Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A mudança é a lei da vida

Rui Gomes, em 12.11.24

Os sportinguistas têm experienciado uma autêntica montanha-russa de emoções desde que surgiram os primeiros rumores sobre a provável saída de Rúben Amorim, a culminar  nesta última bem fenomenal semana, em que se viu o Sporting vencer o Manchester City num jogo histórico e a derrubar o SC Braga, através de uma espectacular reviravolta.

A partir da conferência de imprensa do dia 1 de Novembro, em que o presidente Varandas ousou da palavra depois de Rúben Amorim, fiquei absolutamente convencido que João Pereira seria o próximo treinador do Sporting. Apesar da minha grande curiosidade, não fiz nenhuns contactos para tentar confirmar a situação. Mesmo entre amigos, há certas questões que não devem ser abordadas.

jpm_joaopereira-6.jpg

Afirmei aqui, na altura, que a ideia não me agradava, pela sua pouca experiência como técnico. Agora, com a sucessão já oficializada, não mudei de ideias, mas limito-me a apoiar o novo treinador e a desejar a continuidade de sucesso da equipa.

Enquanto jogador do Benfica, João Pereira era o jogador que eu mais detestava no futebol português, muito pelo seu temperamento e irreverência. No Sporting, surpreendeu-me muito com o seu profissionalismo e comportamento quase impecável.

O facto de ter nascido e de ter sido criado no então notório Casal Ventoso, ajuda muito a explicar a sua fibra como jogador. Acredito que agora, com o passar dos anos, experiências e maturidade, está mais calmo e sereno.

Um grande amigo meu, infelizmente já falecido, também ele natural desse velho bairro de Lisboa, jogador profissional de futebol, formado no Atlético CP, e mais tarde treinador - chegou a treinar três equipas minhas - contou-me muitas histórias sobre o que era viver naquela localidade.

Um dia, tínhamos um jogo na capital, por mera coincidência com o Sporting, de Manuel José, e fomos os dois ao Casal Ventoso para entregar uma encomenda à mãe do meu amigo que ainda ali residia. A própria pediu ao filho para não entrar no bairro, que ela viria ao nosso encontro nas imediações. E assim aconteceu.

Neste momento fico na expectativa, não conhecendo o suficiente de João Pereira como treinador. O seu recém-percurso nas equipas de formação não nos oferecem elementos suficientes para uma avaliação concreta. Principalmente, no que diz respeito à liderança de 'graúdos' sob alta pressão. O Sporting está em todas as provas em disputa, lidera o campeonato e tem uma muito boa hipótese de ficar entre os primeiros oito da Liga dos Campeões.

Parece-me que a escolha de Luís Neto para integrar a equipa técnica, a pedido do próprio João Pereira, foi uma excelente decisão. Ele identifica-se perfeitamente com a equipa e com todos os jogadores, podendo, assim, facilitar o processo de transição. Os adjuntos do novo técnico também me intrigam, pela positiva. Apesar da actual excelente equipa que temos, não é perfeita, havendo espaço e oportunidade para melhorias.

Acredito, por fim, que João Pereira e o seu staff vão dar continuidade ao que está bem feito, mas é inevitável, com o passar de algum tempo e dos jogos, que se venha a verificar algumas nuances inovadoras.

O Sporting CP, neste momento, está numa excelente posição para realizar uma temporada histórica. Esperamos que assim seja!

publicado às 02:19

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


32 comentários

Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 12.11.2024 às 08:02

Crescer num bairro de lata, perigoso e ventoso😅😅 não faz de ninguém pior cidadão!.
Sempre que se analisam casos de violência, droga, esturpo, etc.. deste tipo de cidadãos, o problema de fundo é sempre a familia. Familias disfuncionais provocam todo o tipo de problemas na aprendizagem e conectividade cerebral na infância que marcará individualmente o adulto, especialmente na leitura do seu entorno e convivência em sociedade.
E a verdade é que de uma maneira ou outra, todos temos familias, não disfuncionais, mas sim, imperfeitas que o nosso carácter inconscientemente reflete no dia a dia.

Sim, o João era muito caceteiro e provocador no Benfas, mas vimos outro João no Sporting..mais pró lado aguerrido que provocador. Na apresentação vimos um João mais emocional.
Traduzido é: ser um zero à esquerda e sem possibilidades de melhoria, lutar com unhas, dentes e o que fosse preciso dentro da legalidade, atingir o bem-estar.
Eu só posso dar-lhe os parabéns por essa luta interna titánica como ser humano e esperar ansiosamente como tooooddoos estão que resolva positivamente o legado desportivo deixado.😁

P.S. Rui,
Ainda bem que seguiu o conselho da mãezinha do seu treinador.. assim hoje, podemos desfrutar do Camarote Leonino. 😅😅😅😅😅
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.11.2024 às 16:51

Para o P.S.
Sem imagem de perfil

De Allfacinha a 12.11.2024 às 08:52

‘O homem e o seu sonho’ e o empreendorismo do João Pereira vai e já está a enfrentar os críticos, os crumentadores adversários, os jornalistas da matilha de lobos. São os adeptos do ver se corre mal para depois afirmar o eu não dizia. Vamos contrariar apoiando a equipa, o nosso clube e Varandas que é o pioneiro na gestão moderna .
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.11.2024 às 16:51

Não é de esperar outra coisa.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 12.11.2024 às 08:56

É de facto uma excelente noticia o Neto estar na equipa técnica.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.11.2024 às 16:52

O João Pereira compreendeu a importância dele junto da equipa.
Sem imagem de perfil

De De Perry a 12.11.2024 às 09:50

A tarefa não vai ser fácil, como não seria para nenhum treinador. Espero que tudo corra pelo melhor, vamos a ver o que vale Amorim no futuro. João Pereira está a iniciar a sua vida de treinador. Os resultados vão ditar a sua lei .
Vai haver sempre comparações com Amorim
Logicamente se tivessemos trazido o Carlo Ancellotti era melhor, abafava logo o Amorim não tivesse ele ganho 5 champions league
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.11.2024 às 16:54

O Ancelotti tem conseguido muito... nos galácticos. Tal como Guardiola, não aceita outro calibre de equipas.
Sem imagem de perfil

De Pedro Casimiro a 12.11.2024 às 11:10

Não seria a minha escolha, o ideal seria um treinador mais experiente mas a partir deste momento é o meu treinador.

Acredito que nao vá alterar grande coisa, a equipa joga praticamente de olhos fechados, a minha dúvida prende-se com a leitura durante o jogo e como saber mexer com o mesmo. O Amorim evoluiu imenso nesse aspeto, como ainda nesta jornada se viu com as alteracoes ao intervalo que foram decisivas para a remontada.
Sem imagem de perfil

De Zé das Alcagoitas a 12.11.2024 às 14:29

Bom com 22 jogadores no plantel e com dois deles lesionadas não e difícil fazer alterações sejam elas ao intervalo ou durante o jogo bastando para isso ter dois dedos de testa!
Sem imagem de perfil

De Pedro Casimiro a 12.11.2024 às 18:23

Se fosse assim tao simples, mexer na equipa e mexer as peças certas qualquer calhau com olhos era treinador.
Sem imagem de perfil

De Scorpion a 12.11.2024 às 11:20

Qualquer que fosse o nome do novo treinador, existiria sempre risco!
Se fosse alguém mais consagrado e, nesta altura, a meio da época, seria difícil, também haveria sempre o risco do grupo não reagir bem a mudanças e a um possível novo esquema tático.
Com JP, haverá o risco da inexperiência (tal como aconteceu com Amorim) mas, por outro lado, o seu esquema tático é idêntico ao de Amorim e conhece a maioria dos jogadores do plantel (tendo sido colega e campeão com 6 deles), assim como muitos dos jovens que transitaram da formação (como Quenda, por exemplo) e com Neto, ainda será mais fácil a sua integração no grupo de trabalho.
Como disse o presidente, risco seria escolher alguém sem se ter convicção na escolha. Esta escolha já está preparada há vários anos, apensas tendo sido antecipada alguns meses.
Gostei do seu discurso e das respostas à imprensa (apesar do seu nervosismo evidente, como é perfeitamente normal) e agora é com os adeptos e sócios. Continuar a apoiar, como até aqui, a equipa e a sua nova equipa técnica, que as vitórias surgirão e os títulos também!
Excelente exemplo desse apoio foi em Braga que mesmo com a equipa a perder por dois golos, os adeptos sempre acreditaram na reviravolta e nuca deixaram de se fazer ouvir no estádio, tendo essa atitude também contagiado a equipa. É continuar assim!
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.11.2024 às 16:55

"Continuar a apoiar, como até aqui, a equipa e a sua nova equipa técnica, que as vitórias surgirão e os títulos também!
Excelente exemplo desse apoio foi em Braga que mesmo com a equipa a perder por dois golos, os adeptos sempre acreditaram na reviravolta e nuca deixaram de se fazer ouvir no estádio, tendo essa atitude também contagiado a equipa. É continuar assim!"...

Muito bem!
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 12.11.2024 às 12:52

O João não seria a minha escolha, também pelos mesmos motivos.
Mas temos de apoiar sempre o nosso treinador, que é o João neste momento.
Faremos o caminho juntos, oxalá de muito sucesso.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.11.2024 às 16:56

Oxalá...
Sem imagem de perfil

De AHR a 12.11.2024 às 13:09

A equipa está tão oleada que, parafraseando Mário Wilson, qualquer treinador que agora viesse para o Sporting corria o risco de ser campeão.
Sem imagem de perfil

De Zé das Alcagoitas a 12.11.2024 às 14:32

Ora bem..o caro tocou na ferida, realmente esta será a oportunidade clara para todos entendermos se e a equipa que faz o treinador ou o treinador que faz a equipa a ver vamos como diz o cego.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.11.2024 às 16:58

Caro AHR,

Mesmo com a excelente equipa que temos, é imperativo haver uma boa liderança e boa preparação de jogo a jogo.

Viu-se em Braga que a equipa não foi devidamente preparada. Só ao intervalo é que Amorim abriu os olhos.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 12.11.2024 às 13:49

Penso que neste caso o factor "experiência" é o menos importante. Paulo Sérgio, Carvalhal, Silas, todos experientes e no entanto incompetentes. Já Ruben Amorim tinha somente 13 (!!) jogos como treinador da 1ª Liga, e fez o que fez e agora está onde está.

E experiência de Sporting tem-na toda, pois Alvalade já é a segunda casa de João Pereira. Conhece de ginjeira todas as pessoas e recantos do estádio e da academia.

O que vai determinar o sucesso é se JP tem o que é preciso. E para sabermos isso vamos ter de esperar largas semanas ou meses.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.11.2024 às 17:00

A boa liderança da equipa é imperativa. Tem razão, vai levar algum tempo para deterninar se João Pereira tem essa capacidade.
Sem imagem de perfil

De José Santos a 12.11.2024 às 14:49

Temos que ter calma e união porque as hienas vão estar á espreita nesta atmosfera lampionica em que vivemos.
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.11.2024 às 17:01

Tudo depende de nós, as "hienas" não são factor.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo