Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A Lei de Murphy

Rui Gomes, em 07.10.22

21105016_F4Vcq.pngA deslocação do Sporting a Marselha tinha tudo para correr bem. Líder do grupo, cem por cento vitorioso, de longe o adversário mais fraco, havia uma conjugação astral em linha para o sucesso.

Só que, no século passado (1949) um engenheiro americano descobriu a declinação máxima do pessimismo, hoje conhecida como a Lei de Murphy, que se pode aplicar que nem uma luva ao descalabro que aconteceu no deserto Vélodrome. Depois de marcar um golo, pior era impossível, vai ficar nos anais como uma das mais contundentes expressões do desastre em cadeia.

Se quisermos tirar alguma lição do sucedido, essa será talvez que Adán se sinta demasiado confiante no seu lugar, à míngua de quem lhe faça sombra, o que conduz a displicências como aquelas (três) que ditaram o resultado negativo. Como no Paraíso, Adán sozinho dá asneira.

Texto da autoria de Carlos Barbosa da Cruz, em Record

NOTA: Esperava um pouco mais profundidade analítica de Carlos Barbora da Cruz, mas talvez que ele não queira sombrear um assunto que, por si, já é muito sombrio.

Por outro lado, parece-me que a intenção que emana da Lei de Murphy, neste caso, poderá ser aplicada à equipa do Sporting CP, no seu todo, mas não necessariamente às acções de Antonio Adán.

ADENDA

Rúben Amorim, como já era de esperar, reforçou a confiança em Adán...

"A melhor preparação para o jogo seguinte é ganhar este. Faço sempre a avaliação no início e no fim de semana. O Adán continua a dar todas as garantias, 22 minutos não apagam 92 jogos e quatro títulos. Continuou a fazer a sua preparação. Não teve um dia tão bom mas continua preparado para iniciar uma vez mais o jogo. Este jogo é mais importante do que o jogo com o Marselha. A conversa que tivémos caso se ganhe ou se perca, os jogadores têm a noção clara do que aconteceu, ele foi o primeiro. A seguir ao primeiro golo ficou a pensar nisso, no segundo golo ficou a pensar nisso, no segundo ficou a pensar no primeiro e na expulsão no segundo. Se ele não tivesse noção do que se passou é que seria. Franco também está preparado, neste momento o Adán é a minha escolha".

Compreende-se que não queira deixar cair Adán, mas eu acho que Israel devia ser titular contra o Santa Clara para o preparar para o jogo de quarta-feira contra o Marselha.

publicado às 03:49

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


61 comentários

Sem imagem de perfil

De Casemiro a 07.10.2022 às 08:41

O Rui Gomes pode explicar melhor? O que quer dizer? Pertence ao grupo que quer rescindir com Adan? Com que base? O que é sombrio? Um jogador cometer erros?
Esta reação contra Adan lembra a reação de Bruno depois do Atlético de Madrid.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.10.2022 às 09:26

Não tenho nada a explicar, já disse o que tinha a dizer sobre o caso.

Este texto é de Carlos Barbosa da Cruz, não é meu. A minha nota tem apenas a ver que esperava que ele tivesse mais para dizer sobre o assunto.

Eu não pertenço a nenhum grupo nem sequer tenho conhecimento que tal existe.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.10.2022 às 09:41

P.S.: Ontem passou-se o dia a debater este assunto e hoje vem-me pedir mais explicações?

Deve estar a brincar!!!
Sem imagem de perfil

De Casemiro a 07.10.2022 às 09:46

O que é que eu tenho a ver com isso? Guarde os seus pontos de exclamação para si. Tenha respeito. A brincar está o Rui com as suas insinuações miseráveis.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.10.2022 às 09:53

Se pensa que esse tom de parvo me impressiona, está enganado!!!
Sem imagem de perfil

De RCL a 07.10.2022 às 08:54

Adán é profissional, os 3 falhanços nada tem a ver com o facto de não ter suplente à altura; por outro lado, o suplente natural, futuro titular, Max, preferiu ser suplente em Itália, a ganhar 3 vezes mais.
Todavia, acho que o Sporting deveria procurar no mercado interno um guarda redes que concorresse com o suplente Franco Israel, até Diego Calai estar pronto.Esse sim vai ser o futuro.
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.10.2022 às 09:28

Ainda não sabemos a real qualidade de Franco Israel.
Sem imagem de perfil

De RCL a 07.10.2022 às 17:27

Saberemos na próxima 4ªfeira
SL
Sem imagem de perfil

De ARSM a 07.10.2022 às 09:30

De facto o jogo de Marselha foi um autêntico choque em cadeia para Adan.
O Adan é um excelente guarda-redes, já o demonstrou várias vezes e os sportinguistas têm que reconhecer isso mesmo, mas este jogo em particular foi desastroso. Desastrosa foi também a atuação da defesa, que após erro clamoroso do seu guarda-redes, em vez de colocar água na fervura, continuou a fazer passes muito arriscados para o guarda-redes! Não percebo esta dinâmica constante de tantos passes ao guarda-redes, para mais quando sentem que existe intranquilidade ou pior, quando o mesmo acaba de entregar o ouro ao bandido!
Não seria prudente nos minutos seguintes ao 1º desastre, tentarem trocar a bola sem a colocar a queimar para o Adan!?
Pelo que aconteceu, não! Lá continuaram a fazer atrasos e mais atrasos ao guarda-redes, sempre a "queimar" até ao descalabro total!
Depois, o planeamento (existe, mesmo)! Com um redes que não conta para nada a não ser ajudar os outros a treinar (André Paulo), contrata-se um redes sem nenhuma experiência (Franco Israel)! Então, redes com potencial não existem na formação? Era necessário mais um? Se lhe reconhecem potencial de futuro, ok, mas e no imediato!? O que o Renan fez foi assim tão grave? Ficou 2 anos a ganhar dinheiro (muito dinheiro) até ser despachado, não poderia ser suplente do Adan? Pelo menos era um redes com experiência, que certamente não tremeria quando fosse chamado!
Há coisas que não entendo no SCP.
Gosto muito do Amorim, acho que é o melhor treinador do SCP dos últimos largos anos, mas existem situações (teimosias) que são difíceis de entender e de aceitar.
Mas, bora lá, força SCP.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.10.2022 às 09:40

Visto de fora para dentro é tudo muito fácil e simples, mas não corresponde à realidade.

Falar como adepto é uma coisa, ser responsável e tomar decisões é radicalmente diferente.
Sem imagem de perfil

De João F. a 07.10.2022 às 10:37

"O que o Renan fez foi assim tão grave? Ficou 2 anos a ganhar dinheiro (muito dinheiro) até ser despachado, não poderia ser suplente do Adan? Pelo menos era um redes com experiência, que certamente não tremeria quando fosse chamado!
Há coisas que não entendo no SCP."

Haverá sempre coisas, que você nunca entenderá. Se calhar queria que o Clube lhe viesse explicar tudo o que se passou, como se no seu interior não deva existir uma vida própria ao seu funcionamento que tenha de ser protegida, tal como qualquer pessoa com um minino de bom senso protege a sua.
De certeza que o afastamento de Renan não foi feito por capricho. Só gente com intuitos conspirativos, é que podem ainda passado tanto tempo, pôr em causa as decisões de quem tem o dever de as tomar. Para que tal decisão tenha sido aplicada, certamente que foi grave o que se passou. Se o jogador faltou ao respeito a alguém dentro da estrutura, acha que se devia chutar para o lado, como se nada tivesse acontecido? E a disciplina? E o exemplo que seria dado aos outros jogadores, para si não conta? Se tal tivesse acontecido e depois de se saber, cá estariam os "habituais" para dizerem "coisas e loisas" sobre a gestão do Clube!
Certamente que o seu grande problema, é que você habituou-se a ver a exposição permanente dos clubes e muito especialmente o Sporting e não é capaz de interiorizar que tal como as pessoas, as organizações colectivas como o Sporting, têm o direito de se proteger dos papagaios encartados, que vivem da má lingua.


.
Sem imagem de perfil

De ARSM a 07.10.2022 às 09:49

Muitos afirmam que o Adán teve uma noite para esquecer, uma noite má, apenas isso!
Uma noite má teve o redes do Celtic, uma noite má teria tido o Adán se a coisa ficasse apenas pelo primeiro golo.
O Adán teve uma noite terrível, desastrosa a todos os níveis. No primeiro golo foi o que foi (teve mais que tempo para aliviar a bola, nem que fosse chutão para fora), no segundo golo entrega a bola ao adversário numa zona onde não estavam jogadores do SCP e não se reposiciona na baliza (revela falta de atitude e concentração) e no lance da expulsão, sinceramente, não se entende o que foi fazer!?
Certo é que não parecia o "nosso" Adán, não parecia ele, ao assistir ao jogo e ao que aconteceu, a mim, pareceu-me um "sósia" do Adán, alguém muito parecido que o Sporting contratou à pressa para "fazer de" Adán.
Mas não devemos crucificar o homem, é vida e o que se pede é que não volte a acontecer, foi mau demais.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.10.2022 às 09:57

Subscrevo genericamente as suas considerações. Dizer que Adán apenas teve um dia mau, é dizer muito pouco.

Dito isto, não é minha intenção crucificá-lo nem sequer tenho meios para isso.
Sem imagem de perfil

De ARSM a 07.10.2022 às 10:22

A minha intenção também não é crucificar ninguém, muito menos o Adán, quem somos nós (apenas adeptos, o nosso papel é apoiar).
Apenas sublinhar que as coisas são como são, devemos olhar para elas dessa forma, tal como são.
Não adianta de nada fingir que foi apenas um lance, foi apenas um descuido, é futebol!?
Entrar em jogo da UCL em primeiro lugar de um grupo muito equilibrado, começar o jogo a ganhar (grande golo, que poderia levar a equipa a rubricar grande exibição e conseguir um resultado excelente), que poderia "quase" garantir uma passagem à próxima fase, com todos os benefícios que isso representa para o Clube, e ... logo de seguida assitir ao que assistimos ... :(
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.10.2022 às 11:57

Não posso discordar da sua análise. Nas circunstâncias, é justa e realística.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 07.10.2022 às 10:52

Esta foi a melhor explicação que já li/ouvi para as (não foi só esta) más prestações que Adán tem tido.
Também concordo com a nota do Rui. Depois da expulsão de Adán, o score estava em 2-1 e ainda havia 65 minutos para jogar. Devemos, por isso, assumir as nossas limitações enquanto equipa. Recordo, assim de repente, que, cá no burgo, numa disputa entre dois "grandes", uma equipa reduzida a 10 virou uma eliminatoria da taça de Portugal.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.10.2022 às 12:00

Este caso é excepcional. O jogo mudou radicalmente em 9 minutos e da maneira como aconteceu. A equipa psicologicamente ficou de rastos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.10.2022 às 12:05

Se se refere ao texto do Carlos Barbosa da Cruz, não concordo que a sua exibição em Marselha se deve ao facto de ele ser o dono absoluto da baliza leonina.

É uma explicação simples de mais para o fenómeno a que assistimos.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 07.10.2022 às 13:49

Confesso que começo a ficar preocupado com as suas suspeitas...
Caramba, não quero imaginar, sequer, haver outros motivos! Seria demasiado mau!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.10.2022 às 16:44

Sinceramente, não sei se tenho suspeitas. De certo modo em linha com o que o nosso amigo Leão do Norte indica noutro comentário, algo tem vindo a afectar o desempenho de Adán, embora sem as consequências desastrosas que vimos em Marselha.

É isso que me intriga... e se há uma insinuação fulcral da minha parte é essa, apesar da interpretação de alguns leitores.

Noutros tempos, estava ao meu alcance averiguar melhor a questão. Hoje em dia prefiro manter-me afastado.

A grande ironia é que eu até gosto muito do Adán e valorizo o contributo dele enquanto no Sporting.

Espero que tudo corra bem nos Açores.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 07.10.2022 às 19:38

Eu também gosto muito do Adán?
O que poderá ser?
Já não tem idade para pensar num grande contrato, está, finalmente a jogar a titular, o filho dele nasceu em Portugal.
Ele parecia estar a adorar estar cá.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 07.10.2022 às 19:40

O primeiro ponto de interrogação deve ser substituido por um de exclamação.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 07.10.2022 às 22:16

Não percebi o "claro " mas espero que Adán nos tranquilize já nos Açores e que tudo não tenha passado de um mau momento.
Com a ausência de Coates, ele é o principal garante de maturidade e experiência da equipa e, especialmente, da defesa.
Sem imagem de perfil

De Tiago Leitão a 07.10.2022 às 11:56

"De longe o adversário mais fraco". Não percebo muito bem como é que se tira uma ilação destas. Provavelmente por não se perceber muito de futebol. Para mim o Frankfurt é mais fraco.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.10.2022 às 12:01

Qual deles é o mais fraco é discutível, mas acho que o Marselha é acessível.
Sem imagem de perfil

De Tiago Leitão a 07.10.2022 às 12:04

Sim, concordo com isso. Acho que são equipas de nível semelhante. Afirmar que são mais fracos de longe... Já é exagerado.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.10.2022 às 12:11

O que se viu foi que o Sporting entrou muito bem no jogo, tinha tudo controlado e enquanto houve 11 contra 11 foi superior.

Depois dos "acontecimentos", nem dá para avaliar o Marselha, até porque o Sporting ficou de rastos. Mas não me impressionou.

O terceiro golo resultou de mais um erro, tanto da defesa como de um guarda-redes "frio".

Mas, com tudo visto e dito, a expulsão sentenciou o jogo.
Sem imagem de perfil

De João F. a 07.10.2022 às 12:04

Mas anda por aqui alguém que perceba muito de futebol? Se fosse o caso, não perderia o por aqui seu tempo, pois certamente que estaria a treinar uma equipa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.10.2022 às 12:13

Sem sermos peritos de alto nível, alguns de nós percebemos umas coisas da matéria, até porque há aqui quem andou muito tempo no futebol.
Sem imagem de perfil

De FC a 07.10.2022 às 13:31

Eu também andei muito tempo no futebol... era observador de árbitros.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.10.2022 às 16:46

Como não conhecemos os leitores, é de admitir que somos visitados por vários com passado no futebol e daí, com conhecimentos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.10.2022 às 12:31

P.S.: Em tempos, até tirei o curso de treinador (incompleto), muito embora nunca tivesse sentido o mínimo de inclinação para exercer o cargo. Foi apenas um processo para aprender mais sobre futebol.
Sem imagem de perfil

De Tiago Leitão a 07.10.2022 às 12:02

O Adan tem excelentes reflexos. E no 1 para 1 também é acima da média. De resto, não se pode dizer que seja um excelente GR. Os outros dois tem GR muito superiores ao Adan. O Marchesin que foi vendido ou emprestado (não sei) está uns furos bem acima do Adan.
De resto, já nos salvou inúmeras vezes. Mas para mim é certo que precisamos de melhor.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.10.2022 às 12:18

O recém-sucesso do Sporting, inclusive dos títulos, deve-se muito também a ele.

É um guarda-redes acima da média e muito experiente.

Desde que regressou da lesão tem cometido alguns erros pouco comuns, mas só quem trabalha com ele poderá explicar como compete.

O jogo em Marselha é tão excepcional, pela negativa, que não serve de análise para nada.
Sem imagem de perfil

De Tiago Leitão a 07.10.2022 às 12:36

Como disse, sem duvida que o Adan já nos deu muitos pontos. Muito lhe devemos termos sido campeões. Mas para mim e comparando com os GR dos outros grandes, fica aquém. Não faço a avaliação pelo jogo contra o Marselha. Jogos maus, todos tem.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.10.2022 às 16:50

Bem... é tudo muito relativo, até porque a performance global de um guarda-redes também depende muito da qualidade e eficácia da equipa à sua volta.

O jogo dele em Marselha, pelas cirunstâncias, foi um evento deveras excepcional que esperamos que nunca mais se repita.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 07.10.2022 às 14:01

Concordo com o Carlos Barbosa da Cruz quando ele classifica as três acções do Adán como displicências, embora não partilhe da premissa que leve a esta conclusão.
E esta percepção de displicência, independentemente de falhas técnicas ou erros, foi o que mais me incomodou e não condiz em nada com a ideia, por mim formada, sobre o seu comportamento em campo.
Sem entrar em teorias conspirativas, parece-me haver algo, esta época, que está a afectar o seu compromisso e a sua concentração competitiva em campo e que teve tradução máxima no jogo de Marselha.
O que quer que seja, se realmente existir, que seja resolúvel, para bem do Sporting e do Adán.

Obrigatoriedade e coerência traduzem a atitude de Rúben Amorim. Não havia outra forma de o fazer, apesar de também achar que, para a equipa, seria benéfico dar rítimo de jogo ao Franco Israel.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.10.2022 às 16:53

"Sem entrar em teorias conspirativas, parece-me haver algo, esta época, que está a afectar o seu compromisso e a sua concentração competitiva em campo e que teve tradução máxima no jogo de Marselha".

Subscrevo cem por cento!

O que intriga, claro, é a essência desse "algo", e aí reside o busílis.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.10.2022 às 14:13

Comentário apagado.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 07.10.2022 às 15:41

Não sabemos as condicionantes ou razões para Rúben Amorim não ter "dispensado" o Franco Israel para equipa B em algum momento.
Não duvido que a equipa B tenha como objectivo a subida à Liga 2. O patamar competitivo é completamente diferente e permitiria um melhor desenvolvimento dos jovens.
Sem imagem de perfil

De ARSM a 07.10.2022 às 14:23

O Franco Israel já devia ter feito 1 ou 2 jogos pela equipa B (quando possível).
Já agora, o SCP-B deveria procurar subir para a liga 2, seria importante para o desenvolvimento dos jovens.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.10.2022 às 16:54

É verdade que a subida para a Liga 2 seria muito importante.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo