Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A lista de Carvalho

Naçao Valente, em 11.02.18

 

Joel-Rea-Contemporary-Surrealist-Paintings-1.jpg

 

A "Lista de Schindler" representa um dos episódios mais dramáticos da história da humanidade. Simboliza a tentativa de destruição de um povo pelo simples facto de existir. A decisão partiu de mentes altamente perturbadas, para não dizer dementes. Hoje é muito conhecida, devido à divulgação ficcional. A única similitude que com ela tem a lista de Carvalho, para além da inspiração do título, é o ser proveniente de mentes, no mínimo, suspeitas de algum desvio à normalidade. Vejamos: primeiro publica-se essa lista de proscritos como sendo perigosos malfeitores, inimigos da instituição SCP, para logo a seguir os convidar para um hotel a fim de serem esclarecidos. Começa por dar com o pau e a seguir mostra a cenoura. Ou caros apoiantes de Bruno, reflictam comigo, Isto faz algum sentido? Isto vem de uma mente estável, equilibrada, coerente? É claro que a mais provável consequência será servir para inspirar alguns sketch de comédia, ou um ou outro texto humorístico; mas é essa a função de um presidente?

 

Estas atitudes de Carvalho, que têm vindo num crescendo preocupante, dão a sensação de estarmos perante alguém que perdeu o rumo. Um náufrago, sem instrumentos, de navegação, num mar encapelado, onde se meteu sem saber navegar para chegar a lado nenhum. O problema é que saiu do porto num barco que não é seu e não se importa de afundar. Caros apoiantes de Bruno, isto não é irresponsabilidade de um aventureiro que não conhece limites? 

 

Mas ao consultar a lista senti alguma revolta. Estão lá nomes de pessoas, que embora tendo feito uma ou outra crítica esporádica, se têm mantido discretos em relação ao seu mandato. Recordo por exemplo essa grande senhora, para quem o clube tem uma dívida de gratidão, chamada Isabel Trigo de Mira. Recordo também Dias da Cunha, que serviu o Sporting, sem pedir nada em troca e está ligado a importantes mudanças estruturais. E para não ser injusto, outros nomes podia referir, mas fico por aqui para não me alongar. Como adepto crítico e actuante, da lista de Carvalho, lembro, entre outros, Carlos Severino, que me parece gostar de protagonismo, mas que não representa, qualquer espécie de perigo para o presidente.

 

Agora a maior decepção que sofri, foi não ver lá o meu nome. Nem uma simples letra. Enfim, talvez não seja suficiente digno de conviver com tão prestigiado presidente. Confesso que tenho pena. Quem não gostava de ser convidado para um hotel, onde podia ainda, quem sabe, mastigar uns pastelinhos de bacalhau. Não percebo como tem na sua lista, gente que nada o incomoda e deixa de fora o Camarote Leonino, que vai  não vai lhe dá nas orelhas. Uma grande injustiça. Assim talvez o Rui Gomes me incluísse na sua entourage e eu pudesse degustar uns rissóis de camarão, preparados pelo Chefe José Eduardo ou Zé dos Tachos.(a designação não é minha). Bom, e o que mais viesse, desde que não fossem croquetes. E no fim pode ser que se sirva muita fruta, que nunca rejeito.

 

Até ao momento não sei qual dos felizardos da lista de Carvalho, vai estar presente nesse evento. Penso que muitos faltarão. Uns porque não têm idade, nem saúde para essas coisas. Outros porque não vão em conversas da treta. Alguns porque não têm pachorra. Talvez um ou outro porque se arme em herói, ou porque goste de eventos mediáticos resolva aparecer. É preciso é que apareça alguém. Nem que seja um, para o homem não ficar a falar sozinho. Para esse peditório está farto de contribuir e a rábula já está muito vista.

 

publicado às 03:15

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


40 comentários

Sem imagem de perfil

De Transmontano a 11.02.2018 às 08:49

Eu foi um grande apoiante do Bruno nas primeiras e nas segundas eleições, vi nele alguém que podia nós levar a bom porto, mas nestes últimos 2 anos perdi totalmente a confiança nele....
Se ele tinha boa vontade em discutir os Estatutos, devia o ter feita numa AG onde ai sim se debatia o conteúdo destas alterações..

Este convite do Bruno é só e nada mais que show off ,organizada pelo Nuno para passar uma imagem de que o Bruno gosta de debater ideias e que aceita opiniões contrarias as suas, mas que é uma imagem totalmente deturpada e falsa.

Estes últimos surtos dele em tentar queimar gente como Isabel Trigo de Mira ou Dias da Cunha que tanto deram ao Sporting como o ultimo Titulo , não deixam antever nada de bom , só quem tem rabos de palha foge da fogueira no inverno..
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 11.02.2018 às 13:15

Transmontano,
Também o apoiei , embora não tanto tempo. Quando chegou ao meio do primeiro mandato, comecei a perceber que não era pessoa confiável. Não tem nenhuma coerência. Diz-se e desdiz-se na mesma hora, em função dos seus interesses.
Sem imagem de perfil

De Stilleto a 11.02.2018 às 17:34

Show off ou não Bruno de Carvalho abre possibilidades antecipadas de todos os que comentam negativamente as suas propostas lhe vão levar à sua frente as alternativas que nunca vi em lado nenhum.
Só espero que acabe de vez com os barões e refaça do Sporting uma instituição livre de entidades pardas.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 11.02.2018 às 18:34

Stilleto,

Numa coisa tem razão, não existem, até ao momento, alternativas. Para ser preciso quero dizer-lhe que barões nunca houve. Comprovado houve um visconde e se não fosse ele, possivelmente nem haveria Sporting. A sua expressão de entidades pardas fez-me lembrar o escritor Jorge Amado. Cito: "somos todos, pobres, pardos e paisanos". A ser verdade é difícil acabar com os pardos. Aliás houve quem tentasse e deu no que deu.
Sem imagem de perfil

De atitopoteu a 11.02.2018 às 18:31

meu caro comprovincial,

peço desculpa mas, nem com o 'aborto ortográfico' se escreve "eu foi" !...

"Eu fui um grande apoiante ..." !!!

FUI - primeira pessoa singular do Pretérito Perfeito do Indicativo do verbo SER.


peço desculpa
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 11.02.2018 às 18:49

atitopototeu,

Todos devemos escrever com correcção, mas não é o que acontece em geral. Além disso, mesmo quem domina a arte da escrita, não está isento de cometer erros. Compreendo a sua preocupação com a defesa da língua portuguesa, mas não é isso que aqui está em causa. Este é um espaço de debate de assuntos desportivos.

Na parte que me diz respeito, informo-o que não sigo o novo "acordo".

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.02.2018 às 18:59

Atitopoteu,

Deixe-se de "chico-espertices" !!!

Quem escreve tanto como nós escrevemos horas sem fim, é inevitável haver um ou outro lapso, nomeadamente nos comentários.

Dispenso resposta.
Sem imagem de perfil

De atitopoteu a 12.02.2018 às 19:58

e a minha "chico-espertice" dispensava a sua !...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.02.2018 às 20:00

Se não gosta tem uma alternativa, mas na minha casa quem manda sou eu!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 11.02.2018 às 10:11

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 11.02.2018 às 11:54

Pedro não adianta a resposta que virá a seguir muito provavelmente será algo do género "se não houve condições a culpa é do BdC que não soube cria-las" ... afinal de contas ele para além de presidente do clube e da sad tb deve ser o pmag.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 11.02.2018 às 13:45

SP,
O que está em causa é um comportamento oportunista. O que aqui está é assobiar para o lado.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 11.02.2018 às 14:00

vejo oportunismo de parte a parte.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 11.02.2018 às 11:29

Caro Nação Valente

Bruno de Carvalho procura mediatizar tudo o que o rodeia, inclusivamente atitudes que envergonhariam qualquer pessoa séria e honesta. É o caso do que o Nação Valente chama como a "Lista de Schindler" e que denuncia com muita razão.

Agora, depois de Bruno de Carvalho se ter armado em juiz e ter condenado na praça pública, pretende transformar-se na pessoa que esclarece os desavindos que ele caluniou. E, para além disso, colocou em risco a segurança e o bem-estar de associados que apenas exerceram o seu direito de opinião sobre os destinos do Sporting.

Calculo que a estratégia de Bruno de Carvalho fracassará!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 11.02.2018 às 13:24

Tudo depende de vários factores, caro Leão Zargo. Na minha opinião a estratégia de Bruno de Carvalho tem tido sucesso. Em linhas gerais a ideia de "salvador" passou. A melhoria competitiva das equipas criou essa ilusão. A maioria dos adeptos dá pouco valor à falta de valores. Se houver êxito desportivo, Bruno pode fazer o que lhe apetecer. Também espero que a estratégia fracasse, mas não estou muito optimista.
Sem imagem de perfil

De Nicolae a 11.02.2018 às 11:44

Perdoem-me a intervenção, mas a lista de Schindler foi uma lista de pessoas a serem salvas do genocídio. A lista de Bruno parece-me mais uma lista de pessoas a serem eliminadas do Sporting, por não prestarem vassalagem ao fuhrer.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 11.02.2018 às 11:52

isto para não falar na falta de bom senso de misturar temas como o genocídio de centenas de milhar de pessoas com questões de lutas de protagonismo!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 11.02.2018 às 13:34

SP,
"A única similitude que com ela tem a lista de Carvalho, para além da inspiração do título, é o ser proveniente de mentes, no mínimo, suspeitas de algum desvio à normalidade."

Deturpar o que se escreve não revela bom senso, nem honestidade.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 11.02.2018 às 13:58

Peço desculpa NV não tinha lido, não sou fa de deturpações.
Sem imagem de perfil

De Pastor a 14.02.2018 às 21:54

"A única similitude que com ela tem a lista de Carvalho, para além da inspiração do título, é o ser proveniente de mentes, no mínimo, suspeitas de algum desvio à normalidade."

Não me querendo armar em chico esperto a lista de Schindler foi feita por uma pessoa com o intuito de salvar outras. Haverá certamente outras listas muito melhores para comparações.

No entanto tirando este "pormaior" concordo em linhas gerais com a analise. Quanto ao não estar lá é continuar a tentar

SL.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 15.02.2018 às 00:27

Pastor,
A "Lista de Schindler" representa um dos episódios mais dramáticos da história da humanidade. Simboliza a tentativa de destruição de um povo pelo simples facto de existir. A decisão partiu de mentes altamente perturbadas, para não dizer dementes. Hoje é muito conhecida, devido à divulgação ficcional.

Vou clarificar uma expressão, possivelmente dúbia: a decisão, DE DESTRUIÇÂO DE UM POVO partiu de mentes altamente perturbadas. Se não tivesse havido ESSA decisão nem haveria lista. Portanto a comparação não é com a lista, mas com quem criou as condições para ela ser feita, os NAZIS. Espero ter clarificado.
SL
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 11.02.2018 às 13:29

Nicolae,

Frisei que as semelhanças só se verificam no aspecto em que foram elaboradas por mentes perturbadas.O que diz está certo, mas a lista de Carvalho tem as duas vertentes, primeiro quer elliminá-las e a seguir quer salvá-las.
Perfil Facebook

De João Paulo Gonçalves a 11.02.2018 às 14:58

Também ia referir isto. Schindler não tinha mente perturbada. A sua lista foi única e exclusivamente para salvar judeus. Mentes perturbadas tinham os nazis... Na perspectiva do Sporting também acho a mente do presidente perturbada. Parece óbvio. A sua lista é condenatória, ao contrário da de Schindler. Convidá-los agora para uma conversa esclarecedora não é mais do que um presente envenenado...
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 11.02.2018 às 16:53

"A "Lista de Schindler" representa um dos episódios mais dramáticos da história da humanidade. Simboliza a tentativa de destruição de um povo pelo simples facto de existir. A decisão partiu de mentes altamente perturbadas, para não dizer dementes."

Possivelmente o meu texto não está claro, e pode dar azo a interpretações. Mas não escrevi que Schindler tinha mente perturbada. Vou clarificar. a lista (...) simboliza a tentativa de destruição de um povo(...) a decisão, de destruir esse povo, partiu de mentes altamente perturbadas. Costumo ter muito cuidado com o uso das palavras, mas o erro é sempre possível.
Perfil Facebook

De João Paulo Gonçalves a 11.02.2018 às 22:05

A língua portuguesa é muito complicada...
É apenas uma frase que pode ser sujeita a interpretação dúbia. O que conta mesmo é o texto em si e esse tem a qualidade habitual.
Cumprimentos.
Sem imagem de perfil

De antonio a 11.02.2018 às 12:22

Alguém disse ao Bruno para se retratar e dar uma sessão de esclarecimentos. Claramente tal comportamento não lhe veio do coração.

Deve ter sido o Ricciardi.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 11.02.2018 às 12:36

Calculo que tenha sido LFV a preparar o caminho para a candidatura.
É sócio e se tiver as quotas em dia está habilitado.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 11.02.2018 às 13:37

António,
Completamente de acordo. Este comportamento, nem é novo. Agora quem o aconselha não sei.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 11.02.2018 às 15:42

Mas caro Nação Valente, a lista é alguma novidade para alguém ?

Pode ter um ou outro nome como diz que nem se justifica lá aparecer, mas 99% são de pessoas que publicamente criticam BC já algum tempo.

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 11.02.2018 às 16:58

Cris Dileo,
Concordo, as pessoas dos exemplos que refiro, são opositores do Presidente. Fizeram uma ou outra crítica, mas há muito tempo que estão em silêncio. E na lista haverá outros nas mesmas circunstâncias.
Sem imagem de perfil

De Inocencio a 11.02.2018 às 15:59

Psi's e analistas da mente é o que por aqui não falta!! Alguns até parecem clientes antigos do "Júlio de Matos" e do "Lorvão" ou do "Sobral Cid".

Já agora será que o BdC tem assim tanta importância que leve a estes desabafos: "...Agora a maior decepção que sofri, foi não ver lá o meu nome...."
Quero lembrar-lhe que a importância das pessoas é como o preço das coisas: é apenas aquela que estamos dispostos a conceder-lhe !

Acho que por aqui se valoriza demais o BdC e de menos o Sporting e as suas actuais realizações..... aparentemente prefere-se estar como retrata a RTP Memória!
Imagem de perfil

De PSousa a 11.02.2018 às 17:01

Já disse que não comentava mais sobre BdC até 17 de Fevereiro.
Só aplaudo o que o Inocêncio escreveu!
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.02.2018 às 17:09

Uma análise artificial face à realidade do estado de coisas no universo leonino.

É quase como mandar ignorar o trigo ao querer separar o joio.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 11.02.2018 às 18:24

Inocêncio,
Analistas da mente são os técnicos de saúde. Se ler o texto com atenção não vê nenhum diagnóstico a esse nível. O que pode ver são interrogações em função de atitudes.A frase que cita não pode ser tirada do contexto. Todo esse parágrafo é escrito com sentido irónico. Claro que não quero fazer parte da lista. Sou um cidadão anónimo que manifesta opinião e pouco me interessa a não importância que o presidente me dá. Aqui em primeiro lugar está o Sporting. Pena é que para muitos sportinguistas primeiro esteja o presidente.
Sem imagem de perfil

De Carlinha MR a 11.02.2018 às 19:55

Obrigada pela publicação caríssimo Nação Valente!

Apraz-me dizer o seguinte:
- Estou 100000000000% solidária com os ditos 'Sportingados', orgulho-me deles por serem inteligentes e não cairem na suja armadilha de BdC para mais uma vitimização, quando é sempre ele o mentor das maiores provocações, insultos e verdadeiras loucuras!! Nunca se viu semelhante
A cada dia, vai provando que precisa de ajuda psiquiátrica! urgente! Não me venham dizer que o Dr. Sampaio e outros experts em psiquiatria ainda não toparam que têm ali um potencial doente! Ou será que têm medinho?

BdC e muito menos os seus defensores que me são repugnantes, não metem medo a ninguém, bem querem mas são uma data de cobardes que ameaçam e provocam nas redes sociais! Cara a cara a dois?? Tá quieto....!
Este Sport de BdC mete-me nojoooooo! BdC pode ser presidente do clube que tanto estimo, mas não têm ponta de categoria para sequer pronunciar o nome Sporting Clube de Portugal!

NV, desculpe-me mas estou farta de tantos retardados mentais que não conseguem perceber que Sportingados são SPORTINGUISTAS que deram muito de si ao Sporting, por amor ao clube, sem se servir do mesmo!
Beijinhos para si com todo o meu apreço
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 11.02.2018 às 23:08

Caríssima Carlinha,
É um imenso prazer vê-la por aqui a dar a sua colaboração, mas mesmo parecendo ausente sei que está sempre presente, em defesa de um Sporting genuíno. Já tenho escrito que os adeptos reagem muito pelas emoções e pouco pela racionalidade. Comparando a sua presidência com a de Godinho Lopes, consideram-no um "herói" e não entendem que depois dessa péssima gestão, era difícil não fazer melhor. Em suma ao adepto pouco interessam princípios e valores, mas apenas resultados. O que me custa a perceber é que esses devotos fiquem impávidos e serenos perante os insultos a todos os que criticam, alguns dos quais deram muito ao Sporting. E pior, não percebam que o homem parece ter problemas do foro mental. São um pouco como o pior cego.
Desejo-lhe o que mais desejar, com um grande beijinho.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 11.02.2018 às 23:10

O comentário anterior que por lapso não foi assinado é meu. As minhas desculpas à Carlinha.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 11.02.2018 às 23:13

O anónimo sou eu.
Sem imagem de perfil

De Daniel Sanches a 11.02.2018 às 21:11

Terminou a lista já podem voltar a ser livres:
https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/bruno-de-carvalho-foi-uma-conversa-franca-com-os-cinco-sportingados-reunidos
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.02.2018 às 00:31

"Hoje também se falou sobre algo que começou e terminou aqui, que foi a famosa lista." Bruno de Carvalho após a reunião com 5 sportingados, perdão, agora sportinguistas.
Estou deveras baralhado. Ainda ontem era sportingado e hoje já sou sportinguista. Mas que raio é que mudou? Eu não fui. A minha paixão pelo Sporting sempre foi a mesma, desde aquele longínquo ano, em que com mais 4 sportinguistas, os únicos daquela aldeia, comemorámos a conquista do campeonato.de 1958/1959.
Foi preciso chegar à presidência o senhor Bruno Miguel para merecer tal designação. O homem é como um deus. Tem tanto poder, que pode tirar e voltar a dar estatuto aos adeptos. Não percebo porque quer outros estatutos, se consegue alterar a condição de sportinguismo, que eu pensava ser uma coisa meramente pessoal. Estou deveras baralhado, e no meio deste tira e dá, já nem sei bem o que sou.
Agradeço a informação ao leitor Daniel Sanches.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo