Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




ng3349589.jpg

Em entrevista esta quinta-feira à Rádio Renascença, José Roquette, antigo presidente do Sporting, adiantou algumas considerações sobre a actualidade leonina, sugerindo, até, que que a venda da maioria do capital da SAD a um bom investidor será a melhor solução, numa altura em que o clube atravessa nova crise desportiva e financeira:

"Penso que seria uma boa solução mas vender a maioria do capital levanta questões que são transversais e que podem trazer alguma turbulência. Se realmente se pretende que o Sporting venha a ter uma perspectiva internacional e que, a esse nível, possa marcar o desporto de alguma forma, isso é praticamente inexorável. Somos um país pequeno e o nível de accionistas e de adeptos é aquele que já é bem conhecido. Portanto tem de se encontrar quem de fora queira investir neste sector, até porque é um sector que assegura investimentos com retorno.

O Sporting passou por um problema único na história das instituições desportivas do nosso país e isso não se resolve do dia para a noite. Ainda estamos a viver as sequelas do que aconteceu em Alcochete. Tenho que temperar a minha ambição de sportinguista relativamente àquilo que pode acontecer no decorrer desta época, visto que não se fazem milagres nestas circunstâncias. É preciso perceber que absorver o impacto daquilo que aconteceu em Alcochete vai demorar tempo. Contudo, estou confiante que o Sporting vai ultrapassar o que aconteceu há dois anos.

Não tenho opinião sobre o futuro de Jorge Silas. Em todo o caso, recorde-se, ninguém pode obrigar Silas a ficar no Sporting se ele não quiser.

Estou absolutamente de acordo com as recém-medidas tomadas pelo presidente quanto às claques. Não haja dúvidas de que o que é preciso é manter essa perspectiva saudável que foi aberta. No meu tempo como presidente do Sporting CP, tive problemas parecidos, mas tratei-os na altura como deviam ser tratados. Acima de tudo, estão o Sporting Clube de Portugal, o prestígio e a história do clube.

Toda a gente sabe que as tochas e vários outros artefactos agressivos vão nos paus das bandeiras, isso é do conhecimento comum. Agora, o que é preciso é começar a identificar as pessoas. Se for identificado uma segunda vez a fazer o mesmo, é proibido de entrar nos estádios. É isso que se faz lá fora e era o que devia acontecer em Portugal, mas, pelos vistos, o nosso governo não assume a parte que devia ter nesta questão."

publicado às 16:30

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


16 comentários

Sem imagem de perfil

De Passaleão a 23.01.2020 às 16:48

E se precisarmos de consultoria sobre um processo desse tipo, ainda haverá uma meia dúzia de adeptos do Belenenses com quem podemos falar.

Vade retro, perante este demo sou varandista até ao fim!
Sem imagem de perfil

De ChakraIndigo a 23.01.2020 às 17:11

Pelo menos este é um descendente de José de Alvalade. E um empresário e gestor com méritos.

Numa entrevista aqui há tempos, em 2017 ou 2018, e que gostei de ler, porque passei a conhecer melhor a pessoa, disse uma frase que devia ser ensinada aos sportinguistas - "Eu gostaria que as gerações que me sucedem possam acrescentar valor. O Sporting é muito mais do que o ódio ao Benfica".

Como homem de poder e de elites cometeu alguns desvarios, e talvez tenha pecado pela visão algo megalómana que tentou implementar no Sporting, mas o balanço foi positivo como presidente do clube.

Como pessoa racional esta sua visão do futuro do clube, da qual não partilho (nem tenho nada a ver com isso, afinal sou benfiquista ), é aceitável, mas acho que nunca passará.
Sem imagem de perfil

De LG a 23.01.2020 às 17:23

Como disse o comentador anterior, vade retro à venda da SAD.

Pegando num comentário que fiz em novembro

A questão da venda da sad é uma falsa questão. Por cada manchester city ou psg arranjam-se exemplos de casos que não correram bem, para dar o exemplo português viu se como correu com clubes históricos como belenenses, farense, beira mar, união de leiria e mesmo o atlético. O mercado português nao é apetecível, quando está praticamente em situação de duopolio.
E a questão da venda da sad ai entroncar noutra: qual o investidor que aceitará gastar dinhero no futebol e vê-lo a ser canalizado para as outras modalidades?

Por exemplo, qual foi a ultima crítica que a Holdimo fez a Varandas e que Rui Santos prontamente divulgou? Estaremos preparados para ser o Sporting FC SAD?
O caminho parece apontar para aí, mas eu, que nao sou velho, já me lembro dos loas aos amanhãs que cantavam aquando da criação das SAD: com as sad os clubes portugueses, principalmente os tres grandes, iriam ter finalmente uma gestão profissional e iriam ombrear com os barcelonas e reais Madrids. Mas depois veio a realidade e a perda dos capitais próprios.

Mantenho tudo

Para além disso, hoje, sobre as claques, Roquette afirmou que, no seu tempo como presidente do Sporting CP, teve problemas parecidos, mas tratou-os na altura como "deviam ser tratados". Quer dizer, teve "problemas parecidos", tratou-os "como deviam ser tratados", mas a forma como Varandas está a lidar com o mesmo problema, que é diferente, também concorda absolutamente

Imagem de perfil

De Mike Portugal a 23.01.2020 às 17:25

Como já disse noutro post, a realidade de Portugal não é a mesma de Inglaterra. Como país e como liga Portuguesa nós não geramos dinheiro suficiente para que venha um Russo milionário investir num clube e ganhar dinheiro com isso. A não ser que seja para lavar dinheiro.
Sem imagem de perfil

De António Vieira a 23.01.2020 às 17:46

Eu apenas sou um simpatizante do Sporting há mais de 65 anos, um leitor quase assíduo do Jornal do clube, e visito diariamente o Camarote Leonino ao ler os post de Hélder Reis e José Roquette, penso que os sócios do clube devem meditar muito sobre isto e o que querem de melhor para o clube. É que um clube como a dimensão do Sporting não pode ter cinco ou mais candidatos a Presidente e o que ter mais votos é que é o eleito. Todos os sócios reconhecem que a situação financeira não está boa e que um passado presente originou ao que hoje chegou.
A situação não pode continuar haja um consenso entre todos para mudar a situação, isto não só culpa dos 37% que votaram no actual presidente é culpa de todos os sócios...
Sem imagem de perfil

De Profeta a 23.01.2020 às 18:42

Não haverá um conjunto de sportinguistas ricos, que juntos, poderiam investir de alguma forma, com as devidas contrapartidas? Sempre dava mais garantias de confiança.
Sem imagem de perfil

De Perry a 23.01.2020 às 21:15

Para se poder fazer uma situação destas, não pode ser levianamente, tem que haver todas as garantias, senão acontece uma situação como a do Belenenses e adeus Sporting, os Belenenses para bem deles ainda têm o estádio e o seu complexo desportivo, ao Sporting não vai restar nada, pode chegar ali um indivíduo comprar o clube por 200 milhões e na Academia é Estádio, realizar 500. O Pavilhão é impensável passar para a SAD, pois é a casa das modalidades que não tem nada a haver com futebol.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 23.01.2020 às 22:07

Pelo menos o Rui Gomes há-de estar lembrado do meu comentário há uns meses que apontava neste sentido. O tema é polémico, mas sinceramente, não vejo outra solução melhor. Se houver, excelente, só espero que, chegado ao dia de se tomar uma decisão desta responsabilidade, não seja tarde demais.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.01.2020 às 22:10

Sim... mas será sempre uma questão extremamente polémica no Sporting.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 23.01.2020 às 23:05

Também acho e que não vai ser de um dia para o outro.
Sem imagem de perfil

De J.Oliveira a 23.01.2020 às 23:45

O Sporting já tem um dono: os Sportinguistas! Não precisamos de um amo. José Roquette é um sportinguista que respeito, mas não concordo nada com ele. O seu mandato não foi nada feliz (não obstante desportivamente ter sido excelente, pois foi campeão), mas foi no seu mandato, que foi (mal) feito o estádio (apesar de bonito) com a venda dos terrenos do Sporting, e construção do flop Alvaláxia.

Chakraindigo

Se quer vender, pode começar por vender o seu SLB. Fale com o Vieira.

António Vieira

Nunca é tarde para se tornar dono do Sporting, basta associar-se a (partir de 6€/Mês = a menos de 8 cafés/mês) e juntar-se à família sportinguista.
SL
Sem imagem de perfil

De Iur Semog a 24.01.2020 às 18:43

Que visão infantil!

Mas sou também de opinião que não é a venda da SAD que vai resolver os problemas financeiros, no máximo poderia empurrar com a barriga, um bocado mais para o futuro.
Sem imagem de perfil

De Pedro Piedade a 24.01.2020 às 10:08

Com o caminho que o Sporting tem vindo a fazer, sem capacidade para se reorganizar e sanear as suas finanças, veremos se não chegará o dia em que a venda da maioria do capital da SAD não será mesmo a última e dramática solução para salvar o clube, com todos os riscos que isso poderá trazer.
Sem imagem de perfil

De Associado 6833 a 24.01.2020 às 16:26

Claro que o tema é controverso (domínio da SAD), mas de há muito que tenho esta opinião, a de que o SCP só poderá alcandorar-se a outros patamares de investimento e voltar à europa dos grandes se abrir mais o capital da SAD. Ninguém disso tenha dúvidas, e não é fazer comparações com o Belenenses SAD, o Cova da Piedade (também há casos de sucesso intramuros vd . o do FC Famalicão), mas porque não fazer comparação e "benchmarking" com os Manchester City/United e muitos outros por essa europa fora? É preciso alterar o paradigma!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.01.2020 às 16:31

Nunca será consensual entre sportinguistas.
Sem imagem de perfil

De Carlos Manuel a 24.01.2020 às 16:49

Estamos (leia-se, o Sporting) salvos!!!... O inenarrável Bruno de Carvalho acabou de dizer que está "predisposto a ir para a frente da SAD do Sporting imediatamente e de borla"!!!... Hosana nas alturas e paz na terra ao Sporting, que o "Salvador" está a chegar!!!!... SL

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo