Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A pesada herança

Naçao Valente, em 08.10.21

O presidente Frederico Varandas foi eleito em 2018 num acto ao qual concorreram vários candidatos. Um processo eleitoral realizado de acordo as normas Estatutárias, assumindo assim, legitimamente, a presidência do Sporting Clube de Portugal, por quatro anos.

Tendo em consideração a situação em que se encontrava o Clube, na sequência do ataque à Academia de Alcochete, previa-se que a nova Direcção não teria uma tarefa fácil. A pesada herança que recebeu do 'brunismo', exigia competência, coragem e determinação, para colocar o Clube na via da recuperação.

O Sporting que recebeu então, estava numa situação financeira muito preocupante. Com problemas imediatos de tesouraria, teve que organizar em tempo recorde o lançamento de um empréstimo obrigacionista, que permitisse pagar o que não tinha sido pago em tempo útil. Com o clima deveras hostil e desconfiado, dos meios financeiros, mas com o apoio dos sportinguistas que por norma põem o Clube acima de interesses particulares, o presidente e a sua direcção, levaram a tarefa a bom porto.

lion-clouds-sky-nature-architecture-blue.jpg

Mas a direcção anterior, demitida na sequência de grave desrespeito aos Estatutos, deixou também uma situação desportiva bastante complicada, em consequência das rescisões que foram apresentadas pelos activos mais valiosos da equipa de futebol profissional. Houve que correr atrás do prejuízo, procurando resgatar alguns desses activos, ou em alternativa, negociar com os clubes que os contrataram para minimizar os estragos. Essas negociações, facilitadas pelos jogadores em causa, e pelos novos clubes a que pertenciam, permitiram recuperar uma boa parte do valor in limbo, com reflexos positivos nas contas do Clube. Porém, nunca se saberá o que se perdeu nessa sangria.

No entanto, a pior herança recebida por esta Direcção, a cereja em cima do bolo, foi o desrespeito pelos resultados eleitorais, por parte de um grupo, cada vez mais minoritário de apoiantes do anterior presidente. Como se verificou em todas as Assembleias Gerais após as eleições e também nas redes sociais e na rua, a contestação atingiu dimensões de extremo cariz antidemocrático, como nunca tinha acontecido no Clube. Esse grupo, de sportinguismo duvidoso, atacou os Órgãos Sociais eleitos, especialmente o presidente, recorrendo ao insulto e à arruaça, com o intuito de conseguir a sua demissão.

Passaram cerca de três anos. Depois de alguns erros no percurso, entrou-se num caminho de esperança e de construção de um Sporting competitivo. Ganharam-se todas as provas nacionais, com relevo para um campeonato que se tinha tornado numa mera miragem. Nas restantes modalidades conseguiram-se muitos êxitos, não só no panorama nacional, mas também no plano internacional, Apesar de uma situação pandémica, com reflexo nas receitas, a situação financeira ficou controlada.

Indiferente à situação descrita, esse grupo, alheio aos interesses do Clube, não desiste do seu projecto de má fé e desestabilização. Aproveitando alguma apatia dos associados, na participação em assembleias gerais, e de alguma ausência de mobilização, conseguiu numa atitude meramente destrutiva, boicotar instrumentos de gestão. Como diz Miguel Braga, não lhes chega ganhar votações, legitimamente, por falta de comparência de muitos sócios. Fazem questão de,  como um grupo antidemocrático, insultar quem deles discorda.

O presidente Varandas pediu mais uma AG, na qual pretende que se clarifique a situação. Das duas uma: ou os associados comparecem como a maioria que são e põem no seu lugar este grupo minoritário e arruaceiro alienado, ou então deixam que eles voltem a assumir o protagonismo que tiveram outrora, com as inevitáveis consequências de mau grado. Os Sócios sempre souberam dizer presente em momentos fundamentais. Acreditemos que o voltem a fazer!

P.S.: Um antigo atleta e treinador de kickboxing do Sporting, de quem não me lembro o nome, manifestou recém-interesse em concorrer a presidente do Sporting. Nada a dizer sobre esse direito, se reunir as condições exigidas. O que causa perplexidade, é o facto de ele ter considerado o mandato desta direcção o pior de sempre. Ou muito me engano ou os testas de ferro do brunismo, já estão a posicionar-se.

publicado às 03:19

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


35 comentários

Imagem de perfil

De Mike Portugal a 08.10.2021 às 08:50

O problema maior é que muitos dos que não contestaram a nova direção, passaram a contestá-la porque houve não "alguns", como disse o Nação Valente no texto, mas MUITOS erros no percurso. E nessa altura havia muito mais gente nas AGs descontente e a chumbar as contas como forma de protesto.

Agora que fomos campeões isso atenuou-se, mas continuam a haver pessoas que não gostaram da forma como, por exemplo, as compras de jogadores foram feitas (50% aqui, 50% ali, etc....), embora tenham gostado dos resultados desportivos.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.10.2021 às 12:10

Mike,
Não vou discutir a quantidade dos erros. As compras foram feitas, e de uma forma geral, bem feitas, de acordo com as possibilidades. Esse pretexto como razão para votar contra não me parece pertinente.

De facto, numa AG anterior, houve mais votantes contra, mas houve também mais a favor. Aceito que nessa AG houvesse mais descontentamento, algum relacionado com a prestação da equipa de futebol. No entanto, estou convencido que as votações contra, de olhos fechados, vêm de um sector muito específico.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 08.10.2021 às 12:20

"As compras foram feitas, e de uma forma geral, bem feitas, de acordo com as possibilidades."
Esta frase só se aplica depois de Ruben Amorim ter entrado, porque antes foram desastrosas. Daí o descontentamento nessa altura.

Mas na próxima AG de dia 23 é para votar exatamente o quê? Ainda não percebi. Quais são os pontos de ordem da AG?
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.10.2021 às 12:49

Não conheço essa ordem de trabalhos. Pelo que li no comunicado que a referenciou, seria para dar a palavra aos sócios. Muito vago.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.10.2021 às 15:29

Comentário apagado.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.10.2021 às 15:46

Que pedidos de AG? Pedidos para destituir uma direcção eleita, sem qualquer fundamento válido.
Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 08.10.2021 às 09:17

Para o mandato desta direcção ser ainda pior só falta uma coisa: que o Sporting ganhe novamente o campeonato. Então é que os arruaceiros não se calam. Mas, não tenham dúvidas, devolvam os privilégios às claques e tudo logo fica num mar de azeite.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.10.2021 às 12:15

Orlando Santos,

Mesmo que o Sporting ganhasse a Liga dos Campeões, os arruaceiros continuariam na sua missão. Se fossem devolvidos os privilégios ás claques, também creio que a contestação diminuiria.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.10.2021 às 15:01

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De João F. a 08.10.2021 às 15:29

E tu covardola, que te escondes como anónimo para insultar, serás o quê? Só podes ser um carneirote ressabiado, a quem lhe falta a mama do Sporting.
Sem imagem de perfil

De Pedro Santos a 08.10.2021 às 09:20

No dia 23 vai haver um tira-teimas para se saber se existe ou não uma minoria arruaceira, que continuará a fazer o seu papel de desestabilizar o clube e os adeptos (serão mesmo sportinguistas ou serão casos perdidos?), ou se uma maioria silenciosa se fará ouvir e colocar-se do lado desta direção para se acabar de vez com certo tipos de comportamentos?
Se tudo correr bem, irei votar e ver o jogo. Tal como eu, milhares deverão fazer a mesma coisa só para terminar de vez com esta anormalidade que é ter R&C chumbados em AGs, sem que dessas AGs saiam alternativas políticas válidas. Alguém com boa-fé compreende que os números dos R&C, apesar da pandemia e de alguns erros que possam ter cometido durante o mandato (só não erra quem não faz), são francamente positivos. Podem contar com o meu voto!
SL
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.10.2021 às 12:25

Pedro Santos,
Ainda não vi a convocatória dessa AG, mas pelo que li, fiquei com a ideia que não é para votar os R&C chumbados. Mas posso ter percebido mal.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 08.10.2021 às 14:42

Nunca poderia ser para votar os R&C chumbados, pois a não ser que tenham sido retificados ou alterados é que, eventualmente, poderiam ser novamente votados. E mesmo assim, penso que perante os estatuos, os R&C só podem ser votados na AG ordinária e nunca numa extraordinária.
Perfil Facebook

De José Mário Costa a 08.10.2021 às 10:08


Só se a maioria dos sócios, que amam verdadeiramente o clube, continuarem no abúlico papel de "maioria silenciosa"!...
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.10.2021 às 12:28

José Mário Costa

A minoria ruidosa vai estar em peso. E vão ser mais de 400. De facto, vamos ver como age a maioria silenciosa.
Sem imagem de perfil

De J.Oliveira a 08.10.2021 às 11:22

Excelente post Nação Valente. Em qualquer clube, associação, colectividade, (etc.) as AG para aprovação dos orçamentos e R&C costuma ter meia dúzia de associados a assistir e aprovar. É pacífico em todo o lado, daí a pouca afluência a essas AG em qualquer clube.
O que me parece é que um grupo bem identificado com um ex-presidente, destituído e expulso de sócio, e alguns elementos de claques não reconhecidas pela Direcção do Clube, tentou mobilizar os sócios do Sporting para o derrube desta Direcção por falta de resultados desportivos, eles não apareciam e quase chegaram aos seus intentos, mas após a chegada de Rúben Amorim (por escolha desta Direcção) a equipa começou a a ganhar no futebol e modalidades, ganhando o Campeonato Nacional de Futebol e provas internacionais nas modalidades, tornando-se o ano de 2021 como, provavelmente o melhor ano desportivo da história do Sporting!
Ora, os tais não podendo recorrer aos resultados desportivos, tentaram a outra chance não aprovar os orçamentos e assim - de mansinho - fazer Direcção cair.
Cabe e é obrigação de qualquer sócio comparecer na próxima AG, de modo a que o Clube possa vencer uma minoria de bloqueio 400/500 sócios num Universo de 110/115 mil sócios e 3,5 milhões de adeptos de modo a que o Clube possa ter uma vida normal com têm o Famalicão, o Boavista, o Porto, o Moreirense, O Benfica, o Vizela, etc.Etc.Etc. Apenas uma vida normal, não é pedir muito!
A Direção precisa de poder funcionar normalmente, emitir novo Empréstimo Obrigacionista, para pagamento do anterior que acaba em Novembro (os clubes, Benfica chegou a ter 3 EO, penso que tem 2 agora o Porto tem 2 e o Sporting tem apenas 1, costumam fazer o revolving ou seja quando um EO está a acabar emitem outro por forma a pagar o anterior e se possível ganhar liquidez) e tratar outros assuntos financeiros.
Em Março haverá eleições e nessa altura os sócios elegem quem quiserem, até lá o Sporting só precisa de funcionar como um Clube normal.
É por isso e para isso que dia 23 lá estarei para derrubar esta força de bloqueio.

Saudações leoninas

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.10.2021 às 12:39

J. Oliveira, obrigado pela esclarecedora participação.

Podemos ou não gostar das direcções eleitas, mas considero que devem cumprir o seu mandato, desde que não violem os Estatutos.

Se esta minoria respeitasse os Estatutos, não agia como age. Por isso, espero que os associados mostrem, como já mostraram, outras vezes, recentemente, que quem decide a vida do Clube é a maioria dos sócios.
Imagem de perfil

De Greenlight a 08.10.2021 às 14:47

Mais acima, Nação Valente diz que não conhece a ordem de trabalhos para a AG do dia 23. Não será, concerteza, para discutir a emissão de Obrigações Sporting SAD, como parece estar implícito no comentário de J.Oliveira, pois a emissão já foi autorizada pela AG da SAD. Aliás, quanto a essa matéria, quanto menos ondas se fizerem melhor. Mas, é de facto, importante conhecer a ordem de trabalhos pois eu e muitos como eu só foram a AGs para votar, foi entrar e sair para não ter que ouvir a algazarra protagonizada pela claque brunista e as intervenções, que na sua maioria, eram, à época, discursos inflamados ou lamechas sobre o "grande salvador do Sporting", à beira de ser destituído ou expulso de sócio. Em resumo, há que saber qual a necessidade ou conveniência da realização da AG do dia 23 para que a mesma não se transforme, mais uma vez, num forum, dos saudosistas do Destituído.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.10.2021 às 15:50

Greenlight

Pois, temos de esperar pela convocatória e pela ordem de trabalhos.
Sem imagem de perfil

De João F. a 08.10.2021 às 11:40

Esse testa de ferro que se manifestou há dias, foi posto a andar no ano passado pela actual direcção, depois de ter passado caladinho durante 2 anos. Aparece agora, certamente empurrado pela cambada brunista, que fará tudo para regressar ao Sporting pela porta do cavalo e recomeçar o trabalhinho interrompido em Junho de 2018.

A tática aplicada até à demissão do GL regressa, para ver se volta a funcionar, mas acredito que desta vez os sócios não se deixam enganar. Mas que os lobos vestidos com as peles de cordeiro continuam à porta para verem se entram, disso não tenho dúvidas.Foram regalias enormes que perderam e que lhes faltam no quotidiano.O Sporting para essa gente sem escrúpulos, sempre foi um meio para alcançar os seus interesses próprios e nunca um símbolo que se deve servir com devoção. Formam um bando de debochados sem princípios éticos, que juraram vingança ao Varandas, porque não opinião deles, ter traído a seita criminosa.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.10.2021 às 12:46

João F , Obrigado pelo esclarecimento. Também me pareceu que esse pré-candidato, teve razões pessoais para aparecer com intuitos vingativos. E não me admiro se se chegou á frente com apoio brunista. Mas creio que irão aparecer outros, como Inácio, por exemplo.
Sem imagem de perfil

De João F. a 08.10.2021 às 13:02

E fala-se também no Miguel Albuquerque, que foi despedido por ter sido condenado pelo tribunal, pelos seus comportamentos indignos na sua vida privada.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.10.2021 às 14:20

De acordo com as Notícias ao Minuto, perfilam-se mais dois nomes: Nuno Sousa e Ricardo Oliveira. O Sporting é muito apetecível. Um bom local de "empregos" sem qualificação.
Sem imagem de perfil

De João F. a 08.10.2021 às 16:19

Creio que esses possíveis candidatos sabem que eles ganharem na situação actual é muito difícil. Procuram mais ter um palco para debitarem baboseiras durante as semanas que antecedem o voto e se possível arranjam um lugar num dos lavadouros televisivos da nossa praça, para vomitarem o ódio que lhes corrói o bucho, porque o crédito deles junto dos sócios como dirigentes vale ZERO!


Sem imagem de perfil

De J.Oliveira a 08.10.2021 às 13:12

Poderão aparecer candidatos da área brunista, mas não terão qualquer êxito. Para a muito grande maioria dos sócios do Sporting, Bruno de Carvalho faz parte do passado, foi destituído, e expulso de sócio, tornou-se até um activo tóxico para quem vier da sua área. Quem ele apoiar não terá qualquer possibilidade de ter qualquer cargo no Sporting.

SL
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.10.2021 às 14:06

Concordo com a sua análise. O meu receio é qua apareça um candidato brunista manhoso. Isto é, não dizer ao que vem. Agora candidatos, que comecem com um discurso agressivo contra a direcção, como o referido, não têm hipóteses.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.10.2021 às 14:05

Comentário apagado.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.10.2021 às 14:10

Caro anónimo, deve identificar-se. Foi ao contrário, quem teve mais votos foi o Varandas. Só assim podia ser eleito. O Benedito teve mais votantes, com menos votos. Mas não me parece que venha daí a oposição. Esta está ligada ás claques suspensas, e ao grupo brunista.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.10.2021 às 14:58

Caro amigo Nação Valente

Os sportinguistas continuam a assistir a um foguetório permanente dos apoiantes do “Bruno”, os inefáveis “letais”, capazes de tudo e sempre indiferentes à realidade e às necessidades do Sporting. Infelizmente há alguns sportinguistas que alinham no coro esquecendo (ou não querendo saber) que essa gente é capaz de tudo, em particular fomentar falsas polémicas e construir uma narrativa destrutiva do Clube.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.10.2021 às 15:56

Caro amigo Leão Zargo

Os sócios reagiram tarde a propósito das "tropelias" da anterior direcção, mas a tempo de evitar um descalabro. Acredito que tenham aprendido a lição e que agora estejam mais atentos, a movimentos golpistas.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.10.2021 às 15:01

Comentário apagado.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.10.2021 às 16:04

Antes que seja apagado pelo grosseria e pelo insulto, deixe-me dizer-lhe, sem ir ao mesmo nível, que já não vivemos nesses tempos por que chora. Agora não existe, e espero que não volte a existir uma direcção assente num ídolo. Não há varandistas, há sportinguistas. Existe uma direcção ao serviço do Sporting e dos sportinguistas. E quando acabar o seu mandato, os sócios decidirão quem será o próximo presidente. Com um pequeno intervalo, de má memória, sempre assim foi no Sporting.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.10.2021 às 16:24

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De João F. a 08.10.2021 às 16:49


É o insulto gratuito que vos fez perder uma vintena de AGs e a razão porque os sócios não vos querem mais.
Já vai em 500 milhões?!
Há uns tempos os teus acólitos carneirotes diziam que eram 200 milhões...
Vocês são mesmo reles! Não é de admirar que tenham elegido à vossa imagem, um malcriadão sem escrúpulos, caloteiro e falido, que se serviu do Sporting para viver "à grande" em hotéis de 5 estrelas com as suas ex-mulheres e familiares e que tenha roubado o Sporting para pagar os seus calotes! Durante 5 anos foi um fartote.Agora, só lhe resta viver os negócios da noite...

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo