Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A tenaz

Rui Gomes, em 05.05.22

A comunicação social tem vindo a desvendar facetas da amizade entre Luís Filipe Vieira e Pinto da Costa, muito para além das filmagens no Estádio da Luz.

Amizade improvável, dirão alguns. Para mim, porém, faz todo o sentido. Luís Filipe Vieira e Pinto da Costa, não obstante dirigirem clubes rivais, tinham alguma coisa em comum que os unia, e que era a estratégia para reduzir o Sporting à quase insignificância.

21105016_F4Vcq.png

Durante anos, sob o supérfluo pretexto que o mercado era exíguo para três, tentou-se, pelas mais variadas formas e em diversas frentes, com a evidente cumplicidade tolerante de alguma opinião publicada, apear o Sporting da relevância desportiva, o que conduziria inexoravelmente à asfixia financeira e ao desejado declínio; no fundo, fazerem o que o saudoso Belenenses fez a si próprio.

Não nego que, em várias alturas, o Sporting se pôs a jeito para ter este destino, mesmo sem ninguém que o empurrasse para o abismo, mas há coisas que aconteceram e que só se podem explicar por via de uma influência mancomunada. Falo, em concreto e muito da arbitragem, da disciplina, da partilha de lugares de relevo, dos clubes amigos e de apoios externos.

Ainda estou para perceber as negociatas com a Euroárea e as doações da Câmara do Seixal, que permitiram ao Benfica edificar o seu centro de estágio, onde antes era área protegida, para não falar do escândalo grosseiro que é a utilização quase gratuita do Olival pelo Porto, construído com dinheiros da fundação PortoGaia, ou seja, nossos. O Sporting, esse, pagou Alcochete com língua de palmo. Estão a perceber do que estou a falar?

A questão é esta... Vieira e Pinto da Costa podem ser afinal os melhores compinchas e terem conspirado nas férias, em casa do amigo Adriano. Quanto muito, apontar-se-lhes-á deficit de fair play, mas isso não é, propriamente, grande novidade.

Quem tem de fazer pela sua vida e inverter este rumo é o Sporting, no campo e fora dele, nunca abdicando da sua razão, nunca pactuando, nunca se vergando às tangas do dirigente mais titulado do mundo ou dos seis milhões de portugueses. Mas este é um trabalho de todos os sportinguistas e de todos os dias.

Artigo da autoria de Carlos Barbosa da Cruz, em Record

publicado às 03:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


21 comentários

Sem imagem de perfil

De João F. a 05.05.2022 às 09:33

Em cheio!...
Chamou "os bois pelos nomes" e "deu nos machinhos" à cambada corrupta que tem "governado" o futebol podre deste País pelo menos nos últimos 40 anos, mais à gentalha rastejante, composta por os tais ditos jornalistas, influenciadores e comentadores que transitam por certos canais de TV, com as cartilhas dos seus clubes debaixo do braço, vivendo sem vergonha das mordomias que recebem, como certos politiqueiros vivem do gamelo que é o Orçamento Geral do Estado.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.05.2022 às 11:13

Mais outro grande escrito de Carlos Barbosa da Cruz!
Sem imagem de perfil

De José Silva a 05.05.2022 às 11:42

Poucos meses antes de ser detido, Vieira foi visto num restaurante a almoçar com o "Papa das Antas, algures no centro do País. Estariam a discutir o quê? Os próximos lugares no C.D e arbitragem da Liga? Ou a discutir "negócios" que teriam em comum.? De uma coisa temos a certeza, estavam e se calhar ainda estão a ser investigados pela justiça. Que o Sporting foi sempre um clube a abater por estes dois abutres, nunca tive dúvidas mas, parece que o tiro lhes vai sair pela culatra. O actual SPORTING está forte e pujante dentro do campo, no entanto, não sejamos ingénuos, haverá mais tentativas para nos derrubarem, mas cada vez está mais difícil, basta olhar para os títulos que ganhamos nestas últimas épocas com orçamentos inferiores aos rivais.No entanto, o SPORTING vai ter que fazer tudo, para diminuir a "déclage" que existe em relação aos outros fora de campo, porque dentro do campo, ela cada vez mais é diminuta por "causa" do excelente trabalho que está a ser feito pela actual direção. Quanto ao artigo do Dr: Barbosa da Cruz, é simplesmente excelente. Saudacões leoninas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.05.2022 às 17:20

Quando se chega à hora da verdade, justiça ou não justiça, fica tudo em águas de bacalhau. Pelo menos, assim tem acontecido e não há razão alguma para pensar que algo vai mudar.
Sem imagem de perfil

De RCL a 05.05.2022 às 12:45

Excelente texto do Dr. Carlos Barbosa da Cruz ; espero que tenha sido lido pelo actual secretário de Estado da Juventude e Desporto.
Como ando nestas coisas há muitos anos, há coisas que já nem ligo, isto nunca mudou, nem vai mudar.
Detenho-me na parte final do texto :"Quem tem de fazer pela vida e inverter este rumo é o Sporting, no campo e fora dele......." É isso, mas sobretudo no campo como na última época em que não demos hipóteses à bandidagem.
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.05.2022 às 17:17

Num país como Portugal, nada vai mudar, infelizmente.

O Sporting conseguir ser sempre superior dentro do campo, mesmo quando este é inclinado, não é nada fácil.
Sem imagem de perfil

De Profeta a 05.05.2022 às 14:06

Mais um excelente artigo. No princípio da década de 2010 quando o Sporting caiu muito no seu futebol eles andavam sempre às turras porque a disputa era só entre eles. Enquanto que o Benfica tinha o Duarte Gomes, o João Ferreira ou o Bruno Paixão, o Porto tinha o Olegário, o Proença ou o Xistra! Neste sistema criado por eles próprios era só uma questão de ser um ou outro a ganhar. Com menos um adversário era fácil. E isto começou logo no tempo do Peseiro e do Paulo Bento mandando o Sporting para baixo com arbitragens manhosas. Que não aconteça o mesmo nos próximos anos!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.05.2022 às 17:15

Para o Sporting é uma luta gigantesca, até porque mais nenhum clube está disposto a fazer frente à corrupção. Queixam-se à conveniência mediante os jogos e os resultados e não passa disso.
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 05.05.2022 às 14:10



Mais um excelente texto do Dr, Carlos Barbosa da Cruz!

Beijinhos, Rui
Feliz Dia
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 05.05.2022 às 15:11

A minha vida profissional deu-me a possibilidade de conhecer muito razoavelmente Luís Filipe Vieira e fazer negócios com ele, ainda na fase Futebol Clube de Alverca, onde a empresa onde eu trabalhava tinha assento na tribuna, por força das relações comerciais com as empresas do universo Ediverca/Obriverca. Num lanche/ jantar antes de um Alverca vs Antas tive a oportunidade de ficar na mesa dos dois, uma delícia, existia uma relação próxima e percebia-se que Vieira nutria admiração por Costa. E certamente percebeu e até o disse, que melhor que bons jogadores era ter pessoas nos sítios certos, algo deste tipo, Vieira percebia como o Antas tinha conquistado o poder( e daí os resultados e o dinheiro) e na passagem para o Benfica copiou, mas havia lugar para os dois, era preciso “ apequenar” o Sporting, tirá-lo da equação, o bolo só dava para dois, o inimigo era o Sporting. E este status quo mantém-se, ainda ontem ou anteontem aqui o escrevi, nós somos o inimigo, “ o bolo” daqui a duas épocas vai ser certamente só para dois, é preciso estar muito atentos, ser muito competentes sobretudo dentro do campo, porque fora dele está tudo minado e mesmo dentro dele quem deveria pugnar pela verdade, pela justiça, ser imparcial não o é.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.05.2022 às 17:11

Uma vez que fora do campo está tudo "minado" - facto incontestável - a questão é como nós dentro do campo vamos conseguir ganhar sempre contra tudo e contra todos.

Uma missão hérculea!
Sem imagem de perfil

De Rumo Certo - Ventos Favoráveis a 05.05.2022 às 15:27

Excelente artigo de opinião e denúncia do distinto e digníssimo, Dr. Carlos B. da Cruz.
O benefício económico, material e injustificado privilégio, concedido pelo poder local, logo por pessoas com mandatos de representatividade política e partidária, ou seja, elementos investidos de responsabilidades para gerirem o erário público, não podem, nem devem, agir e/ou ser agentes de compadrio, conluio e conivência, com imparidades, desigualdades e contornos que causam sérias dúvidas e reservas.
Muito menos, quando tais actos podem configurar tratamentos diferenciados e mesmo configurarem ilícitos e favorecimento indevido, facultados a entidades terceiras.
A Procuradoria e o Ministério Público, têm a obrigação e o dever de abrirem processo de investigação.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.05.2022 às 17:12

Têm a obrigação, há muito, aliás, mas não o vão fazer. Há muitos interesses em jogo e num país como Portugal tudo é possível.
Sem imagem de perfil

De altaia a 05.05.2022 às 16:57

Antes que me esqueça e a proposito quem construiu o olival foi Luis Filipe Menezes e lembrar que este cavalheiro quis candidatar-se a Presidente do Sporting uns anos atras como estas coisas acontecem..!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.05.2022 às 17:13

Ele vendeu-se a troco de apoio político.
Sem imagem de perfil

De Rui a 05.05.2022 às 19:03

Opiniões políticas aparte, lembro-me do início do mandato de Rui Rio como presidente da câmara do Porto, quando inverteu a troca de interesses entre a câmara e o clube das antas (terrenos de graça, construção sem licença, etc.).
Teve direito a manifestações dos superdragões à porta da câmara, escolta policial, etc.
Curiosamente, sempre que concorreu, ganhou as eleições.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.05.2022 às 20:30

Mas sempre teve em Pinto da Costa um inimigo!!!

O que não é o caso com Rui Moreira, aliado de longa data do corruptor-mor.
Sem imagem de perfil

De Rui a 05.05.2022 às 21:37

E um possível candidato a presidente, quando sair da câmara. Mas terá outros adversários à luta pelo "trono".
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.05.2022 às 22:04

É mais um que faz/fará parte do problema e não da solução para o futebol português.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 06.05.2022 às 00:05

Esse aliado confunde o município com o FC das Antas, os portuenses com os portistas, as suas paixões com as dos munícipes...
E o PC, através do aliado, lá vai utilizando a "sucursal" para benefício do que sabemos.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D




Cristiano Ronaldo