Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A "Luz" que ilumina a FPF

Rampante, em 16.03.19

 

21385595_0Tar1.jpeg

 

Escrevo este texto, motivado pelo comentário do leitor “Leão da Guia”, que comentava neste post, o facto da Selecção Nacional jogar os próximos dois encontros deste mês no Estádio da Luz.

 

Na minha opinião, é notório e demais evidente que existe uma óbvia preferência da FPF por este estádio, senão vejamos:

 

Desde Março de 2015 (último ano em que a Selecção jogou em Alvalade), até Março de 2019, a equipa de todos nós fez 25 jogos em Portugal, sendo 14 amigáveis e 11 oficiais.

 

Destes 25 jogos:

 

  • 8 foram no Estádio da Luz
  • 3 no Estádio-Fantasma de Leiria
  • 2 no Bessa e 2 no Algarve
  • 1 em Alvalade (a 04 de Setembro de 2015)
  • 1 no Estádio do Dragão
  • 8 nos restantes estádios

 

Se formos a ver apenas os jogos oficiais, então temos:

 

  • 6 no Estádio da Luz
  • 1 em Guimarães, Bessa, Algarve, Aveiro, Braga
  • 0 em Alvalade e 0 no Dragão

 

A última vez que a Selecção jogou em competição em Alvalade foi a 11 de Outubro de 2013, já lá vão quase 6 anos.

 

Exige-se que a FPF explique os motivos e se o não fizer, exige-se que os clubes exijam uma justificação junto da FPF.

 

O FCP provavelmente irá remeter-se ao silêncio, uma vez que o Estádio do Dragão já tem garantidos 2 jogos para este ano (após 3 anos de um amigável que lá se jogou).

 

Não havendo explicações públicas, é natural que as pessoas acreditem que esta preferência se dê pelos motivos que vieram a público através dos e-mails filtrados, ou seja, por haver trocas de dinheiro entre a FPF e o SLB, “pela porta do cavalo”, para além dos montantes oficiais.

 

Da minha parte, surpreende-me que nem FPF, nem SLB, tenham vindo ainda a público justificar o que para eles significa “…pagar pela porta do cavalo…”, em especial, porque esta afirmação indicia práticas ilegais de branqueamento de capitais, um crime público que a ser real, poderia levar a FPF a perder o Estatuto de Utilidade Pública.

 

Mais, surpreende-me que sendo o SLB uma SAD cotada em bolsa, nunca tenha havido por parte das entidades reguladoras, nomeadamente CMVM, qualquer questão e/ou pedido de esclarecimento, esquecendo-se porventura (ou fazendo-se de esquecida) que o crime é alargado às Instituições Reguladoras que, por mero indício, não actuem.

 

Este caso com certeza ainda dará muito que falar, até porque estes são crimes públicos e a partir do momento que a mera suspeita surja (e já surgiu na imprensa nacional) o Ministério Publico terá de actuar…

 

Poderão as Instituições tentar “esquecer” o caso, no entanto compete-nos a nós cidadãos pressionar até que haja respostas, e nesse sentido, o Sporting, como um dos principais lesados, poderá ter um papel fundamental, queira esta Direcção disponibilizar-se a isso.

 

P.S.: Podendo um jogo oficial render mais de 1 Milhão de euros (directa e indirectamente) ao “dono” do Estádio, é fácil perceber o quão apetecível é albergar os jogos da Selecção.

 

publicado às 12:00

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


4 comentários

Sem imagem de perfil

De chakraindigo a 16.03.2019 às 12:28

Não será por o Estádio da Luz ser o que leva mais espectadores?

É incrível a campanha negra a que o Benfica é sujeito, acerca de tudo e um fósforo, como se fosse um clubezito que o grande Sporting, sujeito a um desígnio nacional decretado para ser salvo, e o grande FCPorto, clube assumidamente corrupto, não possam suportar para não fazer sombra ao seu brilho.

Agora é porque ganha pela porta do cavalo, coisa nunca vista.

Já agora, neste link abaixo, fica provado quei houve conluio dos administrativos do Sporting, que marcaram eleições no dia errado, e obrigaram um jogo oficial da selecção a ser deslocado de Alvalade para a Luz.
Provavelmente uns vendidos....

https://www.jn.pt/desporto/interior/eleicoes-no-sporting-obrigam-a-mudar-jogo-da-selecao-para-a-luz-9553966.html

Mais uma inventona para tentar lançar lama para cima do Benfica.
Imagem de perfil

De Rampante a 16.03.2019 às 12:56

Caro chakraindigo,

"Agora é porque ganha pela porta do cavalo, coisa nunca vista."

não sou eu que o digo...
Existe um email que veio a publico, entre Domingo Soares de Oliveira e o "simples" empregado do SLB Paulo Gonçalves, que referem que além do contratado, o SLB iria receber mais 50K€ pela porta do cavalo...

Penso que o caro leitor é suficientemente inteligente para perceber o que significa isso, correcto?

Quanto à questão do numero de lugares, se for essa a razão, porque não vem a FPF dizer a público isso mesmo? Não custa nada...

Mas se é essa a justificação, que até se aceitaria para o caso de jogos oficiais, então porque ocorre a mesma preferência em jogos amigáveis? E se o factor é o numero de adeptos no estádio, então porque se foi jogar tantas vezes a Leiria que apenas comporta 20.000 pessoas?
Ou porque se escolheu jogar no Bessa um jogo oficial, onde apenas puderam estar 25.000 adeptos, ao invés de ir jogar ao Dragão que levaria o dobro... isto tendo em conta que o que importa é o numero de adeptos...

E se se escolhe o Estádio da Luz por levar mais adeptos que o de Alvalade, então diga-me o numero de jogos jogados na Luz que tiveram mais adeptos do que a capacidade do Estadio de Alvalade.

Meu caro... podem haver várias justificações que se aceitem... a do numero de lugares não é com certeza... e enquanto não houver uma justificação oficial e/ou extremamente lógica, é óbvio que o "simples" adepto como eu, é obrigado a acreditar que a "porta do cavalo" poderá ser factor determinante.

Cumprimentos
Rampante
Sem imagem de perfil

De João Eduardo a 17.03.2019 às 00:44

Há uma questão de princípio que refere com a qual estou plenamente de acordo: os jogos da seleção deviam ser distribuídos, tanto quanto possível, por todo o pais, devendo evitar-se a concentração em Lisboa e Porto.

Posto isto, mais nada faz sentido nas questões que levanta e, a maioria delas, baseadas em informação errada.

Já aqui publiquei uma notícia do Record com os contornos dum contrato entre a FPF e o Benfica para a realização dum jogo da seleção em 2016, no valor base de 135 mil euros, acrescidos dum extra pela lotação no valor de 50 mil euros. Como vê não há nada na "porta do cavalo" de 50 mil euros, estavam no contrato, homem!

Estamos portanto muitíssimo longe de 1 milhão de euros das suas contas…
Mas tenhamos a noção que são os clubes que cedem os seus estádios que prestam um serviço à FPF e não o contrário.
De resto nunca se ouviu qualquer reclamação do SCP, talvez porque de facto não seja um negócio assim tão bom…

Mas, convém esclarecer alguns aspectos errados nas suas contas:
1. Toda a publicidade feita durante os jogos da seleção é contratada pela FPF e nada vai para o clube, obrigando até a tapar a publicidade dos patrocinadores do clube;
2. Os direitos de transmissão são todos da FPF e nada vai para o clube;
3. A exploração dos bares e restaurantes está toda concessionada, o clube não gere nenhum destes espaços pelo que não tem maior benefício com isso;
4. Admitamos algum incremento residual nas vendas da Loja do Benfica… mas são apenas os benfiquistas que lá compram, não os outros, e se não for naquele dia de jogo será noutro ou numa qualquer Casa do Benfica…

E acredite numa coisa: nem nos jogos do Benfica com casa cheia a receita chega a 1 milhão de euros (talvez apenas em alguns jogos europeus isso aconteça) porque apenas cerca de 30% dos lugares são postos à venda, os restantes são RedPass e outras reservas.

Na verdade, este é um não assunto.
Imagem de perfil

De Rampante a 17.03.2019 às 11:14

"Posto isto, mais nada faz sentido nas questões que levanta e, a maioria delas, baseadas em informação errada."

Que informação errada é que eu disponibilizo... diga lá sff...

1 - Valor de "aluguer" - Já lhe mostrei o exemplo de um jogo em que o valor podia ir aos 275.000€ directamente;

2 - Refere o amigo que "como vê não há nada na porta do cavalo"... Mas estamos a brincar ou a discutir a sério??? se alguém diz EXPLICITAMENTE que paga X de contrato MAIS Y pela porta do cavalo, quer agora vc convencer-me que esse Y era de valores do contrato???
Estou aqui com agrado a discutir o assunto... mas vamos ser sérios, porra!!!

Mas vamos agora aos seus pontos:
1 - Se ler BEM o que escrevi, vai ver que coloquei que esses eram valores indirectos... e por acaso até referi que era a publicidade estática... diga-me em que jogos da selecção no Estádio da luz, é que foram tapadas as publicidades das cadeiras por exemplo...

2 - Nem sequer falei de direitos de transmissão, mas OK...

3 - O estádio da Luz possui um total de 55 bares... mesmo concessionados é óbvio que o SLB ganha com isso... quer seja por % de receitas, valor fixo por jogo ou ambos. Como é lógico o SLB não disponibiliza gratuitamente os espaços... mais uma vez lhe digo... vamos ser sérios a discutir...

4 - Não tenho dados concretos acerca deste montante, mas em jogos que já fui da Selecção eu vi as lojas com um movimento caótico... e era assim durante todo o dia de jogo, não apenas à hora... muitos dos "compradores" eram estrangeiros, pelo menos nas horas mais matinais... Apesar de não ter dados, é óbvio que existe um incremento de receitas... e olhe que não devem ser tão residuais quanto isso...

E mais...
Receber jogos da Selecção é efectivamente um destaque financeiro positivo... e não sou eu que o digo... é o próprio SBL nos seus relatórios e contas anuais, que faz sempre um paragrafo de destaque a esses eventos.

... e ainda mais...
a partir do momento em que escreve: "nem nos jogos do Benfica com casa cheia a receita chega a 1 milhão de euros" só lhe posso recomendar que consulte os R&C do SLB e depois sim, venha discutir seriamente e com dados concretos.


Cumprimentos
Rampante

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo


subscrever feeds