Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A pragmatização do Keizerball

Rui Gomes, em 28.04.19

 

download (2).jpg

 

No lugar da minha usual crónica de jogo, transcrevo o artigo de Lídia Paralta Gomes, Tribuna Expresso, para a apreciação dos leitores.

 

lpg.jpg

"Este Sporting de Abril é um Sporting diferente daquele de Novembro, que enchia o olho aos românticos da bola. Mas, o que é certo, é que este Sporting ganha e já ganha há nove jogos seguidos. Em mais uma exibição muito competente, equilibrada, em que ainda se deu ao luxo de desperdiçar um ror de oportunidades flagrantes, os leões bateram o V. Guimarães por 2-0 e consolidaram o 3.º lugar na Liga.

 

É curioso como os dois jogos com o V. Guimarães marcam fases muito diferentes da vida de Marcel Keizer no Sporting CP - e, entre os dois jogos, não passou exactamente uma eternidade, são apenas quatro meses.

 

Em Dezembro, antes da visita ao Afonso Henriques, o Keizerball vivia o seu momento de quase histeria (e aqui... amigos, contra mim falo, eu própria entrei nessa caravana): o Sporting ganhava, quase sempre por muitos apesar de também muitos sofrer, o futebol era rápido, fluído, bonito. Andávamos todos encantados, porque já não achávamos possível que tal romantismo ainda resultasse no futebol moderno.

 

download.jpg

 

E boa parte das crenças dos românticos da bola foram deitadas abaixo naquela noite fria em Guimarães. O Sporting perdeu o jogo, o Keizerball não teve resposta para as grilhetas colocadas pela estratégia de Luís Castro e, no mês que se seguiu, o Sporting voltou a perder, com o Tondela, e no clássico com o FC Porto apareceu transfigurado: utilitário, objectivista.

 

É possível que tenha começado ali a pragmatização do Keizerball.

 

Daí para cá contam-se pelos dedos as exibições vistosas do Sporting, que ganhou uma Taça da Liga nas grandes penalidades e caiu na Liga Europa frente a um Villarreal que do outro lado da fronteira luta pela permanência na 1.ª divisão.

 

A vitória deste sábado por 2-0 frente ao V. Guimarães não foi uma vitória espectacular, ou pelo menos tão espectacular quanto aquelas pré-época natalícia, apesar do Sporting até ter enviado quatro bolas aos ferros às quais ainda juntou outro par de oportunidades falhadas. Mas foi uma vitória sólida dentro do processo de pragmatização do Keizerball que, goste-se ou não, sinta-se ou não aquele travo amargo da falta de perfume, tem resultado.

 

Porque com esta vitória já são nove as vitórias consecutivas do Sporting, oito delas para o campeonato. Este Sporting não empolga como antes, mas ganha, sofre menos golos, tornou-se, para bem e para o mal, uma equipa competente, mais optimizada e equilibrada. Perdeu magia, mas ganhou alguma consistência defensiva e aproveitou também, claro, a época em crescendo de Bruno Fernandes, ele que tantas vezes foi, sozinho, o Sporting.

 

D5LY0ENWwAAuNgn.jpg

 

Este sábado não foi preciso sequer haver um Bruno salvador. Porque houve mais gente a bom nível, Raphinha para começar, com um golo e uma assistência, e Luiz Phellype a acabar, com um golo e um ror de oportunidades não aproveitadas. Bruno, esse, jogou muito bem também, porque parece que não o sabe fazer de outra forma.

 

Tudo isto num jogo em que o Sporting até começou retraído, mais culpa do V. Guimarães do que culpa própria. O ADN dos vimaranenses é ter bola e foi isso que tentaram fazer em Alvalade - até aos 15 minutos, os leões praticamente não conseguiram construir uma jogada digna desse nome, tal era a pressão dos jogadores do Vitória.

 

Talvez tenha ajudado o Sporting a oportunidade falhada por Davidson, após passe de Ola John para as costas de uma desamparada defesa do Sporting, aos 15 minutos. O passe foi fantástico, Davidson não o soube aproveitar e a partir daí foi como se o Sporting acordasse para a vida.

 

Na resposta ao calafrio, e logo na jogada seguinte, Diaby rematou um pouco ao lado após um passe de calcanhar de Bruno Fernandes. E no ataque seguinte dos leões, Raphinha estreou os ferros da baliza de Miguel Silva, que seriam massacrados no que restou na 1.ª parte.

 

Aos 20’ foi a vez de Bruno Fernandes rematar de ângulo apertado, com a bola ainda assim a ir "beijar" o poste, e à passagem da meia-hora seria ainda a vez de Luiz Phellype, com um cabeceamento subtil - nota-se que tem ouvido mais as dicas de Bruno Fernandes... - a levar a bola ao ferro, algo que repetiria quase ao intervalo, numa altura em que o Sporting já ganhava.

 

mw-1024 (1).jpg

 

Mas antes disso, o Sporting marcou. Aos 39’, Wendel recuperou uma bola a meio-campo e deu para Bruno Fernandes, que com um passe de primeira (e com uma visão de jogo que só ao alcance de alguns, de facto), encontrou Raphinha do lado esquerdo do ataque. O extremo brasileiro não conseguiu ultrapassar Miguel Silva à primeira, mas com calma conseguiu contornar o antigo colega de equipa, para rematar de ângulo complicado. E a bola entrou.

 

Entrou e depois do golo de Raphinha foram minutos e minutos de algazarra, com o Vitória a reclamar uma falta sobre Rochinha antes da jogada que dá origem ao golo do Sporting. Que a falta de Acuña existe, parece não haver grandes dúvidas, resta saber se dentro ou fora da área. E quanto à acção do VAR, nada poderia fazer, na medida em que a bola ainda foi recuperada pelo Vitória antes do Sporting iniciar novamente a jogada do golo.

 

Na 2.ª parte, o Sporting resolveu cedo, com um golo de Luiz Phellype aos 51’, depois de um belo drible seguido de cruzamento de Raphinha e de uma inteligente antecipação ao adversário do avançado brasileiro. Aos 60’ Bruno Fernandes quase marcava o seu depois de uma jogada que ele própria deslindou e, a partir daí, foi gerir, porque o Sporting hoje é um Sporting mais pragmático, que se deixou de correrias e de cavalgadas. É um Sporting que joga mais na expectativa, que calmamente adormece o adversário, controlando o meio-campo, como o fizeram, e bem, na 2.ª parte, Wendel e Doumbia.

 

E assim, com magia q.b., competência máxima, sendo mais tartaruga e menos lebre que Keizer, o pragmático, meteu mais uma indiscutível vitória no bolso, a 9.ª seguida, registo que, imagine-se, iguala o de Jorge Jesus em 2015/16".

 

Nota: Para não ser acusado de fugir à questão, deixo aqui a minha opinião em que houve efectivamente falta de Acuña por assinalar, aos 38', mas é livre e não grande penalidade.

 

publicado às 03:33

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


14 comentários

Sem imagem de perfil

De Pelisca a 28.04.2019 às 07:52

Bom dia,

Muito boa análise do jogo o SCP está mais pragmático e a meu ver muito bem, só assim se pode alcançar algo com as soluções que temos.

Não posso deixar de repudiar as declarações do presidente do VSC é falta fora da área, mas a seguir o Vitória recupera a bola e perde a mesma sendo depois golo, segundo o protocolo limpinho.
Está na altura da sala de imprensa de Alvalade deixar de ser palco de saloios e indivíduos sem carácter nenhum que parece ser apanágio dos 2 clubes do Minho. ( Minho terra de boa gente).

SL
Sem imagem de perfil

De yazalde a 28.04.2019 às 07:59

A emprensa o jogo diz que e penalty mas fora da area , ja basta as toupeiras, e agora vem os dourados aziaticos a dizer asneiras, mas se o sporting tivesse perto do titulo o padre marcava
Sem imagem de perfil

De José antonio a 28.04.2019 às 10:15

Eu quero lá saber o que a "emprensa" diz ou deixa de dizer, o que eu vi foi uma falta fora da área que daria lugar a livre direto, também vi o Sporting a falhar uma mão cheia de golos e também vi um vencedor mais do que justo.
Agora o que não eu não gostaria de ver mas, infelizmente vejo sempre, é este comentador yazalde falar constantemente do Benfica e das toupeiras, seja qual for o assunto em discussão, como é o caso.
Problema patológico? Há cura também para isso!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.04.2019 às 10:18

E porque é que se preocupa com o leitor Yazalde?
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 28.04.2019 às 12:31

" Se o Sporting estivesse perto do título o padre marcava"

Não foi o Rui Costa o arbitro?É facil perceber o que faria , ja nos habitou a pior.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.04.2019 às 09:11

Caro Borges Coutinho,

Enganou-se no post com esse seu não publicado comentário.

Se era suposto ser em resposta a quem eu penso, recomendo sensatez.
Sem imagem de perfil

De Borges Coutinho a 28.04.2019 às 11:16

Tem razão, caro Rui. É que adeptos como o Yazalde, cuja maneira de estar no futebol se resumem a ódio, são aviltantes. Para mais num post cheio de erros, oh por favor!

PS Ver se às 15h trazem a taça para Portugal!


Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.04.2019 às 14:15

Tudo bem... mas segundo me dizem, nos blogs afectos ao seu clube é dez vezes pior, com impropérios e ofensas gratuitas que aqui não se permite.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 28.04.2019 às 12:23

O MELHOR FUTEBOL DA LIGA MORA EM ALVALADE

Quem poderia advinhar que ainda teriamos com Keiser o melhor futebol da Liga nesta altura da época?
A equipa do Sporting pratica futebol vistoso , consistente e muito competente pautado pelo maestro Bruno Fernandes e bem organizado pelo "cabezon" Keiser.
Quem diria que ainda tinhamos que elogiar o que ja estava como defunto o treinador holandês?
Eu faço a minha mea culpa nos tiros que lhe dei que nessa altura até me pareceram justos.


Resta comentar o alarido do lance que saiu o primeiro golo do Sporting depois de 4 bolas nos ferros.:

Os lampiões e vimaranenses : - Foi penalti claro , o VAR e o arbitro #&"!/=*+"& (Sem tradução)
O presidente do Benfica :- Este arbitro nao pode apitar mais jogos
O presidente do Guimaraes: - Penalti do tamanho de um camião
Um adepto que perceba alguma coisa de futebol : - É falta do Acuna mas a falta tem inicio fora da area , depois o Guimaraes recupara a bola .

Faltas fora da area? Foram varias que o diga o Raphinha , mas parece que só a da equipa que raramente chegou perto da baliza do Sporting é que conta aí teve a dimensão de um camião contra o tamanho de um triciclo todas as outras.

Nota: Deram conta dos inumeros cortes do Doumbia? Vai fazer-se e ainda sabe sair a jogar.

Sem imagem de perfil

De Borges a 28.04.2019 às 13:16

Sem imagem de perfil

De Aracaçu a 28.04.2019 às 14:54

"O MELHOR FUTEBOL DA LIGA MORA EM ALVALADE"

Não exageremos, Sporting está mais consistente nesta altura, mas daí a dizer que está a jogar o melhor futebol... vamos lá a ter calma.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 28.04.2019 às 19:44

Caro amigo mais foi com muita calma que o escrevi.
Sem imagem de perfil

De J. Oliveira a 28.04.2019 às 21:50

Bom jogo do Sporting. Quatro bolas nos ferros, e 4/5 oportunidades desperdiçadas. Um show de bola. Não compreendo a atitude de clubes pequenos, que quando perdem com o Sporting (quase sempre) os presidentes desses clubes vão (algumas vezes) protestar para a sala de imprensa. Braga e Guimarães, precisam de ganhar pelo menos um campeonatozito, que se veja, para se porem em bicos dos pés, com a maior potência desportiva de portugal. Já agora um campeonato de Futsal ou de Andebol, nem é preciso um de Futebol...
SL
Sem imagem de perfil

De GreenHill a 29.04.2019 às 14:38

Venho aqui apenas dizer que já vi muitas vezes comentários depreciativos da qualidade de alguns jogadores, como sendo Diaby e Luiz Phellype e o que se prova é que se os jogadores jogarem com regularidade mostram que podem ser opções válidas. Poderão dizer "um craque pega de estaca" e terão toda a razão. No entanto não creio que algum clube em Portugal, mesmo os 3 grandes, tenha euros suficientes para investir em craques feitos. Como tal repete-se ano após ano a compra de uma dúzia de jogadores para aproveitar 1 ou 2.
Espero que o exemplo do Luiz Phellype, que vários disseram não ter qualidade para o SCP e que vem marcando com regularidade, faça com que em Alvalade este ano, não se invista em muitos jogadores. Aproveitem os que têm e comprem apenas em função das saídas. Temos Jonathan Silva, Lumor, Jefferson, Borja e Acuna para a esquerda... Não comprem mais. Tempo a jogar junto também faz crescer o plantel. Por vezes um jogador mediano a jogar há 3 anos na mesma equipa pode ser mais útil que um "craque" acabado de chegar. Precisam de tempo de jogo para ganhar confiança é só isso.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo