Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A primeira derrota: Claques 1-Varandas 0

Naçao Valente, em 01.11.18

 

1q9a3025_770x433_acf_cropped.jpg

 

Nunca disse que Peseiro era o melhor treinador para o Sporting. Sempre tive a consciência que era um técnico transitório. O que foi possível encontrar numa situação bastante difícil. Assumiu o cargo sabendo que era uma missão de muito risco. Quis assumir esse risco com a percepção que poderia dar volta à situação, e provar os seus méritos técnicos. Ao que me informaram, terá prescindido de um contrato nas "arábias", possivelmente bem mais interessante financeiramente.

 

Sabia que tinha um plantel desfalcado e muito inferior ao dos adversários mais directos. No entanto, arrumou a casa e conseguiu manter a equipa na luta em todas as competições, estando a dois pontos da liderança. Nunca se desculpou com a evidente falta de qualidade do plantel, com a agravante de não ter podido contar com jogadores insubstituíveis, como Mathieu, Bas Dost e Raphinha.

 

Com um plantel de segundas linhas, que quando chamadas a intervir não mostraram competência, foi mantendo a equipa na luta nas provas secundárias. A equipa que jogou contra o Estoril, possivelmente, não se aguentava na Segunda Liga. A decisão, tomada a quente, depois de uma derrota numa prova secundária, que ainda não está perdida, não abona em favor da postura racional que se exige a um Presidente. O presidente Varandas, no aspecto desportivo, mostrou ser mais do mesmo. Mostrou estar ao nível do mau dirigismo português. Um Presidente, tipo "pato bravo". 

 

Mostrou que está refém das claques, das bancadas. Os adeptos pensam (ou não pensam)  o Clube na base da irracionalidade. O Presidente não o pode fazer. As claques venceram. O Presidente foi derrotado. Se considera que é esse o caminho começa muito mal. A irracionalidade venceu o bom senso. Seja qual for o treinador que substitua Peseiro, mesmo que seja Mourinho ou Guardiola, ou até os dois, não será campeão com este plantel. Ao que parece, os adeptos ficam satisfeitos com boas exibições. Eu, sou do contra, prefiro comemorar títulos.

 

Mas o problema do Sporting não é apenas de plantel ou de equipa técnica. O problema é de estrutura e de organização. A construção de uma equipa vencedora, não se faz de um dia para o outro. A anterior Direcção, mau grado, a situação em que deixou o Sporting, até esteve no bom caminho, desportivamente, nos dois primeiros anos. Depois começaram as loucuras do Presidente destituído e deu no que deu. Este Presidente que viveu o Sporting por dentro parece que não aprendeu nada. E de uma outra forma quer seguir as mesmas "pisadas".

 

Esta má decisão, pode ser o pronúncio de uma caminhada que levará ao insucesso. E poderão ser mais 16 anos sem títulos. Na campanha eleitoral afastei-me de Varandas, pelo seu posicionamento de querer agradar a gregos e troianos. Nos debates surpreendeu-me pela negativa, nomeadamente pelos ataques de personalidade que fez a alguns adversários. Foi o escolhido pelos sócios, como o anterior. Começo a duvidar que tenha sido uma boa escolha. Rendeu-se às claques. Estas hoje rejubilam, como se vê por aqui. Amanhã quem estará na linha da frente, será o próprio Varandas.

 

E se no final do campeonato, a manter-se este plantel, a equipa ficar a mais de dois pontos do primeiro lugar e afastada de todas as competições, quero ver como vai justificar este despedimento, decidido numa noite mal dormida. Afinal, Frederico Varandas vem para unir ou desestabilizar?

 

P. S. : Achei alguma graça, sem a ter, aos obsessivos anti-Peseiro, que hoje voltaram em força, ausentes depois da exibição razoável e da vitória clara sobre o Boavista. Tiveram uma vitória que pode ser de Pirro, mas não sei se para o Sporting não terá sido uma derrota.

 ADENDA : Um leitor defendeu nos comentários, que Peseiro não foi despedido por pressão das claques. Talvez faça sentido. Segundo os ultimos desenvolvimentos na Comunicação Social, sempre foi intenção de Varandas despedi-lo. E não o fez, no imediato, porque a equipa estava invencível e no primeiro lugar. Diz-se que até já teria treinador "apalavrado". Apenas esperou que se criasse o ambiente propício. A ser assim, e digo-o com todas as reservas, ainda me parece mais grave. E leva-me a questionar o carácter do cidadão Varandas.

publicado às 15:30

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


51 comentários

Perfil Facebook

De Sérgio Luís Tavares a 01.11.2018 às 18:53

Estiveram 10.500 pessoas no estádio, e se calhar houve 1.000 que não contestaram a pobreza franciscana a que assistiram. E provavelmente aqui estou a ser optimista.

Quem esteve no estádio facilmente se apercebeu que a maior contestação veio das bancadas centrais e não das claques, o resto é conversa.

O treinador não foi despedido pelas claques, foi despedido pelos sócios.

Se a vontade dos sócios foi soberana para correr com o maluco, também tem que ser soberana para correr com o treinador.

Dito isto, se eu tivesse a responsabilidade de gerir o clube não tinha despedido o homem ontem.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 01.11.2018 às 19:10

Peseiro foi despedido por Varandas. É uma competência sua. Os sócios não têm esse poder. Não está nos Estatutos.
Perfil Facebook

De Sérgio Luís Tavares a 01.11.2018 às 19:15

Sabe muito bem o que é que eu quis dizer.

A sua opinião é a sua opinião, a minha opinião é a minha opinião. Cada uma delas vale o que vale.

Ponto final no assunto!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 01.11.2018 às 19:30

Ponto final. Obrigado.
Perfil Facebook

De Luis Vicente a 01.11.2018 às 19:10

Boa noite!!
Aqui está um post com muito sumo e reflexão,para os adeptos,independentemente do clube que gostam.
O cancro do atual futebol são as claques e tudo que as envolve.
Mais grave é quando as direções dos clubes se deixam raptar por esssas mesmas,que mais não são que o mais reles a sociedade produz nas suas margens.
Sinceramente a actual situação do SCP,não me surpreende absolutamente nada.
Eu já aqui escrevi que o problema do Sporting,não é desportivo,mas sim o financeiro.
Tive a preocupação de ler o relatório trimestral do Sporting,e tem lá umas coisas muito interessantes,para serem lidas.
Há primeira vista parece que as duas coisas não estão ligadas,mas um olhar mais atento,possivelmente vai perceber com um olhar mais abrangente,sobre o despedimento o Peseiro é o curto consolado do SC.
Boa noite e cumprimentos.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 01.11.2018 às 19:24

Luís Vicente,

Pelos vistos não é financeiro. Há dinheiro para pagar despedimentos.
Perfil Facebook

De Luis Vicente a 01.11.2018 às 21:03

Pois há!!
Parece que o empresário do B.Fernandes,ainda está há espera,do 1,2 milhões de Euros,que cobrou pelo novo contrato do seu agenciado.
Se o agente "abicha" 1.2 quanto não abicha o .......
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 01.11.2018 às 20:42

Este despedimento vai dar origem a uma nova contratação numa altura em que há poucas opções. O que quer dizer que o escolhido não vai ser a desejada, novamente. Daqui a pouco tempo estaremos na mesma...
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 01.11.2018 às 20:53

Não me admiraria.
Sem imagem de perfil

De Pereira a 01.11.2018 às 20:51

O nível presidente tomou posse há 2 meses, tem feito a avaliação do treinador com o seu staff, os capitães de equipa e concerteza que já tinha a certeza que não era este o homem certo para o clube, a partir daí á primeira oportunidade tinha que prescindir dele, a oportunidade foi na taça da liga, como lpodia ser nos Açores, ou numa boa goleada em Londres. O presidente chegou á conclusão pelos conhecimentos que tem por dentro do clube que com este treinador, não tínhamos hipóteses nenhumas. Agora vem este Senhor Nação Valente que não tem os dados do presidente dizer que foi por causa das claques, não deve ter estado no Estádio ontem, porque eu estava na Bancada central e todos que estávamos ali também estavamos contra Peseiro, também somos das claques ?
Eu não vou nestas conversas deste post, o presidente já tinha os dados todos que este treinador não era o homem certo para o projeto dele. Agora que o caminho ficou mais estreito para o presidente ficou, mas ele assumiu e temos que confiar nos seus conhecimentos que tem da equipa, que são maiores que os meus ou do Sr. Nação Valente.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 01.11.2018 às 21:12

Obrigado pelos esclarecimentos que desconheço. Que Peseiro não era treinador deste Presidente já está claro. Mas não foi isso que disse durante a campanha, por razões eleitoralistas. Nem o disse quando tomou posse, porque o clube não tinha derrotas e estava em primeiro lugar. Hipocrisia?
Não digo que o Presidente não tem mais conhecimentos do que se passa dentro do clube. O que disse é que foi pressionado pelos adeptos. No texto deve ter lido "que está refém das claques e das bancadas". Ora nas bancadas não há só claques, embora esse seja o título do post.
Se tivesse coragem e frontalidade teria assumido que o substituiria quando fosse eleito, como fez outro candidato e que por isso foi logo criticado e quase marginalidado. Mas esperou pela oportunidade certa. Gente que age assim, não merece a minha confiança.
Sem imagem de perfil

De Pereira a 01.11.2018 às 21:20

Mas é lógico que esperou pela oportunidade certa, imaginemos que o treinador ganhava tudo e a equipa fazia grandes exibições , ia correr com ele ?
Ainda por cima tem um discurso da caca, depois de um mau jogo e derrota.
- Ainda não foi muito mau - Este treinador ao considerar mais ou menos estas palavras, quis dizer que não tem condições para colocar a equipa a jogar muito melhor e passa aos jogadores que é para continuarem neste padrão.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 01.11.2018 às 21:28

Eu não sei o que passa aos jogadores, não estou lá dentro. Sei o que passa para fora, para a opinião pública. São coisas diferentes.
Sem imagem de perfil

De João a 02.11.2018 às 03:23

Mas é perfeitamente normal que tenha dito que durante a campanha era o seu treinador, a bem da estabilidade, como disseram todos os candidatos, excepto 1! Como também é normal mudar de ideias ou ser obrigado a mudar de ideias maia depressa, tendo em conta os resultados e a qualidade de jogo ridícula.

Errado seria, e foi, falar de um treinador, desprezando o que estava contratado como fez PMR, quem nem oportunidade daria caso tivesse ganho as eleições.

Varandas deu uma oportunidade e Peseiro falhou, como tal sai, natural e simples
Sem imagem de perfil

De JCR a 01.11.2018 às 23:44

Caro Nação Valente,

Após quase 2 meses de ausência deste blog, tive que vir aqui hoje novamente comentar, após a instabilidade que o presidente Varandas criou, e tudo por causa de continuar a ser refém das claques, que como a gente bem sabe, são os "soldadinhos de chumbo" do lunático destituído, que ontem e hoje, quase de certeza, com os seus lobotomizados acéfalos apoiantes, devem ter ido festejar esta vitória, porque para eles, tudo de mal que aconteça no SCP, é uma vitória, e Varandas deu-lhes completamente isso!

As suas palavras, são completamente as minhas, tudo o que comentou, eu também assim penso.

Não estou aqui, claro está, a defender Peseiro, porque ele meteu-se nisto, agora pagou as consequências, mas vistas bem as coisas, foi o único que teve coragem de se apresentar como treinador, dadas as condições infernais em que o SCP estava, e só por isso, é que eu respeito Peseiro, porque foi o único a dar o corpo às balas, após o estado de sítio em que o SCP vivia, coisa que nem Sousa Cintra, e muito menos, Frederico Varandas, alguma vez fizeram!

Mas o que eu mais critico nisto tudo, além de Varandas ter sido domado pelas claques, é a falta de memória desta gente toda, ninguém se lembra dos tiros nos pés que nós, como clube, continuamos a dar ano após ano, e este mal foi agravado sem sombra de dúvida, pela demente direcção do lunático destituído, mas as anteriores direcções, também fizeram o mesmo, o que só mostra do porquê de não ganhámos nenhum título de campeão nacional, há 16 anos, e nos últimos 38 anos, só ganhámos 2 títulos, e isto, sem sombra de dúvida, não é culpa dos muitos treinadores que já passaram por Alvalade, mas sim, culpa única e exclusiva das várias direcções que o clube teve!

É claro que, após termos estado às portas do inferno, e termos perdido jogadores importantes, só 1 louco é que pode acreditar que o SCP, com o plantel que tem, pode ser campeão esta época, já a época passada, não tínhamos plantel para isso, e tive infelizmente razão, e este ano, é ainda pior, e como tal, nem que tívessemos aqui o melhor treinador do mundo, é que iríamos fazer qualquer coisa, disso, eu não tenho dúvida nenhuma, e como tal e repetindo-me, só 1 louco é que acredita que este ano, é que é, custa muito admitir isto, mas não será ainda este ano, porque o nosso plantel, é mau, tem uma grande % de jogadores que não têm qualidade para jogarem no SCP, é tão simples quanto isso!

É claro também, que Peseiro, não mostrou grandes capacidades, para alterar as coisas, o SCP joga pouco ou mesmo mal, e isso vê-se bem, mas se juntarmos a isso, o problema na comunicação que Peseiro tem, quando ontem, por exemplo, disse que o SCP jogou bem, além de Cintra e Varandas lhe terem tirado o tapete, é claro que tudo levava a que houvesse este desfecho, ou seja, a corda parte sempre pelo elo mais fraco!
Sem imagem de perfil

De JCR a 01.11.2018 às 23:45

PARTE 2:

Mas é o "timming" disto tudo, que abomino, comparando este caso ao do SLB, e explico, no nosso rival, perderam 1 jogo da Liga dos Campeões e 1 jogo do campeonato, aonde podiam ser líderes, com bastantes lenços brancos, mas o treinador manteve-se, nós, perdemos contra o Arsenal em casa, para a Liga Europa, ganhámos e bem ao Boavista, mas depois, voltámos a perder para a Taça da Liga - competição que eu acho que não trás qualquer benefícios, mas enfim... -, e toca logo a mandar embora o treinador, Varandas assim, continua a não trazer qualquer estabilidade ao nosso clube, e a comparação com o SLB assim demonstra que Varandas, em vez de ser proactivo, é infelizmente, reactivo, e em especial, às claques!

E já nem sequer vou falar no método de despedimento de Peseiro, que segundo rezam as crónicas, foi ontem despedido, por Hugo Viana e Beto, após o final do jogo com o Estoril, e só hoje, cara a cara, é que Varandas falou com Peseiro, pode não ser importante, mas mancha sem sombra de dúvida, os pergaminhos do nosso clube!

E relembrando 1 pouco o passado, de há poucos meses atrás, não há anos, dado ao que parece, esta gente toda, tem falta de memória, tirando a pouca credibilidade que Pedro Madeira Rodrigues acabou por mostrar, mas afinal, ele é que tinha razão, quando disse que Peseiro não era o seu treinador, mas a razão dele, para mim, foca-se só no ponto, de mostrar que afinal, todos os outros candidatos, que disseram que Peseiro era o seu treinador, seriam praticamente todos hipócritas, e em especial, Frederico Varandas, que em menos de 2 meses, mandou o treinador embora, para mim, isto foi 1 acto de pura hipocrisia, é nisto que estou e estarei sempre contra!

E a esta hora, ainda não haver 1 nome para novo treinador do SCP, sem ao que parece, ter sido comunicado à CMVM a demissão de José Peseiro de treinador do SCP, só mostra por A + B, que Varandas, não tem nenhum plano concreto para o SCP, porque se o tivesse, tinha dito antes das eleições, que Peseiro não era o seu treinador, e tinha apresentado o treinador que iria tomar conta do SCP, no dia 9 de Setembro de 2018, despedindo assim Peseiro, seria assim mais transparente, do que esta situação que agora criou, sem ainda haver sequer novo treinador, antes de 2 jogos deveras importantes, fora contra o Santa Clara e fora também, contra o Arsenal, só à conta da pressão das claques, é que se muda o treinador nesta altura do campeonato, treinador esse que para mim, nunca deveria ter entrado no SCP, mas se foi escolhido, teriam que ser dadas condições, coisa que manifestamente, não aconteceu, mas também, isso em parte, é culpa de Peseiro, que aceitou trabalhar em tais condições adversas!

Perante a desorganização actual que continua a existir no SCP, só 1 louco treinador é que quer vir treinar o nosso clube, ou então, será por dinheiro, coisa que infelizmente, como a gente sabe, não abunda!

Perante tudo isto, só espero que o comentário que hoje ouvi, na CMTV, não seja real, e que foi, "Varandas é 1 misto de Godinho Lopes e de BdC", mas ao que parece, e as acções começam a provar isso, o comentador, infelizmente, poderá ter razão, e assim sendo, isso é muito mau para o nosso clube, o Sporting Clube de Portugal!

Varandas já devia ter apresentado o novo treinador, como ainda não fez, está a fazer trabalho medíocre, vê-se que despediu Peseiro a pedido, sem plano nenhum para os próximos meses, e isso no futuro, paga-se!

Só espero que no futuro, quando se demitir o novo treinador - coisa que eu não desejo, mas a desorganização estrutural do nosso clube, leva a que isso quase de certeza aconteça -, Varandas use o mesmo método de despedimento, através dos "seus criados" Hugo Viana e Beto, cá estaremos para ver se o mesmo acontece, porque felizmente, muitos de nós ainda temos memória, e é pena não podermos mostrar isso a quem de direito, ou seja, a Frederico Varandas!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 02.11.2018 às 00:44

JCR,
Obrigado pelo seu contributo. Frederico Varandas nunca me convenceu. Quando pressentiu a queda de Bruno pôs-se em bicos de pé.Saliento o seu oportunismo em colocar na sua Comissão de Honra, indefectíveis brunistas. Na Campanha eleitoral usou toda a demagogia. Havia certamente melhores candidatos.

Cinicamente manteve Peseiro até encontrar um motivo. Como o destituído que mandou um cozinheiro despedir Marco Silva, fez o mesmo com dois homens de mão. Receio que tenhamos um brunismo mais mitigado.
Sem imagem de perfil

De João a 02.11.2018 às 03:16

Opiniões contrárias e o desacordo de ideias são coisas normais e tipicamente até positivas mas não consigo compreender esta defesa de Peseiro e ataque ao presidente, mais curioso ainda porque este é o único sítio onde tenho encontrado este tipo de discurso ( excluindo Octávio Machado).

Peseiro era temporário, é um treinador fraco e acredito que quem vier fará melhor. Fará melhor esta época e preparara a próxima. E parece-me que todos, ou quase todos, concordam com isto.

Então, se o melhor para o rendimento da equipa é substituir um funcionário fraco, não tem o presidente obrigação de tomar esse tipo de decisões? Grave seria se não o fizesse...
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 02.11.2018 às 15:23

Peseiro tem a equipa em todas as competições e está próxima da liderança. Não há memória de despedimentos nestas condições.
Peseiro é treinador e é homem. Foi desrespeitado e despedido miseravelmente por um Presidente, no tempo errado. Mostra ser um líder fraco. Nem o destituído, com todos os seus muito defeitos, despediu um treinador a meio da época, nomeadamente após ter tomado posse.
Sem imagem de perfil

De Transmontano a 02.11.2018 às 07:04

Eu nunca quis o Peseiro como nosso treinador, mas na altura da sua contratação Peseiro foi o único que aceitou treinar um plantel desequilibrado, fraco e sem dinheiro para contratações que possam fazer esquecer Patricio, Gelson ou William.

A realidade do nosso Clube vai muito além de treinadores, jogadores e Presidentes..A realidade é que nos encontramos numa situação deveras alarmante, onde temos varias Facções cada uma tentando levar a sua vontade a bom porto, onde quem perde é só e unicamente o Sporting Clube de Portugal..

Estas facções dentro do Sporting são a causa de muitas derrotas nossas, pois foram estas facções que não deixaram o Mourinho vir para o Sporting, como foram também estas facções que levaram a debandada dos principais activos do Clube e foram estas mesmas que aplaudiram as atitudes destrutivas do Trafulha..

Enquanto existir esta cisão dentro do Sporting, nunca vamos ter um Sporting forte unido e capaz de lutar todos os anos pelo Titulo de Campeão...

Perfil Facebook

De José A Cristóvão a 02.11.2018 às 09:20

Completamente de acordo. Acresce que parace nãoser só Varandas que quer agradar a gregos e troianos, o PMAG Rogério Alves para ce ir na mesma linha. Não votei Varandas justamente pelo seu discurso dubio e me aperceber da sua rendição às claques ou talvez só "aquela claque"!
Sem imagem de perfil

De Francisco_ a 02.11.2018 às 11:23

Bom Dia caro NV

Longo texto, vamos a isto:

"Assumiu o cargo sabendo que era uma missão de muito risco. Quis assumir esse risco com a percepção que poderia dar volta à situação, e provar os seus méritos técnicos. Ao que me informaram, terá prescindido de um contrato nas "arábias", possivelmente bem mais interessante financeiramente."

JP estava desempregado. A equipa profissional do Sporting tinha treinador, que foi despedido por SC..em relacao ao contrato nas Arabias, tb se diz que ele prefere Portugal por causa das touradas.

"Sabia que tinha um plantel desfalcado e muito inferior ao dos adversários mais directos. No entanto, arrumou a casa e conseguiu manter a equipa na luta em todas as competições, estando a dois pontos da liderança. Nunca se desculpou com a evidente falta de qualidade do plantel, com a agravante de não ter podido contar com jogadores insubstituíveis, como Mathieu, Bas Dost e Raphinha."

Arrumou a casa, e verdade, despachando a torto e a direito e recusando jogadores..rejeitou dois laterais esquerdos (Jorge agora no Porto e Fabio Coentrao) pq disse que Jefferson e melhor(confirmado no caso de Fabio) e os dois jogadores que escolheu a tempo foi Diaby e Renan. Queixou-se (mais que uma vez) quando confrontado com exibicoes mediocres dizendo que so tinham jogado x numero de titulares do ano passado.
Pensava que ja tinhamos desmistificado a conversa do "a 2 pontos da lideranca" tipo que e so o lider escorregar...temos 4 (!!!) equipas a nossa frente..

"A equipa que jogou contra o Estoril, possivelmente, não se aguentava na Segunda Liga. " concordo a 100% com Peseiro ao leme aquele onze nao se aguentava na II Liga.

Em relacao a Varandas, acho que tem razao em algumas das coisas a que lhe aponta..acho que Varandas no dia em que tomou posse ou assumia JP ou nao..como JP ia ganhando (mal e porcamente) optou pelo caminho mais facil de deixar estar, sabendo que o iria despedir..

Sei que o meu caro nao gosta, mas a verdade e que JP e um perdedor, o seu percurso demonstra isso mesmo, nao foi o maior culpado por ter vindo (podemos apontar ao verdadeiro "pato bravo" SC), mas nao deixou de estar 4 meses a mais no clube.

Cumprimentos
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 02.11.2018 às 15:17

Caro Francisco,

Obrigado por comentar texto longo. Por isso percebo o longo comentário.
Quando este Presidente tomou posse a equipa estava no primeiro lugar e não tinha nenhuma derrota, tendo jogado no estádio da Luz. Depois perde em Braga, assumido candidato ao título, na minha opinião injustamente. Perdeu justamente em Portimão.

Os nossos adversários directos, com óptimos treinadores, só fizeram mais um, ou dois pontos, que nós.

Treinadores não perdedores, contam-se pelos dedos das mãos. Todos ou outros perdem, mais ou menos, dependendo das circunstâncias. Tirando "os guardiolas" diga-me quantos treinadores nunca foram despedidos.

Peseiro é um como muitos outros.Além de mal amado nunca teve o apoio deste Presidente. Começa bem. Está em todas as competições e próximo da liderança. Não me lembro de despedimentos, nestas circunstâncias. E fico-me por aqui para não ser muito longo.

Comentar post


Pág. 2/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo