Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A oficialização de Marcos Acuña

Rui Gomes, em 21.07.17

 

Acuña.jpg

 

O Sporting, via comunicado, oficializou a transferência de Marcus Acuña esta sexta-feira, selando assim o acordo com o Racing de Avellaneda, clube que detinha os seus direitos desportivos e 50 por cento dos direitos económicos.

 

Os valores do negócio são um pouco mais elevados do que originalmente reportado. Eis o comunicado:

 

«A Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD informa que estabeleceu um protocolo de cooperação estratégica com o Racing Club de Avellaneda que envolve a transferência definitiva do jogador Marcos Acuña, o direito de preferência sobre três jogadores e a realização de um jogo particular em data a definir, num montante global de 9,6 milhões de euros mais mecanismo de solidariedade. O atleta assinou um contrato válido por quatro épocas com mais uma de opção, ficando a cláusula de rescisão fixada nos 60 milhões de euros».

 

Esperamos que seja de facto um jogador com a capacidade para fazer a diferença nesta equipa leonina. Muito indica que sim, mas não há nada melhor do que ver as suas performances no relvado nos próximos meses, para poder avaliar com exactidão.

 

É muito provável que a sua estreia seja já este sábado, no jogo de apresentação da equipa, diante o Mónaco de Leonardo Jardim, um adversário que mesmo na pré-época não vai facilitar.

 

publicado às 14:45

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


42 comentários

Sem imagem de perfil

De julius coelho a 21.07.2017 às 15:05

Eu particularmente fico satisfeito , um jogador á medida do que o Sporting necessita , combativo , com tecnica e rapido a pensar , bom controle de bola , recepção orientada bom nivel de passe enfim um jogador muito completo aparte que joga em ambas as alas e flete bem para o centro .
Um puro sangue com pulmão para 90 mintos a ritmo elevado , arrisco a dizer, grande contratação.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.07.2017 às 15:41

Julius,

Concordo que há fundamento para algum optimismo relativamente a este jogador. No entanto, como bem sabe, talentos sul-americanos constituem sempre uma lotaria, por variadíssimos motivos, principalmente, pela adaptação ao futebol europeu.

Vamos esperar para ver.
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 21.07.2017 às 16:03

É um facto mas acredito que as caractristicas de Acuna se adaptem ao nosso futebol , jogador de perfil semelhante aos tempos aureos de Carlos Tevêz , este é combativo e vai a todas, nao se esconde.

Aposto que vai vingar e ganhará a simpatia dos adeptos do Sporting.
Sem imagem de perfil

De Lusitanista a 21.07.2017 às 15:06

Ou seja, o Sporting contratou-o por pouco mais de 10 Milhões.

Bem... o último jogador que se contratou por esse valor foi o Bas Dost. Veremos se tem o "mesmo" rendimento desportivo.
Sem imagem de perfil

De Aracaçu a 21.07.2017 às 15:19

A última geração da Academia de Alcochete, com Podence, Palhinha, Geraldes, Iuri, Matheus Pereira, depois de bem integrados, já devia permitir inclusive a saída de jogadores como Adrien, William, Gelson. Sem grandes percalços. Mas para isso era preciso outra coisa fundamental em qualquer clube formador - um plano e uma gestão de carreiras inteligente. E já agora, um treinador verdadeiramente vocacionado para acolher alguns jogadores jovens todas as épocas.

Com muitos jovens que chegam à equipa principal nenhum treinador devia poder pensar duas vezes.

Por uma razão muito simples – nem nos melhores sonhos há dinheiro em Portugal para comprar a mesma qualidade no mercado. E quanto mais cedo forem lançados melhor. Antigamente os melhores chegavam à equipa principal com 17 anos. Porque como todos sabemos 5 ou 6 anos depois já se foi metade da carreira de um futebolista.

E se hoje há dúvidas com alguns que já vão fazer 23 ou 24 é porque nunca foram uma verdadeira aposta antes. Mas qualquer bidão que chega da América do Sul tem logo direito a andar a arrastar-se 2 ou 3 épocas seguidas. Chama-se comissões.

Só espero que não seja o caso deste Marcos Acuña, já que temos a experiência de Alan Ruiz que não tem espaço nem qualidade p/ este plantel, e pela elevada soma que custou... Veremos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.07.2017 às 15:44

Acho impossível, não obstante os talentos jovens, uma equipa como o Sporting não acusar a eventual saída de jogadores como Adrien, William e Gelson em simultâneo. Muito talento e experiência para colmatar com um simples abrir e fechar dos olhos.
Sem imagem de perfil

De J. a 21.07.2017 às 15:46

Acuña conseguiu 13 assitências (jogador com mais assitências no campeonato argentino no ano passado) e 9 golos em 2016/2017.
Por exemplo, comparando com Pavon (outro jogador que se falava) conseguiu mais 4 assistências e o mesmo número de golos; ou com o Pity Martinez (7 golos e 6 assistências) e com o preço que podiam custar estes, Acuña foi a opção mais acertada.

Obviamente que o futebol não são números e são campeonatos diferentes também.
Mas a mim choca-me mais ver jogadores como o B.César, Mattheus Oliveira á frente de Mateus Pereira ou F.Geraldes por exemplo, que ver o Sporting buscar Acuña, B.Fernandes ou até A.Ruiz.
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 21.07.2017 às 16:12

Subscrevo o seu comentário , choca-me tambem a mim ver o Matheus Oliveira e o Bruno Cesar hierarquicamente á frente de Francisco Geraldes e Matheus Pereira este ultimo é de longe melhor que o outro Matheus.
Isso sim causa-nos ursulas no estomago.
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 21.07.2017 às 15:50

Isso nao pode ser dito dessa forma se nao perde todo o sentido.

Primeiro Acuna nao é Alan Ruiz , tem muito mais experiencia e de luta a serio no campeonato argentino e ultimamente pela seleção principal argentina .
Alan Ruiz é uma promessa adiada e ja o era quando estava na argentina depois de ter passado pela seleção sub 21 .
Depois o grande problema de Alan é sua lentidão a pensar e a executar e quem ja viu os 2 jogadores sabe que Acuna é muito mais rapido nessa particularidade .
Pode nem dar certo mas tem todas as caractristicas para vingar no futebol europeu tem parecenças ao Carlos Tevez na combatividade e tecnica .

Quanto á academia , o Sporting dos candidatos ao título é o que tem apresentado mais jovens da sua academia e continua a tentar eleger mais alguns , no meio disto a sempre injustiças e menos boas decisões mas tambem algumas acertadas .

Uma equipa competitiva ao mais alto nível necessita de muita experiência e os jovens só evoluem e serão de ulididade se ao lado deles jogarem craks ja reconhecidos e ja com outra dimensão de experiencia.

Dou-lhe o caso do Gelson e o quanto tempo necessitou de trepar ao nivel que está , eu proprio perdi muitas vezes a paciencia com ele no início e escrevi-lhe recados se ele queria mesmo ser jogador de futebol ou brinca na areia porque nao conseguia dar bom seguimento ás jogadas que acabavam sempre nos pes dos adversários .

Pode ter-se paciência com 1 max 2 na teimosia de o meter na equipa mas nao mais que isso se quisermos lutar por titulos .

Á que ser paciente ao mesmo tempo manter a combatividade da equipa , uma coisa é lutar pelo lugares abaixo do 1º outra é lutar seriamente pelo título perdendo o mínimo de pontos possivel com as equipas de menor dimensão e ganhar os jogos aos rivais.
E aí nao á lugar nem tempo para grandes experiencias.
Neste momento é Matheus Pereira que está no tempo de mostrar que tem argumentos para avançar e que com ele os riscos de experiencias serão menores tem qualidade para isso e pode caber nos 25.
O avançado angolano tambem mas ainda lhe falta escola tactica de perceber os momentos do jogo
Francisco Geraldes tambem , este muito evoluído tecnico/tactico mas ainda com alguma debilidade física quando toca a fechar e a recuperar posições.

Podence é o que ja passou todos os filtros e ja lá está mesmo dentro dos 17/18 mais utlizados

Vamos analisando !!!
Sem imagem de perfil

De Carlinha MR a 21.07.2017 às 16:02

Boa tarde Camarote,

'Aloirei' ....ou seja, não compreendo como há tanto dinheiro para contratar jogadores que a meu ver com preços acima das posses do SCP que ganhou ZERO na competição que mais rende!

Isto ultrapassa-me muito honestamente... se calhar há 'milagreiros' em Alvalade e não sei conta!
Atenção que falei em milagreiros entre aspas...nada a ver com bruxaria, ok? :P
Isto para esclarecer os lamps que nos visitam sempre com aquela 'simpatia' transbordante como se não tivessem os seus antros para destilar veneno!

Que Marcos Acuña valha a pena porque acima de tudo, está o Sporting Clube de Portugal e a nossa alegria de o ver vitorioso!

Abraço leonino
Sem imagem de perfil

De Carlinha MR a 21.07.2017 às 16:03

dei** conta upssss
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.07.2017 às 16:12

Estimada Carlinha,

Gostaria de lhe poder explicar mas, confesso, também é uma questão que me intriga.

Gostaria que me fossem explicados, em linguagem de gente, os parâmetros da ligação com a Banca. Digo Banca, porque me parece óbvio que não é a tesouraria de Alvalade que disponibiliza os meios para estas contratações.

Abraço amigo
Sem imagem de perfil

De Carlinha MR a 21.07.2017 às 16:44

É intrigante de facto, caro Rui!
Grande abraço e obrigada!
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 21.07.2017 às 16:15

Carlinha no caso do Marcos Acuña eu se pudesse investir fá-lo-ía , comprar por 10M arriscaría a vendê-lo daqui a 2 anos por 30M
Sem imagem de perfil

De Carlinha MR a 21.07.2017 às 16:53

Olá Julius!!

Tudo bem, vamos acreditar que o jogador até vale o dinheiro, mas a minha questão é outra: de onde é que surgem tantos euros ??? Na volta, há mesmo petróleo e diamantes em Alvalade!

Desculpe-me Julius, mas eu acho este assunto de suma importância...e que urge uma explicação clara!
Quero o nosso Sporting no topo, mas HONESTAMENTE! Se não, que moral teremos para criticar outros?

Abraço amigo caro Julius

******
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 21.07.2017 às 17:55

A minha explicaçao é que devem ter alguma venda confirmada .Veremos
Quizá queiram ainda utlilizar o vendido na pre elimanatoria da champeon pode ser essa à explicaçao mas Sao tudo meras hipoteses. Depois temos ainda as Vendas do ano passado e este ano ja encaixaram + de 20 milhoes.
Grande abrazo Carlinha
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.07.2017 às 19:11

Contas muito por alto Julius:)
Sem imagem de perfil

De O Cid a 21.07.2017 às 16:56

9,6 milhões de euros mais mecanismo de solidariedade.
O que é, ou são; mecanismos de solidariedade?
Custam quanto? Ou custaram? Ou vão custar?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.07.2017 às 17:03

Mecanismo de solidariedade tem a ver, também, com os direitos de formação. É uma computação complicada demais para explicar aqui, dado que envolve muitos factores.
Sem imagem de perfil

De O Cid a 21.07.2017 às 17:08

OK. Compreendi.
Um bom fim-de-semana
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.07.2017 às 17:12

Um bom fim de semana também para si.
Sem imagem de perfil

De Lusitanista a 21.07.2017 às 17:21

"Regulamento relativo ao Estatuto e Transferências de Jogadores

Artigo 21.º
Mecanismo de Solidariedade

Se um Profissional for transferido antes do termo do seu contrato, qualquer clube que tenha contribuído para a sua educação e formação receberá uma percentagem da compensação paga ao clube anterior (contribuição de solidariedade). As disposições relativas às contribuições de solidariedade constam do anexo 5 ao presente Regulamento.

ANEXO 5 - MECANISMO DE SOLIDARIEDADE
Artigo 1.º
Contribuição de Solidariedade
Se um Profissional mudar de clube no decurso de um contrato, 5% do valor de qualquer compensação, à excepção da Compensação por Formação, paga ao Clube Anterior será deduzida ao valor total da compensação e distribuída pelo Novo Clube, como contribuição de solidariedade, aos clubes envolvidos na formação e educação do jogador ao longo dos anos. Esta contribuição de solidariedade será distribuída de acordo com o número de anos (calculado numa base percentual se for menos de um ano) que o jogador esteve inscrito em cada clube entre as Épocas do seu 12.º e 23.º aniversário, do seguinte modo:
- Época do 12.º aniversário, 5% (i.e. 0,25% da compensação total)
- Época do 13.º aniversário, 5% (i.e. 0,25% da compensação total)
- Época do 14.º aniversário, 5% (i.e. 0,25% da compensação total)
- Época do 15.º aniversário, 5% (i.e. 0,25% da compensação total)
- Época do 16.º aniversário, 10% (i.e. 0,5% da compensação total)
- Época do 17.º aniversário, 10% (i.e. 0,5% da compensação total)
- Época do 18.º aniversário, 10% (i.e. 0,5% da compensação total)
- Época do 19.º aniversário, 10% (i.e. 0,5% da compensação total)
- Época do 20.º aniversário, 10% (i.e. 0,5% da compensação total)
- Época do 21.º aniversário, 10% (i.e. 0,5% da compensação total)
- Época do 22.º aniversário, 10% (i.e. 0,5% da compensação total)
- Época do 23.º aniversário, 10% (i.e. 0,5% da compensação total)"

Em resumo, penso que seja 9,6 Milhões + 5% = 10,08 Milhões de euros.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.07.2017 às 19:12

Ainda bem que se deu ao trabalho de fazer o "copy paste" disso tudo !
Sem imagem de perfil

De Os Brunecos a 21.07.2017 às 17:29

Mas a clausula de rescisão do bicho não era de 8 Milhões? Como pagou mais de 10 Milhões?

Sem imagem de perfil

De Informante a 21.07.2017 às 18:05

Vários sites dizem que a cláusula era de 8M€, o que se passou?
http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2017/06/24/marcos-acuna-dado-como-certo-no-sporting
http://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/sporting/noticias/interior/acuna-e-reforco-do-sporting-8632587.html
Sem imagem de perfil

De Lusitanista a 21.07.2017 às 18:26

Acho que tem a ver com os impostos que se tem de pagar. Na Argentina penso que seja sempre o clube comprador que assumir esses impostos.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 21.07.2017 às 18:48

Não conheço o jogador para poder opinar. Vamos aguardar pelos jogos para avaliar.

Quando ao investimento feito até agora é quase esbatido pelo valor das vendas dos jogadores excedentários.
Definitivamente não existe petróleo em Alvalade...infelizmente.

E ainda falta a grande venda do mercado, o que me parece inevitável.


Como será inevitável a ida ao mercado por uma alternativa a Dost...ouvi um nome que ia agradar a muitos
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.07.2017 às 19:08

"Quando ao investimento feito até agora é quase esbatido pelo valor das vendas dos jogadores excedentários".

Recomendo que faça as contas novamente. O que recebemos dos chamados "excedentários" nem se aproxima, já para não evocar os mais de 30 milhões despendidos com as outras contratações.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 21.07.2017 às 19:12

Como chega aos 30 milhões de compras?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.07.2017 às 19:15

Já publiquei a lista. Faça as contas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.07.2017 às 19:30

Veja esta lista, e não pense aqueles a "CUSTO ZERO" foram mesmo a custo zero. Ainda há comissões, impostos e outras questões. De qualquer modo:

- (2017/2018) - Piccini chegou do Betis por 3 milhões de euros.

- (2017/2018) - André Pinto chegou do Braga a custo zero.

- (2017/2018) - Jérémy Mathieu chegou do Barcelona a custo zero.

- (2017/2018) - Fábio Coentrão chegou por empréstimo do Real Madrid a custo zero.

- (2017/2018) - Battaglia chegou do Braga por 3,5 milhões.

- (2017/2018) - Mattheus Oliveira chegou do Estoril por 2 milhões de euros.

- (2017/2018) - Bruno Fernandes chegou da Sampdoria por 8,5 milhões.

- (2017/2018) - Marcos Acuña chegou do Racing Avellaneda por 8,4 milhões.

- (2017/2018) - Leonardo Ruiz foi adquirido ao Atlético Nacional por 500 mil euros.

- (2017/2018) - Doumbia chegou por empréstimo da Roma pela quantia de 500 mil euros.

Obviamente que a conta do Acuña deve passar para cerca de 11 milhões. Isto são contas por alto.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.07.2017 às 19:35

Caro José Santos,

Não confunda a venda de jogadores excedentários, a exemplo de Ewerton, com transferências de jogadores no activo. Coisas muito distintas.

Rúben Semedo não era um excedentário. Se não tivesse sido vendido, estaria integrado no plantel.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 21.07.2017 às 19:43

Por lapso ou não, meti R. Semedo no mesmo saco, mas para mim e para a maioria dos sportinguistas também era um excedentário.

Pelas suas contas, nosso clube investiu tendo em conta o rácio entradas/saídas.

Muito razoável a meu ver.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 21.07.2017 às 19:44

...investiu 11 milhões.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.07.2017 às 19:52

Desculpe, para si e para a maioria de sportinguistas Rúben Semedo era um "excedentário" ?!?

Não me faça rir. Isso é com o intuito de justificar o quê ???

Nem o Paulo Oliveira era um excedentário, muito menos o Rúben

E as contas não são minhas. O registo é público, só não sabemos os "danos" colaterais porque não foram publicados.

A sua interpretação de "razoável" é muito oblíqua. Recomendo reflexão !!!
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 21.07.2017 às 20:11

Fui a Alvalade muitas vezes e nos últimos jogos era notório que Semedo era um excedentário para JJ, para os adeptos e ele próprio se considerava assim. Grande venda!!!

Paulo Oliveira certinho e profissional.
Não mostrou vontade de renovar, foi transferido e será o melhor para ambas as partes.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.07.2017 às 20:14

O caro inventa muito, mas pode ficar com a sua. Já fiz a leitura completa.

Boa noite.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 21.07.2017 às 20:14

Um candidato ao título investir até agora 11 milhões (entre vendas e compras) não é razoável?


Sem imagem de perfil

De José Sousa a 21.07.2017 às 20:16

Já tinha saudades destas ofensas de quem sabe tudo e não pode ser contrariado.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.07.2017 às 21:22

Pedi-lhe para não me fazer rir...

Ofensas... como é que eu o ofendi ?... Por dizer que está a inventar ?... É por de mais óbvio que está. Qualquer pessoa a ler esta passagem entre nós verificará isso.

Pode contrariar-me à vontade, não estou aqui para convencer seja quem for. Mas, por favor, não queira fazer de mim um parvo, porque com todos os meus defeitos, sou tudo menos isso.

A título de curiosidade e nada mais, o caro José Santos é um devoto apoiante de Bruno de Carvalho, não é ?
Sem imagem de perfil

De sincero a 22.07.2017 às 00:58

Na minha opinião, será a Banca que avança o dinheiro, tendo como garantia o contrato assinado com a NOS.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.07.2017 às 00:59

É muito possível que seja assim, o que também não é um bom sinal.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo