Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Se há actividade humana onde a paixão se manifesta, sem barreiras, de forma coerciva, é no desporto, com grande incidência no futebol. Daí que as nossas reacções  pautadas por atitudes extremistas, onde o raciocínio se enclausura, muitas vezes inconscientemente. Esta é a regra através da qual nos regemos, embora como em todas as regras, existam excepções.

Estas considerações genéricas servem de introdução às nossas reacções enquanto adeptos às peripécias dos jogos, que vemos sempre pelo prisma do nosso posicionamento. Em todos os jogos há situações que geram polémica, com grande incidência na actuação das arbitragens. E talvez se possa ainda afirmar que, com algumas raras excepções, não há arbitragens sem erros, grandes ou pequenos, e que prejudicam ou beneficiam  todos os clubes. Admito-o, desde que esses “erros” não sejam deliberados, porque também os há.

MARTINSMA.jpg

O que aconteceu no jogo Casa Pia/Sporting, com um erro considerado grave, na validação pelo VAR de um golo em fora de jogo, que beneficiou o nosso Clube, é a comprovação dessa realidade. E se este beneficiou o Sporting, outros houve, praticados pelo mesmo árbitro/VAR, que nos prejudicaram. O erro é humano, e têm sido feitos esforços para minimizá-lo, com a introdução de novas tecnologias. Apesar disso, os erros persistem porque estas tecnologias são criadas e dirigidas pelo homem.

Nas excepções às regras da “clubite”, e a propósito do erro tão badalado na CS, quero salientar duas atitudes exemplares que não vi muito referidas, nestes debates, com excepção do leitor Leão de Porto Salvo, que saúdo. Trata-se da reacção do treinador Rúben Amorim, que salientou que apesar de não comentar arbitragens, ia abrir uma excepção, para reconhecer que o Sporting foi beneficiado com esse erro. O outro, veio do treinador do Casa Pia, Filipe Martins, ao gelar a polémica pretendida pelos jornalistas, afirmando que esses erros acontecem, e que também poderia ter acontecido a favor o seu clube, tendo ainda acrescentado que conhece muito bem as pessoas em causa e que lhes reconhece total honestidade.

Estes dois exemplos, que passaram quase despercebidas, mas que devem ser salientadas como comportamentos que honram e dignificam a vida desportiva, pois é assim que a vejo para além da paixão clubística. Duvido que muitos outros, no seu lugar, tivessem tal atitude. Ao invés, houve reacções na pantalha social, por comentadores “cartilheiros”, que não têm memória nem vergonha, e que devem ser denunciados como maus exemplos,

P.S.: Têm sido feitas interpretações sobre a actuação do Conselho de Arbitragem. Parece que ficou claro que o VAR errou e quando se apercebeu do erro já era tarde. O golo estava validado. Daí não ter apresentado, as habituais imagens. Depreendo que terá havido comunicação com o CA, tendo sido decidido que o erro só seria divulgado no fim do jogo, para não gerar perturbações. No final da partida teria de ser feita a correcção, sobretudo depois de estar constantemente a ser questionada pela Sport TV. Lamento que o castigo dado ao VAR, naturalmente justo, tivesse sido anunciado com pompa e circunstância, desrespeitando os protagonistas.

publicado às 03:05

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


24 comentários

Sem imagem de perfil

De RCL a 20.08.2023 às 10:14

Comparar este lance com a “ mão de Ronny”, que nos tirou um título , é brincadeira de criança . Se fosse com o Benfica ou o Antas só mereceria nota de rodapé.
O VAR veio corrigir muitas injustiças mas ainda há muito a melhorar.

Este chinfrim que reina na CS é hilariante; um “ jornalista” terá perguntado ao Secretário de Estado do Desporto o que pensava do primeiro golo do Sporting contra o Casa Pia
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 20.08.2023 às 12:54

RCL

Concordo. Há erros de arbitragem bem mas graves do que este. O que refere é
um exemplo, mas há muitos outros. Teve a atenuante de não haver VAR, mas com este os erros continuam.
A CS alimenta-se destes casos. O que é importante passa ao lado. É um espetáculo de mau jornalismo.
Sem imagem de perfil

De Leão de Porto Salvo a 20.08.2023 às 10:34

Bom dia. Para mim, o problema é a pressão que comentadores afetos aos nossos rivais estão a fazer para que o Casa Pia proteste o jogo. Não tenho dúvidas que vamos pagar este erro com "língua de palmo".
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 20.08.2023 às 13:01

Leão de Porto Salvo

O comentador de arbitragem Duarte Gomes foi claro: este caso não é passível de qualquer recurso.

Se os comentadores rivais insistem nisso, é por ignorância ou má fé. Agora, que vão aproveitar este erro, não tenho dúvida.
Sem imagem de perfil

De Leão de Porto Salvo a 20.08.2023 às 13:15

Prezado Nação Valente

O Pedro Henriques, logo depois do jogo, foi da mesma opinião, de que a jogo não é passível de ser repetido, aconselhando os comentadores da praça a lerem os regulamentos para não dizerem disparates. Quando digo que vamos pagar caro está assunção do erro, será em futuras decisões que nos prejudiquem ou que beneficiem os nossos rivais (sim, porque ninguém vai descansar enquanto os outros dois não forem beneficiados)
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 20.08.2023 às 13:55

Percebi onde queria chegar, caro Leão de Porto Salvo. Como se diz na gíria estaremos de estar a 200%, porque lutamos em várias frentes. E creio que a estrutura desportiva tem essa consciência.

SL
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 20.08.2023 às 14:36

Basta conhecer as regras, as leis, para saber que erros deste tipo, sendo no campo ou do VAR nunca terão sucesso em qualquer protesto/recurso! Já imaginou o que seria sempre que existisse um erro de arbitragem, existir um protesto/recurso?
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 20.08.2023 às 16:11

Nem me atrevo a imaginar.
Sem imagem de perfil

De Leão de Porto Salvo a 20.08.2023 às 11:11

Na sequência do meu anterior comentário, eu não me esqueço que a primeira (e, salvo erro, única) greve de árbitros foi na sequência de críticas do SCP, e o que fomos prejudicados depois disso; a celeuma do nível de treinador foi com o nosso Rúben Amorim (quantos houve depois e "no passa nada"?); o castigo de chamar nomes á mãe de um jogador e atirar água para a bancada (atenção, não foi uma garrafa, uma chuteira, uma pedra ..), como aconteceu ao Nuno Santos é igual ao desrespeito pela decisão de um árbitro e á humilhação de o fazer vir explicar o porquê da mesma, esquecendo que, para todos os efeitos, mal ou bem, o árbitro é um juiz. Se alguém não concordar com a decisão, reclama para as instâncias superiores. O que seria se um réu, em tribunal, ao não concordar com a pena, dissesse que não aceitava e obrigasse o juiz a vir ter com ele para lhe dar explicações?
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 20.08.2023 às 12:30

Caro Leão de Porto Salvo,

Não foi só uma. Existiram duas "greves" de árbitros e as duas, curiosamente, aos jogos do Sporting.
E, facto muito interessante, protagonizadas por 2 árbitros, Paulo Costa e João Ferreira, que actualmente estão no Conselho de Arbitragem.

No futebol português nada acontece por acaso.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 20.08.2023 às 13:04

Lembro-me dessa greve. Parece que essa gente, não gosta do SCP, o que só o engrandece.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 20.08.2023 às 14:49

Gostam de quem lhes garante o “ tacho”. Há muito que digo e escrevo que o problema da arbitragem em Portugal não é( só) uma questão de clubite, é muito mais uma questão económica. Os árbitros sabem quem tem o poder, sabem que para se manterem no poleiro( primeira categoria) têm que agradar a quem os pode colocar lá, ou retirá-los. Os rendimentos de um árbitro de primeira categoria são muito interessantes quando comparados com a maioria da população ativa em Portugal. “ Money Makes the World Go Round”, é assim o mundo e o futebol um claro exemplo de tal.
Sem imagem de perfil

De RCL a 20.08.2023 às 12:01

O Sporting , na presente época, é candidato ao título ,logo preocupa. Em 2020/21 passou despercebido, quando abriram os olhos era tarde.
A equipa só tem de entrar em campo concentrada, jogar o seu futebol, mais nada, não responder às provocações . Amorim esteve muito bem no seu comentário, tirou pressão.
SL
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 20.08.2023 às 13:46

RCL

É isso mesmo. Temos de disputar todos os jogos com a máxima concentração e fugir de polémicas estéreis.
Sem imagem de perfil

De Rui Câmara Pina a 20.08.2023 às 12:16

O VAR foi Hugo Miguel. Curiosamente, ele foi muito elogiado quando não quis reverter o 2º golo do SLB em Alvalade na época passada, um golo irregular. Aí teve os adeptos benfiquistas a elogiaram-no. Mas claro, como agora foi a favor do Sporting, acabaram-se os elogios.....
Sem imagem de perfil

De RCL a 20.08.2023 às 13:49

O problema major deste futebol indígena é que o “Bolo” não chega para três logo o Sporting tem sido atirado borda fora, ora pelo Benfica, ora pelo FCAntas. Numa outra Liga teríamos ganho mais títulos, alguns foram roubados com estratagemas primários ao nível dum Zé dos Telhados.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 20.08.2023 às 13:58

O Zé do Telhado consta que roubava os ricos. Aqui é ao contrário.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 20.08.2023 às 13:49

Rui Câmara Pina

É mais do mesmo. Devemos passar ao lado do campeonato do diz que diz, e concentrar energias dentro do campo contra todos os adversários.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 20.08.2023 às 14:55

Amigo Nação Valente

Apetece dizer que é um belo início de temporada oferecido de bandeja aos nossos rivais. Calculo que não foi propositado nem planeado, mas vai servir para explorar até ao tutano. E o Sporting sem qualquer interesse ou responsabilidade no que se passou, mas a factura será apresentada na altura certa. O que vimos no resto do jogo em Rio Maior, ou nos próximos tempos, serão apenas uns trocos com pouco significado.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 20.08.2023 às 15:46

Tanta vaina por um erro que beneficiou desta vez,(ninguém anda habituado) uma equipa fora do sistema, esse é que o grande problema, um clube fora do sistema, imaginem que chegou ao patamar do Estado, com jornalistas a questionarem o Secretário de Estado pelo erro, ao que isto chegou, é o País que temos, cada vez mais pequenino, mesquinho e hipócrita, repleto de gente nojenta, oportunistas sem escrúpulos com moral zero para se meterem nestas areias movediças que eles próprios inventaram.

Agora querem que se faça o quê? O mesmo que sempre se fez com os inúmeros erros que beneficiaram os 2 clubes do sistema, época após época, há décadas, e siga o circo.

Serve sim, para ficarem mais visíveis a cambada de hipócritas que tomaram de assalto a CS, assim ficamos todos bem melhor esclarecidos. Mas alguém tem consciência do ridículo de todo este espetáculo mediático? E incluo também um numero de sportinguistas que fazem papel de tolos, quando se fazem de coitadinhos e muito conscienciosos com o erro, como se fosse algo anormal, algo do outro mundo, quando semana após semana carregam já sem grande dor, tal têm sido os carregamentos dos erros grosseiros que os senhores de negro e VAR cometem em benefício sempre dos mesmos, deixem-se disso, o crédito que o Sporting tem é tão grande, mas tão grande, que rebenta qualquer escala, reduzindo a migalhas quando lá cai um erro que na minha opinião é um engano da maquina montada do sistema que deu benefício.

Se quiséssemos enumerar os erros (grosseiros) só das 10 últimas épocas, estaríamos aqui uma semana a enumerá-los e a descrevê-los, TENHAM VERGONHA.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 20.08.2023 às 16:55

Amigo Julius

Este caso do suposto "erro" na avaliação da posição do Paulinho, não vai passar de um "fait divers". Sendo ou não um erro, porque depois de ler a interpretação do nosso amigo Leão Zargo, também fiquei com dúvidas, acabou por se tornar notícia pela intervenção do CA.

Erros de arbitragem, como diz, sempre aconteceram, inclusive neste jogo, em prejuízo do Sporting, mas estes até parece que não existiram. Apetece perguntar o que justifica a atuação do CA, de forma disparatada e arrogante, condenando os protagonistas na praça pública. Qualquer dia ninguém quer ser VAR.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 20.08.2023 às 17:55

Amigo Nação Valente,

Felizmente o nosso treinador já nos habituou a fazer parte da excepção às regras da "clubite". Saúdo a companhia do treinador do Casa Pia.
No entanto são um oásis na polémica pretendida por jornalistas, "comentadeiros" e ""cartilheiros". É assim o futebol português.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 20.08.2023 às 21:23

É verdade amigo Leão do Norte, são mesmo uma excepção. E fazem bem em não darem para esse peditório da pantalha televisiva, especialmente.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo