceite que um português donde seja. É dizer, tem mais possibilidades de arranjar emprego, ser melhor renumerado. É mais fácil que o contratem só por causa da sua nacionalidade.
-Um brasileiro é igualmente melhor visto e aceitado que um português.
-Um jamaiquino..
-Um cubano..
-Etc.. Etc..
Todos elevaram o seu status social e económico no mundo, através do desporto.. os primeiros por o futebol e os segundos por o atletismo.
Não, não foi por a política como possa parecer mas sim, foi a política de esses e outros países que souberam aproveitar a onda.
Um exemplo mais.. se empresas portuguesas, de calçado, azeite ou turismo, etc.. fazem parte de uma escolha, concurso de negócios com esses países, quem tem mais fácil ganhar a confiança dos investores?. (Algumas empresas portuguesas até adoptam nomes inglesados para ganhar os concursos... veja-se lá. )
Isto, como vé pode muito bem reverter a favor da populaçã portuguesa e até do PIB se for melhor trabalhado, como fizeram outros países.

Mourinho foi outro exemplo mas, perdeu-se, primeiro por bater nos mesmos compatriotas(um mal português por excelência. "Parecem todos sportinguistas"😅😅😅)
Depois por a soberba.

Por ultimo...
Sabe Nação Valente, a razão porque esses países são os que mais investem no desporto?.
A resposta está dada. ☝️☝️
O desporto é hoje um factor muito importante na economia de ditos países.
No nosso País, é coisa de fé e fado!. Os atletas até tem que mendigar...

Um abraço
(Desculpe-me o meu exagerado longo texto)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.01.2023 às 00:31

Carlos,

Ainda bem que eu sei onde o amigo está e posso confirmar a sua identificação.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 13.01.2023 às 01:00

Obrigado Rui..
Não sei o que me passa nestes dias..
Desculpem-me o erro. Tenho que vereficar o meu telemóvel..que está velhinho😁
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 13.01.2023 às 12:02

E se recolhêssemos fundos para adquirir um telemóvel para o Carlos?
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 13.01.2023 às 12:35


O desporto e o futebol, especialmente, é hoje um negócio, que de uma forma ou de outra todos nós pagamos. De facto, cria postos de trabalho e gera alguns lucros para a economia, e ao mesmo muita corrupção.

No fundo não deixa de ser um espectáculo como muitos outros, que faz parte da nossa componente lúdica. Na minha perspectiva não se pode comparar com actividades produtivas que nos permitem sobreviver.

Carlos Lopes e outros atletas de grande capacidade, aproveitaram as suas características naturais para governarem a vida, em primeiro lugar. Depois se conseguirem vitórias internacionais, contribuem para salientar o nome do país momentaneamente e para os políticos tirarem dividendos. Passados os tempos de glória muitos deles voltam a uma apagada e vil tristeza.

Cristiano Ronaldo graças às suas características naturais e ao seu trabalho, governou bem a sua vida. Na prática houve muitos que deram o coiro nessa profissão e só ganharam para comer. Por isso ,não vou endeusar qualquer um tenha ele o nome que tiver. Na minha admiração vivem os que contribuem para o bem-estar da humanidade. São formas de ver o mundo e todas são admissíveis.



Pe
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 13.01.2023 às 15:22

Nação Valente,
Ninguém endeusa ninguém..!.
Acho sim que ele é o melhor futebolisticamente e não vejo que seja má pessoa.
Eu não endeuso o Sporting e defendo-o como bem posso das mentiras e calúnias.

Abraço
(Quero o meu telemóvel novo... sem perdão..😊)
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 13.01.2023 às 18:28

Carlos N.T.

Esta discussão já começa a estar fora de prazo, mas na questão que aborda não estamos de acordo. Ninguém endeusa ninguém? A Humanidade desde que existe, e desde que apareceram os deuses, que não faz outra coisa. Já vi idolatrar políticos, até recentemente, já vi idolatrar coisas insólitas, como feiticeiros em certas culturas. Desde que o desporto se transformou num desporto de massas que se criaram muitos ídolos.

Se está a referir-se a Ronaldo, não disse que é boa ou má pessoa. O que digo é que se aproveitou economicamente da oportunidade que a vida lhe deu, tal e qual como outros. Para além do gosto de o ver jogar, e das alegrias que deu aos adeptos, ganhou em cerca de 20 anos, o que eu não ganho se viver 20 vidas. Pode dizer-me que é assim que o mundo funciona. Será, mas é muito injusto para não dizer outra coisa.

Sobre a campanha telemóvel, como o Ronaldo não lhe vai oferecer nenhum, estou disponível para dar a minha contribuição, desde que o Rui Gomes abra o processo.
Abraço
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 13.01.2023 às 18:54


Oh!..
O Nação Valente faz-me a oferta e depois diz-me que o Ronaldo .....
Perdeu-se a piada!.🥲

Injusto.. o que ganha um tipo com o suor da sua frente?..
Se vamos por aí.. injusto seram todos os multimilionários desde Julio César a Bill Gates, J.P.Morgan, Rockfeller.. O Emir da Árabia, do Catar, da Malasia, etc..
Injusto..?. O que é isso?. Existe isso na vida real.?.

P.S. Sobre a maneira de olhar para o fenómeno português, C.Ronaldo nunca vou estar de acordo consigo.
Fim!.✌️

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 13.01.2023 às 23:25

Não existe injustiça na vida real, Carlos N.T. ? Bom, sou eu que vivo num mundo paralelo.

Não está de acordo comigo? Nem tem que estar. Vivemos num mundo plural. A vida continua.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 14.01.2023 às 00:54

Escrevi
Injusto!?.. o que é isso?. existe isso?
Perguntei pois, Na linha anterior tinha escrito nomes vários... respondendo ao seu ponto de vista de que era injusto o que ele ganhava.

P.S.. ninguém endeusa ninguém = expressão idiomática que se refere a pessoa que escreve.
Nao me quiz entender..
Na sua piada, engraçada por certo, terminou metendo o Ronaldo á baila.
E agora a história esta da injustiça

Sim, parece que sim.. um mundo paralelo!.
Não quero acreditar que o NV também se deixa levar por a emocionalmente por as "injustiças" que escrevem sobre o C.Ronaldo.

Abraço
(Não tenho mais nada que dizer. Obrigado)
Sem imagem de perfil

De AHR a 12.01.2023 às 11:50

Plantel curto é a razão mais invocada para explicar os fracos resultados do actual Sporting. É verdade, mas mesmo com este plantel curto o Sporting é teoricamente superior a todas as equipas do nosso campeonato, exceptuando-se o Benfica e o Porto, que são os seus directos concorrentes. Com estes a história é outra, porque os investimentos na equipa de futebol podem justificar as diferenças existentes. Se o Sporting ficar atrás do Benfica surpreende alguém? Há alguma comparação nos investimentos? Todos os dias chegam jogadores novos para o Benfica. Ainda há dois dias chegou mais um. Mas ver o Sporting correr um risco sério de ficar abaixo de um Braga na classificação, é absolutamente deprimente. Então, se for ultrapassado pelo Casa Pia, é a hecatombe completa. O Sporting, mesmo com o plantel curto, que indiscutivelmente tem, está obrigado a fazer melhor.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.01.2023 às 19:23

AHR

Concordo que o Sporting é obrigado a fazer mais com os meios que tem. Agora não concordo com palavras como hecatombe. O Sporting teve classificações como as que refere, e ainda cá está e estará. Essas classificações são excepções muito raras à regra, mas podem acontecer.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 12.01.2023 às 11:54

Bom, criticar não é destruir. Criticar é ter sentido crítico.

Ruben Amorim preparou objetivamente MUITO mal o jogo com o Marítimo e ocupando o cargo de treinador do Sporting Clube de Portugal estará sempre sujeito à crítica. Perder é sempre indigesto.... mas perder um jogo crucial com a sensação de que foi preparado de forma displicente (o 11 inicial, as substituições que foram feitas...) torna impossível qualquer postura acrítica, pelo menos para mim.

Mas os problemas transversais desta época resumem-se a isto, e nenhum deles é culpa de Ruben Amorim:

1- O plantel é fraco. Como um dia escreveu o ilustre Carlos N. T., "temos dois ou três bons jogadores e o resto é conversa.

2- A equipa B estar na 3ª divisão. Possivelmente se estivesse na 2ª, que é o seu lugar natural, por esta altura jogadores como Essugo, Fatawu, Nazinho, Mateus Fernandes e Gonçalo Esteves já estariam em condições de dar um contributo à equipa.

De resto..... melhores dias virão, e ganhando ou perdendo viva o Sporting Clube de Portugal!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.01.2023 às 19:34

Não contexto o direito à crítica e também a faço. .Mas tem que ter alguma objectividade.O que sabemos de objectivo do jogo com o Marítimo foi o que vimos em campo. O que está nos bastidores passa-nos ao lado. Daí que nunca me veja dizer que o treinador preparou o jogo de formas displicente, porque náo o vi a prepará-lo. E mesmo em relação às substituições, podemos opinar o que quisermos, que não deixará de ser fruto da nossa subjectividade.

Saudações leoninas
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 12.01.2023 às 12:09

Amigo Nação Valente,
Concordo com o que está escrito, sempre muito assertivo nas palavras ... e nunca senti tanta instabilidade na equipa do Sporting como este ano ... atrevo-me a dizer que a cada hoje assisto com pouca confiança, que a qualquer momento podemos perder pontos e não gosto nada de me sentir assim.
Vamos ver o que acontece com a segunda metade desta época.

Beijinhos
Feliz Dia
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.01.2023 às 19:42

Caríssima Luísa.

Comungo das suas preocupações. Quando pensamos que equipa entrou numa rota segura, dá um passo atrás. Vamos ter esperança que se entre num ritmo regular de exibições e vitórias.

Feliz dia. Beijinhos.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 12.01.2023 às 12:56

Caro amigo Nação valente,
Quanto maior for a emotividade associada a um fenómeno, maior é a tendência para a irracionalidade. O futebol é quase um padrão dessa realidade e não há como dela fugir.
No nosso Sporting atinge níveis inultrapassáveis essencialmente por fenómenos ocorridos ao longo das últimas quatro décadas. Estes fenómenos criaram o substrato para potenciar a reacção a insuficientes resultados desportivos, gerando comportamentos no extremo do espectro da insatisfação.
Chego a pensar que no nosso Clube esta realidade é "endémica" e, tal como na accção médica, permanece mesmo após o controlo do seu "contágio". Importante é impedir a sua acção nefasta na "saúde" do Clube, permitindo, ao mesmo tempo, que a lucidez crítica possa ser um aliado neste combate.

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.01.2023 às 21:20

Caro amigo Leão do Norte

A lucidez crítica é uma arma importante no combate à irracionalidade. No entanto, sendo esta "endémica" como diz, talvez seja apenas um paliativo. Por outro lado, são muitos anos de desilusões, e é dificil fazer passar a mensagem da paciência e da estabilidade.

Para a grande massa associada que vive apenas cada momento, tem dificuldade em sair da dicotomia sucesso/insucesso. E é em função disso que reage. Só um período longo de bons resultados acalmaria as reações emotivas. Mas como isso não é fácil acontecer, estamos perante um "bico de obra".

No que me diz respeito aqui vou clamando pelo bom senso, com a consciência que é como pregar no deserto.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D




Cristiano Ronaldo