Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A procissão vai no adro

Naçao Valente, em 12.09.23

Quando era muito jovem, jogava futebol de rua, nomeadamente no adro da igreja, quando não havia procissão. Nesses jogos, éramos todos jogadores e árbitros. Mas quando íamos jogar a uma povoação próxima, inventava-se um juiz de campo.

Numa partida entre aldeias, em que não tive lugar dentro do campo, fui convidado para arbitrar. Só que a minha competência de árbitro, era ainda pior que a de futebolista. Sem conhecimentos da função, limitei-me a deixar jogar, até que na assistência começaram os protestos: "mas o árbitro não apita?" Em consequência, fui substituído por um adulto, por sinal grande sportinguista.

Ainda-a-procissão-vai-no-adro-e-já-o-andor-vai-a

Mas o que queria salientar com este introito, é que assim que fui nomeado, veio falar comigo um jogador da minha equipa, que me disse discretamente: “olha que tens que apitar contra os gajos". Isto significa que a tendência para aldrabar em proveito próprio faz parte da nossa natureza, e revela-se até em jogos a "feijões” como foi o caso.

Se assim é, parece-me lógico que numa competição, onde estão em jogo muitos milhões, para além de vitórias desportivas, esse comportamento seja habitual. Neste campeonato ainda só passaram quatro jornadas e os casos não param de acontecer. O clube das Antas que não está a jogar “um chavelho” ganhou os três primeiros jogos, com muita água benta. O nosso Sporting, na época anterior, em situação idêntica, já tinha perdido pontos e mais pontos. Mesmo descontando o meu facciosismo clubista, parece-me que a tendência para a batota, mesmo com todas as tecnologias, é uma realidade.

Numa breve pesquisa sobre vitórias em campeonatos nacionais, verifiquei que até 1984 o SLB tinha 26 vitórias, o SCP 20, e o clube das Antas, 7 . Depois de 1984, O clube das Antas, 23, o SLB, 12 e o SCP, 3.

O que mudou em 1984: a chegada à presidência das Antas, do senhor Pinto da Costa. Mas como se explica esta mudança nas vitórias? Bem, ganhou mais jogos, fez mais pontos. Certo. A questão é saber como os ganhou. A melhor resposta está no “Apito Dourado”, como se veio a provar-se no início do século XXI, ou seja a criação de um “sistema” para condicionar as arbitragens, em seu benefício. Será só isso? Possivelmente não, mas que ajudou, ajudou.

Depois do infame apito dourado este “sistema” sofreu algum abalo, mas os do costume arranjaram maneira de voltar a influenciar fora das quatro linhas, como está a acontecer esta época, com a procissão ainda no adro. E o mais preocupante é que não vejo uma luz ao fundo do túnel. Com os interesses económicos que estão em jogo, e os domínios instalados, não basta ser o melhor em campo.

publicado às 03:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


24 comentários

Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 12.09.2023 às 04:40

-" E o mais preocupante é que não vejo uma luz ao fundo do túnel."-
Nem eu, nem eu caro Nação Valente.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.09.2023 às 11:28

Carlos N.T.

Mudar um "sistema" que teve tempo para se implantar, enquanto os outros chamados grandes,dormiam na forma, é muito complicado.

Mesmo depois do processo apito dourado, ter desmascarado a situação, o "sistema" conseguiu adaptar-se e sobreviver. E está de tal modo entranhado na nossa sociedade, que não sei como reverte-lo.

Os seus protagonistas sem ética, sem vergonha, perceberam que têm impunidade para continuar.
Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 12.09.2023 às 08:42

Os jogos passarem a ser apitados por robots. É que os robots não ligam a fruta.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.09.2023 às 11:29

Orlando Santos,

Pois, mas os robots são programados por humanos.
Sem imagem de perfil

De FF a 12.09.2023 às 10:09

Bom-dia,
O problema teria solução se o governo em particular e toda a classe política ousasse fazer o que deveria. Mas toda essa gente, que se sente como peixe na água, no antro da corrupção generalizada, nada fará dado que beneficia do sistema instalado na sociedade.
Cada povo tem o governo que merece.
FF
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.09.2023 às 11:50

FF

Obrigado pelo contributo.

Num regime democrático, com divisão de poderes, não é fácil impor a partir de cima, seja o que for, porque há na engrenagem muitos poderes, e muitas vezes são os pequenos que a emperram.

A partir do momento em que os órgãos desportivos têm autonomia, o poder político não pode intervir. E se o fizesse seria acusado de antidemocrático, com implicações imponderáveis. Por outro lado o poder político democrático é condicionado pelo voto e foge do atoleiro do futebol, como o diabo da cruz.

A corrupção no futebol é transversal a governos e ideologias. A corrupção está na natureza humana, e por isso é muito difícil de combater. Existe nas democracias como nas ditaduras. Com todos os seus defeitos, prefiro as primeiras..

A corrupção tem de se combater dentro do limite do primado do direito. Não conheço outra forma, porque nos sistemas antidemocráticos, nem se pode contestar.
Sem imagem de perfil

De FF a 12.09.2023 às 13:16

Boa-tarde, caro Nação Valente
Tem toda a razão no que à classe política que temos diz respeito, que já demonstrou o que é e o que vale.
Mas tratando-se de um caso de corrupção, compete ao MP investigar e deduzir acusação a não ser que, e eu não quero acreditar, a Instituição tenha sido contaminada pelo virus.
FF

Sem imagem de perfil

De Leão de Porto Salvo a 12.09.2023 às 13:19

Caro Nação Valente,

Esperando que se encontre bem, também eu prefiro a democracia á ditadura, onde, aliás, a corrupção é muito mais presente.

No entanto, o Estado deve ser um elemento regulador das várias actividades, definindo obrigações, deveres e direitos.

Concretamente no futebol, dou o exemplo da centralização dos direitos de transmissão televisiva, a qual nunca se daria se estivesse dependente da vontade dos vários clubes, mas que teve de ser regulamentada pelo Governo, sendo da responsabilidade da Liga á forma como a iria implantar, um pouco á imagem das normas emanadas da Comissão Europeia e que os diversos Governos têm de transpôr para a respectiva Legislação, sob pena de sanções monetárias, maioritariamente.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.09.2023 às 14:47

Caro Leão de Porto Salvo

Obrigado pelo contributo. Levanta uma questão pertinente, relacionada com a intervenção do Estado como regulador, como aconteceu nos direitos de transmissão. O funcionamento dos diversos órgãos está regulamentado. .

No entanto, no que diz respeito à organização do futebol profissional não vejo como possa acontecer. Tendo no topo a FPF, o modo de funcionamento está definido em legislação própria. A questão tem a ver com quem a aplica e como a aplica..

Tendo as pessoas tendência para colocar primeiro os seus interesses, e havendo muita desonestidade, não me causa estranheza o desvio às normas. Talvez devesse existir maior fiscalização e fortes penalizações, para quem prevaricasse.
Sem imagem de perfil

De João Penaguião de Lemos a 12.09.2023 às 10:49

Bom comentário, subscrevo inteiramente
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 12.09.2023 às 11:15

Não tenho dúvidas que Pinto da Costa montou uma rede criminosa, baseada em ameaças, subornos, pressões e chantagens para conseguir vitórias criminosas.

Pinto da Costa é um criminoso. Pinto da Costa é um corruptor ativo. Pinto da Costa é o cabecilha de uma organização de capangas como o guarda Abel e Fernando Madureira.

A história lembrar-se-á bem do tipo de gente que um dia presidiu ao FC Porto. E alguns portistas terão vergonha, outros não.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.09.2023 às 12:07

Juskowiak

Costuma dizer-se que o pior cego é o que não quer ver. Possivelmente a maioria dos adeptos do clube das Antas, mesmo sabendo da vigarice montada, vão assobiar para o lado, porque não poem em causa quem lhes dá vitórias.

A rede criminosa que Pinto da Costa montou, quando foi desmascarada publicamente, sobreviveu porque o controle estava entranhado no próprio sistema de justiça.

Adaptou-se à mudança, e hoje continua a condicionar órgãos de arbitragem com uma pressão contínua. Fazer a denúncia constante, parece-me ser um caminho para melhorar a situação.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 12.09.2023 às 12:19

NV,

"...e hoje continua a condicionar órgãos de arbitragem com uma pressão contínua."
Não é só a pressão. Continuam as ameaças físicas.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 12.09.2023 às 11:23

Amigo Nação Valente

O futebol é fértil em histórias sobre "conselheiros matrimoniais", "toupeiras" e "padres" que curiosamente vão dar quase sempre a um de dois sítios: Antas e Luz. Há uma estratégia superior que está montada de modo a beneficiar um desses clubes, talvez de acordo com o controlo que é exercido nessas circunstâncias. Pinto da Costa é um "mestre", mas tem bons "alunos" no Benfica. Vivemos nisto há algumas décadas, e não há maneira de se introduzir justiça desportiva no futebol!

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.09.2023 às 12:18

Amigo Leão Zargo

De facto, o Benfica em vez de combater o sistema procurou apropriar-se dele. Nessa luta, o Sporting, de entre os " grandes" está sozinho. Deste modo, é quase impossível introduzir justiça desportiva no futebol, como bem diz.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 12.09.2023 às 13:30

Leão Zargo, concordo só parcialmente.

Portugal inteiro sabe que tipo de gente são LFV, Paulo Gonçalves, e companhia. Tendo a simpatizar com Rui Costa, por isso por enquanto ainda lhe dou o benefício da dúvida.

Mas perto de Pinto da Costa não passam de passarinhos que comem as migalhas de batota que o Antas deixa cair.

NENHUM, repito, NENHUM mafioso português se aproximou sequer de Pinto da Costa. É como comparar um qualquer narco colombiano dos anos 80 a Pablo Escobar.

Vejo a cobardia que o Antas consegue induzir aos árbitros, ainda hoje. Qualquer árbitro apita as simulações de Taremi por instinto de sobrevivência, e o maior problema é que "Taremis" já há no Porto há 40 anos.
Sem imagem de perfil

De RCL a 12.09.2023 às 13:57

É preciso cuidado com os comentários, lembrem-se do que aconteceu ao autor do. :”golpe de estádio”. Brutalmente agredido e os agressores como é hábito para aquelas bandas escaparam como enguias.
Quando o estado se demite……
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 12.09.2023 às 16:33

It’ s all about the money. Portugal é um país pobre, parco em recursos naturais onde a economia vive de alguns sectores como o turismo, a metalomecânica, os sapatos, pasta de papel e pouco mais que alimentam a economia. Um dos sectores que também gera receitas interessantes é o futebol. Infelizmente o futebol é gerido por pessoas muito pouco aconselháveis, já aqui o escrevi algumas vezes, conheci profissionalmente alguns actores, LFV à cabeça, mas também Bartolomeu( Leiria), António Salvador e Filipe Soares Franco. Sendo personagens completamente diferentes, não entregaria a nenhum deles a gestão do meu património, por uns seria roubado, por um outro estaria falido em pouco tempo. Também conheci Pinto da Costa, num jantar em Alverca antes de um Alverca vs Porto, um tipo com espírito, que o LFV idolatrava. Voltemos ao dinheiro e ao país pobre, o futebol sendo uma actividade, um negócio que gera muito dinheiro fácil, obviamente chamaria para ela o pior que existe, gente sem escrúpulos, gente sem princípios, manhosos, ladrões, corruptos, etc, é assim o mundo. Há dinheiro para ganhar, eu quero, mais ainda quando se pode ganhar dando vassalagem a quem tem o poder. Pinto da Costa é esperto, infelizmente a esperteza deu-lhe para a vigarice, criou um monstro que possivelmente já não domina totalmente( LFV aprendeu com o mestre, contratou o advogado toupeira), mas sufocou de corrupção e aldrabice o futebol português, que não se libertará do garrote. Era necessária uma revolução( não gosto muito do termo), mas não vejo outra forma de acabar de vez com a podridão reinante.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.09.2023 às 19:45

Luis Carvalho

Obrigado pelo contributo. Faz uma descrição correta da situação do nosso futebol. Esta modalidade, a mais popular e que mobiliza muitas paixões, tem atraído para a gestão dos clubes que a praticam, pessoas "muito pouco aconselháveis". Refere alguns nomes, mas lembro-me de outros, de má memória.

Diria que Pinto da Costa para além de esperto, é chico-esperto. E foi essa característica que lhe permitiu criar o "sistema" que já não domina exclusivamente, mas que não o impede de manter alguma influência. LFV, na minha perspetiva, não passou de um aprendiz de feiticeiro. Tentou seguir o mestre, mas falhou.

A corrupção e a vigarice já é endémica. Concordo, precisava de uma revolução no sentido de a partir do ponto zero e construir tudo de novo. Mas quem sobreviveu ao apito dourado, vai continuar no mesmo caminho.
Sem imagem de perfil

De Yazalde a 12.09.2023 às 17:49

A única maneira de acabar com o maldito sistema, era a justiça estrangeira ueffa por ex ,meter se cá a vesculhar desses dois clubes trafulhas do sistema, e castigar as aldrabices, sem poder competir uns anos nas competições europeias, e segunda divisão, e tirarem lhes os títulos ganhos indevidamente, já que a justiça desportiva português não funcionava eram obrigados a fazer ló , se não a seleção não participava, desde prisão dos autores e dirigentes novos , e a partir daqui visionados pelos estrangeiros, e por árbitros estrangeiros, também no var, o futebol assim funcionava, acabava muitos tachos, está visto Portugal é o país mais corrupto na Europa, no futebol e na política, todos os dias aparecem esquemas, os das Antas não são grande coisa, mas as toupeiras também não.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.09.2023 às 19:47

Yazalde

Entre eles .venha o diabo e escolha

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo