Ruben Amorim esta de certa forma a revolucionar o futebol da Liga, é tambem o sistema de 3 centrais que está em primeiro lugar , com mais pontos ,melhor defesa e melhor ataque.
Este sistema funciona bem se muito bem interpretado pelo treinador para o poder explicar e transmitir aos jogadores mas é um sistema que demora a ser treinado com consequências de alguns jogos sem ganhar na sua primeira fase de introduçào e Amorim e a sua equipa ja passaram essa fase.
Curioso hoje ler que o mestre da tactica está agora tambem a tentar repetir o sistema no Benfica e que começou a testar e a treinar o mesmo sistema de 3 centrais, só podem ser boas noticias porque sendo verdade vai ter primeiro que passar o deserto para lá chegar .
Alguns treinadores cairam no erro de querem alterar a estratégia para os 3 centrais para determinado jogo , treinando-o durante a semana antecedente , mas este sistema nao se treina só numa semana nem num so mes , tivemos o exemplo do Paulo Sergio com o Portimonense tentá-lo num jogo contra o Sporting e aos 20 mt ja perdia por 2 -0 e aos 25 mt teve que fazer rapidamente uma substituiçao tirando um dos centrais e voltar ao sistema normal para evitar a goleada.
O mestre da tactica sente que está a ser ultrapassado e está a tentar reagir, mas vai penar durante algum tempo até que que o sistema comece a funcionar , recordo que Amorim logo que chegou ao Sporting no final da epoca passada iniciou de imediato a introduçao do sistema na equipa, voltando de novo na prè-época a treiná-lo afincadamente e aos poucos, agora melhor entrosado tem dado os frutos , os resultados que todos vemos.
Inclusive deu instrçôes para que seja utilizado tambem nas equipas jovens sub 23 e B para que os jogadores quando cheguem á equipa principal estejam melhor entrosados e identificados no sistema da equipa.
De Schmeichel a 10.11.2020 às 11:25
Julius,
Quem o lê pensa que foi o Amorim a criar a tactica dos 3 centrais..... o Silas também o quis impor no Sporting, lembro-me também do CoAdrianse no Porto ter sido campeão com essa táctica, ou por exemplo quando antigamente se jogava com um lateral-central defendíamos com 3 centrais, um exemplo disso Phil Babb......
Isto para dizer que não existem tácticas milagrosas ou perfeitas, o que existe é sistemas tacticos adaptados às características dos jogadores, porque por exemplo o Liverpool ou o Bayern, talvez as 2 melhores equipas do mundo não jogam com 3 centrais.
Quanto ao JJ, já no Sporting ele tentou jogar alguns jogos com 3 centrais.... não correu bem.... Na minha opinião o problema actual do Benfica deve-se mais à falta de qualidade dos defesas, repare-se no defesa direito, na lentidão dos 2 centrais e o defesa esquerdo o Grimaldo veio de lesão..... venderam o Ruben Dias que era o patrão da defesa, portanto não há milagres quando se vende os melhores. Não acredito que o Benfica do JJ jogará no sistema táctico do Amorim, implica muito treino e implica ter jogadores para isso.
De Rumo Certo - Ventos Favoráveis a 10.11.2020 às 13:33
Nada percebo de tácticas e estratégias de jogos de futebol, pois sou mero e certamente mau "treinador de bancada", mas partilho desta análise e opinião.
Enquanto ex-praticante de alta competição de uma modalidade de pavilhão, sempre retive como ideia e convicção, que as ditas tácticas têm sucesso, se o treinador for um líder natural, competente, que transmite confiança e ensinamentos e, talvez acima de tudo, a sagacidade de analisar, potenciar e explorar, as diferentes capacidades técnicas e físicas da matéria prima, em prol de um colectivo combativo e coeso.
SL
Caro amigo sub entende-se que um sistema de base permite multiplas estrategias, quero com isso dizer que no sistema de raíz dos 3 centrais se treinam depois varias estrategias consoante o adversario alem de varios pormenores especificos que ajudem a explorar com maior eficiencia as fragilidades detectadas em cada jogador que defrontem.
"Não acredito que o Benfica do JJ jogará no sistema táctico do Amorim, implica muito treino" .
Schmeichel , com essa frase ja respondeu aonde eu queria chegar e explicar.
Óbviamente que Amorim nao descobriu nada que ja nao tenha sido descoberto , o que comento precisa primeiro de reflexâo e análise para que compreendam o que pretendo dizer .
Muitos treinadores o já tentaram de facto, mas falharam, ou porque nao compreendem na perfeiçâo o seu funcionamento ou porque nao investiram no tempo necessário para que seja bem assimilado com as respectivas consequências da tal primeira fase de risco de algumas derrotas.
É um sistema que para dar certo precisa de tempo , muitos treinos , um investimento a largo prazo nada aconselhável de o iniciar durante a época.
Amorim chegou quase no final da época anterior e ja vinha com essa ideia na cabeça , arriscar a classificaçâo da equipa que acabou em 4º mas dar de imediato inicio ao treinamento do sistema que transitou de imediato para a pré-epoca.
Como expliquei ja passou a tal fase de maior risco e agora colhe os frutos.
Neste modelo a parte mais importante á na saída , o engôdo de chamar o adversário a fazer pressâo com loucas correrias desgastando-o e obrigando-o a abrir espaços nas suas costas , ao conseguir passar essa primeira barreira fica-se com mais espaço que se fôr bem aproveitado em velocidade pode ate lograr superiodade numerica e respectivas melhoreres oportunidades de marcar.
O Braga ganhou na Luz com um sistema irmâo , uma linha de 5 defesas em linha a defender sempre que perdiam a bola.
JJ sente-se que está a ficar ultrapassado por isso ja se nota a falta daquele ar alegre de sabe tudo e de fanfarrâo. Vai tentar nestas 3 semanas de paragem da Liga testar o sistema. Por isso digo que é uma boa noticia , porque se fôr por aí terá que passar primeiro o deserto.
De Schmeichel a 10.11.2020 às 14:45
Julius,
O facto de muitos treinadores terem tentado sem sucesso a tactica dos 3 centrais deve-se essencialmente ao facto de a maioria dos jogadores por esta Europa fora terem trabalhado habitualmente num sistema de 4 defesas, e mudar todos estes conceitos implica muitas horas de treino, coisa que não o têm. Eu diria que todos os treinadores treinam um sistema de 3 centrais, outra coisa é jogar sempre com 3 centrais, isto implica muito treino na ligação entre laterais/centrais, implica treinar muitas vezes a saida de bola, etc.
Eu não acho que seja mais ou menos difícil de jogar neste sistema, acho sim que para determinados jogadores é mais dificil ou fácil jogar num determinado sistema táctico.
No caso do Sporting por exemplo não estou muito certo de que estes 3 centrais são os ideais, falta-lhes velocidade e acho que o Quaresma trará benefícios. Uma outra situação essencial é o nº6 que foi resolvido com a entrada do Palhinha, e outra situação essencial é os laterais serem ambos ofensivos, situação imprescindível neste sistema do Amorim.
Sinceramente sou apologista de uma equipa identificar-se com um sistema de raiz que ja esteja no seu ADN e treinar os jogadores que chegam todos os anos esse sistema , se ja estiver assimilado pela maioria, os novos mais rapidamente o entendem e interpretam-no na pratica com menor o maior dificuldade , eu fiz isso no Peru desde os juniores á equipa principal e todos ja assimilavam o mesmo sistema ( 4x2x3x1) como uma identificaçao personalizada ,desta forma os jogadores quando entram no jogo como titulares ou como suplentes durante, ja sabem de olhos fechados o que fazer.