Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Marcel Keizer, holandês de 49 anos, neste momento lidera o Al-Jazira, onde chegou em Junho de 2018, tendo assinado um contrato de dois anos.
Keizer terminou a sua carreira de jogador em 2002 e abraçou a de treinador em 2007, orientando várias equipas de segundo plano até chegar à equipa B do Ajax em 2016. Foi promovido à equipa principal na época seguinte, com um contrato de dois anos, apenas para ser despedido seis meses mais tarde.
Para ser justo, um despedimento deveras estranho, tipo José Peseiro, considerando que a equipa situava-se em 2.º lugar, a cinco pontos do líder PSV Eindhoven. O despedimento surgiu em Dezembro 2017 depois de perder com o FC Twente num jogo da Taça da Holanda, nas grandes penalidades.
Confesso que nunca tinha ouvido falar de Marcel Keizer, tanto como jogador ou treinador, até ser associado ao Sporting este sábado. O seu currículo é modesto e não dá para formar uma opinião informada.
Se é de facto o alvo preferido de Frederico Varandas, não será mera coincidência que o actual médico do Al-Jazira é João Pedro Araújo, que foi apresentado em Setembro como o futuro chefe do departamento clínico do Sporting.
Não pretendo ser injusto para com Marcel Keizer, mas se tivesse de escolher entre ele e Phillip Cocu, não hesitaria nem por um segundo em optar pelo último. Serei um pouco influenciado pela sua brilhante carreira como jogador, mas também por apresentar um currículo impressionante. Além dos anos na selecção holandesa, liderou o PSV a vários títulos nos cinco anos que esteve no clube, inclusive três campeonatos.
Será uma posição porventura cínica, mas apesar do entusiasmo natural em acompanhar estes acontecimentos, mantenho a opinião que o problema fundamental do Sporting não é o treinador, por conseguinte, qualquer um serve... ou não.
P.S.: Enquanto jogador, Marcel Keizer representou o Ajax durante duas épocas.
*** À oitava jornada, o Al-Jazira situa-se no segundo lugar da UAE Arabian Gulf League, com 4 vitórias e 4 empates.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.