Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

img_770x433$2018_02_17_15_37_02_1365931.jpg

 

Um tema que eu não pretendia revisitar, mas que as circunstâncias me obrigam a fazer isso mesmo.

 

A minha posição, desde o primeiro dia, sobre o antigo treinador do Sporting, é muito clara. Senti que a sua contratação era uma tomada de decisão inteligente, mais a mais com um contrato de quatro anos, por ser um técnico jovem e muito promissor. Repugna-me - sempre me repugnou - como foi tratado e eventualmente despedido pelo presidente, entendendo eu que apesar de alguns dos seus erros no ano inaugural ao leme da equipa, fez o suficiente para merecer e justificar um segunda época em Alvalade.

 

Em suma, na sua curta estada de "leão ao peito", com um salário de aproximadamente 500 mil euros/ano, conquistou um título que até ao momento escapa ao treinador dos milhões, não obstante os seus mais de 40 reforços desde que assumiu a liderança da equipa. Este enquadramento, em contraste com a atitude de Bruno de Carvalho em Dezembro de 2014, ao mandar Marco Silva procurar mais-valias para o plantel na equipa B.

 

Para evitar de pagar os restantes três anos de contrato, o ainda presidente do Sporting lança um  processo de 400 páginas contra o seu ex-treinador. Em Julho de 2015, o Sporting participou à CMVM ter chegado a um acordo mútuo com Marco Silva e toda a sua equipa técnica (João Pedro, Gonçalo Pedro e Paulo Sampaio "Rifa") para a rescisão dos respectivos contratos, colocando um ponto final na contenda.

 

Muito embora o nome do treinador tenha sido referido ocasionalmente, a realidade é que deixou de fazer parte do panorama leonino e não se vislumbrava que quase três anos após a sua saída, ainda fosse tema de conversa. Isto, porque Bruno de Carvalho - e reagindo ele, reagem, em simultâneo como não podia deixar de ser, a sua falange de apóstolos - continua a dar indicações de se sentir "ameaçado" pela sombra do treinador. Tanto assim é, que lançou novo ataque a Marco Silva na recém-realizada Assembleia Geral. Ataque este completamente despropositado e sem qualquer benefício para o Sporting.

 

Entretanto, constam informações na praça de que Marco Silva, enquanto em Alvalade, "passava" informações a um jornalista do jornal A Bola. Não tenho conhecimento de causa, por conseguinte, não estou em posição para poder confirmar ou refutar estas acusações. No entanto, acho tudo isto muito estranho. O que nos querem fazer acreditar é que Marco Silva agia em detrimento de si próprio, dado que como treinador do Sporting comunicava para o exterior informações sobre o seu trabalho e sobre a sua entidade patronal.

 

Que isto seja prontamente abraçado como arma de arremesso pelo novo "rei" de Alvalade e os seus apóstolos não é surpresa algum. Ao fim e ao cabo, está em jogo a imagem e o ego do presidente, que exigem ser defendidos até à morte, custe o que custar. Fica por explicar, no entanto, a razão desta alegada ocorrência não integrar o acima referido processo de 400 páginas que Bruno de Carvalho lançou contra Marco Silva, se de facto contribuiu para o seu despedimento por justa causa, na altura.

 

Igualmente surpreendente, que um jornal que por norma não é considerado fiável entre adeptos, de repente, já tem toda a credibilidade do mundo. Espectacular !

 

Marco Silva faz parte do passado, não tem influência alguma de momento, directa ou indirecta, na actualidade sportinguista, e deve ser tratado como um livro fechado.

 

publicado às 14:54

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


46 comentários

Sem imagem de perfil

De Tic tac a 24.02.2018 às 16:09

POdes apagar tudo mas da morte não te livras! Estamos a chegar! Cabrao! Já foste
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.02.2018 às 16:35



Ouve lá imbecil...

Nem em casa assustas as moscas, muito menos aqui.

Em vez de te refugiares no anonimato, cobarde que és, devias identificar-te.

Mas podes continuar, um destes dias vais ter uma surpresa.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 24.02.2018 às 22:13

Ouça lá ó tic tac que parece nome de relógio sem corda. Se calhar quando ainda andava de cueiros, já quem aqui escreve comia pão com côdea. E se algum fosse comunista também comia criancinhas ao pequeno almoço. Nem sei como escapou. Na parte que me toca já não como porque me faltam muitos dentes.
Ouça lá ó cidadão tic tac desafinado, da morte ninguém se livra, nem um tic tac sem alma. Porque não se dedica a contar as horas que faltam para ser um homenzinho.
PS: desculpe Rui, mas não resisti.
Sem imagem de perfil

De Pastor a 25.02.2018 às 18:03

Rui os ceifeiros já chegaram ou ficaram retidos no outro lado da segunda circular?
Imagem de perfil

De PSousa a 24.02.2018 às 16:23

Rui,
Infelizmente, também o é ao contrário - "Igualmente surpreendente, que um jornal que por norma não é considerado fiável entre adeptos, de repente, já tem toda a credibilidade do mundo. Espectacular !" - As comunicações dos "pasquins" também foram muitas vezes "arma de arremesso".

Quanto a Marco Silva, a ser verdade, ainda bem que foi embora! E eu até acredito que ele passasse informações, mesmo sendo do trabalho dele. Há, infelizmente, um preço para tudo e pessoas com menos escrúpulos! Porque será que foram dois clubes a assumir o mesmo género de atitude por parte do treinador?
Enfim... coisas que se calhar nunca vamos saber.

Uma nota final, continuam a dar "nomes" depois não se queixem dos "nomes" que são apelidados.
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.02.2018 às 16:30

" E eu até acredito...".

A partir desse ponto, não há mais nada a dizer. Pode continuar a acreditar no que desejar. Hoje é sábado, na segunda-feira já tem outra versão das coisas.

Quanto a essa do "dar nomes"... nem merece resposta, pelo menos uma resposta que se ajuste à observação.
Imagem de perfil

De PSousa a 24.02.2018 às 16:34

Na 2ª porquê, vai haver novidades? Ou joga o Sporting!
Há situações que quando não lhe agrada, a resposta é nem merece resposta ou uma que se ajuste.
Mas fiquemos assim...talvez será melhor um , para si claro.. que eu não uso disso!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.02.2018 às 16:38

Se quer mesmo que lhe responda, não tenho problemas alguns, mas garanto-lhe que não vai gostar.

Já o chamei a atenção várias vezes para deixar essa sua postura de dar uma no cravo outra na ferradura. Assuma uma posição de uma vez por todas, e não venha dizer que é pelo Sporting, como se isso explicasse alguma coisa.
Imagem de perfil

De PSousa a 24.02.2018 às 16:45

Eu não tenho que assumir nada, nem para um lado nem para o outro. Já lhe disse a si, que continua a insistir no cravo e na ferradura, que o estilo de BdC não é o que gosto, mas que acho que tem trabalhado bem para o Sporting! Qual é o problema de você assumir que eu tenho esta postura? É preciso mais alguma informação minha?
Face a sua sensibilidade para assuntos em que envolvam BdC, o melhor mesmo é eu abster-me de comentar esse posts e só me dedicar a outros... como o FUTSAL, ANDEBOL, FUTEBOL, GOALBALL, etc..
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.02.2018 às 16:52

A minha "sensibilidade" ?... Não há sensibilidade alguma. Critico quando entendo que o deva fazer. Neste caso, não fui eu que abordei Marco Silva.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 24.02.2018 às 16:25

Foram vezes sem conta se postou sobre Marco Silva.

Uma vezes porque BdC mencionava o seu nome e havia a natural reacção, outras vezes porque o SCP fazia maus resultados e lá vinha a reiterada compração com JJ e os recursos disponíveis, o apoio que faltou e sei lá mais quê.
Escrevi aqui várias vezes que o treinador do SCP é JJ e era com ele que tinhamos que lidar porque MS era passado. Mas lá vinha a insistência em MS e as comparações com JJ.

Agora faz parte do passado, não interessa, é um livro fechado.
Como diz o sócio do SCP...espectáááááäculo!!!!

Parece a anedota do Senhor que vai à farmácia e insiste vezes e vezes sem conta que quer um medicamento com urgência, mas não se lembra qual.
O farmacêutico tenta ajudar e levado ao desespero lá se lembra que talvez seja o medicamento para o alzeimer.
Quando o farmacêutico volta e dá o medicamento ao Senhor, este pergunta...medicamento, qual medicamento?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.02.2018 às 16:32

José Sousa,

É escusado vir com essas suas analogias sarcásticas que não impressionam.

De resto, mais do seu usual mesmo, o disco já deve estar muito riscado.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 24.02.2018 às 16:45

Claro, não podia ser de outra forma para o dono da verdade.
Não quero impressionar ninguém, muiiiiiiiuto menos o Rui.
Impressiono muito bem a minha família e isso basta-me.
Um bom sábado para si e para o Marco Silva que é como o outro Marco que tem sempre 2 amores.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 24.02.2018 às 17:01

O dia que eu não for benvindo, basta dizer sem rodeios.
Sem dramas e ressentimentos, o CL precisa de mim como eu preciso do CL, nem das meninas que alguns se babam e apenas isso...a de hoje por exemplo está grávida e requer algum decoro...digo eu, que sempre me ensinaram a ter um respeito redobrado por idosos e grávidas.


Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.02.2018 às 17:12

Quem me conhece sabe que sou uma pessoa extremamente frontal. Quando esse dia chegar, não hesitarei.

Talvez se evitar essas suas analogias sarcásticas, evite certas respostas. Mas, como diz o velho provérbio... "quem vai à guerra, dá e leva".
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 24.02.2018 às 17:21

Quem me conhece diz o mesmo.
Que por vezes chego a magoar porque sou frontal demais, e digo-o na cara da pessoa porque acho que assim é mais justo e leal.
Prefiro mil vezes um bom inimigo a um falso amigo.
Sem imagem de perfil

De Sangueverde a 24.02.2018 às 16:47

Não esqueça que quem "ressuscitou" Marco Silva nas ultimas 2 semanas foi o "querido" líder presidente....
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.02.2018 às 16:50

Não convém lembrar essa "pequena" questão. O problema é que os apóstolos não gostam que se responda ao novo "rei" de Alvalade, o "querido líder".
Sem imagem de perfil

De Sangueverde a 24.02.2018 às 16:52

Para mim toda a história de Marco silva se resume à constatação, minha, de quem é o presidente do SPORTING. Foi nessa altura que eu descobri o verdadeiro carater do presidente à frente do meu clube, alguém que para servir os seus interesses e para levar sua vontade avante, não tem o mínimo problema em prejudicar o SPORTING, pois o mais importante para ele, ao contrário daquilo que afirma amiúde, não é o SPORTING e sim o seu enorme ego.....
Sem imagem de perfil

De de Vigia a 24.02.2018 às 16:54

O que eu sinceramente espero é que depois desta clarificação desapareçam os órfãos do MS - sim, sim é claro eu vi as mais de 3 horas de programa e quem não viu também pode ver https://youtu.be/WlB0b8fnMk. O treinador do Sporting, seja ele quem for e enquanto o, é sempre o nosso treinador. Depois de saír "goodbye Maria Helena goodbye"!!!
O Ribeiro demonstrou, com factos, a qualidade do MS enquanto pessoa (não discuto os méritos de treinador). Acho que todos consideramos que pessoas com esta factual deslealdade não podem ter lugar no SCP. Que pelos vistos também se manifestou na Grécia e no Reino Unido!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.02.2018 às 17:04

O que é clarificação para si, não será necessariamente para outros.

Gostava que perdessem o mau hábito de dar "links". Têm algo para dizer, esta caixa de comentários existe para isso.
Sem imagem de perfil

De de Vigia a 24.02.2018 às 17:17

Caro Rui, quando o testemunho de quem conheceu de perto os acontecimentos não serve como factor de esclarecimento e encerramento de um tema, que quer se queira tinha uma agenda na CS e em alguns blogs (basta procurar nas datas em que o MS tinha algumas vitórias no Primier para se verem os fogos de artificio)... ok, ficaremos então a aguardar melhores e mais claros contributos! Aposto que, sendo assim, o MS irá servir outra vez com arma de arremesso contra o Sporting!!"
Sem imagem de perfil

De de Vigia a 24.02.2018 às 17:19

...que quer se queira quer não se queira tinha uma agenda...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.02.2018 às 17:35

Eu não sou advogado de defesa de Marco Silva e essa da suposta "agenda" não me diz muito. Jorge Jesus não a tem, além de rechear a sua conta bancária com os milhões de registo.

O que eu não aprecio é a constante tentativa de denegrir o antigo treinador do Sporting em defesa da imagem do presidente. Isso... afronta !!!

Tudo o resto é conversa de adorno!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.02.2018 às 17:38

P.S.: Quem é essa pessoa e qual o porquê de ainda se andar a debater esta questão de há três anos ?
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 24.02.2018 às 18:55

Não é inteiramente verdade.
BdC é certo que contribui muito para o nome de MS vir à baila.
O Camarote Leonino também faz por isso, pois foram várias vezes postados e realçados os desempenhos de Marco Silva na Grécia e a cada vitória no Watford tinha destaque no CL.
Isto é mentira?
Basta fazer uma pesquisa rápida e quem acompanha o blog sabe que é verdade.

Duma vez por todas, gostemos ou não, MS não merece ser tratado como arma de arremesso pró ou contra o SCP ou o seu presidente. É passado que não saberemos se seria um futuro risonho.
A vida está cheia de histórias incompletas e temos que seguir em frente.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.02.2018 às 19:59

Uma coisa é exagerar, outra é MENTIR, e o caro está a ser MENTIROSO !!!

Sem imagem de perfil

De José Sousa a 24.02.2018 às 20:27

"Marco Silva a caminho do dragão"
Rui Gomes em 23/05/2017

"Marco Silva assinou pelo Watford"
Rui Gomes em 28/05/2017

"Marco Silva em destaque:(Watford)"
Rui Gomes em 15/04/2017

"Marco Silva: 40 jogos sem perder em " casa"
Rui Gomes em 06/04/2017

Os posts estão ao alcance de quaquer um que se dê ao trabalho que não se recorde, quem tem memória não precisa.

Estes são posts de 2017, nem me dei ao trabalho de ir a anos anteriores.

Do MENTIROSO!!!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.02.2018 às 22:31

Leia o seu outro comentário novamente!!!

Dispenso resposta.
Sem imagem de perfil

De Balajic a 26.02.2018 às 14:41

Eu também conheci de perto os acontecimentos do que foi essa época com o Marco Silva, nomeadamente a reunião do seu despedimento a qual, depois, graças à contestação no Facebook e às claques, entre outros, acabou por não o ser, tal como conheço outros episódios ilustrativos da "cama" que andaram a preparar ao treinador do Sporting, nunca pensando, em todo este processo, naquilo que deveria ter sido pensado - nos superiores interesses do Sporting CP.

Desde quando é que o testemunho de um senhor que está a ser pago pelo clube e se encontra num painel ao lado (literalmente) de Bruno de Carvalho pode servir como factor de esclarecimento e encerramento do que quer que seja ou, sequer, para branquear todo o tratamento a que foi sujeito o, então, treinador do Sporting que foi, todo ele, vergonhoso?

E desde quando é que as situações pelas quais ele passou em outros clubes são comparáveis à que ele viveu no Sporting? Por acaso também lhe puseram um processo disciplinar no Watford ou no Olympiakos por ele ir para o banco de fato de treino?

Se não queriam continuar a contar com o treinador, estavam no seu direito. Mas, sendo esse o caso, tinham mais era que ser homenzinhos e assumi-lo e, depois, chegar a acordo com o treinador ou, caso assim não fosse, pagar-lhe a indemnização a que tinha direito.

Agora, sejamos sérios, agenda na CS? Foguetório? E sobre o actual treinador, aquele que nunca foi de fato de treino para o banco, não há nada?

Estou a ver que esta mania muito própria de Bruno de Carvalho de se dirigir às outras pessoas como se elas fossem todas retardadas ou não tivessem cabeça para pensar já anda a ter nos seus seguidores a sempre necessária caixa de ressonância...
Sem imagem de perfil

De Bento de Jesus Carvalho a 24.02.2018 às 16:59

que dizer de um presidente que se preocupa mais em justificar o despedimento de um treinador que ocorreu há três anos do que em dar estabilidade e condições à equipa actual para lutar pelo campeonato?
Eu por mim estaria na disponibilidade de dar 20 % de desconto às palermices de bdc, por cada campeonato ganho ... em cinco épocas já estaria completamente desculpado!!!!
Agora sem ganhar e ainda a aturar palermices .... não há santo que aguente!
A questão do Marco Silva não tem nada que saber. BdC teve oportunidade de contratar jj e resolveu aproveitar. Que assuma essa decisão, que não lhe ficava mal!
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 24.02.2018 às 17:16

Caro Bento de Jesus Carvalho

"Eu por mim estaria na disponibilidade de dar 20 % de desconto às palermices de bdc, por cada campeonato ganho ... em cinco épocas já estaria completamente desculpado!!!!"

Bingo!!! As pessoas não percebem que no fim de contas tudo se resume a vencer, e quem não consegue, não consegue manter o lugar, seja Bruno, Jesus, António ou outro qualquer.
Se BdC conseguir maravilha para os sportinguistas, caso contrário no fim do mandato terá o mesmo fim que outros.
Perfil Facebook

De José Coelho a 24.02.2018 às 19:25

Sr. Rui Gomes, deixe-me dizer-lhe que lhe gabo a paciência de dar troco aos Tic tac's, PSousas, José Sousas e outros que tais.
Há um provérbio árabe que diz - os cães ladram e a caravana passa.
Continue com os seus posts que na minha opinião estão no bom caminho.
Imagem de perfil

De PSousa a 24.02.2018 às 21:57

Sr. José Coelho, lá por ter saído da toca, escusa de chamar cães aos outros!
Dar troco?
Estamos aqui a debater Sporting e ideias sobre Sporting e afins, se não gosta que haja opiniões diferentes da sua, não venha para aqui chamar nomes, que até agora ninguém o ofendeu.
O Rui Gomes tem mesmo é de ter paciência com todos os que vêem para aqui chamar-lhe nomes (que eu sou muito contra isso) e paciência para certos "coelhos" que vem para aqui ofender (os que têm opiniões diferentes), não aqueles que estão cá para debater ideias e defender o que acham estar mais de acordo com os mesmos. A si, desejo-lhe em dobro tudo aquilo que me desejar a mim!
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 24.02.2018 às 22:27

Senhor Coelho,

"É falta de educação calar um idiota, e crueldade deixá-lo prosseguir."

O seu tico já não comunica muito com o teco, pois não?
Como se diz no Alentejo aos maluquinhos "você está todo abrazado".

Passou muito ao lado, até porque no monte dos meus sogros os coelhos estão afastados da casa, estão ao lado da pocilga dos porcos.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 24.02.2018 às 21:54

A divisão entre sportinguistas começou com as divergências entre Bruno Miguel e Marco Silva. Até então o presidente vivia em estado de graça, um pouco em função da ideia posta a circular, que tinha encostado os bancos à parede e salvo o Sporting. Encostado os bancos à parede? O Bruno Miguel? Como? O facto é que na altura também engoli essa peta e cheguei a apoiá-lo. Quem não tem um pouco de ingenuidade na sua vida que atire a primeira pedra.
Nessa época num jogo em Guimarães perdemos três a Zero. Como reagiu o presidente? Insultu a equipa, via facebook, a sua preferida, acusando-os de falta de profissionalismo. O treinador preferiu defender o balneário para manter a coesão. Foi a partir desse acontecimento, embora constasse que os desentendimentos já tinham começado com a transferência de Marcos Rojo, que se deu a ruptura. O Bruno Miguel por sonsice ou cobardia, entregou as despesas ao cozinheiro José Eduardo, que fez um ataque vil ao treinador, e em consequência à equipa.
A partir daqui o Bruno Miguel e o treinador ficaram de candeias às avessas, e este só não despedido de imediato porque o presidente não teve coragem de o fazer, dada a divisão de opinião entre adeptos, mas tudo fez para lhe complicar a vida. O seu despedimento foi adiado até ao final da época.Neste caso, como noutros, pôs os seus interesses pessoais à frente dos do clube.
A possibilidade de contratar JJ surgiu como uma tábua de salvação para acalmar as hostes. Marco Silva seguiu a sua vida e até ver nunca mais se pronunciou sobre esse período. Mas o Bruno Miguel não perde uma oportunidade para retaliar. No seu estilo mesquinho e vingativo, parece que continua com a pedra no sapato. E se aqui se continua a falar desse treinador, que deixou o Sporting há mais de dois anos, apenas a uma pessoa se deve: Bruno Miguel de Carvalho.

Imagem de perfil

De PSousa a 24.02.2018 às 22:09

Caro Nação Valente, boa noite!
Só me vou referir aos bancos, é verdade que ele os encostou, eu tenho conhecimento de causa, só não sei se a "loucura" dele chegaria ao que lá foi apresentado. Mas com isso conseguiu renegociar, o que foi bom para o SCP... até ver!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 24.02.2018 às 22:41

PSousa, boa noite
Se tem conhecimento de causa de BM ter encostado os bancos à parede, quem sou eu para negar. Mas também lhe digo que circulam outras versões, que também não posso contestar. E ainda há a versão decorrente de como as coisas funcionam. Normalmente os bancos têm a faca e o queijo na mão, em relação aos devedores e ao fornecimento de crédito. Se neste caso foi ao contrário , o homem é um génio. As minhas desculpas, mas continuo a manter as minhas reservas, até porque não acredito no pai Natal.
Imagem de perfil

De PSousa a 24.02.2018 às 23:54

OK.
A faca e o queijo nem sempre estão nas mãos de quem se acha.
Um dia pessoalmente poderei dizer qual a "estratégia"
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 24.02.2018 às 22:45

PSousa,

-" .... eu tenho conhecimento de causa"-
Explique, por favor!
Imagem de perfil

De PSousa a 24.02.2018 às 23:55

Carlos,
Não posso!
Perfil Facebook

De José Coelho a 25.02.2018 às 07:47

Há quem diga que BC já tinha acertada a contratação de JJ desde Novembro ou Dezembro dessa época e, como tal, era necessário correr com MS, para não ter que abrir muito os cordões à bolsa. Não me admira que tivesse sido dessa maneira.
Mas que ao fim de 3 anos ainda se coninue a falar dos "crimes" do anterior treinador, não parece muito saudável.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo