Em 69 jogos, para a Liga, no D. Afonso Henriques, o Sporting sofreu 74 golos, ou seja, uma média de 1,07 golos por jogo. Os piores resultados foram em 1983 (1-4) e em 1985 (3-4). Há três jogos que o Sporting não sofre golos em Guimarães.
E o mais provavel é voltar a sair de Guimarães sem sofrer golos. Não é à toa que Marco Silva, ainda assim com esta defesa e consegue ter uma das equipas menos batidas no consumo interno. Excelente trabalho. E o Guimarães, apesar de correr muito, não cria metade das dificuldades do Marítimo. Também não foi à toa que foram à Madeira levar 4. Fundamental é continuar a contar com todos sempre.
Acabei de ouvir o treinador na antecipação do jogo e onde Marco Silva ainda esteve melhor foi ao matar já a “febre” do mercado de Janeiro. Primeiro porque ainda estávamos em Outubro e depois porque verdade seja dita e nenhum problema é propriamente novo. Seja o centro da defesa ou a CAN, que envolve Slimani e a ter que se antecipar devia ter acontecido no Verão.
Despachando já o previsível mês de ausência de Slimani, o que há para dizer é que o argelino até aqui leva 1 golo de cabeça de bola corrida. Muito também porque o futebol de Jardim já lá vai e onde Slimani é verdadeiramente letal e mais complicado de substituir. Nas bolas paradas temos os centrais, onde até são fortes – também é justo dizer. E com a bola no chão há Mané. Um bocadinho melhor que os reforços que chegaram a época passada em Janeiro. Nunca é mesmo nada previsivel que este Sporting consiga comprar alguma coisa que valha realmente a pena na janela de mercado de Janeiro, muito sui generis.
É verdade que o plantel continua a ser curto, que vai ser preciso rotatividade mas nunca se resolve nada a comprar por comprar. Muito cuidado sempre com o que se pede, como na época passada, porque o Inácio pode sempre fazer outra vez a vontade e ainda descobrir outro Shikabala em Janeiro.
No centro da defesa ainda tem que haver mais consciência do que tem sido a gestão desportiva desta direcção. Em ano e meio e para além das vendas de Ilori e Dier e agora o empréstimo do Ruben, já chegaram Mauricio, Hugo Sousa, Matias Perez, Paulo Oliveira, Sarr e Rabia – que ainda nem se viu e julgo que também não se deve avançar para o mercado com reforços ainda por testar. Já nem sabendo se falta algum e a única conclusão a tirar, para quem quer mesmo encarar o problema de frente, é que continuamos a ter muito mais qualidade no centro da defesa da equipa B. Por mais incrível que pareça mas é a verdade!
E se também é verdade que Tobias tem 20 anos, Ilori com 19 anos já era consecutivamente chamado à equipa principal e por vários treinadores. Nuno Reis tem 23 anos e até Fokobo podia ter sido muito útil no centro da defesa antes de ir ao mercado comprar o que se comprou. Em suma e sem nada de muito anormal nos próximos 2 meses espero bem que Marco Silva mantenha a mesma opinião. Se depois mais uma vez alguém continuar a pensar que é mais inteligente que o treinador cá estaremos nós outra vez para avaliar.