Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




000_1612FM-1024x682-1024x682.jpg

"Inacreditável o futebol miserável jogado por Portugal...A capacidade que Fernando Santos tem para pôr grandes talentos a jogar tão bem como eu jogo, é épica... Imagine-se a quantidade de talento que existe nesta selecção, nas mãos de um treinador a sério...

Semedo, Neves, Bernardo, Bruno Fernandes, João Félix e até Cristiano, completamente perdidos em campo, quase todos fora das suas posições, a jogarem um centésimo daquilo que sabem jogar. Depois temos Cristiano Ronaldo, que mesmo nesta miséria exibicional, resolve o jogo com a naturalidade dos grandes deuses do futebol...

E Fernando Santos lá continua...".

Leitor: João Paulo Gonçalves

 

download (2).jpg

O capitão da Selecção Nacional, de 34 anos, facturou aos 25', na transformação perfeita de um livre directo, e, depois, decidiu o jogo com um bis sobre o final, aos 88' e 90'. São já 88 golos pela equipa das quinas, sendo que o recorde mundial são 107, do irianiano Ali Daei.

A verdade é que Cristiano Ronaldo tornou-se num 'predador' dentro da área. Especializou-se em meter a bola dentro da baliza, como atestam os seus números. Antes dos 30 anos, tinha marcado 52 golos em 118 jogos com a camisola da Selecção Nacional. Depois dos 30, o capitão já marcou 34 golos em apenas 39 jogos. Cristiano Ronaldo parece estar mesmo como o vinho do Porto: quanto mais velho, melhor.

Cris-ti-aaaaa-no Ronaldo, Cris-ti-aaaaa-no Ronaldo, Cris-ti-aaaaa-no Ronaldo!!!

Adenda: Deliberadamente, não expressei a minha opinião sobre o jogo, o que faço agora em termos muito breves. Acho que Portugal fez uma exibição que deixou muito a desejar, com vários elementos com performances muito aquém das suas capacidades. O colectivo não funcionou como se exige, nomeadamente o meio-campo.

As razões desta circunstância são discutíveis, obviamente, mas sinto que se deve a dois factores principais: mérito da Suíça que, como sempre, apresentou-se muito compacta e organizada, criando constantes dificuldades a Portugal; segundo, demérito de Fernando Santos pelo sistema de jogo - embora não seja novidade - com vários jogadores a pisar espaços que não lhes são habituais.

Não sou fã de Rúben Neves, mas pela sua juventude reconheço que deve ter preferência sobre João Moutinho, no entanto, o também médio do Wolverhampton devia ter entrado muito mais cedo no jogo. O meio-campo "gritava" por solidificação, nas duas vertentes.

Cristiano Ronaldo realizou mais uma exibição espectacular, por um muito simples motivo: a razão de ser dele são os golos, e marcou três. Mais nada lhe pode ser apontado.

Comento o jovem João Félix por uma única razão. Não se refuta o mérito da sua presença na selecção AA, depois da excelente época que realizou. Contudo, devia ter alinhado pela selecção de sub-20.

Porquê?... muito simples: nesta altura, a principal equipa das quinas passa bem sem ele, tem alternativas, o que não é o caso da formação de sub-20 que estava "apenas" a disputar o Campeonato do Mundo. A sua vergonhosa participação é facto incontestável, muito pela ausência de golos, e, nesse capítulo, o ainda jovem avançado poderia ter sido uma solução importante e até decisiva.

publicado às 03:33

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


60 comentários

Imagem de perfil

De Rampante a 06.06.2019 às 08:26

Por motivos profissionais tenho estado bastante ausente, e mesmo ontem, o máximo que consegui, foi ouvir os 2 minutos finais através da Antena 1... Que pena tenho...

Mas o que me leva a escrever é Fernando Santos... tenho ouvido muitas criticas (como é usual), mas a reflexão que faço é: será que não somos "nós" a estar errados e ele certo?
É que a "jogar mal", somos Campeões Europeus e estamos na final da Liga das Nações... será que temos assim de tantas saudades, de quando tínhamos Figo e companhia, fazíamos jogos que eram um hino ao futebol, mas depois perdíamos "sempre"??

Eu não sei se Fernando Santos é um mau treinador ou se é um génio, que estuda a Selecção e de forma pouco ortodoxa, descobriu ali uma forma de mesmo jogando mal, fazer o suficiente para levar a Selecção aos pódios mundiais...

Ou então, não é nada disto... é apenas um gajo cheio de sorte, que coincidiu no tempo, com a mestria de CR7 e graças a isso lá se tem safado...
... mas a sorte... ai! a sorte dá sempre um trabalho do caraças...

Abraços
Rampante
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 06.06.2019 às 09:12

O problema de Fernando Santos é que taticamente não evoluiu nada. A Seleção tem conseguido bons resultados este ano e o ano passado porque tem um conjunto muito bom de jogadores, em que Ronaldo se destaca a largas milhas de todos por ser um extraterrestre. Quando se acabar Ronaldo, precisaremos dum selecionador novo.
Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 06.06.2019 às 08:55

Compreendo perfeitamente. É uma tristeza ver tão mau futebol praticado por tão bons jogadores. Fernando Santos é um treinador resultadista com mentalidade de equipa pequena. Por muito bons jogadores que tenha nunca será capaz de montar uma equipa forte, dominadora, que expresse todo o seu potencial, está para além das suas capacidades.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 06.06.2019 às 09:15

Falta um fio de jogo a Portugal. A equipa está malta montada taticamente com jogadores a jogarem fora das suas posições. Mesmo assim o génio de Ronaldo lá bastou para nos dar a vitória.

Respondendo à manchete retardada mental dum jornal desportivo em particular, eu diria o seguinte: ainda bem que Ronaldo se juntou a João Félix. lol
Sem imagem de perfil

De Jose Antonio a 06.06.2019 às 09:37

Dizes uma coisa e o contrário da mesma, então se como dizes e muito bem, não há fio de jogo, os jogadores estão a jogar fora das suas posições naturais, como querias que o Félix fosse a estrela?
Só mesmo o Cristiano consegue fazer diferente, porque ele é mesmo diferente, é o melhor.
Viste o jogo do Bruno Fernandes, achas que a bitola dele é aquela? Sejamos sérios.
Este treinador é um "pontapé para a frente e fé em Deus Ronaldo", quero ver quando o Cristiano deixar a seleção, como vai ser.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 06.06.2019 às 09:40

Eu não "queria" nada. Nem falei de exibições individuais sem ser a do Ronaldo. Apenas gozei com uma manchete.
Imagem de perfil

De Greenlight a 06.06.2019 às 10:00

Caro MiKe,
Beliscou no JF, não pode, é proibido. JF é um fenómeno. Ontem não jogou nada. Apenas mostrou a sua mestria em quedas. Quando levou uma sarrafada de um Suíço, saltou e caiu com grande estilo. Será que aqueles saltos fazem parte da metodologia de treinos do Seixal ou é específico do reportório de JF? Enfim, a culpa foi do Fernando Santos, que não percebe nada do assunto e colocou o JF fora da sua posição. Eu também acho que o JF esteve fora da sua posição, que,talvez fosse na Selecção de Sub-20. Mas a pressão do Slb e da CS manipulada, avençada e obediente foi mais forte. Com esta pressão nos ombros, JF está mais perto de se transformar num flop Renato do que num extraordinário Ronaldo.
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 06.06.2019 às 10:29

Está difícil de digerir...
Com o tempo pode ser que isso passe.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 06.06.2019 às 10:48

João Paulo Gonçalves,
É o que acontece quando se é mais anti qualquer coisa, do que pró qualquer coisa. O anterior presidente do SCP também era muito assim em relação ao Benfica.
Nunca fui assim e espero nunca o ser, mas é difícil de gerir. Tal como na vida, é bem mais fácil odiar do que amar...Dá menos trabalho.
Exemplo disso...mais facilmente se faz 400 kms para se expulsar BdC, do que fazer o mesmo trajecto para vir a Alvalade apoiar num jogo.
Sem imagem de perfil

De luis a 06.06.2019 às 14:34

Quando se chega ao ponto de bater em J.F. Só por não ser do clube que se gosta é preciso paciência,com o tempo talvez passe ,mas não deixa de ser ridículo, quanto a F.Santos para mim sempre foi e será um treinador limitado com os jogadores que tem ao dispor era para aproveitar e ter um futebol dominador.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.06.2019 às 14:57

As palavras são suas - sem ser surpresa, diga-se - porque não se vê ninguém aqui "bater" em João Félix.

Fez um jogo muito pobre e não mais do que isso, facto facilmente constatável.
Sem imagem de perfil

De Luis a 06.06.2019 às 17:13

Só respondo a quem diz que o joão Felix jogou mal ,o que é relativo ,quem sabe onde e como ele joga sabe que jogou completamente fora do lugar em que se sente que rende mais o seu futebol e não foi só ele ,pois quem viu o jogo sabe que a selecção jogou mal ,não é por ter ganho que mudo de opinião,porque quando os jogadores é que têm de se adaptar ao sistema do seleccionador os jogadores com o talento que têm são desaproveitados,como se viu nos jogos de qualificação , espero que o Fernando Santos tire ilações para os próximos jogos .
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.06.2019 às 17:27

Nesta altura, ele devia ter alinhado pela selecção de sub-20 e não pela AA. Tem muitos anos à sua frente.
Imagem de perfil

De Greenlight a 06.06.2019 às 11:07

Pelo contrário, os 3 golos de CR foram muito bem digeridos. Mas parece que há, por aí, muita gente aziada por ter sido CR a marcar os golos e não qualquer outro, especialmente alguém que jogue ou tivesse jogado de encarnado. Mas enfim, é a vida.
Sem imagem de perfil

De Jose Antonio a 06.06.2019 às 10:35

Então, mas, o vosso fenómeno não é o Bruno Fernandes?
O que é que ele jogou?
Deixem os miudos em paz.
Imagem de perfil

De Greenlight a 06.06.2019 às 10:40

"Deixem os míudos em paz". Exactamente. O lugar dos miúdos bons, como é o caso de JF, é na Selecção Sub-20 e não na selecção dos graúdos. Mas a propaganda do Slb não o deixa em paz. Como ele disse, já não pode visitar as redes sociais.
Sem imagem de perfil

De Jose Antonio a 06.06.2019 às 10:52

Só para acabar a conversa.
Então um jogador que é pedra fundamental na equipa campeã nacional, que se revelou como um dos melhores jogadores da liga Nos, que marcou quase vinte golos em metade da época e que fez um numero identico de assistências para golo, só porque tem 19 anos e é jogador do Benfica, não deveria ser convocado, é isso?
Se é assim, estamos conversados.
Imagem de perfil

De Greenlight a 06.06.2019 às 10:57

"Só para acabar a conversa". Isso é um tique ditatorial ou apenas lampiónico?
Se JF deveria ter ido para a Selecção dos graúdos ou dos miúdos é matéria de opinião, cada um tem a que tem. Mas que JF, ontem, foi um ZERO, não é uma questão de opinião. É um facto.
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 06.06.2019 às 11:07

O mesmo facto que Bruno Fernandes ontem também foi zero.
E todos sabemos que nem um nem outro são zero.
São dois excelentes futebolistas. E os excelentes futebolistas devem jogar na seleção principal...
Sem imagem de perfil

De Jose Antonio a 06.06.2019 às 11:08

O Zero foi só ele?
Imagem de perfil

De Greenlight a 06.06.2019 às 11:21

Claro que houve mais Zeros. Até houve uns comentadores muito inteligentes que conseguiram dizer que a culpa dos Zeros era de Cristiano Ronaldo que funciona como um eucalipto. Obviamente a palermice não é sujeita a impostos. Mas a maioria, quase unânime, dos comentadores aponta Fernando Santos como o produtor de Zeros. Enfim, não sou fã da personagem mas se no Domingo, houver mais Zeros e Portugal vencer, até pode ser com golos de jogadores made in Slb, ficarei satisfeito.
Sem imagem de perfil

De Jose Antonio a 06.06.2019 às 11:29

Fantástico, conseguiu fazer todos estes comentários sem falar uma unica vez no Zero que foi o Bruno Fernandes!
Sem imagem de perfil

De Salgado a 06.06.2019 às 11:48

Comparada à exibição do Félix, a exibição do Bruno Fernandes foi extraordinária.

Mas isso é areia a mais para determinadas camionetas....
Sem imagem de perfil

De Jose Antonio a 06.06.2019 às 11:55

Faltava este comentário sobre camionetas carregadas de areia para dar por finda a discussão.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.06.2019 às 12:43

Porquê???... O caro José António tem direitos absolutos sobre a razão?

Sabemos antecipadamente que tudo o que não seja favorável ao universo encarnado, indiferente de contexto, pode contar com a sua incondicional e frequentemente nada objectiva oposição.
Imagem de perfil

De Greenlight a 06.06.2019 às 11:51

BF foi, ontem, também um Zero. Está, agora, satisfeito?
Mas BF não poderia ter sido convocado para a Selecção de Sub-20, ao contrário de JF.
Para além disso, não vi sobre BF, nos dias que antecederam o jogo, notícias idiotas da Tv, nem capas de jornais, do tipo: "Ronaldo desejoso de jogar com Félix" ou " Felix lado a lado com Ronaldo". É natural que se destaque o Zero de JF face à excelência de CR, quando se anda a ouvir e ver, há semanas, parangonas diárias acerca da genialidade de JF que, já agora e segundo essas notícias vale muito mais Zeros € que BF.
Sem imagem de perfil

De Jose Antonio a 06.06.2019 às 12:03

E que culpa tem o Felix que os jornais se aproveitem do seu nome para fazerem dinheiro com essas parangonas?


Imagem de perfil

De Greenlight a 06.06.2019 às 12:14

JF não tem culpa mas o Slb tem. Mas acha que esta orgia obscena de notícias acerca de JF é de livre recreação dos jornais e jornalecos? Pelo contrário é uma campanha orquestrada pelos propagandistas do Slb para glorificar a mestria de LFV em fazer dinheiro. O engraçado é que essa propaganda aposta na tripla (no caso dupla), JF tanto sai como fica por milhões, ou seja, o que quer que aconteça será sempre resultado da genialidade de LFV. Neste jogo, o JF é de facto um peão e contribui bola, ou Zero para o enredo da história.
Sem imagem de perfil

De LeaoCovilha a 06.06.2019 às 13:19

Clubismos de lado, creio que depois da temporada que fez o João Félix merece a convocatória. Não o convocando a ele, quem é que fez assim uma temporada tão boa que mereça ser convocado? O André Silva? O Éder? As coisas não lhe correram bem? Não, não correram mas é o primeiro jogo e espero que ainda dê muitas alegrias, tal como o Bruno Fernandes, o Diogo Jota, o Dyego Sousa, etc
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.06.2019 às 13:43

Como referi no post, o mérito da sua convocatória não está em questão, mas nas circunstâncias devia ter alinhado pelos sub-20 que estavam a disputar o Campeonato do Mundo.

Na minha opinião, má decisão conjunta de Fernando Santos e Hélio Sousa, com o agravante deste último, mesmo sem Félix, ter ignorado Pedro Mendes e os seus 18 golos na Liga Revelação.

P.S.: O André Silva não esteve apenas por estar lesionado, caso contrário até seria o ponta de lança titular.
Sem imagem de perfil

De LeaoCovilha a 06.06.2019 às 13:53

Ou muito me engano ou o André Silva está é lesionado do cérebro..
Sem imagem de perfil

De LeaoCovilha a 06.06.2019 às 14:12

Desde MArço que não se cosnegue fixar na equipa titular e quando perdeu a titularidade supostamente lesionou-se. O treinador antes da Liga das Nações disse que esperava que ele não fosse convocado que era muito mau para o futebol um jogador estar lesionado três meses e depois ficar disponível. Foi uma insinuação de que poderia estar a simular uma lesão.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.06.2019 às 14:28

Bem... não vou comentar mais este jogador, até porque não acompanho a carreira dele.
Sem imagem de perfil

De Sel a 06.06.2019 às 09:55

O que é o "fio de jogo"? Futebol é marcar golos. Se querem uma jogada bonita olhem para o segundo golo de Portugal. A bola milimetricamente metida a longa distância por Rubens Neves para Bernardo Silva. A excepcional recepção de Bernardo Silva e o fantástico atraso para Ronaldo. A oportuna antecipação de Ronaldo em relação ao defesa e o remate de pronto e colocadíssimo do avançado sem dar qualquer hipótese de defesa. O discernimento, a concentração e a precisão nos toques na bola só são possíveis com níveis físicos e mentais extraordinários. E isto é ainda mais impressionante se atendermos que foi feito após 88 minutos nas pernas de qualquer um dos jogadores envolvidos na jogada. Se o primeiro golo foi 90% do Ronaldo, no segundo golo eu atribuo 33% a cada um dos 3 jogadores envolvidos.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 06.06.2019 às 09:59

Fio de jogo é podermos ver em campo uma estratégia coletiva que não seja apenas baseada na reação aquilo que o adversário faz. Um plano de jogo, algo que seja uma construção de jogo consistente quando se está no momento de organização quer defensiva quer ofensiva. Portugal mostra que até consegue jogar bem em transição, mas isso não é jogo de equipa grande.
Imagem de perfil

De Greenlight a 06.06.2019 às 10:51

Ronaldo fez um Hat-Trick. 3 grandes golos, mas lá temos que ver ou ouvir comentários para, de alguma forma diminuir, o mérito de CR. Comentários, obviamente, Made in Slb, do tipo "excepcional recepção de Bernardo Silva". É extraordinário!Se Be rnardo, JF, ou Guedes tivessem marcado já não teriam havido excepcionais recepções nem passes milimétricos.
Sem imagem de perfil

De Sel a 06.06.2019 às 11:21

Há gente que tem dificuldades em interpretar o que é escrito. Mas há alguém que coloque em causa que ontem o CR fez um excelente jogo? Neste comentário digo que o primeiro golo é 90% do Ronaldo e no segundo há uma oportuna antecipação de Ronaldo em relação ao defesa e o remate de pronto e colocadíssimo do avançado sem dar qualquer hipótese de defesa. Ver neste comentário uma forma de diminuir o mérito do CR é de uma imaginação muito fértil.
Fui buscar uma linda jogada, onde por sinal, até elogiei jogadores com origens no Porto, no Benfica e no Sporting e alguém acha que estou a desvalorizar o CR. E a clubite é minha?
Imagem de perfil

De Greenlight a 06.06.2019 às 11:31

É evidente que ninguém, nem CR, vence jogos sózinho. Isso ficou, este ano, bem demonstrado, com a carreira da Juventus na Champions. Mas, num jogo como o de ontem, em que CR foi absolutamente decisivo (fez lembrar o jogo na Suécia para a qualificação do Mundial do Brasil) destacar a "excepcional recepção" e "o passe milimétrico" é, voluntária ou involuntàriamente, uma forma de apoucar a importância de CR na vitória de ontem. Sem o querer ofender, tenho que dizer que relevar esses aspectos nos lances dos golos é ridículo.
Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 06.06.2019 às 13:12

Caro, precisa de ir urgentemente ao médico. Está mesmo com uns argumentos bastante "estranhos"... O caro Sel tem razão no que diz. A jogada é linda! Vários jogadores intervenientes e todos eles necessários do seu talento natural para que a mesma desse em golo. Com uma descrição e adjectivação bastante generosa em todos os intervenientes. Por acaso, até são todos de clubes diferentes. E o caro Greenlight afirma que estão a rebaixar o Cristiano para darem ênfase a outros jogadores... Oh por favor, sinceramente, isso é que é estar a arranhar ao largo o conceito de argumentos razoáveis. Até o Macaco, que é o Macaco, afirmou que agora não há clubes, mas Seleção
Sem imagem de perfil

De Sel a 06.06.2019 às 13:23

A riqueza de haver vários comentários é poder olhar-se para vários pontos de vista. Fica tudo muito cinzentão se as opiniões se limitarem a dizer que a Selecção não teve fio de jogo e que CR fez um extraordinário jogo. Dos 3 golos do Ronaldo, há um deles, pelo menos, que surge de uma boa jogada de equipa, o segundo. E o futebol é sobretudo um jogo de equipa. Enaltecer essa jogada, parece-me que não belisca em nada a convicção geral de que o CR fez um extraordinário jogo. Mas também ninguém pode prever como teria sido o jogo sem o CR na equipa. Uma coisa é certa, não jogaríamos com 10. E se chegámos até à final desta competição, o CR só deu a sua contribuição neste último jogo. E a falta dele nos outros jogos não nos fez falhar o apuramento.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.06.2019 às 13:27

Não me envolvo nessa discussão, mas por acaso o passe foi tudo menos "milimétrico". Foi muito oportuno e com intenção, mas a bola não chegou a Ronaldo no relvado e só um finalizador como ele conseguiria tirar o máximo de proveito. Com muitos outros, o destino do esférico seria a bancada, bem alta.
Sem imagem de perfil

De Sel a 06.06.2019 às 16:12

O passe "milimétrico" foi do Ruben Neves para o Bernardo Silva. O do Bernardo Silva para o CR foi muito bom por ser para a zona do CR. O CR teve 2 acções de grande valor, uma a de ter chegado primeiro à bola do que o defesa, outra a de ter um remate perfeito, indefensável, em condições difíceis. E concordo, foi de execução muito difícil. Os 3 jogadores tiveram intervenções ao nível mais alto de qualidade.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.06.2019 às 16:16

Bem... comentei apenas a assistência de Bernardo Silva. Não me veio à ideia o Rúben Neves.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 06.06.2019 às 09:48

Fernando Santos é mau treinador e já o provou nos 3 grandes em Portugal, e mesmo como treinador da selecção.
Convoca mal, coloca mal as peças no relvado e é muito, mas mesmo muito conservador.
Mas foi campeão da Europa e isso é que fica para a história, o resto é conversa.
Com a devida resalva, Keizer foi esta temporada o nosso Fernando Santos...ruim, mas ganhou 2 títulos.
Portugal tem um grupo interessante de jogadores, mas muito longe do estrelato que alguns que lhe querem já atribuir.
Exemplos disso são Félix, Ruben Neves, B. Fernandes ou Bernardo Silva, ou Ruben Dias (Ferro é um centralão muito melhor)...sem Ronaldo será uma equipa razoável, mas sem a chamada nota artística que deslumbra e conquista.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.06.2019 às 13:29

Keizer foi "ruim", na sua opinião. Até tem um sistema de jogo muito bem identificado no Sporting, o que não é o caso de Fernando Santos na selecção.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 06.06.2019 às 13:51

Keizer não "foi ruim"... é um treinador ruim...diferente do que escrevi!
Assim como é Fernando Santos, e nem o facto de ter sido campeão da Europa muda isso. Na minha opinião, claro!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.06.2019 às 13:58

Sim... nós já conhecemos a base da sua opinião sobre o estado de coisas no Sporting.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 06.06.2019 às 14:09

Para o Rui Gomes, ter uma opinião sobre Keizer é igual a Bruno de Carvalho, é isso? Incrível!!!
Tenha calma que falta pouco para expulsarem o homem de vez e será uma alegria como nunca. Deixarão de sonhar, pensar, respirar Bruno de Carvalho, ou não... porque talvez só matando o homem e mesmo assim, não sei...pois mesmo matando o mensageiro, ainda assim a mensagem permanece no tempo. É a vida!!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.06.2019 às 14:26

Há muitas coisas que ocupam o meu pensamento todos os dias, uma delas, garanto-lhe, não é esse personagem.

Mas, obviamente, nem todos pensam da mesma maneira.

Criticar o Keizer, nesta altura, é pura e simplesmente injusto. Ponto!!!

No futuro logo se verá...
Sem imagem de perfil

De Pedro Miguel a 06.06.2019 às 10:21

O Fernando Santos é e, sempre foi, um treinador conservador. E, de algum modo, sempre foi permeável a pressões externas.

Ou seja, houve sempre jogadores que jogavam ou, pelo menos, eram convocados pela pressão dos adeptos/media.

Ontem foi um exemplo perfeito disso...

Ele quis montar a selecção com todos os que ele achou melhor e que o público e os media queriam que jogassem.

Cristiano e Bernardo Silva jogaram porque têm que jogar. João Félix e Bruno Fernandes jogaram por pressões externas.

Isto originou uma equipa "mal montada", sem fio de jogo, e com os jogadores pouco confortáveis num espaço que, normalmente, não é o que ocupam.

Mas, a pior consequência disso, na minha opinião, foi que o nosso meio campo não defendeu.

Félix jogou ZERO. Bruno Fernandes jogou ZERO. Cristiano, se tirarmos os golos(que não é pouco), jogou ZERO. Apenas o Bernardo silva se fez notar um pouquinho e, mesmo assim, jogou muito pouco.

Esta espécie de 4x3x3 era, em muitos momentos, um 4x2x4 a defender, porque os médios e avançados não recuavam para fechar o meio campo.

Portugal teve a sorte do jogo, e a sorte de ter Ronaldo!!

Esta equipa, na final, atrevo-me a prever que perde com clareza.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.06.2019 às 13:33

Acho piada a essa análise sobre o Cristiano Ronaldo!

É quase como dizer que o Ferrari é um excelente carro, mas se tirarmos o motor...

O CR7 está lá para os golos. Pode contribuir noutros aspectos, mas essa é a sua essência de ser.
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 06.06.2019 às 11:04

Caro Rui Gomes, mais uma vez obrigado por me dar destaque num post
Vou passar a exigir 50% dos lucros do blogue que, acredito, sejam apenas trabalho e dores de cabeça...

Sobre o jogo, e depois do que escrevi ontem, é realmente inacreditável como tantos bons jogadores não conseguem fazer uma equipa...
Ter Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Ruben Neves, Cristiano Ronaldo, Nelson Semedo, Guerreiro. Ter no banco Cancelo, Rafa, Pizzi, Diogo Jota ou Gonçalo Guedes e ver uma equipa em que os jogadores não se entendem em campo é, no mínimo, lamentável... Falta de tempo para treinar? A Taça de Portugal foi há mais de uma semana e meia, não tivemos jogadores nas finais da UEFA... Não sei quando se concentrou a seleção mas acho que havia tempo suficiente para treinar e afinar um onze...

Fernando Santos é muito boa pessoa e é um dos treinadores mais afortunados do mundo... Foi campeão europeu sem uma vitória na fase de grupos, a eliminar adversários por penaltis ou no prolongamento, e apenas com um jogo razoável na final, em que surgiu o mais improvável dos jogadores a dar o título a Portugal. E não esquecer o Rui Patrício que nesse jogo fez uma grande exibição...

De lá para cá, o futebol é demasiado pobre. Sei que isto é uma heresia mas os melhores jogos foram os de apuramento para esta competição, em que não jogou Ronaldo... Os dois jogos em casa para o Europeu foram de novo muito pobres... O de ontem, idem com uma grande diferença: Cristiano marca 3 golos e mete Portugal na final.

Se calhar nós é que não percebemos nada disto, o que é bem possível senão éramos nós os treinadores, e Fernando Santos é que é o iluminado. Não digo que não...
Mas que custa ver uma equipa tão descoordenada em campo, com jogadores de grande nível a não acertarem um passe ou um cruzamento, a não darem linhas de passe aos colegas, a tomarem decisões erradas umas atrás das outras, custa...

Sobre os dois jogadores de quem mais se fala, Félix e Fernandes, foram ambos vítimas deste desnorte. São os dois muito, mas muito melhores do que o que não se viu ontem...
Bruno Fernandes é jogador mais "feito" que Félix. É mais velho e tem mais experiência de futebol profissional, com passagem por Itália pelo meio. Fez uma época extraordinária.
Félix tem um enorme potencial mas está agora na fase em que será o sim ou sopas. E este jogo não o ajudou nada. Estarem a culpa-lo a 100% pelo que não fez ontem é apenas ressabiamento de quem liga mais a clubismos do que a apreciar futebol. Fez grandes jogos esta época, fez outros menos bons, é um miúdo de 19 anos, não é um Deus do futebol...
E para mim, como Benfiquista, acho que está ainda longe de valer os 120 milhões de que se fala. Hoje em dia fala-se de 120 milhões como se fossem trocos...
Que fique mais um ano no Benfica que nós agradecemos.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.06.2019 às 13:34

Garanto-lhe que não vai querer 50% de nada:)
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 06.06.2019 às 16:02

Rui Gomes, nem 50%, nem 20 ou 10%...
Estava a brincar...
Sem imagem de perfil

De Hugo Boss a 06.06.2019 às 15:09

Havia um sportinguista na SportingTV, que chamava ao seleccionador: Fernando incompetente Santos!! Eu achava aquilo graça, mas agora...hum..
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.06.2019 às 15:31

Bem... nem tudo é negativo. Tecnicamente é fraco, sempre foi, mas para mérito dele sabe lidar com os jogadores e assegurar a união do grupo. Considerações que não deixam de ser importantes.
Sem imagem de perfil

De Zé Manel a 06.06.2019 às 11:10

Achei a Suiça mais equipa do que Portugal. Passes rápidos, curtos ou longos, bolas bem dominadas, chegavam à entrada da área de PT facilmente. Faltou-lhes "apenas" um matador mais certeiro como o Ronaldo. Portugal tem bons jogadores mas parece-me que não sabem jogar juntos. Ou isso, ou estavam a desempenhar papeis que não são os habituais nas suas equipas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.06.2019 às 13:38

Como referi no meu comentário no post, a Suíça apresentou-se muito bem organizada e compacta, com um sentido colectivo, e incomodou muito a equipa portuguesa, especialmente enquanto conseguiu exercer pressão constante.

O sistema de jogo de Portugal não resultou como se desejava, mas tem mais talentos do que a Suíça com a capacidade para fazer a diferença.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo