Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A quadratura do círculo

Naçao Valente, em 19.07.23

A quadratura do círculo ou vice-versa, é muito difícil e corresponde, grosso modo, a uma impossibilidade. Ao analisarmos as diversas opiniões dos adeptos sportinguistas, sobre a constituição do plantel leonino, apresentadas neste e noutros espaços e relacionados com o Sporting podem inserir-se nessa formulação.

24944170-9999x9999-lt.jpg

Tenho visto, ouvido e lido, muitas opiniões que apresentam como soluções necessárias para o êxito da nova época. As mais comuns, convergem na entrada de um defesa direito e de um médio, por norma designado como "6". Outras, mais radicais, ainda vão mais além. E finalmente, mas creio que em minoria, há as que questionam tudo, e dão já, avant la lettre, a época como perdida.

Enquanto negociador de bancada, também gostaria de ver o plantel reforçado com tudo e mais umas botas. Mas como tenho o defeito de ser realista, sei que por detrás dos nossos desejos e certamente dos desejos da equipa técnica, existe aquilo que se chama, o possível. O que se verifica neste momento, é que o Clube fez um esforço financeiro enorme, para adquirir um avançado que se considera acima da média. Para ficar pelos serviços mínimos e para comprar um defesor e um médio de qualidade bem comprovada, será necessário investir uma quantia, no mínimo, muito aproximada à que já foi investida. A não ser que se consiga empréstimos  de jogadores com valor.

Ora, todos sabemos que para os lados de Alvalade, não existem poços de petróleo ou de outras riquezas naturais. Poder-me-ão dizer, mas vamos receber muitos milhões pelas vendas efectuadas. Acontece que os valores líquidos recebidos ou a receber, expurgados de percentagens a distribuir, por diversas razões, estão muito longe do brutos apresentados. Alguém, com tempo, paciência e conhecimento, que faça essas contas. Por outro lado, o Clube tem de reservar verbas para diminuir a dívida e para outras despesas orçamentadas.

Numa outra vertente, comprar qualidade a baixo preço, normalmente não resulta. Basta recordar as aquisições tipo “Sotiris”, para chegar a essa conclusão. Daí que compreenda as dificuldades que a Direcção está a ter para melhorar o plantel. Seguramente não tinham perspectivado gastar tanto num avançado, considerado fundamental.

Neste ponto e sem pôr de parte outros reforços necessários, temos que compreender que os recursos financeiros são limitados e que não podemos pedir o impossível, a não ser que se acredite na quadratura do círculo. É necessário manter os pés assentes na terra e se não puderem vir todos os reforços desejados, que venha o que for possível, mas com garantia de valor acrescentado. Fazer mais com menos também é uma arte, e temos que acreditar na nossa estrutura técnica.

publicado às 03:05

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


51 comentários

Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 18.07.2023 às 20:31

Pois, é a realidade. Uma dura realidade.

Dói um bocado ver o Benfica reforçar-se com ótimos jogadores, e até os corruptos das Antas que supostamente estão falidos conseguem suprir as suas necessidades.

E é por termos tão parcos recursos é que acho incompreensível que Fatawu não tenha feito pelo menos a pré-época e não ataquemos alguns jogadores baratos e razoavelmente bons que andam por aí no nosso campeonato.

Penso que Varandas deveria fazer uma entrevista em breve. Há questões que todos os sportinguistas querem ver respondidas.
Sem imagem de perfil

De RCL a 19.07.2023 às 09:56

“ Ver o Benfica reforçar-se com ótimos jogadores”
Pois mas na hora do aperto lá vem a ajuda dos padres, como no último Sporting x Benfica.
Sem imagem de perfil

De JOSÉ JAIME MARQUES a 19.07.2023 às 11:52

O SLB, admito, investiu o que não tinha, pensando na Champions e, se a Champions falhar, bancarrota?
O FC do Dragão teve um empréstimo obrigacionista, no entanto, parece que a "coisa..." ainda não foi creditada em conta, repito, parece...
O SCPortugal vai vivendo. Enquanto vai vivendo a vida, todos os sonhos são possíveis, até porque, o futuro a Deus pertence...
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 19.07.2023 às 13:21

Juskowiak


Nós manifestamos opinião com toda a propriedade, e é uma forma de vivermos o Clube. No entanto, penso que as nossas opiniões, não têm reflexo nas decisões tomadas oficialmente, e que implicam recursos financeiros.

Eu tenho como princípio confiar nas decisões tomadas pela equipa técnica, no que diz respeito a constituição de plantel, porque nós estamos de fora e eles conhecem muito melhor os assuntos que precisam de resolver.

Quanto ao Varandas fazer declarações públicas, não sei se será oportuno. pois costuma-se dizer que o segredo é a alma do negócio.
Sem imagem de perfil

De carlos a 18.07.2023 às 20:55

Pois...viva o Sporting
Sem imagem de perfil

De Luís Carvalho a 18.07.2023 às 20:56

Ora aqui está um texto sensato, a gestão tem que ser prudente, gastar o que pode, até porque os números da SAD não são fantásticos e não devemos esquecer que esta época não há champions. Há que dizer, muito por culpa própria. Percebeu-se desde o início desta Administração de Frederico Varandas, que havia uma especial atenção às finanças, há muito passivo, há muito passivo de curto prazo o que dificulta imenso a gestão da tesouraria. Se pudesse dar um conselho à SAD, pedia para dizerem ao Amorim que em 23/24 ponha os olhos no título, e em segundo lugar na qualificação para a Champions, ou seja no segundo lugar, que não garante entrada directa, mas dá acesso à pré-eliminatória. Brilharetes não Europa não garantem milhões!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 19.07.2023 às 13:24

Luís Carvalho

Obrigado pela participação. No que diz respeito à nova época parece que a estratégia vai ser a do jogo a jogo.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 18.07.2023 às 21:38

Caro amigo Nação Valente

Como sabemos, a impaciência é má conselheira e a pressa quase sempre inimiga dos bons resultados. No Sporting, o caminho está a ser feito, devidamente ponderado, de acordo com os interesses e a realidade do Clube. Ainda teremos surpresas agradáveis, a equipa será reforçada com conta, peso e medida.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 19.07.2023 às 10:18

Caro Leão Zargo,

genericamente concordo. Fazemos as omeletes com os ovos que podemos comprar.

Mas depois há os ovos muito mal comprados. Em janeiro comprámos o Arthur ao Estoril por 2,5 Milhões + os direitos de Tiago Santos. Ora, como bem sabemos Arthur não vingou, Tiago Santos foi vendido por 6 (!!!) milhões ao Lille e agora não conseguimos comprar um ala que possa tirar o lugar ao incipiente Esgaio.

Este negócio foi uma RUÍNA! Uma ruína lesiva e desastrosa que tem de nos fazer questionar a competência de quem avaliou os 2 jogadores. Foi Ruben? Foi alguém da estrutura?

Por estas e outras questões urge que Varandas faça uma entrevista, pelo menos antes da época começar.
Sem imagem de perfil

De JOSÉ JAIME MARQUES a 19.07.2023 às 11:54

De novo Varandas?
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 19.07.2023 às 13:27

É como diz amigo Leão Zargo, impaciência dispensa-se. Também estou confiante e otimista.
Sem imagem de perfil

De De Perry a 19.07.2023 às 07:03

Os media divulgaram ontem que o Sporting ainda tem 20 milhões para investir. Na minha opinião necessitamos no mínimo de 2 jogadores, mas ( bons jogadores ), não pode haver enganos, conforme estão os adversários não há espaço para tal , jogamos aí o nosso futuro. Necessitamos de um ala e de um substituto para o Ugarte, se formos felizes, a equipa tem bases para discutir os títulos e dar alegrias a esta família leonina desavindos. Em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 19.07.2023 às 14:47

Perry

Concordo com a sua apreciação, com exceção da frase "jogamos aí o nosso futuro". O nosso futuro foi determinado pelos fundadores, continuado pelos seguidores. Concretizou-se e continuará a concretizar-se, para além de aspetos pontuais.
Sem imagem de perfil

De RCL a 19.07.2023 às 08:09

Subscrevo
E ainda, há que ter os ordenados em dia, há que valorizar as pérolas revendo os vencimentos.
Mais importante que um defesa direito, um 6 ou um 12, é cuidar dos que estão.E temos jogadores dos melhores da Liga.
Sem imagem de perfil

De RCL a 19.07.2023 às 08:17

Nem de propósito:” Diomande agita mercado, Arsenal de olho na pérola leonina”.
Sem palavras
Sem imagem de perfil

De João Andrade a 19.07.2023 às 08:41

Lamento o pessimismo. Não gosto de "velhos do Restelo" - não estou a acusar nenhum sportinguista -.
O Real Madrid há uns anos comprou praticamente o melhor jogador mundial para cada uma das posições. O resultado foi dececionante!
Na segunda volta, e sobretudo na segunda parte da segunda volta, não fomos claramente a única equipa dos grandes a saber jogar bem? A rapaziada já se esqueceu disso?
A nossa equipa, com a direção deste treinador, é excelente! Vamos apoiar estes grandes jogadores e deixar de chorar porque falta dinheiro!
Sem imagem de perfil

De De Perry a 19.07.2023 às 08:43

Ninguém chora a falta de dinheiro, mas o dinheiro mal gasto
Sem imagem de perfil

De JOSÉ JAIME MARQUES a 19.07.2023 às 11:57

Quantas e quantas vezes avaliar um jogador é um pontapé no escuro, porém, umas vezes saí ouro outras nem níquel, é a vida...
Sem imagem de perfil

De RCL a 19.07.2023 às 09:58

É para o caro João Andrade, evidentemente.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 19.07.2023 às 14:55

João Andrade

A falta de dinheiro é uma evidência, com a qual temos que viver. Ao dizê-lo estamos apenas a constatar, mas lamentamos não ter mais, o que não significa que deixemos de apoiar o nosso treinador e os nossos atletas e que não acreditemos na sua competência.
Sem imagem de perfil

De enterra a 19.07.2023 às 17:04

" Não gosto de "velhos do Restelo"

Pois, mas é o que mais se lê por aqui...
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 19.07.2023 às 10:34

Caro amigo Nação Valente,

A feliz expressão que usou sobre a constituição do plantel leonino não se esgota na opinião dos adeptos sportinguistas. É também aplicável à realidade geral do Clube, especialmente na acção que é necessária.
Há uma franca dissociação entre as necessidades do Sporting e a realidade nele instalada. Um choque entre a realidade financeira e as necessidades competitivas, um choque entre a aposta no presente e a salvaguarda do futuro, um choque entre a racionalidade e a emotividade...
Resolver estes conflitos parece estar no campo da utopia, mas, como adepto, prefiro sempre acreditar que aparecerão novos "Nunos Mendes ou Gonçalos Inácios", que por cada "Palhinha" que saia vamos descobrir um "Ugarte", que surgirão novas vendas milionárias pelas cláusulas de rescisão, que o Rúben Amorim vai "confecionar", como em 20/21, um prato perfeito...
Sou racional e desejo que a direcção actue na estrita medida que as condições actuais do Clube o permitam. Mas também sou adepto e desejo sempre um pouco mais. Ou não falássemos da quadratura do círculo.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 19.07.2023 às 15:09

Obrigado amigo Leão Do Norte pela excelente abordagem que faz do tema apresentado,, complementando-o nalguns aspetos.

O nosso Clube, foi pioneiro ao longo da sua história, e concretamente na formação de atletas em várias modalidades. Saíram da nossa Academia de futebol grandes talentos e continuarão a sair. E no futuro que continuará a ser glorioso, a formação desempenhará um papel fundamental.

Sendo a quadratura do círculo um problema bicudo, isso não significa que não continuemos a tentar.

Imagem de perfil

De Leão do Norte a 19.07.2023 às 15:24

Continuar a tentar é uma "obrigação" do Sporting. Ou não fosse o verde a cor da esperança.
Sem imagem de perfil

De Satori a 19.07.2023 às 10:40

É por causa destas questões de falta de dinheiro que me faz confusão a situação de alguns elementos actuais do plantel - Fatawu: sem comentários. Um dos poucos jogadores do Sporting que pode fazer a diferença em qualquer momento do jogo, está encostado. Marsà: está no último ano do contrato. Mas não podiam ter uma conversa com ele, convencendo-o a renovar o contrato, com perspectivas de uma bem possível titularidade? O ano passado renovaram com o Jovane...aparentemente, o Marsà até se adaptou bem à posição de 6, quando teve de o fazer, no Gijon. Será que o Marsà não oferece mais garantias que o Essugo? Recordo que o Palhinha, quando voltou do Braga, era para vender (todos os jornais o diziam) depois julgo que apanhou Covid e basicamente foi por isso que não saiu. Depois viu-se o que se viu...
Posição 8...pode parecer uma ideia lunática, mas ainda não li ninguém falar da hipótese do regresso do Adrien. Sim, está velho, mas é mais novo que o Di Maria...é um jogador livre. Porque não convencê-lo a baixar bastante o salário e vir dar uma ajuda por um ano? Conhece bem a casa e o futebol português e poderia dar muitos conselhos ao Daniel Bragança (e substitui-lo enquanto este não regressa à boa forma. Isto, obviamente se regressar à boa forma, o que é uma incógnita).
Sem imagem de perfil

De Rui Câmara Pina a 19.07.2023 às 10:51

No caso de Fatawu, um jogador talentoso mas que se diz que 'exige' jogar na 1ª categoria (alguns adeptos que estão por dentro falam numa 'carta' a Amorim a fazer exigências), sem se aplicar nos treinos e andando pela 'noite' até de madrugada (como já foi visto várias vezes) não é jogador para Amorim.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 19.07.2023 às 12:43

Ohh!..
Era então isto que diziam que não se podia tornar público!?.
Deixem-se de brincadeirinhas!..

Isto que acaba de escrver aqui o Rui Camara Pina é para tornar público na hora.
#Fatawu OUT vendido ou ostracizado!.
Vá ameaçar a porra que ele quiser, mas não o Sporting e o seu empresário banido das redondezas até aprender que com o Sporting não se brinca.
Sem imagem de perfil

De Satori a 19.07.2023 às 15:54

Julgo que, a ser verdade o que se diz acima (não faço a mínima ideia) não é prudente tornar esses factos muito públicos, sob pena de desvalorizar muito o passe do jogador e assim não podermos nem contar com ele nem o vender a um preço aceitável.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 19.07.2023 às 16:26

Satori,

Tornar público ou não!..
Nos meandros do futebol, tudo e todos sabem...! (Relevante para o negócio)
A nós, comuns adeptos é que não nos chega metade da missa. (Irrelevante...)
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 19.07.2023 às 15:17

Satori

Obrigado pela participação. Coloca oportunas interrogações e que são extensivas a outros sportinguistas. Não lhe consigo responder sem entrar no campo especulativo. Assim sendo, o que posso acrescentar é que não temos na nossa posse os vários detalhes que determinam a gestão de ativos.
Sem imagem de perfil

De enterra a 19.07.2023 às 17:05

O Fatawu nem na sua selecção é titular e queria que fosse no Sporting?
Sem imagem de perfil

De Rui Câmara Pina a 19.07.2023 às 10:47

Pois é, mas às vezes tem que se dar um passo atrás para dar depois dois à frente. E o passe atrás é gastar-se mais este ano para depois poder vender melhor. Não é adquirindo 'Sotiris' que se ganha com o investimento, porque o barato sai caro. E portanto, o Dr. Varandas, na minha humilde opinião, devia adquirir os tais dois jogadores chave, gastando mais do que se queria, ficando com as contas no cinzento por um ano, para depois ganhar com essas aquisições.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 19.07.2023 às 15:25

Rui Câmara Pina

Obrigado pela participação. Não sabemos o que pensa fazer o Dr. Varandas. Penso que fará o que considerar o melhor para o Sporting, com a consciência que pode acertar ou errar.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D




Cristiano Ronaldo