Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A Selecção Nacional e Jorge Mendes

Rui Gomes, em 16.05.14
 

 

Considerando a estrutura global do futebol indústria da actualidade, é inevitável, como em qualquer outro sector de alto nível da sociedade, que exista um vasto leque de interesses no seu enquadramento. Será ingenuidade nossa menosprezar a preponderância de empresários sobre determinadas actividades de equipas e atletas, porventura, até, abrangente dos organismos que superintendem o jogo, tanto a nível nacional como internacional.

 

Por esta ordem de ideias, é apenas lógico que o acima referido seja aplicável aos clubes portugueses e seus activos, assim como a jogadores lusos que actuam no estrangeiro. Segundo consta, o empresário Jorge Mendes, da Gestifute, é um dos intermediários mais influentes no Mundo, representando uma longa lista de distintos talentos - alguns nem por isso - que actuam em vários cantos do globo. Muito por isto, há longo que corre o mito que ele exerce tão enorme influência, quase ao ponto de controlar clubes e federações, nomeadamente a portuguesa.

 

Não sou ingénuo ao ponto de não reconhecer o potencial impacte da sua influência em determinadas movimentações, mas recuso acreditar que domine clubes e federações. Precisamente por isto, não alinho no argumento muito em voga de que as recém-escolhas de Paulo Bento obedecem a critérios mais ligados aos interesses do empresário e seus clientes, do que ao mérito desportivo dos atletas, por muito incompreensiveis que algumas dessas escolhas sejam. É inevitável, pela elevada estatura da sua intermediação, que Jorge Mendes represente um número razoável dos melhores talentos no activo, alguns dos quais ao serviço da Selecção Nacional. Entre os 30 nomes da lista de pré-convocatória de Paulo Bento, 12 são representados por este empresário, inclusive dos três jogadores do Sporting integrados no grupo e, ainda, Adrien Slva que foi excluído. Vejamos:

 

Rui Patrício

Bruno Alves

Fábio Coentrão

Pepe

William Carvalho

André Gomes

João Moutinho

Miguel Veloso

João Mário

Ricardo Quaresma

Ivan Cavaleiro

Cristiano Ronaldo

 

Mesmo admitindo algo obscuro nas escolhas - à parte da competência do seleccionador - quantos destes não são escolhas automáticas de qualquer seleccionador ?... Diria, pelo menos, nove ou dez.

 

Temos ainda um outro lote de jogadores não convocados que já representaram a equipa das quinas, entre estes, alguns ainda selecionáveis, como são os casos de Danny - Custódio - Nelson Oliveira - Ricardo Carvalho - Tiago, Pizzi e Rúben Micael.

 

É por de mais evidente, que se eu - ou qualquer um de nós - optar por uma análise um tanto ou quanto cínica, será possivel alegar que alguns jogadores garantiram lugares na Selecção por influência do empresário, a exemplo de Rúben Micael e Nelson Oliveira no passado, actualmente André Gomes, Ivan Cavaleiro e até João Mário. A exclusão de Adrien Silva aparenta contrariar esta tese, salvo uma outra mais complexa explicação.

 

Deliberadamente deixei para o fim o já bem conhecido facto que o próprio Seleccionador Nacional é também representado por Jorge Mendes. O que isto implica, ninguém sabe ao certo, no entanto, para o bem do futebol português, quero crer, até provas em contrário, que não influencia as decisões de Paulo Bento.

 

publicado às 16:21

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


13 comentários

Sem imagem de perfil

De Tiago a 16.05.2014 às 17:48

As decisões do Paulo Bento são influenciadas pelo seu lampionismo e ressabiamento com o Sporting
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.05.2014 às 02:54

Apenas isso ?
Sem imagem de perfil

De Leão da estrela a 16.05.2014 às 21:57

Caro Rui
No geral concordo consigo mas, neste caso, fiz todas as contas possíveis e imaginárias e não cheguei aos 9 ou 10 que na sua opinião merecem ser convocados.
Para mim, numa convocatória deve ter-se em conta a valia técnica do jogador mas também a componente de fair play, correcção e postura humana. E nesse caso, jogadores que agridem colegas de profissão quando os mesmos estão no chão ou que sistematicamente dão "cacetada" a torto e a direito, não merecem na minha opinião ser convocados.
Caso olhasse apenas para a questão técnica, levaria 8 a 9. Considerando as duas vertentes, apenas levaria 6 a 7.
Saudações leoninas
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.05.2014 às 23:20

Caro Leão,

É uma questão de opinião. Eu admiti Rui Patrício, Pepe, Bruno Alves, William Carvalho, João Moutinho, Miguel Veloso, Fábio Coentrão e, claro, Cristiano Ronaldo, a nível de absoluta garantia. Depois ainda consideraria Quaresma, que faz o total de 9. João Mário, eventualmente, não agora.
Sem imagem de perfil

De Leão da estrela a 17.05.2014 às 14:10

Caro Rui
Dos que indica, acho que um ou outro não possuem valia técnica para irem ao Mundial (é uma mera opinião pessoal).
E outros em termos de comportamento dentro do campo deixam muito a desejar. Quem pontapeia adversários que estão deitados no chão não merece ser convocado e quem distribui "cacetada" a torto e a direito, idem
Saudações leoninas
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.05.2014 às 15:10

Ah... mas esse que cometeu esse infeliz acto, como outros antes e depois dele, é "somente" um dos melhores centrais do Mundo.

Tembém, acho eu, temos de ser realistas e reconhecer que Portugal não dispõe de um leque de jogadores assombrosos, ao nível de disputar um Mundial competitivamente.
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 17.05.2014 às 11:56

Prezado Rui Gomes

Era preciso sermos muito ingénuos para pensar que tudo o que se passa no futebol é transparente e não existem actos reprováveis e que alteram muita coisa.

Ainda há dias transcrevi, no seu blogue, um artigo do DN ( 14/5) onde 1/4 dos apitadores (?) dizem que já tiveram conhecimento de manipulações de resultados no futebol português. Os resultados desse estudo eram apresentados no dia seguinte, até agora não li nada sobre este assunto.

Também alguns dos agentes dos jogadores, a comunicação social, os comentadores, os apitadores , etc. são factores que tem grandes influências no desporto rei.

Ainda ontem, na TVI um dos comentadores , que faz parte das chefias da rádio Comercial, ao indicar a equipa com os melhores jogadores da época finda, faziam parte dela apenas 7 jogadores (!) do seu clube. Por pudor não indicou 11 jogadores , pois os outros é tudo jogadores medianos. Embora tenha direito a dizer tudo o que lhe vier á cabeça, esta sua opinião é mais uma forma enganosa de vender gato por lebre., pois quando se fala em defesa de betão, e ataque demolidor devem estar a pensar em qualquer outra equipa de outro País.

Nesse programa, de cor vermelha, onde está um assumido sportinguista e um ex-capitão do SCP , mas que os grandes êxitos e todas as maravilhas futebolísticas que acontecem no nosso País, só têm um protagonista que é o clube de Carnide.
Pouco falaram de mais um falhanço a juntar outros esta época. A verdade é que foram campeões, via apitadores , que sem fazerem ondas conseguiram adulterar resultados através de erros grosseiros que toda gente viu menos quem tem a obrigação de ser sério nas suas decisões. Foi o tal limpinho, limpinho.
Com erros grosseiros de arbitragem eliminaram o SCP da Taça de Portugal.
E com um clube do meio da tabela, que segundo o Braga, se queixou, pois houve algo errado dos apitadores , nos jogos disputados entre si, aparece em duas finais, facilitando e de que maneira a época de ouro do clube de Carnide.
Assim, é difícil combater toda esta supremacia enganosa, pois o SCP não tem adeptos nos lugares adequados , pois até os que se assumem do nosso clube alinham nestas inverdades desportivas. Um parêntesis para não incluir o Jorge Gabriel neste lote, que faz trabalho de casa , lembrando muitas atitudes e outros casos que as pessoas esquecem com muita facilidade.

Um abraço Fernando Albuquerque


Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.05.2014 às 12:15

Caro Amigo,

O que indica, correctamente, é o que "a casa gasta" já há muito e exige um esforço a longo prazo por parte do Sporting para precipitar um maior equilíbrio no comentário.

Quanto os chamados representantes do Sporting eu culpo muito as Direcções, presente e passado, porque não exercem pressão neles em particular, para assegurar uma actuação mais representativa do Clube. Acho que refere o Oceano no seu comentário, embora eu não veja esses programas. Seria muito fácil ter uma palavra com ele em particular. E quem diz ele, outros.

Por tudo isto e mais, vê-se uma "fotografia" quase sempre "encarnada".
Sem imagem de perfil

De Leão da estrela a 17.05.2014 às 17:07

Caro Fernando
Esse sujeitinho que refere, juntamente com um sujeitinho dos gatos fedorentos e que também actua nessa rádio, "vomitam" veneno contra o Sporting.
São 2 sujeitinhos que me recuso a ouvir/ver pois, apesar de acharem que são engraçados, não possuem graça nenhuma e, além disso, são sujeitinhos que desferem ataques de muito baixo nível contra o Sporting.
Saudações leoninas
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 17.05.2014 às 21:23

Prezado Sportinguista

Já há vários anos que não oiço essa rádio, pois é mais uma fonte da propaganda fraudulenta vermelha . O que mais me enoja é que as pessoas não são coerentes, ou seja , criticam o treinador pela péssima época que fizeram na época anterior. Na primeira volta deste campeonato foi criticado. Admitem todas as cenas impróprias do mesmo, agredindo quem lhe apetece., sendo inclusive empurrado por um jogador, numa falta clara de disciplina, conflitos atrás de conflitos e de repente é o melhor treinador do mundo e pedem encarecidamente que prolonguem o seu contrato. Graças a quatro apitadores conseguem serem campeões. Com erros grosseiros conseguem afastar o SCP da Taça de Portugal. Estão em três finais embora os objectivos principais, final da Liga dos Campeões e conquista da Taça da Liga Europa , foram uma miragem, e com estes fracassos continuam a vender gato por lebre. São forma de estar na vida que eu não tenho nem recomendo.
Saudações leoninas Fernando Albuquerque
Sem imagem de perfil

De Leão da estrela a 17.05.2014 às 23:20

Prepare-se que amanhã caso ganhem a Taça, irão aparecer os comentadores do clube do regime a dizerem que a Taça de Portugal é 100 vezes mais importante que a Liga Europa. E alguns até dirão que ganhar a taça de Portugal é mais prestigiante que ganhar a Liga dos Campeões.
Caso ganhem esta Taça de Portugal, isso deve-se ao facto de terem sido levados às cavalitas (tal como aconteceu no Campeonato).
Só achei estranho na convocatória não estarem os melhores jogadores do plantel (aqueles que semana após semana nos prejudicaram nos vários jogos e os que os levaram ao colo semana após semana). Mas, assumo que depois devem ser chamados para a festa (em privado) pois são parte integrante do plantel e, indiscutivelmente os que mais contribuíram para os títulos.
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 18.05.2014 às 08:53

Prezado Sportinguista

São estas ondas vermelhas que temos de contradizer, pois somos todos os dias massacrados com notícias que servem para esquecer os seus fracassos , desportivos e financeiros e que sem a tal supremacia, que eu admitiria se fosse verdade , conseguem os badalados êxitos, provenientes de situações obscuras, refiro-me à conquista do campeonato, com bastante influência dos Apitadores , da Taça de Portugal, que se não ganharem é um escândalo, e que estão na final, com uma apitadela (Duarte Gomes) deplorável. Coitados, queixam-se da arbitragem do alemão, mas esquecem o que aconteceu com o Capela e com o Duarte Gomes no estádio da CAPELA DA LUZ., que foram para mim das piores que alguém tenha visto.

Ontem, tive o privilégio de ver dois jogos de futebol. repito futebol, um com o Real Madrid, que desde miúdo foi sempre foi a minha equipa em Espanha, e o outro em Barcelona. Gostei que o A.Madrid fosse campeão, embora não simpatize com este clube, pois em relação ao nosso SCP tem sido pródigo em vender grandes barretes , se calhar culpa dos nossos dirigentes. E quando, me querem impingir que o nosso campeão de Carnide é o maior do mundo, sinto que estou noutro planeta, pois fazer comparações com estas 3 equipas é comparar gases que saem do intestino com marmelos, o que não é a mesma coisa..

Costumo dizer que Deus é grande e que não esquece. Isso ficou provado em Turim, pois foram castigados pelos roubos de que beneficiaram durante a época, pois sem jogarem contra nós foram "ajudados" com erros grosseiros de apitadores que nos impossibilitaram de lutar pelo primeiro lugar. Não havendo essas ajudas, numa altura ( 13ª. jornada ) em que seguíamos colados e até á frente, todos sabemos o que aconteceu na 14ª. e na 17ª. jornadas (4 pontos gamados) e na 22ª. mais dois que o apitador VASCO SANTOS premiou o campeão que teria de ganhar a todo o custo. Hoje o apitador Xistra foi premiado por ter na 5ª, jornada sonegado mais 2 pontos ao SCP . Estes é que foram os verdadeiros vencedores, pois inclinam os campos de futebol, sem ninguém se intrometer. No DN vinha um artigo em que 1/4 dos apitadores (?) dizem já terem tido conhecimento de manipulações de resultados, cá na nossa terra. Pergunto onde isso aconteceu ? Em que jogos houve essa manipulação ? Nós sabemos que não há fumo sem fogo, ou ao contrário, mas não sabemos quais são as verdades escondidas. Eu gostava de saber.

Saudações leoninas Fernando Albuquerque
Sem imagem de perfil

De Leão da estrela a 17.05.2014 às 23:10

Boa noite
Segundo uma notícia do Expresso de hoje, dos 30 pré convocados, são 19 os jogadores representados pelo mesmo empresário. Ou seja, mais de 60%
Saudações leoninas

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo