Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




table_soccer_cartoon_image_free_20120620_139179779

A essência da chamada "silly season" são os rumores do mercado, a vasta maioria dos quais com pouco ou nenhum fundamento, apesar de haver alguns que incomodam, ou, no mínimo, obrigam reflexão.

O mais recente destes tem a ver com Pote. Ao que consta, os ingleses do Arsenal e do Aston Villa estão interessados no leão. Até já existem rumores a indicar que será a maior venda da história do Sporting e que o seu sucessor no plantel leonino, Iván Jaime, do Famalicão, já está a ser negociado.

Não sei bem o que pensar disto, salvo que não me agrada perder mais um elemento muito importante da nossa equipa e logo após a saída de Ugarte. Desanima saber que todos os anos, os maiores valores que despontam no Sporting motivam cobiça do exterior e que o Clube não tem meios para resistir. 

Incomoda, preocupa ou obriga reflexão?

Em sentido contrário, os rumores sobre a aproximação do Sporting ao Coventry City pelo ponta de lança sueco Viktor Gyokeres, intensificam com o passar de cada dia.

No entanto, o noticiado interesse do Newcastle, Everton ou Fulham, todos com um muito maior poderio económico, também incomoda ou obriga reflexão.

Dito isto, os mesmos rumores indicam que uma entrada no futebol português e num clube como o Sporting agrada ao avançado, considerando ele, alegadamente, que será um passo importante na sua valorização pessoal, reconhecendo que será uma aposta muito forte da estrutura do Clube, com o aval do seu treinador.

Como adeptos, somos meros reféns de quem toma as decisões. Só podemos esperar para  ver o que vai acontecer.

publicado às 03:35

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


36 comentários

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.06.2023 às 10:10

Como os sportinguistas em geral, vejo com preocupação a saída de Pote, sabendo que será inevitável se um clube da Premier League o tentar contratar. Trata-se de um encaixe financeiro que é essencial, mas também as expectativas do jogador de poder exibir-se nos principais palcos do futebol mundial (para além da sua independência financeira, é claro). Somos um clube grande em Portugal, mas esse valor não corresponde à nossa dimensão europeia.

Contratar em clubes portugueses, como por exemplo o Famalicão, tem claras vantagens no que refere à integração dos jogadores no nosso futebol, até socialmente. É o caso de Iván Jaime, como foi o de Pote ou Ugarte. Mas, também de Nuno Santos, Marcus Edwards, Morita e Diomande. Considerando que a realidade é a que é e não a que eu desejaria, espero que a direcção e a estrutura de futebol do Clube saibam agir de forma pronta e conhecedora com base em planos previamente estabelecidos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.06.2023 às 12:29

Um problema com contratar ao Famalicão é que eles insistem em ficar com percentagens substanciais dos passes, o que dificulta posteriormente transferências.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.06.2023 às 15:07

Rui, até pode ser a solução para mantermos os jogadores mais tempo.
É inegável que em Portugal o Famalicão é dos clubes que tem jogadores mais talentosos e promissores. Do ponto de vista desportivo contratar jogadores a essa equipa tem de fazer parte das opções. E se a partilha de passes dificulta uma posterior venda, também tem a vantagem desportiva de os manter mais tempo no nosso Clube.
Será que se tivéssemos adquirido 100% do passe do Pote, em vez dos 50%, ele ainda estaria no Sporting?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.06.2023 às 15:58

Creio que originalmente também só adquirimos 50% do Ugarte e ele já foi.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.06.2023 às 16:07

Quando se trata de bater a cláusula de rescisão, a realidade é diferente.
E no caso do Ugarte salvaguardamos a possibilidade de chegar aos 80% do passe.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.06.2023 às 16:40

Amigo Rui

De facto não possuir a totalidade constitui elevada contrariedade, embora permita contratar um jogador por menos dinheiro. No entanto, há a possibilidade de adquirir "fatias" do passe embora considere que as condições de negociação nunca serão fáceis, principalmente se o jogador estiver a evoluir.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.06.2023 às 16:46

Amigo Leão Zargo,

A estratégia óbvia do Famalicão é a aposta que o jogador num dos grandes, neste caso no Sporting, vai conseguir a valorização que não conseguiria se ficasse no clube.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.06.2023 às 20:28

Amigo Rui

É uma estratégia inteligente deles. Mas, também é verdade que muitos daqueles jogadores não teriam oportunidade de se mostrar e de evoluir num dos chamados grandes.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.06.2023 às 16:02

Amigo Leão Zargo,
Contratar em clubes portugueses é essencial. O ano do título, em 20/21, foi um exemplo.
Recordo que durante anos o Antas construiu equipas vitoriosas, incluindo as dos títulos europeus, com base na aposta no mercado nacional, onde reinava a seu belo prazer.
Sou apologista que devemos contratar jogadores diferenciados do campeonato nacional, mesmo que isso implique a partilha de passes. Prefiro ter só 50% do Pote do que 100% de outro qualquer jogador que passado 1 ano engrosse a lista de dispensados.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.06.2023 às 16:05

Compreendo o seu ponto, mas não acha que de certo modo é a escolha entre dois males e decidir qual é o menor?
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.06.2023 às 16:14

Podemos definir a situação como o menor dos males.
O ideal seria contratar bons jogadores, adquirindo 100% do passe, mas nessa impossibilidade dou preferência à qualidade do jogador.
Todos nos recordamos que se não tivéssemos negociado o Pote naqueles moldes, o jogador não teria vindo para o Sporting e, quem sabe, sem a sua brilhante prestação desportiva poderíamos não ter conquistado o título de campeão nacional.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.06.2023 às 16:52

Amigo Leão do Norte

Há no nossos país clubes onde se trabalha muito bem, com bons treinadores e equipas competitivas que dão "espaço" a jogadores jovens ou relativamente jovens fazendo-os evoluir em jogos da 1ª divisão. Atletas que dificilmente jogariam no Sporting, têm nesses clubes grande margem de progressão e de afirmação no nosso futebol e tornam-se sérios candidatos a serem um importante reforço, sabendo que a sua adaptação será mais fácil. Refira-se que são jogadores muito bem conhecidos de um ponto de vista atlético e humano por se exibirem há já algum tempo no nosso futebol.
No caso de jogadores de campeonatos estrangeiros tem de haver enorme conhecimento por parte do "scouting".

Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.06.2023 às 17:50

A contratação de jogadores estrangeiros que já actuam no campeonato nacional permite ultrapassar (e até perceber como foi feita) a difícil etapa da adaptação a uma nova realidade sociocultural.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.06.2023 às 20:30

Sem dúvida, amigo Leão do Norte. Há as excepções que confirmam a regra, mas é uma questão de comparar Sotiris e Tanlongo com Diomande e Edwards.
Sem imagem de perfil

De RCL a 08.06.2023 às 10:16

Temos que aceitar a nossa realidade, nossa e dos outros, o Antas vai ter de vender até ao final do mês, o Benfica tem as suas “jóias” na montra da CS .
Só peço que resolvam o assunto rapidamente e façam boas contratações, sobretudo no mercado interno.
Cada vez é mais evidente que a sobrevivência do Sporting está na Academias; há que continuar o trabalho, investir forte nas nossas jóias dos subs.
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.06.2023 às 12:30

Parece-me que nunca será tão rápido como nós desejamos.
Sem imagem de perfil

De José Silva a 08.06.2023 às 10:48

Estou esperançado de que a nossa estrutura consiga arranjar um bom plantel para o início da época. Hoje no jornal que apoia o clube do "apito dourado", um jogador do Antas f.c. diz que aqui ( f.c. Antas) existe o vício de ganhar..., esqueceu-se foi de dizer como...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.06.2023 às 12:31

Esperança todos alimentamos, mas teremos de esperar para ver. O Sporting é quase sempre moroso com estas questões.
Sem imagem de perfil

De J.P. Gonçalves a 08.06.2023 às 11:14

É tudo uma questão de dinheiro. Tê-lo ou não o ter.
Os 3 grandes clubes em Portugal só sobrevivem a um nível um pouco mais alto de duas formas: ou conseguindo boas receitas na Champions, que é a única prova europeia que rende dinheiro, ou valorizando os passes de jogadores da formação, ou comprados a baixo custo.
Sem Champions haverá sempre necessidade de vender. Mesmo com Champions, essa necessidade não desaparece.
Nem a centralização dos direitos televisivos mudará este paradigma. A Liga Portuguesa teria de ser muito valorizada lá fora, para atrair receitas, coisa que não estou a ver como possa ser feita...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.06.2023 às 12:33

Sim, descreve a realidade incontornável, ou assim parece.
Sem imagem de perfil

De AHR a 08.06.2023 às 12:26

Construir uma equipa para o futuro ou planos a longo prazo - o chamado projecto, que é sempre algo difuso, e que nunca se concretiza, porque é constantemente interrompido- são uma miragem, actualmente. Basta um jogador começar a sobressair para ser logo assediado e o seu passe vendido. Ou se conquistam títulos na época em que os bons jogadores são adquiridos, ou então é melhor esquecer. Manter 4 ou 5 jogadores de grande nível no Sporting, que é o mínimo para garantir alguma continuidade do chamado projecto, é quase impossível. O Ugarte já lá vai e certamente não será o unico. Vai ser ser preciso reconstruir a equipa, para provavelmenteser ser logo desmanchada quando começar estabilizar. Um sinal dos tempos que vai ser muito difícil contrariar, qualquer que seja a Direcção do clube.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.06.2023 às 12:34

E viu-se o que aconteceu na época passada com as vendas de Palhinha e Matheus Nues e posteriormente de Porro.
Sem imagem de perfil

De AHR a 08.06.2023 às 13:58

E eu até estou admirado como o Pedro Gonçalves se tem aguentado no Sporting. Foi o melhor marcador da Liga, apesar de não ser um avançado de raiz; continua a ser o melhor marcador do Sporting , ou seja,, a sua veia goleadora mantém-se, ultrapassado a dos avançados, o que é um facto assinalável; o seu golo foi eleito o melhor da Liga Europa. Em retribuição, não é convocado para a selecção nem se conhecem grandes clubes interessados no seu concurso. Parece um jogador invisível. Ainda bem para o Sporting. Um verdadeiro caso de estudo.
Sem imagem de perfil

De RCL a 08.06.2023 às 15:58

AHR
Do nosso ponto de vista temos que agradecer ao FS, e agora também ao Martinez. Continuam a insistir nos Félix, Renato Sanches.
Para Pote é mau em termos de aspirações e carreira, ele já merecia outra Liga. Espero que não perca a motivação.
Nos temos de aceitar a saída dos melhores, e cada vez mais. Quem manda é o cifrão.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.06.2023 às 16:02

Creio que tem muito a ver com a sua não chamada à selecção, mas também, na minha opinião, à sua maneira de jogar. Marca golos, tem muitas assistências mas de acordo com a sua personalidade, não é vistoso.

É evidente, no entanto, que o golo ao Arsenal é espectacular, mas é só um golo.

A comida pode ser muito boa, mas os olhos também comem.
Sem imagem de perfil

De Luís Carvalho a 08.06.2023 às 15:22

Há décadas que é assim, há os rumores e há rumores mais próximos da realidade. A continua situação financeira muito complicada da SAD, na próxima época agravada pela não participação na Champions, obriga a vendas, algumas bem feitas( Bruno Fernandes, Matheus Nunes) outras mal feitas( Palhinha) e outras com bom aspecto( Ugarte), é assim, sabendo que se tem que vender há que acautelar, em tempo oportuno, as entradas, as compras. O Sporting tem dificuldade em comprar bem. Não tem disponibilidade financeira para no momento certo bater um valor pedido, não é um clube demasiado atrativo para certos jogadores, sobretudo europeus. Não gostaria de ver sair Pote, mas também reconheço que por vezes é difícil para o clube e para o jogador perderem um muito bom negócio. Quanto ao avançado sueco, sou sincero, não conheço.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.06.2023 às 15:33

"Incomoda, preocupa ou obriga reflexão?"
Para mim as 3 realidades
Incomoda-me sempre perder os melhores jogadores.
Preocupa-me o facto desta realidade comprometer as nossas aspirações desportivas.
Obriga a uma reflexão sobre o que devemos esperar e "exigir" a nível de resultados desportivos e se é uma opção inevitável.

Sempre será necessário um equilíbrio entre a vertente financeira e a desportiva. O que se pode discutir é onde se estabelece esse equilíbrio.
Esperar que, anualmente, a equipa se regenere a nível de mais valias é utópico.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.06.2023 às 16:04

A formação, por muito boa que seja, não produz anualmente jogadores de nível superior e aptos a integrar a equipa principal.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.06.2023 às 16:20

Nos últimos 3 anos só o Nuno Mendes e Gonçalo Inácio podem ser integrados nessa categoria.
Sem imagem de perfil

De carlos a 08.06.2023 às 16:07

Era o que mais queria, o nosso Sporting ser campeao de novo...a minha realidade. A realidade e bem diferente, o problema e sempre o mesmo, nao ha dinheiro. E o dinheiro que ha nunca se sabe bem como e empregue. Quem sabe e quem la esta. As vezes sinto me optimista, as vezes pessimista...enfim e so futebol
Sem imagem de perfil

De Yazalde a 08.06.2023 às 17:47

O que me preocupa, é os rivais venderem bem? E vão logo buscar outro 30 milhões, nos não temos essa capacidade, vendendo os melhores, vão buscar jogadores,podem não ser maus, não são jogadores para entrar logo de caras na equipa, leva tempo adquirir os mecanismos do treinador, e depois não temos a força que os outros tem, desde a comunicação ,e nós centros de decisão ,em caso de dúvida perdemos, arbitragens inclinadas, é dificil
Sem imagem de perfil

De Leão da Beira a 08.06.2023 às 19:18

A consistência dos rumores indica que haverá 2ou 3 processos negociais para a contratação de jogadores que deverão já estar a ficar perto de estar acertdos, mas a realidade é que mais um dia passou e continuamos a zero, em termos de contratações.,o mesmo no querespeita a saídas e cedências. Direcção, vamos acordar,poia pré epoca,aproxima se e convém ter os procefechados, a tempo do regresso aos trabalhos. Claro que não vai estar. Será melhor começar a pensarjana epoca de 24/25 que esta parece me qu vai ser mais um fiasco,por faltde preparação e planeamento atempado.mesmo quando tudo é be feito é muito dificil ter sucesso, mas o que estamos a assistir é de um amadorismo confrangedor.sugiro que se contrate o diretor desporrivodo Casa Piaa,ou Famalicão
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.06.2023 às 21:08

Um grande profissional e rapidíssimo nas contratações era o DJ que adquiriu cerca de 100 jogadores em 5 anos, uma média de 20 por época, com nos resultados que todos viram! Com esse de certeza que estavas satisfeito.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.06.2023 às 21:10

Identificação???

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo