Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A origem do Pavilhão

Rui Gomes, em 01.04.15

 

PostdoLeitor[5].png

 

Correndo o risco de abusar da participação do nosso leitor Zargo, transcrevo em post um recém-comentário seu que eu considero muito informativo, clarificando até alguns mitos que circulam na praça verde-de-branca:

 

«A edificação do Pavilhão João Rocha é um acto de fé... e também de perseverança, é certo. De facto, desde a reunião do executivo municipal de Lisboa de 16 de Abril de 2007, que decidiu que se negociasse com o Sporting a cedência de terrenos para a construção do Complexo Desportivo, passando pelo protocolo celebrado pela Direcção de Filipe Soares Franco, no âmbito do loteamento dos terrenos do antigo estádio, por José Eduardo Bettencourt, que garantiu junto da CML direitos de edificabilidade de mais 29.000 m2 a acrescer aos 109.000 m2 previstos para a UOP 30 do Plano Diretor Municipal e a votação em 3 de Novembro de 2010, pela Câmara de Lisboa, do Plano de Pormenor Alvalade XXI, onde está englobado o novo pavilhão do Sporting.

 

Assim, no âmbito do período de discussão pública do Plano de Pormenor Alvalade XXI, a Câmara Municipal de Lisboa realizou no Auditório Artur Agostinho uma reunião pública de esclarecimento, a 30 de Maio de 2011. A CML viria a aprovar a 26 de Outubro de 2011 o Plano Pormenor Alvalade XXI.

 

Como sabemos, a Missão Pavilhão é de Julho de 2014.»

 

publicado às 05:17

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


24 comentários

Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 01.04.2015 às 08:29

Ok já percebemos :).

A reestruturação financeira ficou a dever-se às Guidelines de GL e à magnifica intervenção dos gestores TOP do BES .... quer dizer novo banco.

Hoje ficamos a saber que o trabalho desenvolvido pelo atual CD do SCP, desenvolvimento do projecto a missão pavilhão afinal não será nada demais para além de mais um ato de fé porque o trabalho sério e árduo (a minha interpretação das suas palavras ) já vem de FSF e JEB!

Permitam que lhes diga enquanto continuarem a "elevar" o trabalho de alguns e "rebaixarem" por completo o trabalho do atual CD só terão da minha pessoa sorrisos quando estiver bem disposto e algumas "criticas construtivas" (obviamente) quando tiver mais aborrecido!

SL,
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 01.04.2015 às 08:31

Para que não seja mal interpretado todos os que trabalharão em prol do Multi desportivo têm o meu muito obrigado FSF, JEB e BdC!

SL,
Sem imagem de perfil

De OCR a 01.04.2015 às 09:38



A obra do pavilhão que o BdC se propôs construir não é só fruto do seu trabalho, tal como não o foi a reestruturação financeira. Ele tem acabado o trabalho que outros antes dele começaram, contrariamente ao que têm dito muitos brunistas.

Por isso mesmo, parabéns a todos os que contribuíram para a sua construção.

Sem imagem de perfil

De NunoAmsterdao a 01.04.2015 às 09:03

Agora ja metem em questao o Pavilhao.... Realmente nao passa disto.... Os outros e'que fizeram bom trabalho e o Bruno veio estragar o que estava bom :)
Afinal neste ultimos 2 anos estamos bem piores do que anos anteriores porque na opiniao de certos iluminados o Godinho e outros afinal sempre fizeram um excelente trabalho!!
Por muito que Bruno venha a fazer nunca sera bom ... nunca sera positivo .... enfim ja se esperava de certos iluminados.

Nuno
Sem imagem de perfil

De PSousa a 01.04.2015 às 09:38

Meus caros,

O pavilhão NÃO É do BdC nem de qualquer outro presidente, é do SPORTING e vai ter o nome de um SENHOR PRESIDENTE, que tomara o SPORTING e nós que nascesse um novo João Rocha.

Esqueçam quem começou e quem acabou a negociação do pavilhão.... esses serão esquecidos rapidamente.....

Reforço... O PAVILHÃO É DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!!!!
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 01.04.2015 às 09:48

pode estar tudo certo mas se fsf ou jeb ou godinho aindafossempresidentes estariamos a espera do pavilhão ainda durante muitos anos e muitos anos
Sem imagem de perfil

De NunoAmsterdao a 01.04.2015 às 10:26

Compleatamente em acordo :)
Sem imagem de perfil

De Jorge a 01.04.2015 às 09:53

Desconheço esses passos dados por FSF e JEB, mas até acredito sinceramente que são verdade. Provavelmente pequenos passos, mas importantes. No entanto, a intenção de diminuir o mérito do actual Conselho Directivo não é conseguida. Por muitos passos e passinhos que fossem dados por esses Presidentes, eles nunca iriam conseguir construir o Pavilhão. Nem Godinho Lopes.

Filipe Soares Franco queria era vender património, passando a ideia que era fundamental esse dinheiro da venda. Nunca o disse que era para o pavilhão, mas sim para equilibar as contas e baixar a dívida e como consequência, os juros da mesma. Fazia algum sentido estar a construir um pavilhão a seguir, ainda para mais dizendo que queria um Sporting só de futebol e sem sócios?? Ai se fosse BdC a dizer isto agora, até eu e tenho a certeza, os ditos Brunistas, corriam com ele da Presidencia!

Com JEB a SAD começou a dar elevado prejuízo, nunca dando margem para construir um pavilhão. Só serviria para mais endividamento. Com GL então, isso nem se fala. Quem acredita que construiríamos o pavilhão com GL a dar prejuízos de 50M ao ano??

Foi BdC, e o restante Conselho Directivo, que realmente quis e esforçou-se para dar o pavilhão aos Sportinguistas. Foram estes que o concretizaram, ou estão a concretizar. Isso ninguém lhes tira.

Sem imagem de perfil

De OCR a 01.04.2015 às 10:21



Dizer a verdade é para diminuir o actual presidente?

Mas quem é que o fez antes com as direcções anteriores?

Alguns já se esqueceram do que foi escrito nos blogues antes e depois da chegada do BdC à presidência, quando afirmavam que tudo o que foi feito antes era só caca, a começar pela aquisição de jogadores que tem vendido e que lhe têm valido para o ajudar ( e de que maneira!) para ter liquidez para poder chegar ao final de cada mês com a tranquilidade que antes outros não tiveram e para apresentar balanços financeiros positivos.

A mania da perseguição continua e a verdade custa a engolir.
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 01.04.2015 às 10:46

a diferença é que se comprava por 10 milhões e eles iam embora e não se recebia nada, agora já se recebe algum, é uma grande diferença mas se calhar sou cego e burro e brunista e o que quiser
Sem imagem de perfil

De OCR a 01.04.2015 às 11:30



E está à vista que quem valorizou os jogadores foi o BdC!

A equipa técnica não tem nada a ver com isso!

Não tivessem eles valor, como lhes foi negado pelos brunistas ( antes era tudo rasquido deixado pelo GL!) e se não tivesse acertado na contratação dos treinadores ideais para os valorizar, (reconheça-se que nisso teve "faro") queria ver o que lhes iria fazer o Deus.Certamente o mesmo que fez ao enoh, cissé, piris, etc.etc...

Pobre gente!...
Sem imagem de perfil

De Rui Marques a 01.04.2015 às 17:09

Precisamos do Godinho de volta ao Sporting, para orientar o clube.
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 01.04.2015 às 10:40

O que se pretende com este post do user Zargo, mesmo? :)

É a "cartilha" 2.0, certo?
Sem imagem de perfil

De Zargo a 01.04.2015 às 11:33

Lion 73

A intenção do comentário decorre de pretender recordar alguns momentos temporais da edificação do Pavilhão João Rocha e sublinhar que é uma obra que resulta da participação de várias pessoas que presidiram aos destinos do Sporting Clube de Portugal. O Pavilhão não é uma benesse que alguém concedeu aos sportinguistas, mas resulta do labor, do esforço, da argúcia, da perseverança e do sonho de muitos, nomeadamente aqueles que, em determinado momento, presidiram o Clube em direcções democraticamente sufragadas.
Porque corresponde à verdade, acrescento que em assembleia geral de sócios, em setembro de 2012, foi aprovada, por unanimidade e aclamação, a designação de João Rocha para o pavilhão desportivo.

O Sporting é um Clube secular. Pertence a todos os que nele se revêem, independentemente da sua cor, género, religião ou ideologia política. É tempo de se acabar com anátemas que nada enobrecem o Clube e todos os que nele participaram ou participam. A identidade do Sporting é integradora de todos aqueles cujo coração bate mais depressa quando atletas se batem desportivamente com a camisola verde e branca vestida e que se emocionam e orgulham do passado histórico do Clube. A unidade do Sporting exige a inclusão de todos os sportinguistas.
Devemos exercer o nosso espírito crítico, avaliar o desempenho dos dirigentes e fazer as opções eleitorais consentâneas com essa ponderação. Mas, ninguém tem o direito ou poder lançar o labéu e ignomínia sobre alguns.

Bruno de Carvalho está no início da sua caminhada como dirigente do nosso Clube. A validade da sua acção como presidente será decidida pelos sportinguistas nas urnas. Por agora, mandatado pelos sócios, BdC tem a obrigação de elevar o Sporting Clube de Portugal. Não adianta correr atrás dos foguetes.
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 01.04.2015 às 11:57

Eu sou Sportinguista de 3ª geração e o meu filho de 4ª.

A história deste clube centenário fala por si, a sua grandeza e dimensão social são inquestionáveis e para tal muito contribuíram milhões de adeptos ao longo de décadas, profissionais de excelência e vários dirigentes que fizeram certamente, muitos deles, o melhor que podiam, Alguns não podiam ou não sabiam muito.

Agora e lamento, o passado recente deste clube que não se resume à vergonha dos 2 últimos anos prévios a BdC ( que e mais uma vez, não tem feito de maneira nenhuma um trabalho perfeito nem é imune a criticas e concordo com várias que têm sido apontadas, é ainda assim claramente positivo ), mostra-nos um clube em decadência desportiva, na total falência financeira, que se colocou numa posição de subalternidade que levará anos a corrigir, relativamente aos rivais.

E isto não pode ser esquecido. Não pode ser esquecido no sentido da validação de gestões irresponsáveis, que gastaram o dinheiro que o clube não tinha, que o endividaram ao ponto da asfixia e que levaram o clube a este estado.

Por mais cartilhas que tenham existido, processos de intenções nunca concretizados, antes contrariados por actos de gestão que foram em sentido contrário ao crescimento sustentado que o clube não teve, que a espiral de decadência foi por demais evidente.

Não quero saber de quaisquer eleições, daqui a 2 anos.
Quero é obra feita.
Quero resultados, sabendo perfeitamente das condicionantes e do ponto de partida desta direcção.
Quero sentido de responsabilidade, quero rigor, não espero um caminho isento de erros, mas espero que o saldo global seja cada vez mais positivo.

Não se deve elevar o presidente do Sporting ao Olimpo, por cada coisa bem feita, mas há que dar o mérito que merece e algum mérito tem.

E vejo o seu post como uma tentativa de desvalorização desse mérito. Referiu nada de novo, a não ser uma referência já tentada por outros, relativamente a cartilhas de que esta direcção teve a sorte de usufruir.

Pena que as cartilhas nunca tenham sido postas em prática e transformadas em realidade, anteriormente.
Sem imagem de perfil

De Zargo a 01.04.2015 às 12:31

Lion73

Não desvalorizei a acção de BdC. Recordei apenas, que outros agiram antes de BdC e que sem o contributo deles não seria possível a "primeira pedra".
Agora, é o tempo de BdC. Que se construa e inaugure o Pavilhão para Glória bo Sporting!
Sem imagem de perfil

De m1950 a 01.04.2015 às 11:04

Sim o comentário do Zargo é absolutamente verdadeiro mas qual é a relação disto com o Pavilhão , o Sporting reclamar terreno que é seu à câmara isso quer dizer o que ??

E o terreno vendido a preço de uva à MDC ???

Todos os sócios do Sporting sabem disto que disse o Zargo , por isso não havia sequer espaço para termos 2 pavilhões e estará subterrado uma boa parte , porque os incompententes só conseguiram aquilo , todo o espaço e a projeção do pavilhão foram condicionados pelo plano de pormenor delineado pela câmara em conjunto com o Sporting , mas estamos a falar de um terreno que é nosso , não me digam que apenas porque os antigos Presidentes foram assinar formalidades fazem parte do trabalho do pavilhão? De facto querer é poder , eu lamento foi a bananice que tiveram a cobrar o espaço rodoviário do Campo Grande , aí já não foram capazes e quando foram entregaram direto da camara para o BES.

Este plano de pormenor nem sequer é vantajoso para o Sporting , porque o Sporting vai estar obrigado a preencher o espaço livre à volta do pavilhão com zonas verdes quando muitas vezes a camara é que assume esse papel, logo o Sporting aproveitou e vai fazer campos de futebol.

Não gosto que alguém tão sólido como o Zargo se deixe usar para estas coisas , o Zargo deve entender que pode dar o seu contributo ao Sporting com a classe que apresenta quando escreve inclusive na assembleia e certamente será aplaudido tal como o senhor Juvenal(se era assim o nome) .

Mas fique o Zargo a saber que a sua opinião é muito considerada , e gosto sempre de a ler , diga-se que entre a opinião mais fraturante , é a mais bem construída e díficil de quebrar (que é a minha diversão por aqui).
Sem imagem de perfil

De Zargo a 01.04.2015 às 12:27

m1950
Logo acima procuro responder ao Lion 73 sobre o Pavilhão. Não me refiro a determinadas opções estratégicas sobre o Pavilhão que não foram as melhores, mas apenas a alguns momentos temporais que balizam a sua edificação. Algumas foram corrigidas, outras não. Provavelmente nem seria possível, devido às características do terreno onde o Pavilhão será implantado.

O Juvenal Carvalho é um sportinguista dedicado e que nunca temeu dar a sua opinião pelo nosso Clube mesmo quando está em minoria ou é marginalizado por uma maioria de ocasião. É um sportinguista que não verga, que não treme. Pode-se discordar dele, mas uma pessoa que há muitos e muitos anos serve o Sporting através da acção e da opinião deve ser respeitada. O Sporeting é um Clube que respeita os seus.

Um abraço
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 01.04.2015 às 21:17

m1950,

"Este plano de pormenor nem sequer é vantajoso para o Sporting , porque o Sporting vai estar obrigado a preencher o espaço livre à volta do pavilhão com zonas verdes quando muitas vezes a camara é que assume esse papel..."

Mas porque é que isto acontece? Não é pela razão do novo estádio ter sido construído em zona destinada aos espaços verdes?!?! o que muita gente esquece... é que o Roquette marimbou-se contra o Plano de Pormenor, e agora a revisão do mesmo, revê as áreas destinadas às zonas verdes... normal!!
Não tenho a certeza, mas possivelmente a ideia do Roquette era construir o Estádio e depois vender os terrenos, onde tinha autorização para construção e como é óbvio, muito mais valiosos... deve ter falhado alguma cunha na CML, presumo eu!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 01.04.2015 às 11:58

Posso estar equivocado, mas a aprovação do Plano de Pormenor Alvalade XXI, é apenas a correcção de um imbróglio passado, devido à construção do novo estádio num local previsto em PDM como destinado a espaços verdes (incorrendo numa ilegalidade...). Este Plano de Pormenor é apenas o acerto desta situação.

Quanto à construção do Pavilhão, só deixo esta questão, foi executado um Projecto do Estádio novo sem pavilhão, certo? desde a construção do novo estádio passaram mais de uma década, certo? agora finalmente começamos a construir o Pavilhão, e de quem é o mérito? das anteriores Direcções...?! estão a falar a sério, ou é uma brincadeira?!
Daqui a pouco vão dizer que o projecto da Missão pavilhão de doar 50€, também foi das direcções passadas...
BdC em apenas 2 anos, reestruturou financeiramente o Sporting e ainda arranjou dinheiro para a construção do pavilhão... portanto, trata-se simplesmente de uma decisão do Presidente... não alterem a verdade, só porque dá jeito!
Sem imagem de perfil

De Joao a 01.04.2015 às 12:14

"Nao alterem a verdade, so porque da jeito!"

Esta frase vinda de um fanatico Brunista ate e muito engraçada, ou sera que se deve a hoje ser o dia 1 de Abril ?
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 01.04.2015 às 21:03

João,

Ainda bem que encara os meus comentários como engraçados... talvez deveria era perder algum tempo para os ler...

O que é o Plano de Pormenor Alvalade XXI? Será que o que estava construído cumpria o antigo Plano de Pormenor? claro que não... o Plano de Pormenor teria de ser sempre actualizado/alterado!

Agora, tentar passar a ideia de que por o Sporting ter o Plano de Pormenor aprovado, isso significa que essas pessoas são responsáveis pela construção do Pavilhão, desculpe mas não como... é a mesma coisa que dizer que eu que tenho um terreno loteado, vendo o terreno, e depois alguém constrói qualquer coisa lá, mas eu é que sou o responsável porque fui eu que lotei o terreno... Não tem sentido esse argumento!

O dinheiro para o Pavilhão, também vem do Plano de Pormenor Alvalade XXI?! ou vem de decisões do Presidente BdC? é isto que chamo distorção da verdade!
Sem imagem de perfil

De Petinga a 01.04.2015 às 13:08

O que está aqui escrito é verdade. Nao percebo é quais os "mitos" que o Rui refere no post.
O processo para ser possível colocar a 1a. pedra iniciou-se bastante antes da dita (lamentavelmente nao sem os seus problemas, como descrito acima)? Claro que sim.

Agora, entre aprovar o nome do Pavilhao + o plano de pormenor ou afins e colocar de parte os (muito consideráveis) recursos necessários para iniciar a sua construcao, eu sei bem o que custa mais. Sei eu e sabemos todos. Logo, volto a repetir - nao percebo de que "mitos" se fala.
Talvez alguns dos parágrafos de leitores acima também pudessem ter honras de post :-)))

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo