Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A "mobilidade" no ataque é para ficar?

Leão do Norte, em 22.07.22

A contratação de um ponta de lança, com características diferentes de qualquer avançado do plantel principal, parece uma realidade cada vez mais improvável e Rúben Amorim, à partida, prepara-se para enfrentar a metade inicial da próxima época com os avançados disponíveis, incluindo o jovem Rodrigo Ribeiro. Neste contexto questiona-se a forma como o treinador vai montar o ataque.

Mantendo o esquema de três avançados, continuará Paulinho como referência mais "fixa" ou optará Rúben Amorim por um ataque móvel com três avançados "baixinhos"?

img_920x518$2022_07_19_23_45_23_2019919.jpg

A exemplo do ocorrido em determinados jogos da segunda metade da época passada e até já nesta pré-época, a segunda opção dá sinais de começar a ganhar preponderância. Num plantel constituído por, pelo menos, sete avançados/extremos (Pote, Edwards, Trincão, Rochinha, Tabata, Fatawu, Nuno Santos) que encaixam na perfeição neste estilo de jogo, parece que Paulinho poderá perder o estatuto de "intocável" e alternar a titularidade com os avançados mais móveis e tecnicistas.

É bem legítimo questionar se no campeonato nacional, especialmente contra equipas que jogam maioritariamente fechadas, o ataque mais móvel terá capacidade para, de forma permanente, ser uma opção válida e consistente. Pode-se argumentar com a necessidade de uma maior presença na área mas, salvo em situações de "desespero", tal vai contra a ideia e sistema de jogo de Rúben Amorim.

Sabendo que o treinador do Sporting CP é alguém convicto nas suas ideias e persistente na sua aplicação, é bem provável que o ataque móvel esteja a ser exaustivamente trabalhado de forma a ser a opção ofensiva principal.

Nesta realidade, Paulinho, que também pode ser uma opção num ataque sem posições definidas, poderá perder alguma preponderância face aos "concorrentes" mais móveis e tecnicistas. Certamente não perderá a confiança de Rúben Amorim, mas poderá ter uma titularidade intermitente e ser mais utilizado em função das características do adversário ou como opção quando o ataque móvel não conseguir "desbloquear" o jogo.

Trata-se de uma mera reflexão mas as últimas prestações e avaliações da equipa apontam este caminho mais "móvel" como uma possibilidade de percurso para Rúben Amorim. Não o definiria como Plano A, com subsequentes B, C... mas antes como uma opção que, face à "matéria prima" disponível, está a ser muito bem trabalhada de forma a corresponder aos desejos ofensivos do treinador. Quanto melhor for o resultado, mais será utilizada. Sem prejuízo do recurso a outras opções.

publicado às 04:34

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


55 comentários

Sem imagem de perfil

De João Gil a 22.07.2022 às 07:48

Viva, caro Leão do Norte.
No nosso campeonato se RA optar por jogar preferencialmente assim arriscamo-nos a andar constantemente com os móveis a bater nas paredes.
Ficaria muito satisfeito de ver RR, ou Chermiti, ou Slimani a lutar pelo lugar com Paulinho ou com os baixinhos. Que o Sporting precisa de um avançado que meta mais golos deve ser uma opinião esmagadora dos adeptos. Se o Paulinho fosse o Haaland ninguém reclamaria reforços para a posição do avançado centro.
SL
PS: o Rodrigo Ribeiro já teve alguns minutos nalgum dos jogos desta pré temporada?
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 22.07.2022 às 09:35

Viva, caro João Gil,
Desconfio que o Rúben Amorim tem a convicção que as "dimensões" e a forma como movimenta os seus "móveis" é suficiente para evitar as paredes do nosso campeonato. E se ele pensar assim...
Concordo que a maioria dos adeptos desejaria um avançado que marque mais golos, mas parece claro que o Rúben Amorim não vê essa necessidade.
Curiosamente, e porque citou Haaland, já escrevi neste blogue que mesmo ele, no esquema de Rúben Amorim, não marcaria os golos que marca e teria de se reciclar nas tarefas em prol da equipa.
Segundo publicado, o Rodrigo Ribeiro só jogou 12 minutos contra o Villarreal.
Sem imagem de perfil

De João Gil a 22.07.2022 às 13:48

Se quisermos repetir a dose do ano passado, no fim se calhar teremos o mesmo resultado. Costuma ser assim. Mesma receita, mesmo resultado. Isto é como os bolos..
SL
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 22.07.2022 às 14:49

Esperemos que o "pasteleiro" faça uma receita milagrosa!
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 22.07.2022 às 09:00

Em muitas situações existe uma linha ténue entre a convicção e a teimosia.
Persistir no erro já não revela inteligência.
Já tivemos um treinador assim, que negava a realidade e persistiu na "mestria da táctica".
Oxalá esteja enganado, mas vejo um plantel curto e com menos qualidade.
Vamos ver quando começar a competição, sobretudo os 3 primeiros jogos, tendo em conta os pontos perdidos pelo Campeão nos últimos anos, que não são muitos nesta liga pouco competitiva.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 22.07.2022 às 09:44

José Sousa,
Não creio que o Rúben tenha passado a linha da convicção para a teimosia. Os resultados têm sido essa prova.
Também acho que ele é suficientemente inteligente para perceber quando pisar essa linha e não a irá transpor.
Numa abordagem externa e genérica o plantel pode parecer curto mas vai de encontro ao idealizado por Rúben Amorim e pelo Sporting.
Imagem de perfil

De Greenlight a 22.07.2022 às 09:53

A questão de José Sousa acerca de convicções e teimosia é pertinente, mas como o Leão do Norte diz, são os resultados que determinam de que lado da linha se está. Até agora Ruben Amorim tem muitos créditos mas também já mostrou que não é infalível. Espero que tenha razão neste particular do ataque móvel.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 22.07.2022 às 10:36

Greenlight,
Rúben Amorim não é infalível e acredito que, mesmo nesta questão do ataque móvel, ele sabe interpretar eventuais falências das suas ideias.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 22.07.2022 às 10:44

Caro Leão do Norte,
Um verdadeiro matador nesta Liga Tuga de fraca qualidade, em regra vale o título de campeão.
Por exemplo no SLB da ultima temporada, o matador fez a sua parte e bem, quem foi incompetente foi o sector defensivo que permitiu muitos golos que valeram a perda de pontos.
Abraço e bom fim de semana!
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 22.07.2022 às 13:33

Caro José Sousa,
Um matador "clássico" no futebol português costuma valer o título de campeão nacional (Acosta, Jardel...), mas o Rúben Amorim já provou que consegue esse feito com outro tipo de matador e quer provar que o consegue sem ele.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 22.07.2022 às 13:15

José Sousa,

As posições extremadas não costumam ser as mais razoáveis, sejam as otimistas ou as pessimistas. Inteligência geralmente associa-se a bom senso, quer na análise quer na decisão.

Não percebo a utilização do termo teimosia em relação à ação de Rúben Amorim. Não entendo em que aspeto nega a realidade, e muito menos a comparação com o mestre da tática.

Pelo que sabemos até ao momento, apenas saiu um jogador do plantel do ano anterior, e entraram quatro reforços de reconhecida qualidade. Como pode ter o plantel menos qualidade? Relativamente a ser curto ou longo, é uma opção técnica que cabe ao treinador e à sua forma de gerir individualidades, Neste ano não é maior nem menor que nos anos anteriores, incluindo o ano em que fomos campeões.

Por contingência de calendário, vamos ter dois jogos, nos três, primeiros, de elevada dificuldade, com saídas à casa de adversários de topo. Se fizermos bons resultados ganharemos motivação, mas não está nada ganho. Se tivermos resultados negativos pode causar perturbação, mas não está nada perdido.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 22.07.2022 às 19:06

Boa tarde Caro Nação Valente,

O termo teimosia é aplicável à grande maioria dos treinadores, pois às tantas não se sabe onde acaba a convicção e e começa a teimosia.
Todos nós temos o nosso lado teimoso/convicção.
Fiz a comparação com JJ como podia ter feito com Mourinho que andou anos a teimar num sistema de jogo já esgotado e muito previsível, com Guardiola que vai mudar finalmente o sistema de jogo com o reforço Haaland.
Já alguém fez aqui um termo de comparação com a receita dum bolo... ora se a mesma receita não deu um bolo excelente na última temporada, com os mesmos ingredientes ou menos, não fará um bolo de excelência agora. Oxalá me engane.
Não foi apenas um jogador que saiu do Sporting. Foram mais, pelo menos dos mais utilizados... Palhinha, Feddal, Sarabia.
Sobre o facto da opinião do plantel ter menos qualidade é uma opinião minha e de muitos Sportinguistas meus amigos ou colegas de trabalho.
O futebol não é uma ciência exacta... felizmente para não ser aborrecido.

O calendário ditou que temos 2 jogos de elevada dificuldade nas primeiras 3 jornadas, e isto pode dar para os 2 lados. Ganhamos e a motivação aumenta, perdemos e motivação/pressão aumenta logo no início da temporada para evitarmos a perda de mais pontos.
Nada fica ganho ou perdido, mas é sempre mais difícil partir logo no início em busca do prejuízo.

Imagem de perfil

De Leão do Norte a 22.07.2022 às 19:23

José Sousa,
Não me querendo intrometer na possível resposta do Nação Valente tenho de sair em defesa da última época. Acho que não a devemos usar como um exemplo de falência de modelo de jogo.
É verdade que não fomos campeões, mas igualamos a pontuação do ano anterior. E se não deu para sermos campeões foi porque alguém, face ao ocorrido no ano anterior, se "preveniu" desde o início. E todos conhecemos as diversas formas de "prevenção"!
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 22.07.2022 às 20:08

Tirando as fantochadas muito usuais do futebol português, o facto é que não chegou para o objectivo principal dum clube como o SCP e isso não dá como negar.
Se me perguntar se temos equipa para repetir a última temporada. Temos.
Mas penso que qualquer Sportinguista deseja sempre mais, e isso representa o título de campeão nacional.
O sistema de jogo de RA não se esgotou, mas na minha opinião é por demais evidente que temos que ter um sistema de jogo alternativo, que não passa claramente por Paulinho ou por colocar Coates a fazer de ponta de lança.
Guardiola por exemplo demorou a perceber isso e a chegada de Haaland vai permitir essa variação, ele que sempre prescindiu dum ponta de lança fixo, optando tal como RA pelos avançados móveis.
Mas são sempre opiniões e valem o que valem, mas é esse mesmo o papel do adepto.
Caso contrário este espaço não faria sentido, pois os Presidentes são soberanos, os treinadores é que sabem, os jogadores é que jogam, há 3 resultados possíveis, blá blá blá.
Nada seria discutido ou criticado, no final da época faz-se as contas e ponto final.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 22.07.2022 às 21:25

Caro José Sousa,
O debater e discutir é tendencionalmente saudável e desejável. A diversidade de opinião estimula o debate e gera conhecimento. O unanimismo atrofia a actividade intelectual.
Pessoalmente gosto de uma boa discussão, com a diversidade suficiente para me estimular a defender os meus argumentos e, se possível, aumentar os meus conhecimentos.
Penso que ninguém neste espaço quer impedir a diversidade e promover o unanimismo.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 22.07.2022 às 20:19


A gestão de um clube não é tarefa fácil. A gestão do SCP como grande clube é muito complexa. Constituir um plantel depende de muitos factores, onde o financeiro é crucial. Para quem está de fora é fácil pedir um ponta de lança que marque muitos golos ou um defesa que nunca falhe. Por isso tenho de dar o benefício da dúvida a quem decide, com a consciência que pode errar.

Em relação ao plantel atual que ainda pode ser alterado, não o considero inferior ao do ano transato. Saiu um avançado que não nos pertencia, e um defesa que pouco jogou. Para suprir essas lacunas, foram feitas contratações dentro reais possibilidades do clube, e em certo sentido, da visão de jogo do trinador . À partida parecem-me válidas. Curiosamente quase ninguém dava meio tostão furado pelo plantel, constituído por muitos jovens que ganhou o campeonato. Portanto, como se diz na gíria, prognósticos só no fim, "porque o futebol não é uma ciência exacta" .Quando muito, exactas são as opiniões de quem opina, caro José Sousa.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 22.07.2022 às 09:37

Acho um erro muito grande não termos mais 1 avançado, especialmente quando for para atacar as provas Europeias. Aí vamo-nos ressentir uma vez que a qualidade dos adversários é bem maior.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 22.07.2022 às 10:53

Mike Portugal,
Contrariamente eu penso que é no campeonato nacional, contra determinadas equipas, que poderemos sentir a falta de um avançado diferente..
Eu julgo que nas provas europeias este esquema mais "small" pode surpreender e contratiar alguma da mais valia dos adversários. Um avançado para as provas europeias teria de possuir uma valia para a qual o Sporting não tem disponibilidade financeira.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 22.07.2022 às 11:04

Exactamente. É nas provas nacionais que se vai sentir mais a falta do tal matador, jogando com equipas com o autocarro atrás
Sem imagem de perfil

De Diogo Machado a 22.07.2022 às 09:48

O mercado ainda está longe de estar fechado e é provável que o Sporting encontre um avançado para fazer concorrência ao Paulinho. No entanto, eu gosto deste ataque com muita mobilidade na frente e há muitas equipas pela europa fora a jogar assim. Não dar referências mais fixas, dificulta muito a vida aos adversários na defesa.
E é um facto que a jogar assim, o Sporting não tem tido problemas na pre-época em marcar golos.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 22.07.2022 às 10:58

Diogo Machado,
Mesmo a esta distância do fecho do mercado é pouco provável a chegada de outro avançado.
O Rúben Amorim também parece gostar do ataque sem referências fixas.
Sem imagem de perfil

De João F. a 22.07.2022 às 11:30

O Liverpool, Real Madrid e o MC também têm "pinheiros" no centro do ataque?! NÃO!!! E portanto têm ganhado títulos...Já se esqueceram do ataque do Barça de há uma década, com jogadores como o Messi e Suarez de tamanho mediano? E portanto ganhavam...
Não se ligue aos defensores do tal "pinheiro" no ataque do Sporting, que é exigido há pelo menos 15 anos. São "sonhadores(?)" com o futebol de há 30 anos, quando depois daquele tempo, quase tudo mudou no futebol. Se procuram provar que o treinador não é perfeito, toda a gente sabe que não o é.
Se o RA continuar a acertar na maioria esmagadora dos casos...calam-se!
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 22.07.2022 às 13:36

João F,
E Rúben Amorim, com certeza, vai continuar a acertar!
Sem imagem de perfil

De João F. a 22.07.2022 às 14:49

Imagem de perfil

De David Rodrigues a 22.07.2022 às 21:59

Completamente alinhado com os comentários (sim, plural) do João F.
Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 22.07.2022 às 11:41

O ataque móvel funciona melhor contra equipas que joguem mais abertas, com 11 jogadores fechados lá atrás vai ser difícil arranjar espaços para a mobilidade. Parece-me que a equipa do Sporting tem um défice de argumentos físicos e capacidade no futebol aéreo, não sei se a mobilidade e a técnica dos jogadores será suficiente para a época que aí vem.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 22.07.2022 às 14:26

Orlando Santos,
À medida que diminuiu o espaço a dificuldade aumenta, mas a tarefa do Rúben Amorim está precisamente em conseguir os automatismos e a velocidade necessária para contariar essa ocupação de espaços.
Se o consegur teremos um ataque terrível para os adversários.
Sem imagem de perfil

De Rui Pina a 22.07.2022 às 12:31

Eu até acho que a maior urgência no plantel é um médio defensivo que possa alternar com Ugarte, e esse jogador não existe no plantel actual.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.07.2022 às 12:40

Já sem falar nos jovens Dário Essugo e Renato Veiga, o Morita está lá para quê?
Sem imagem de perfil

De Rui Pina a 22.07.2022 às 12:52

Dário Essugo tem 17 anos, estará preparado para assumir esse papel? Morita é mais um médio 8 ou mesmo 10, não o vejo como médio defensivo até porque lhe falta capacidade física para uma posição que requer isso mesmo, Renato Veiga vamos ver. Portanto vejo com preocupação esta situação, mas tenho total confiança em Amorim.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.07.2022 às 13:50

O próprio Morita já disse que alinha a "6" ou a "8". "10" não é, de certeza.
Sem imagem de perfil

De Rui Pina a 22.07.2022 às 21:53

O Morita pode dizer que até pode jogar a guarda redes, mas com 1,76m e 68 kg, não tem capacidade física para ser o médio defensivo que precisamos. Mas enfim, eu até espero estar errado, vamos ver.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 22.07.2022 às 14:55

Rui Pina,
Com o Ugarte estou totalmente descansado quanto ao rendimento nessa posição. Na sua ausência espero que o Morita me tranquilize.
E que os "miúdos" Essugo e Renato Veiga aproveitem para acelerar a evolução.
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 22.07.2022 às 12:46

Bom dia Leão 🦁 do Norte
Adan
St Juste-Coates-Goncalo Inácio
Porro - Ugarte - Matheus Nunes - Matheus Reis

Trincão - Pote - Edwards

É o meu palpite para onze base esta temporada
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 22.07.2022 às 13:38

Bom dia Fúlvio Amaral,
Também iria por aí!
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 22.07.2022 às 13:08

Leão do Norte, coloquemos este cenário hipotético:

1- Slimani pediria a Ruben Amorim que conversassem calmamente. Nessa conversa, Slimani pediria desculpas pelo seu comportamento.

2- Seguidamente Slimani retratava-se perante o grupo e prometia mudar a sua atitude nos treinos e no balneário.

3- Numa conferência de imprensa, Slimani faria o seu "mea culpa" em público, nada que fosse humilhante. Apenas humilde.

4- E voilá! Neste programa de segundas oportunidades ficaria resolvido a lacuna de mais um avançado. E com distinção!
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 22.07.2022 às 13:48

Juskowiak,
Esse cenário hipotético seria ideal para os adeptos, bom para o plantel, razoável para a estrutura directiva do Sporting, mas... péssimo para Rúben Amorim.

Mesmo com todos os esclarecimentos, desculpas e retratações públicas, Rúben Amorim, após a forma veemente como encerrou o assunto, perderia uma parte do que o diferencia de muitos. A autoridade e credibilidade.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 22.07.2022 às 20:46

Juskowiak,

Para completar a resposta do Leão do Norte que subscrevo, acrescento que Slimani é um caso arrumado, no que concerne a fazer parte do plantel. Agora é mais um caso bicudo para resolver. O erro foi contratá-lo
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 22.07.2022 às 13:27

Caro amigo Leão do Norte,

A questão que coloca é pertinente. No entanto, não passa de abordagem de adepto, como nos compete. O que pretende fazer o treinador só ele sabe com a sua equipa técnica. E vendo bem, se calhar, também ele ainda não tem certezas assentes. Faz experiências para ver como resultam. Para o exterior convém manter o segredo que é a alma do negócio.

Penso com toda a probabilidade de errar, que jogará com base num ataque móvel, mas poderá também utilizar ponta de lança fixo, de acordo com as circunstâncias do adversário e/ou do jogo. Para além destas especulações, é preciso não esquecer que o futebol é uma caixa de surpresas, e sujeito a muitos imponderáveis.
Sem imagem de perfil

De João F. a 22.07.2022 às 14:25

Imagem de perfil

De Leão do Norte a 22.07.2022 às 14:45

Caro amigo Nação Valente,
Concordo plenamente com o seu raciocínio. Só Rúben Amorim sabe as "linhas com que se cose" e mesmo estas "linhas" não são únicas e estão sujeitas a condicionalismos.
Mas a nós adeptos compete-nos ter este tipo de discussões, reflexões. Não numa perspectiva de crítica ou pressão, mas como forma de "preparação" e estimulação.
Assim estaremos mais em forma para o necessário apoio durante a época.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 22.07.2022 às 20:28

Todos nós gostamos de opinar sobre tudo e mais umas botas, como se diz na gíria, e como se fôssemos catedráticos. Faz parte da natureza humana.

Aqui opinamos sobre o SCP, em diversos aspectos. Faz sentido. É para isso que existe este espaço. Por isso, respeitando opiniões, penso que não terão qualquer influência no que irá acontecer de concreto.

A responsabilidade pelo que acontecer será de quem decide, e nesse sentido assumirá as consequências. Nós "lavamos a alma" e às vezes também nos esclarecemos, desde que estejamos de boa fé.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 22.07.2022 às 21:51

O importante é, como escreve, "que estejamos de boa fé".
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 22.07.2022 às 15:32

Boa tarde Nação Valente
Faço uma pergunta ao caro, fora a escassa utilização de Slimani a época passada, quando é que jogámos com um Ponta de Lança fixo?

Sempre jogámos num ataque móvel mesmo com Paulinho, quantos golos marcaram Pote no ano antes e Sarabia na época passada graças às movimentações de Paulinho.

Por isso é que fora aquele falhanço de baliza aberta que eu me passei com ele, eu até sou dos que não bate no Paulinho, porque eu joguei futebol e valorizo aquilo que ele traz ao nosso jogo.

Paulinho num 4-4-2 seria um segundo avançado e nunca um Ponta de lança fixo.

Abraço
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 22.07.2022 às 20:37

Caro Fúlvio Amaral,

Obrigado pelo contributo. Faz-me uma pergunta, a que acaba por dar resposta, e com a qual concordo.

Não sendo catedrático do futebol, considero que o sistema de jogo do SCP, não está vocacionado para a utilização de um ponto de lança fixo. Poderá, no entanto, se adaptado, embora me pareça não ser a opção de Rúben Amorim. Até porque esse sistema de jogo precisa de um tipo de jogador, que não é fácil conseguir, com uma boa qualidade.

Abraço

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo