Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




vieira-gomes-1_770x433_acf_cropped.jpg

Para lastimável descrédito do Desporto e da Justiça deste singular país, tem-se constatado ultimamente a tendência de alguns dos maiores devedores ao fisco e à banca (isto é, a todos nós, cidadãos contribuintes) - nomeadamente empresários da construção civil e da imobiliária - se refugiarem comodamente como altos dirigentes de populares clubes de futebol. Um expediente habilidoso que, resistindo ilicitamente ao cumprimento da lei e das dívidas, lhes permite garantir a manutenção da sua vida confortável, em prejuízo das vítimas ignoradas e sofredoras dos seus calotes.

A fim de conservar o seu poder (indispensável à sua segurança) esses astutos personagens cultivam avidamente o apoio das aduladoras e inconscientes massas adeptas dos seus clubes, usando simultaneamente o seu prestigioso estatuto na conquista de uma influência cada vez mais notória e pessoalmente interesseira sobre as variadas instâncias desportivas, políticas ou da comunicação social – o que resulta, obviamente, numa promiscuidade crescentemente suspeitosa e altamente perniciosa para a imprescindível integridade do movimento desportivo nacional, sobretudo o futebolístico.

Neste particular e inflamado contexto, não surpreende que o comum observador manifeste o seu repúdio pela frequente e desavergonhada exibição pública, nas elegantes tribunas dos estádios e outros locais, desses desafiantes grandes caloteiros, principalmente quando ladeados de governantes e políticos igualmente destituídos de pudor.

Texto da autoria de Leão da Guia

publicado às 03:33

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


31 comentários

Sem imagem de perfil

De Benfiquista do Mindelo a 06.08.2019 às 09:22

Já agora quanto é o Sporting deve a todos nós. Este leão de guia já ouviu falar das Vmoc, pior, onde andava este senhor qdo se ouviu falar do perdão de 2 terços de valor total dessas vmoc.

Pois pimenta no cu dos outros é refresco. Que eu saiba, o Vieira vai pagando as suas dívidas, o mesmo não pode ser dito do Sporting.

Que pena termos que esperar muito, já me aptecia espetarvos mais 5 no bucho.

Benfiquista do Mindelo
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.08.2019 às 09:30

Talvez que seja a altura ideal para vos "espetar 7 no bucho" novamente!!!
Sem imagem de perfil

De Carlos Silva a 06.08.2019 às 17:04

ora aqui está.... nada como responder a uma provocação dum resultado com 2 dias... com um com uns 34 anos....

E claro... é o que mais está para acontecer para breve é o sporting espetar 7... lol
Realidadeeee... helloooo ?

quanto ao leao da guia.... antes de escrever comentarios pseudo-intelectuais... ainda nos ha-de explicar onde é que as dividas aos bancos sao dividas aos contribuintes....

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.08.2019 às 17:11

Agora fiquei significativamente incomodado com a sua observação(?)

Quanto ao resto, vindo de quem vem, é simplesmente de ignorar.

Passe bem e regresse ao seu usual habitat, já que aqui não faz falta!
Sem imagem de perfil

De Fernando Santos a 09.08.2019 às 16:12

Cada vez que um sportinguista relembra os 7-1 também se deviam relembrar quem nessa época fez a dobradinha, o Sport Lisboa e Benfica....
Certos resultados ficam para a história, uns dão campeonatos (os famosos a 6-3). supertaça (estes 5-0), outros só dão para bocas sem nada ganho para museus e historial (esses 7-1).

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.08.2019 às 16:30

Não é a minha norma, mas não resisti perante a boca do outro leitor.
Sem imagem de perfil

De Jorge a 06.08.2019 às 09:40

Hehehe...

Se alguém não percebeu o que são massas aduladoras e inconscientes (com um toque de arrogância e imbecilidade para temperar), aqui está um exemplo.

Perfil Facebook

De Jose Coelho a 06.08.2019 às 15:44

mas falou alguma mentira? não foi perdoado dinheiro do bes que estamos a pagar ao SCP? falta credibilidade quando só apontamos aos outros quando temos em casa igual
Sem imagem de perfil

De Jorge a 06.08.2019 às 16:43

"falta credibilidade quando só apontamos aos outros quando temos em casa igual"

Por essa ordem de ideias, como você implicitamente reconhece, também não tem moral para apontar o que quer que seja e perdeu uma boa oportunidade de estar calado.

E se reparar o comentário é sobre a postura e tom do comentário e não sobre os SUPOSTOS factos que foram referidos. Mas se calhar já estou a pedir demais...
Sem imagem de perfil

De José Coelho a 06.08.2019 às 21:19

Mas o post é meu? Fui eu que vim dizer que andamos a pagar dinheiro do BES gasto no scp? Como implicitamente reconhece isso aconteceu mas o post só fala dos outros
Sem imagem de perfil

De JCR a 12.08.2019 às 00:04

O lampião do Mindelo, deve ainda pensar que o orelhas está a pagar as suas dívidas ao Novo Banco/antigo BES, da mesma forma que ele pagou a dívida por ter roubado 1 camião...há, mas aí, já não foi a tempo, e o tribunal puniu-o com pena de prisão, mas qual milagre, houve 1 amnistia que o ilibou de ir apanhar sabonetes no balneário...tenham mas é vergonha na cara, e discordo do Leão da Guia, as massas adeptas, são tudo menos inconscientes, pelo menos, as do clube das Toupeiras, tem bem na consciência, que fugir à lei naquele clube, dá benefícios neste país, basta ver a realidade dos dias de hoje, para ver que tenho razão no que digo!
Sem imagem de perfil

De António Tavares a 06.08.2019 às 09:46

O Sporting é um devedor crônico e já lhe perdoaram parte da dívida. Moralismo fica mal. E mais, então não eram 400 milhões de dívida do senhor Vieira, hoje já são 55 milhões?
Perfil Facebook

De Hugo Marinho a 06.08.2019 às 11:39

Os benfiquistas que defendem as dividas do Vieira deviam ser obrigados a paga-las sozinhos.Eu nao tenho que andar as pagar as dividas do amigalhaco do costa e do centeno
Sem imagem de perfil

De João Carvalho a 06.08.2019 às 14:46

Defender dívidas? Mas de não houvessem dívidas os bancos não existiam. Grave não é ter dívidas, ainda bem que as há, grave é não pagá-las e, pior, não pagar os juros, como acontece actualmente com o SCP, porque é disso que visem os bancos.
Não me lembro da última vez que o SCP pagou juros sobre as centenas de milhões que tem de dívidas ao sistema bancário português.

Saiu na CS:

"Reestruturação da Dívida de LFV
LFV ganhou mais cinco anos para liquidar a dívida de quase 400M de euros que tinha com o antigo Banco Espírito Santo e que passou para o Novo Banco, avança o semanário ‘Expresso’. A maior parte da dívida diz respeito à Promovalor, empresa gerida pelo filho do presidente do Benfica, Tiago Vieira.

O filho do líder benfiquista em conjunto com o vice-presidente do clube, Nuno Gaioso Ribeiro, criaram um fundo gestor de capital de risco - o Fundo de Investimento Alternativo Especializado, FIAE - que recebeu do Novo Banco a missão de rentabilizar os melhores ativos da empresa durante cinco anos, diz o jornal.

O FIAE é gerido pela Capital Criativo, uma empresa fundada precisamente por Nuno Gaioso Ribeiro e da qual Tiago Vieira é acionista. De acordo com o semanário, o fundo arrancou com um capital de 146M de euros e com o Novo Banco como investidor principal. Na prática, a dívida foi reestruturada já que o prazo de pagamento foi ampliado em cinco anos. Mas o prazo ainda pode ser dilatado já que o fundo pode ser renovado.

Para concretizar o negócio, a Promovalor teve de reforçar garantias e entregou ao fundo o Hotel Sheraton Reserva do Paiva, no Brasil, e o edifício Platinium, em Moçambique.
O Novo Banco fica com garantias que UTRAPASSAM 50% destes dois ativos no estrangeiro.
Além destes ativos, o fundo conta ainda com mais quatro terrenos localizados em Lisboa e no Algarve."

Respondendo a propaganda falsa, Vieira viu-se obrigado a comunicar:

"Comunicado de Luís Filipe Vieira:
1 – Ao contrário do que hoje o CM noticia em manchete é falso que a CGD tenha perdido 24,5M de euros devido a um acordo comigo como inclusive, se pode provar pelo próprio texto do corpo da noticia.
2 – Na verdade, na ocasião do referido acordou, paguei tudo o que tinha rigorosamente acordado com a referida entidade e nada fiquei a dever à CGD, como atualmente nada devo.
3 – Nesse sentido é totalmente falsa qualquer insinuação de qualquer tipo de perdão, ou que o acordo que na altura foi feito, seja a causa da perda de 24,5 milhões de euros por parte da CGD.
4 – Se o Fundo citado foi agora à falência, deve-se única e exclusivamente a quem ficou responsável pela sua posterior gestão.
5 – Não posso deixar de manifestar a minha estranheza, pelo facto da Administração do Grupo Cofina, uma vez mais tenha dado cobertura a este tipo de noticias de manchetes falsas e caluniosas, inclusive neste caso, facilmente provado pelo próprio texto do corpo da noticia que tudo descreve de forma correta. Que na altura cumpri com tudo o que era exigível e que nada ficou em divida.
Lisboa, 1 de Junho de 2018".


Espero que tenha sido a última vez que leio aqui um tal conjunto de falsidades.
Perfil Facebook

De Hugo Marinho a 07.08.2019 às 03:17

Um fundo gerido por um vice presidente do slb e o filho do presidente? É suposto levar isso a sério?
Sem imagem de perfil

De JCR a 12.08.2019 às 00:43

Ó João Carvalho, o último parágrafo seu ameaçador, só leva mesmo as pessoas aqui a pensar, se não está aqui a mando do "Dom Corleonne Orelhudo"? Acha porventura, que alguém aqui acredita no que quer que seja do presidente do SLB? Tenha a santa paciência, e vá dar lições de moral, para outra freguesia, se calhar o melhor mesmo, é ir para blogues do seu clube, lavar o cérebro a alguns adeptos desse clube, porque haverão ainda alguns que não acreditam em nada do que o vosso presidente, diz e fez, era o melhor que fazia...
Sem imagem de perfil

De Luís Espírito Santo a 06.08.2019 às 11:43

Alguém se esqueceu da Manelinha Ferreira Leite e a sua aceitação de acções da SAD do Benfica para liquidação de dívidas ao Fisco? Eu escrevi acções mas deveria ter escrito lixo pois as acções das SAD (todas) não passam de lixo. Isso é que foi perdoar dívidas e de uma forma legal. Mas não são todas as formas legais? É que a inacção da justiça só contribui para que tudo passe por legal.
Sem imagem de perfil

De Robbie Fowler a 06.08.2019 às 12:54

Esquecerem-se de uma mentira ? O que foi aceite, foi ações da SAD, como garantia de pagamento, que mais tarde foi regularizado. Vocês só vivem de mitos ?
Sem imagem de perfil

De João Carvalho a 06.08.2019 às 14:34

O sr. Espírito Santo está a falar do que não sabe.
Os factos são estes saídos na CS.


"A ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite (adepta do FCP) afirmou que o meu «pecado foi ter conseguido do Benfica 4 milhões de euros para os cofres do Estado», tendo procedido à avaliação das acções já anteriormente aceites pelo último Executivo como GARANTIA da dívida fiscal do clube.

O Governo negou ter feito um acordo com o Benfica. A ministra das Finanças mostrou-se chocada com as acusações de conluio. Limitou-se a seguir a lei.
As acções da SAD foram aceites como garantia para impugnação da sua dívida fiscal do Benfica. A ministra assinou um despacho em que corroborou o parecer da administração tributária sobre a avaliação das acções da sociedade desportiva (SAD) do clube. Dessa forma, interpretou a lei no sentido favorável ao clube, ao aceitar esses títulos como uma garantia idónea para a impugnação da dívida fiscal por parte do Benfica.

O Benfica contestou o montante de 1,25 milhões de euros que devia ao fisco, em juros de mora sobre a dívida, que totalizava cerca de 7,5 milhões de euros. No entender do Clube não há lugar ao pagamento de juros de mora dado estar a ser acordado o pagamento da dívida.

Ferreira Leite adiantou que «entendi (quando assumi a pasta das Finanças) segurar os interesses do Estado e o meu pecado foi o dinheiro do Benfica entrar para os cofres do Estado e valorizar as garantias que já estavam dadas».
«Não fiz nenhum acordo com nenhum clube, não vou descriminar e não vou fazer nenhum favor a nenhum contribuinte».

A Ministra das Finanças optou por avaliar o valor das acções da SAD do Benfica pelo critério «do imposto de sucessão e doações», porque as mesmas «não estão cotadas em Bolsa».
Num conferência de imprensa o Benfica afirmou que cada acção da SAD foi avaliada em 3,3 euros. Sendo o capital composto por 7,34 milhões de títulos a SAD do clube fica avaliada em 24,22 milhões de euros.

O despacho não é oficialmente divulgado porque, segundo fonte do Ministério das Finanças, poderia revelar aspectos da vida fiscal do clube e, por isso, quebraria o sigilo fiscal desse contribuinte. Mas como o PÚBLICO apurou, a ministra assinou o despacho em que deu o seu assentimento à forma como a administração tributária - incluindo o anterior director-geral dos impostos - propôs avaliar as acções da SAD do Benfica à luz das regras do imposto sucessório.

A ministra Manuela Ferreira Leite justifica essa sua decisão por respeito à autonomia da administração tributária sobre esse tipo de matérias. A sua assinatura seria, desse forma, um mero deferimento do pedido da administração. Mas, na verdade, a ministra poderia ter recusado dar o seu assentimento e exigir que a administração bancária exigisse ao clube uma garantia bancária como determina, em primeiro lugar, o Código do Processo e do Procedimento Tributário. Só que não o fez."

E já que estamos a falar de dívidas, quando é que o SCP paga as dívidas de centenas de milhões a bancos intervencionados pelo Estado (o NB já recebeu 5 mil milhões do Estado), quando se sabe que já lhe foi perdoado 95M de dívidas assim como o perdão de todos os juros apesar dos sucessivos acordos feitos com a banca que não foram respeitados.
Sem imagem de perfil

De ASO a 06.08.2019 às 16:45

A troca de ideias é mais produtiva quando baseada em factos e verdade. Foram entregues acções como garantia de uma dívida reconhecida e posteriormente paga na totalidade. Acto vulgar á data e na actualidade. Há críticas muito mais fundamentadas que essa que é totalmente inócua. A permuta de terrenos por exemplo. Penso não ter sido totalmente justa. Saudações benfiquistas.
Sem imagem de perfil

De luis a 07.08.2019 às 00:35

Não foi para pagar nada,foi sim dado como garantia totalmente diferente do que se passa com o Sporting em que são perdão de dívidas,sabe o que são vmocs ? É para todos pararmos e o Sporting faz vida de rico com o dinheiro dos outros.
Sem imagem de perfil

De José Silva a 06.08.2019 às 11:46

Acho que o Sr: Rui Gomes devia ser mais rigoroso na triagem dos comentáios que são feitos neste espaço. O comentário deste "benfiquista do Mindelo" para além de ser estúpido se calhar como o autor do mesmo, acicata o ódio e a violência e não são bem vindos ao camarote leonino.Continuo a não perceber a razão porque é que estas "toupeiras"^continuam a fazer comentários ainda por cima nojentos e estúpidos neste espaço, quando tinham e têm outros locais para comentar, como por exemplo no jornal "A bola" este sim um orgão de comunicação vermelha e que ignora todos os outros clubes desportivos.

José Silva
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.08.2019 às 11:51

Faço o possível para publicar todos os comentários. Mesmo assim, já apago um bom número. E não é para isso que um blogue existe.

Quanto a esse outro leitor benfiquista, compete aos restantes leitores responder-lhe como merece.
Sem imagem de perfil

De Benfiquista do Mindelo a 06.08.2019 às 12:59

Mas onde é que está a estupidez no comentário meu acima.

Só se for por ter falado das dívidas do Sporting. Andam muito sensíveis pah.

E sim, repito , que chega logo a partida do campeonato, adorava ( e é sempre bom) poder ganhar-vos novamente.
Sem imagem de perfil

De FF a 06.08.2019 às 13:28

Boa-tarde,
Para o benfiquista do mindelo: pode estar sossegado que o seu clube ganhará tudo o que houver para ganhar (Filipe Vieira dixit) pois ele conta com a preciosa ajuda dos assopradores de apito e não apenas no futebol; recordo-lhe apenas a vergonhosa arbitragem no 3º. jogo da final do futsal da época passada que vos valeu o imerecido título.
Claro que dinheiro não falta: basta atentar na origem da fortuna do dito.
E mais não digo.
FF
Sem imagem de perfil

De Jorge a 06.08.2019 às 14:00

Se não percebe onde está a estupidez, nós tb não lhe vamos conseguir fazer perceber...

Deixe estar. Vá dar uma voltinha, experimente falar assim para os sportinguistas que encontrar na rua e depois diga-nos como correu.



Sem imagem de perfil

De cat stevens a 06.08.2019 às 16:29

Falar sobre o benfica depois dos 5 x 0 é atirar areia para os olhos dos leitores. tempos houve (Bruno Carvalho presidente do SCP) em que eu como benfiquista era um leitor atento do «camarote leonino» nesses tempos a critica era centrada no dito presidente. Hoje sem Bruno Carvalho à que encontrar «manobras de diversão» que desviem as atenções dos adeptos para o que se adivinha que será a proxima época. Sem argumentos para denegrir a instituição SLB, os bloguistas do SCP viram-se para o presidente do meu clube. Como cidadão afeta-me as dividas às instituições bancárias e ao fisco. No entanto pergunto, é crime dever??? Penso que crime é não pagar.
Sem imagem de perfil

De Rumo Certo - Ventos Favoráveis a 06.08.2019 às 16:37

Extraordinário, esclarecedor, inequívoco e eloquente texto, que com base em notícias publicadas e advindas de diversas fontes jornalisticas, vão informando e esclarecendo a opinião pública e o cidadão.
Concomitantem, nessa qualidade de zeloso cumpridor dos deveres e obrigações de cidadania, comungo deste sentimento de revolta, face a compadrios, tráfico de influencias, corrupção, promiscuidade entre política e futebol, que e até agora, permanecem ba quase total impunidade.
Acredito na Justiça e no Estado de Direito, e nesse sentido, expectante e esperançoso que muito em breve se fará alguma luz.
Parabéns caro Leão da Guia.
SL
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.08.2019 às 18:12

Abordando o meu texto um reprovável fenómeno de forma generalizada - sem referir, em concreto, uma única personalidade eventualmente transgressora - não deixa de ser curioso, significativo até, que alguns comentadores perturbados tenham, instantânea e institivamente, associado o problema ao presidente do Benfica... Porque será?...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.08.2019 às 18:13

Presumo que seja o Leão da Guia.
Sem imagem de perfil

De piedade a 06.08.2019 às 22:06

Emails, mala chiao,toupeiras,jogos para perder, grandes dividas,falencias e nada se paga eu com o dinheiro dos outros tambem sou o maior, se tivesse de pagar tudo estava na miseria mesmo assim nao tem valores para isso lfv assi, e facil ganhar ligas

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo