Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Este sábado, Alvalade prepara-se para sofrer e por fim festejar, mas a derradeira razão para muitos adeptos leoninos irem assistir à última jornada da Liga Portugal será para presenciarem a exibição final de Viktor Gyökeres no campeonato português. O carismático avançado sueco, que chegou a Lisboa em Julho de 2023 proveniente do Coventry City por 20 milhões de euros, entre algum espanto e dúvidas sobre tamanho investimento num jogador proveniente de uma liga secundária, tornou-se rapidamente na figura central no ataque leonino.
Com 52 golos e 15 assistências em 48 jogos nesta temporada, Gyökeres não só lidera a lista de melhores marcadores da Liga Portugal com 38 golos em 30 jogos, mas também é o principal candidato à Bota de Ouro, um feito muito raro para um jogador fora das cinco principais ligas europeias e inédito na era moderna deste troféu.
Se Gyökeres vencer, será o primeiro jogador a ganhar a Bota de Ouro em Portugal na era moderna da UEFA (com pontuação ponderada).
A sua excelente capacidade de finalização, aliada à sua agressividade natural com bola e impressionante presença física, permitiu-lhe ser muito eficaz tanto dentro como fora da área. Além disso, a sua versatilidade tática e dedicação defensiva tornaram-no no jogador indispensável no esquema de Rui Borges, sendo que hoje é um jogador muito mais completo do que aquele que chegou a Alvalade.
O impacto de Gyökeres vai para além dos números. A sua ética de trabalho, liderança e carisma conquistaram adeptos e colegas de equipa, tornando-o um verdadeiro símbolo do clube durante a sua estadia.
A sua comemoração da máscara com os dedos entrelaçados ficará para a posteridade.
E enquanto os adeptos preparam a despedida, resta celebrar a contribuição inestimável de Gyökeres ao Sporting e à Liga Portugal. A sua última dança em Alvalade será, sem dúvida, um momento carregado de gratidão por parte de todos os sportinguistas, mas também por parte de todos os apreciadores do futebol.
Excerto da crónica de Nuno Félix, scout internacional, em Record
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.