Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

Com os campeonatos europeus na recta final, é já possível antecipar um cenário bastante realista relativamente à participação do Sporting no "play-off" de acesso à milionária fase de grupos da Liga dos Campeões, como terceiro classificado em Portugal.

 

A sua participação é uma certeza (quase) absoluta - salvo ser ultrapassado pelo Vitória de Guimarães que neste momento tem 5 pontos de atraso, com 2 jogos por disputar, algo que nem dá para imaginar -, no entanto, em dúvida, é se será cabeça-de-série ou não. As probabilidades não entusiasmam.

 

champions_league_draw.jpg

 

Nesta altura, o Sporting sabe que terá pelo menos quatro equipas com melhor coeficiente na mesma ronda. São elas o 4.º de Inglaterra (Liverpool, Manchester City, Manchester United ou Arsenal), o 4.º de Espanha (Atlético Madrid ou Sevilha), o 3.º de Itália (Roma, Nápoles ou Lázio) e Dínamo Kiev, que terminou o campeonato ucraniano no 2.º lugar.

 

Quer isto dizer que basta mais uma equipa com melhor coeficiente apurar-se para a mesma fase para que o Sporting passe para o lado dos não-cabeças-de-série, o que fará com que os emblemas citados... passem a ser potenciais adversários.

 

Na Alemanha, Hoffenheim e Borussia Dortmund são os dois emblemas que podem acabar em 4.º. Neste momento, o Hoffenheim parece o mais forte candidato, o que seria uma boa notícia para o Sporting, que tem um coeficiente melhor.

 

Depois, haverá mais 10 equipas que irão disputar a 3.ª pré-eliminatória, de onde sairão as cinco que irão completar o play-off. Basta que uma das apuradas tenha melhor coeficiente do que o Sporting para que a equipa portuguesa deixe de ser cabeça-de-série.

 

O que tudo isto sublinha é a redobrada importância de um bom planeamento de época e de plantel, para minimizar o risco de ser logo à partida afastado de uma das provas mais importantes e lucrativas do calendário. Veremos se Bruno de Carvalho e Jorge Jesus vão estar à altura do desafio. Esta época não estiveram, longe disso, em facto.

 

P.S.: O Sporting visita o Feirense na próxima jornada e fecha a época com a recepção ao Chaves. O V. Guimarães vai à Luz na próxima jornada e recebe o Feirense para terminar a época.

 

publicado às 04:09

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


42 comentários

Imagem de perfil

De Mike Portugal a 09.05.2017 às 08:25

Já estavamos preparados para isto desde o ano passado. E mesmo que tivessemos terminado o campeonato em 2º com entrada direta ou que passemos a pré-eliminatória, não nos escapamos do 4º pote da champions. Há que reconstruir o ranking.
Sem imagem de perfil

De Hraky a 09.05.2017 às 09:37

O Ranking constroi-se com vitórias e não vitórias morais.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 09.05.2017 às 09:41

O que é que isso tem a ver com o que eu escrevi?
Sem imagem de perfil

De Hraky a 09.05.2017 às 09:47

Tem a ver que os clubes, seja o SCP ou outro qualquer de menor dimensão relativamente aos seus congéneres Europeus devem saber que é muito dificil passar a fase de grupo da champions, mas já a liga europa é muito mais acessível, tem que haver mais objectividade mesmo dos clubes que têm acesso à liga europa em fazer pontos. O SCP fez bons jogos contra o Real Madrid e Dortmund mas o resultado foi igual, perdeu, já contra o Légia tinha forçosamente de ganhar, garantido o apuramento para a Liga Europa, aonde podia sim brilhar, amealhar mais pontos. Mas pronto preferem exaltar os bons jogos em detrimento dos resultados.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 09.05.2017 às 09:50

Mais uma vez, onde é que eu falei o que quer que seja sobre os jogos que o SCP fez o ano passado ou os jogos que ganhou ou deixou de ganhar?
Sem imagem de perfil

De Bento a 09.05.2017 às 09:47

Com este presidente e com este treinador?
Não vai ser fácil.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 09.05.2017 às 10:36

Com as contratações certas, acredito que sim.
Sem imagem de perfil

De pato a 09.05.2017 às 10:14

BdC/JJ vão fazer uma exposição á UEFA para deixaram o SCP entrar na Liga dos Campeões pois lideram o ranking das vitórias morais.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 09.05.2017 às 10:28

Ah, um atrasado mental.
Sem imagem de perfil

De pato a 09.05.2017 às 10:57

Estás-te a ver ao espelho,só pode.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.05.2017 às 15:31

Comentários deste cariz podem dar-lhe alguma satisfação, imagino, mas não contribuem de modo algum para o debate que procuramos incentivar.
Sem imagem de perfil

De pato a 09.05.2017 às 16:31

Limitei-me a responder.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.05.2017 às 16:41

Há muitas maneiras de responder e o caro sabe isso muitíssimo bem.
Sem imagem de perfil

De Gonçalo a 09.05.2017 às 10:00

Lembro-me na altura da eliminação Europeia se ter gerado uma discussão aqui no blog, com os soldadinhos do costume a tentarem provar a magnífica teoria de que o ranking para nada serve: "As contas fazem-se no fim, não é hora de criticar, está tudo bem" ; "Para que interessa o ranking se o campeão se qualifica directamente??" ; "nunca fizemos nada na Champions, que mal faz mais um ano igual aos outros??".

Como sempre, para esta gente a razão de todos os males eram os opositores a BdC/JJ, a comunicação social e os rivais (sobretudo os de encarnado). Depois, também como sempre, a realidade bate-nos de frente e mostra aquilo que um pouco de bom senso deixava adivinhar há vários meses atrás. Mas não faz mal, BdC já disse que para ele chega, para o ano é que é! Ufa!

Cada vez mais me convenço que estamos reféns destes adeptos, e da podridão que elegem.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 09.05.2017 às 10:35

É verdade que o ranking é irrelevante se ficarmos sempre em 1º. Mas como ninguém fica sempre em 1º, o ranking tem alguma importância. O problema é que o SCP não fica em 1º há muito tempo e apostou (mal) em jogadores errados para ficar em 1º.
Sem imagem de perfil

De Gonçalo a 09.05.2017 às 10:53

Naturalmente que sim, Mike. Parece-me que essa é a visão/conclusão de qualquer adulto com o mínimo de bom senso. Mas infelizmente essa qualidade vai cada vez mais sendo substituída por um pateta culto de personalidade que não faz bem nenhum ao Sporting.
Sem imagem de perfil

De Bento a 09.05.2017 às 10:54

Pois,jogadores errados,essa questão já não é nova.
Repito, com este treinador e com este presidente não vai ser fácil.
Pelas ultimas noticias, o treinador já terá guia de marcha, a ver vamos.
Sem imagem de perfil

De MG77 a 09.05.2017 às 14:20

Não, mesmo ficando em primeiro, o ranking não é irrelevante.

Ouvi muita gente a queixar-se de azar no sorteio, que nos calho um Real Madrid em vez de um Fenerbahce, um Dortmund em vez de um Leicester.

Pois umas das formas de se evitar um Real, Barcelona, Bayern ou outros tubarões é justamente um ranking mais elevado.

Estando no pote 3 ou 4, o Sporting de certeza iria calhar com um ou dois destes tubarões.

Estando na pré-eliminatória, o problema apenas se coloca um pouco mais cedo
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.05.2017 às 14:27

É bem verdade. O ranking é pertinente em qualquer cenário. Uma mera realidade.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 09.05.2017 às 15:15

Se formos campeão ficamos no 1º pote automaticamente, mas na realidade podemos passar para o 2º se tivermos um ranking pior que os outros campeões.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.05.2017 às 15:34

Em termos práticos não estou a prever esse cenário, contudo, sublinha-se a importância do ranking, hoje e sempre, até dando-se a eventualidade de eventualmente ser-se relegado para a Liga Europa.
Sem imagem de perfil

De HY a 09.05.2017 às 11:29

Estando de acordo com o essencial do post, gostaria de chamar a atenção para um pormenor que, infelizmente, não há planeamento que resolva: lembrem-se do que aconteceu no jogo na Alemanha com os gazproms e no que aconteceu no play-off com os russos... vai ser sempre muito difícil...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.05.2017 às 15:35

Essas imprevisibilidades gratuitas não negam de modo algum tudo aquilo que deve ser feito em preparação para a época e, no contexto deste post, para as provas europeias.
Sem imagem de perfil

De HY a 09.05.2017 às 21:41

Como disse, concordo com muito do que está escrito no post.

Agora "gratuitas" é que as imprevisibilidades em causa não são, Rui. De certeza que foram bem pagas...:-)))
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 09.05.2017 às 11:33

Apenas colhemos aquilo que semeamos.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 09.05.2017 às 14:30

Também Rui mas não podemos desprezar o contributo do "remanescente" que não teve capacidade para ser alternativa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.05.2017 às 15:27

Pode não ter existido uma alternativa viável, é verdade, mas não nega tudo o que ocorreu em torno de Bruno de Carvalho e as acusações e afins de que aqueles que não o apoiaram foram alvo.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 09.05.2017 às 15:33

Isso tem muito que se lhe diga Rui, mas já faz parte do passado e o que interessa agora é o futuro, o que quis dizer com o meu comentário é que não temos que nos lamentar de nada, estamos nesta posição de ranking pela fraca prestação europeia e olhe que não é só no consolado do JJ tivemos uma época afastados das provas da UEFA (2013/14) por exemplo, mas isso pronto já faz parte do passado o foco tem de ser o futuro crescendo progressivamente (como se fez no consolado do PB).
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.05.2017 às 15:39

Por ingrato que seja, aceito a derrota quando é necessário aceitar. O que não admito é a propaganda avulsa que nos tem servido de premissa nestes últimos anos sem qualquer proveito útil, salvo, naturalmente, alimentar egos inflamados e interesses pessoais.
Sem imagem de perfil

De Aracaçu a 09.05.2017 às 11:45

Nem sequer quero imaginar esse playoff... vai ser 1 sofrimento e tanto.

E o pior é que a entrada na Liga dos Campeões é algo absolutamente fulcral para o futuro desportivo (mas sobretudo financeiro) do Sporting.

Se cairmos para a Liga Europa vai ser um rombo enorme no casco... nem quero pensar nisso, mas que vamos sofrer, lá isso vamos.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.05.2017 às 17:01

A julgar por tudo aquilo a que temos assistido com Jorge Jesus, qualquer embate na Europa vai dar sofrimento. Veremos, entretanto, o que a pseudo-estrutura faz com o planeamento da época e do plantel.

Aqueles que alimentam esperança na saída do treinador, não vai acontecer, por várias razões.
Sem imagem de perfil

De João Gonçalves a 09.05.2017 às 12:08

Para já, e para assegurar o terceiro lugar sem quaisquer dúvidas, é tudo a torcer por uma vitória do Benfica sobre o Guimarães no próximo sábado...
Depois, e mais a sério, a situação do Sporting é resultado da falta de aposta nas competições europeias nestes últimos anos. Com JJ o Sporting saiu demasiado cedo das provas europeias e com resultados quase sempre medíocres.
Este ano existe alguma desculpa para esse facto pois Real Madrid e Dortmund são de outro campeonato. Mas o Légia não era…

A partir da próxima época as coisas ainda se vão tornar mais complicadas, pois apenas o campeão entra directamente na Champions. Os outros dois terão de passar por pré-eliminatórias ou pelo play off…
Mesmo Benfica e FCP não podem ficar descansados pois para além de apenas uma equipa das três entrar directamente, a posição no ranking destes dois também tem vindo a descer. Passam a fase de grupos da Champions com resultados apenas razoáveis mas são logo eliminados nos oitavos de final. Portugal manteve-se uns anos no sexto lugar da UEFA devido a boas prestações na Liga Europa, coisa que nos últimos dois anos não aconteceu…

Provavelmente terá de haver uma nova fase de “seca” tentando ganhar pontos para o ranking do país através de uma maior aposta dos clubes portugueses na Liga Europa, competição onde poderemos chegar um pouco mais longe.
Os prémios de entrada na Champions são uma boa almofada financeira para o resto da época. Sem eles as coisas ficam mais difíceis…

Com apenas o campeão apurado para a Champions em 2018-2019, prevejo uma loucura ainda maior na próxima época a nível de comunicados, newsletters diárias e parlapié dos paineleiros televisivos… Nem o Vídeo Árbitro irá ter descanso.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.05.2017 às 14:33

Caro Gonçalo,

A realidade nua e crua, hoje e sempre, é que compete-nos tentar ir o mais longe possível em qualquer competição que disputamos. É óbvio que, por vezes, somos obrigados a definir prioridades, a exemplo simples do que Leonardo Jardim está a fazer no Mónaco face aos jogos que tem pela frente, ou José Mourinho no Man U, mas as provas da época não é uma ementa em que escolhe somente o que agrada. Assumimos, desde o primeiro dia, a responsabilidade de as disputar todas, dentro do máximo da nossa capacidade. Não é isto que tem acontecido nestes últimos anos no Sporting, especialmente com Jorge Jesus ao leme.
Sem imagem de perfil

De João Gonçalves a 09.05.2017 às 15:15

Não sou Gonçalo, mas não faz mal...
Concordo com o que escreveu.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.05.2017 às 15:29

Peço desculpa, o Gonçalo está um pouco mais acima. A resposta, no entanto, fica inalterada.
Sem imagem de perfil

De Pedro Miguel a 09.05.2017 às 14:30

E se ainda vão disputar o playoff bem se deve ao que o Benfica e Porto fazem na Europa. E para o ano a "mama" acaba-se. E aí será problemático para todos. Está mais que na hora do Sporting também contribuir com alguma coisa para o ranking. Não é só "mamar" o dinheiro de acesso à Champions à custa do que têm contribuído Benfica e Porto.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.05.2017 às 14:39

Há alguma verdade nesse argumento, mas não devemos perder de vista que os outros dois clubes não tentaram o seu melhor na Europa directamente para o benefício do ranking e mais indirectamente do Sporting. Fizeram-no porque é totalmente em interesse seu fazer, por razões óbvias.

Fundamentalmente, todos os emblemas lusos que disputam a Europa têm de ter consciência das implicações alargadas da sua participação.

Daí que desejar o insucesso dos rivais nacionais nas provas europeias acaba por ser contraproducente.
Sem imagem de perfil

De Pedro Miguel a 09.05.2017 às 20:57

Sim, nesse sentido é benéfico para todos que haja bom desempenho das equipas portuguesas na Europa.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 09.05.2017 às 18:27

Isto está tudo certo... ao não fazermos boas campanhas europeias, corremos o risco de apanharmos equipas fortes... mas existem dois aspectos que não vi referidos:

1- Qual foi a nossa época com a pior pontuação europeia?! talvez aquela em que ficámos em 7º.... e fora da europa?!

2- Vão buscar o histórico de playoffs de acesso à Champions, e digam-me quantas vezes o passámos....
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.05.2017 às 18:59

E... voltamos ao velho argumento de dois negativos fazerem um positivo ?
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 09.05.2017 às 22:01

Mas qual positivo?! Num post que fala sobre o nosso ranking deveria ser dito qual foi a nossa pior pontuação nesse ranking... e já agora quantas vezes como cabeças de serie passamos o playoff... porque contar bem a história não invalida os falhanços da época actual.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo