De Luis Carvalho a 27.07.2023 às 09:25
Creio que nem Amorim terá ainda decidido o modelo tático que apresentará esta época, a entrada de Gyökeres no plantel para jogar de caras no 11 é uma excelente notícia, mas cria dúvidas, boas dúvidas. Gosto pessoalmente do sistema 3:4:1:2 ou mesmo 3:5:2, temos esta época 3 PL no plantel, o que permitiria qualquer destes modelos, mas o que fazer com Trincão e Edwards? Se Nuno Santos de adaptou aos 4 do meio pela esquerda, não creio que os dois atrás mencionados o possam fazer, nem tal faz sentido, o mesmo pela direita, onde realmente só temos Esgaio. O 3:4:3 do jogo com a Real Sociedad com Paulinho a fugir da esquerda para o meio, libertando o corredor esquerdo para Nuno Santos, traz exigência física enorme para o mesmo e abre buracos na defesa daquele lado quando NS sobe. Sem um 6 matador de jogadas, recuperador de bolas, a equação é ainda mais complexa, Morita não é um 6. Aguardemos pelos próximos capítulos. Apesar das dúvidas ficaram boas sensações do último jogo, o que me faz pensar e propor para hoje a canção “ Good Vibrations” da banda Beach Boys, sol, calor e praia 🏝 é o que está a dar. Bom dia para todos.
Luís Carvalho,
Ao propor, para este último jogo, uma das melhores canções de todos os tempos, espero que seja um prenúncio para virmos a ter uma das melhores equipas do Sporting de todos os tempos.😄
Entre as boas indicações dadas, ressaltou a necessidade de um verdadeiro "6". Sem ele a equipa fica muito fragilizada defensivamente.
De Luis Carvalho a 27.07.2023 às 12:42
Sem dúvida, contratar um 6 seria quanto a mim a prioridade. Também a lateral direita deveria ser reforçada, a não ser que Amorim adapte St. Juste à posição. Há alguma ideia de quando regressa?
A situação clínica de St. Juste é um verdadeiro enigma.
Há 2 dias li uma notícia onde se referia que ele continuava sem registar grande evolução, permanecendo no ginásio a recuperar de uma lesão no joelho esquerdo e não existindo ainda uma previsão relativa ao início do seu trabalho no relvado.
É uma pena que as limitações físicas impeçam o Sporting de beneficiar do seu talento.
De José Silva a 27.07.2023 às 11:00
Pago para ver, a dupla POTE / GYOQUERES, porque na minha opinião será muito mais letal. Se entrar um novo 6, julgo que é o que vai acontecer, aliás, é um "crime" ter Pedro Gonçalves a jogar recuado, embora faça a posição 8, de uma forma quase brilhante, porque estamos a falar de um dos melhores jogadores que o Sporting contratou nestes últimos anos.
José Silva,
Penso que Pote, preferencialmente, jogará na frente. Com ele no meio-campo a equipa fica muito condicionada do ponto de vista defensivo.
Mas, e sendo uma opção que rompe alguns padrões do Rúben Amorim, não excluo a hipótese de, em determinadas situações, o ataque ser Pote/Gyokeres/Paulinho.
De mike1906 a 27.07.2023 às 15:41
Exatamente ! Completamente de acordo. Precisamos de um 6 para tal poder acontecer. Edwards está a mais neste 11, não tem a garra nem a regularidade necessária.
De Diogo Machado a 27.07.2023 às 12:11
O Pote joga bem em qualquer lado, é um jogador fabuloso. A médio também é muito influente e excelente nas assistências aos homens da frente. Mas sim, a jogar a avançado interior é letal.
Diogo Machado,
O Pote é o jogador mais diferenciado desta equipa, mas é na frente onde mais dá à equipa.
A jogar a avançado interior esquerdo, fletindo para o centro, para assistir ou rematar, dá um rendimento extraordinário.
De RCL a 27.07.2023 às 13:04
Leão do Norte
Julgo que não favorece o jogador ter tantos nomes. Na camisola tem Pedro G. Também é chamado pelo nome e Pote.
Numa entrevista que ouvi, ele disse que “Pote” é só para a família e amigos.
Para mim será sempre Pedro Gonçalves, como é seu desejo.
RCL,
Até do ponto de vista comercial, não assumir um nome concreto é desfavorável.
Também li uma entrevista onde ele referia que, profissionalmente, preferia ser tratado por Pedro Gonçalves, reservando Pote para o foro íntimo.
O problema é que Pote já se generalizou de tal forma e é tão mais simples de dizer, que parece impossível retroceder. Basta ver que nos jogos os adeptos gritam sempre pelo "Pote".
Até o Rúben Amorim nas conferências de imprensa lhe chama Pote!
De Pedro Casimiro a 27.07.2023 às 13:35
Bom reforço, sem duvida, mas se quisermos ter hipoteses de lutar pelo titulo ainda precisamos invevitavelmente de um lateral direito e um medio defensivo. O ideal era ter ainda mais uma opcao para o meio campo, mas isso ja era pedir demais.
Caso contrario temos plantel apenas para o 3° lugar, 2° com muita sorte.
Pedro Casimiro,
Entre essa dupla lacuna do plantel, o "6" é premente e o lateral direito é uma necessidade.
Pela matéria disponível no actual plantel, penso que se acertarmos na contratação de um "6" e de um lateral direito, ficamos com um plantel que nos pode dar enormes alegrias.
Tripla atacante, porque o Pote vai ser incluído nas manobras, ele pode vir a ser um 10 à antiga, eu como treinador ensaiava-o nessa posição nos treinamentos, ele tem opimas caractristicas para esse trabalho, agora com 2 soberbos avançados Pote pode fazer ainda mais figura na equipa.
Nota: Repugnante a CMTV dizer que o Pote comemorou o golo que marcou à Real Sociedad imitando o Deus Di Mania, colocando as duas mãos em forma de coração, inacreditável, porque o Pote sempre fez essa forma de comemoração, agora todos os jogadores que comemorarem o comemoraram dessa forma mesmo antes do Di Mania ter nascido estão a imitá-lo.
A CMTV e os seus jornaleiros enxergam-se, enxergam o ridículo?
De Luís Carvalho a 27.07.2023 às 14:45
Quando eu falo do 3:4:1:2, o 1 é exactamente o Pote, creio que seria a posição onde poderia render mais. No 3:4:3, a jogar a 8 é um desperdício e um risco quando a 6 temos Morita.
Amigo Julius,
Por isso anteriormente escrevi que não excluia a hipótese do ataque ser Pote/Gyokeres/Paulinho, com o Pote atrás dos outros dois.
Mas para isso acontecer o Rúben Amorim tem de romper com os seus padrões. O seu esquema preferencial não contempla um "10" à antiga.
Amigo Leão do Norte
Felizmente, Rúben Amorim tem situação nova em virtude de Gyokeres, de tal forma que vai mexer com alguns aspectos tácticos. Paulinho pode fazer dupla com o avançado sueco, tal como se verificou no jogo com a Real Sociedad movimentando-se a partir da esquerda para o centro. Trincão pode ter um papel semelhante (ou Pedro Gonçalves se houver o tal 6). À esquerda temos Nuno Santos que compensa a ausência momentânea do ala esquerdo. À direita temos uma situação diferente se jogar Edwards, que é mais posicional na ala e por isso Esgaio aparece a fazer de interior direito. O importante é a versatilidade e as diferentes contribuições que cada jogador pode dar.
Amigo Leão Zargo,
Sem dúvida Gyokeres vai alterar muito a dinâmica ofensiva da equipa. E, sejamos realistas, vai mudar várias concepções sobre o futebol do Sporting que pareciam dogmáticas.
Tal como anteriormente escrevi, pela matéria disponível no actual plantel, penso que se acertarmos na contratação de um "6" e de um lateral direito, ficamos com tantas e variadas soluções que podemos pensar em alegrias futuras.
De RCL a 27.07.2023 às 16:51
André do Fluminense entrava de caras, mas 25 ML€ é muito dinheiro.
Há uns dias surgiu uma "notícia" a referir que o Sporting avaliou a possibilidade de contratar o André. Até me ri e percebi logo que era para encher jornal. Ou então para inferiorizar o Sporting.
O André é, actualmente, um dos melhores médios defensivos do futebol brasileiro, que recentemente chegou a internacional A. Está completamente fora da realidade económica do Sporting.
Acabado de fazer 22 anos é, muito provavelmente, o jogador mais pretendido do campeonato brasileiro e tem meia Europa, incluindo clubes de topo, atrás dele.
De De Perry a 27.07.2023 às 16:53
Paulinho não jogou como ponta de lança, mas como interior. no jogo tivemos um ponta de lança a sério, com força, agressividade,capacidade de choque, velocidade de reação, com este jogador estavamos na liga dos campeões e porventura a Juve tinha ido á viola. É necessário ter um requinte extremo para gostar do Paulinho, tiveram neste jogo a resposta da diferença que é de um avançado a sério e do Paulinho.O problema nunca foi do sistema com este avançado , mais um centro campista e um lateral pode ser que não deitem os foguetes antes da festa. Até amanhã
De RCL a 27.07.2023 às 17:09
Paulinho ainda é jogador do Sporting.
Não consigo entender a perseguição ao jogador. Patológico ou melancias
De De Perry a 27.07.2023 às 17:35
O Sporting na sua história já teve muitos jogadores, vi o Jaime Mosquera e depois o Yazalde , a comparação é a mesma , rendimento. O Sporting não poderá ter resultados que é aquilo que nós todos queremos sem um ponta de lança a sério e melancias são aqueles que não querem que o Sporting ganhe.
De Perry,
Ninguém tem requinte em gostar do Paulinho. Aliás não é uma questão de gosto. Trata-se de perceber a realidade do jogador e valorizar como pode ser útil ao Sporting. Sim, porque ele é jogador do Sporting e pode ser devidamente aproveitado.
Desconfio muito dessas "paixões instantâneas". Este agora é que é bom. Com ele tínhamos ganho tudo e mais alguma coisa!
Queira eu que o futuro afaste esta realidade, mas espero bem no final da época não ver o caro, ou outros que já expressam dessa forma, dizer que se tivéssemos o "XPTO" no lugar do Gyokeres tínhamos sido campeões e vencedores da Liga Europa!
De De Perry a 27.07.2023 às 18:42
Leão do Norte eu quero é quem a meta lá dentro e não é o paulinho infelizmente que a mete se a meter tem todo omeu apoio, agora não queiram defender sumjogador que perde golos incriveis, assim não vamos lá. Eu perferia o Freire que o vi marcar um golo nas Antas ao Porto que nos deu o empate e o campeonato do que o Paulinho. Como é possivel vocês sócios do Sporting que andam cá há tantos anos e já terem tido avançados tão bons, baixarem tanto o nível ? Ele no Braga só fez uma época de geito e sentava a maioria das vezes o rabinho no banco.
Não nego a relação difícil, para ser simpático, do Paulinho com o golo. Nem estou a defender a sua utilização como "homem golo".
Reconheço no Paulinho qualidades que, colocadas ao serviço de um "homem golo", podem ser úteis ao futebol ofensivo do Sporting.
É nesta perspectiva que defendo a utilização do Paulinho.
De P. Vasconcelos a 27.07.2023 às 18:16
Acredito que RA está a preparar o trio de ataque Paulinho/Gyokeres/Trincão, com Pote a 8 ao lado de Morita, pelo facto de que não é certo de que venha um "6" capaz de entrar logo para o 11 titular.
A relação qualidade/preço é difícil de equilibrar com as capacidades financeiras do Sporting. Nem sempre surge um Ugarte.
Este trio, mais o apoio de Pote e Nuno Santos, poderá dar boas alegrias aos sportinguistas. A dúvida está na concentração defensiva, que foi um dos motivos da má época passada.
"A dúvida está na concentração defensiva, que foi um dos motivos da má época passada"
P.Vasconcelos,
Esse é o grande risco de Morita e Pote no meio-campo. Morita não é um "6".
Situação diferente, na época passada, era o Pote no meio-campo, com o Ugarte como parceiro.
De Carlos N.T. a 27.07.2023 às 18:53
.... do Edwards que defende mal e do famoso Paulinho que também defende muito pouco ou mal... e já vão 4.
Os culpados são os defesas!.. O Esgaio principalmente 😁
P.S.. Os nossos treinadores de bancada, só pensam com a bola nos pés, depois que nos salve o Adán ou o Coates😅😅
Carlos, já ficou demonstrado que discordamos nas capacidades defensivas do Paulinho.
Mas se tivermos um "6" que defensivamente faça a sua função, podemos dar aos nossos extremos do trio atacante a possibilidade de pensarem mais com a "bola nos pés", sem esperar milagres do guarda-redes ou do trio de centrais.
De Carlos N.T. a 27.07.2023 às 19:11
Leão do Norte,
Assinto, discordamos neste capitulo😊
Ora vejamos!.🤔
Um 6(Ugarte por exemplo)..
Pote medio ofensivo(10)
Paulinho, Gyökeres
Ou seja um triangulo
Pergunto: como defenderiamos as laterais?.
A minha resposta é: estariamos quase sempre em inferioridade numérica.
As soluções seriam então, pressão alta ou recuar até à nossa àrea. É que tem acontecido nestes jogos de pré-época.
Pessoalmente não gosto e vi muitas ocasiões de golo concedidas... apesar de termos ganho estes jogos, amigáveis.. não podemos obviar.
De Carlos N.T. a 27.07.2023 às 19:21
Lembro-me do ano passado, vàrias vezes, comentários aqui de vários de nós dizer... ganhamos por a eficácia ou perdemos por falta dela.
A outra conclusão era: defemos mal..não temos defesas.
A outra era também que tinhamos perdido contra equipas fraquinhas(daquelas que só jogam ao contra-ataque) e contra as fortes eramos fantásticos.
Traduzindo: defendiamos mal como colectivo!..😎
Seguiremos com essa nossa sina?.
Curiosamente acho que na época passada tivemos muito erros defensivos de responsabilidade individual e não só do colectivo.
A situação que expôs, também se coloca se o trio ofensivo for Pote/Gyokeres/Edwards ou Pote/Gyokeres/Trincão.
O Sporting com Rúben Amorim sempre defendeu com pressão alta, numa primeira fase da construção ofensiva do adversário, e depois com a linha de 5 mais recuada juntamente com o médio defensivo.
De Carlos N.T. a 27.07.2023 às 20:13
Aí eu queria chegar!..
O Pote no trio atacante, teremos então algum "Ugarte" e o Pote fecha o meio campo.. por hábito, obrigação ou que seja, muitissimo melhor que qualquer outro.
No caso de não chegar.. o Trincão, o Edwards detestam fazer essa parte(O Paulinho também) fecham um pouquinho melhor e têm mais golo, mais dados a assistências e arrastam marcações e sobretudo.. maior dinámica atacante.
Paulinho pa 11 e meio😅😅
De P. Vasconcelos a 27.07.2023 às 21:07
Estou convencido (palpite de treinador de bancada) que RA estará a compensar a ausência de um "6" subindo Gonçalo Inácio, sendo que Juste ou Esgaio seriam mais conservadores na ala direita, tornando-se um 4º defesa.
Isto porque, nesta altura, haverá dúvidas da possibilidade de boas contratações para a ala direita e para o meio-campo, isto é, de jogadores que entrem como titulares. Os que têm essa capacidade não são comportáveis para as finanças do clube.
P.Vasconcelos,
Para a exigente posição "6" no esquema de Rúben Amorim, não vamos lá com adaptações no plantel.
Se, por razões de força maior, não for possível reforçar convenientemente essa posição é bom que se perceba que corremos um risco elevado, com possíveis repercussões nos resultados da época desportiva.
De Carlos N.T. a 27.07.2023 às 18:59
- Quero ver o Paulinho ser....o "numero 12"..
- Quero ver o Paulinho a resolver quando entre nos jogos fechados a sete chaves e o resultado desagradável aos nossos interesses.
Mais de aí, é pedir que ele seja o craque que nunca foi.
Paulinho bora lá, a dar o litro!😊
Não peço que o Paulinho seja um craque.
Mas quero ver o Paulinho ser....o "numero 11", ser útil na construção ofensiva, libertando o Gyokeres e criando oportunidades para o sueco marcar.
De Carlos N.T. a 27.07.2023 às 19:49
Ok..!
Paulinho a 11 e meio.
Negócio fechado..😅😅😅😎
11 na primeira parte.
Com 3-0 favorável ao Sporting no intervalo, 12 na segunda parte.😁😉
De Luis Moreira a 27.07.2023 às 19:43
O Paulinho até pelas sua morfologia física é importante . É alto e pesado acima da média dos nossos baixinhos. Importante a defender e a atacar no jogo aéreo.
Além disso trabalha imenso e liberta o Gyokeres desse trabalho defensivo
O Pote é um maestro precisa de se movimentar entre linhas e é por isso que o Sporting necessita de dois médios atrás dele.
E o Trincão tem sempre lugar nesta equipa . Deixo-vos a dor (boa) de cabeça .
De Carlos N.T. a 27.07.2023 às 19:59
Libertar é dizer.. arrastar a marcação com ele.
Na verade isso é o que qualquer profesional deste negócio tem que saber fazer obrigatóriamente ou então, não chega a profissional. Isso não exclusividade nenhuma.
Isto, da arte de bem dominar a bola, não chega para ser um bom jogador profissional de futebol.
Para alguém que arraste as marcações, também tem que ser um jogador que os adversários temam.. e desculpem, o Paulinho não é caso. Falha tanto que os adversários até lhe dão umas abébias.
Luís Moreira,
Concordo com a utilidade do Paulinho e com a mais valia do Pote.
Para nós adeptos a dor de cabeça é fácil de ultrapassar. Para o Rúben Amorim é que pode ser pior.
No entanto, como a época é longa e há jogadores mais "sensíveis" do ponto de vista físico, a rotatividade pode ser a solução. Penso até que será necessária.