Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A usual quebra de sigilo

Rui Gomes, em 17.02.14

 

 
 
A prematura e incorrecta revelação de decisões e processamentos tanto na Liga como na Federação Portuguesa de Futebol é tudo menos uma surpresa, dado que a quebra de sigilo no futebol português não é se não a norma. Seria ingenuidade da nossa parte esperar outra coisa.
 
A decisão do Conselho de Disciplina da FPF ainda não foi oficialmente anunciada, mas já hoje surge a "RTP Informação" a adiantar que o órgão não encontra razões para condenar o FC Porto pelo atraso no início do jogo com o Marítimo, algo que, por si, também não constitui surpresa alguma. Segundo o canal da televisão pública, o acima referido órgão entendeu não ser possível provar que houve dolo por parte da equipa do Dragão ao entrar em campo cerca de três minutos depois da hora marcada para o início do jogo em questão.
 
Também a Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga, pela voz da sua presidente Cláudia Maia Cruz dos Santos, expressou a sua surpresa, perante o Conselho de Disciplina da FPF, por a acusação do CII se tornar "integralmente do conhecimento público". 
 
A acusação da Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga pode ser lida aqui.
 
 "O Sporting quer ganhar aqui o que não conseguiu ganhar em campo".
 
- A inevitável posição do FC Porto -
 

publicado às 13:40

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


9 comentários

Sem imagem de perfil

De L a 17.02.2014 às 14:12


O Sporting só e eliminado duas vezes na mesma época da Taça da Liga, quiçá três, por opção da direção. Em termos desportivos não foi nenhuma derrota, muito pior era voltar a perder com o Benfica. A maior derrota é deixarmo-nos instrumentalizar desta maneira. E mais, se na justiça em geral as pressões à conta da quebra do sigilo são difíceis de contornar, neste caso já nem devia dar direito a recurso para o CJ. Em suma mais uma grande vitória do moço de fretes do Benfica e da Liga, na luta contra o sistema.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.02.2014 às 17:38

Cada um fica com a sua, e eu continuo a insistir cim a minha, embora hajam sportinguistas que entendem que não devemos combater estas incidências com "armas de guerra".

Ao intervalo, eu teria insistido com os delegados para o recomeço dos dois jogos serem sincronizados . Caso houvesse relutância da parte deles em fazer isso, eu teria atrasado a entrada do Sporting em campo para a segunda parte, eliminando a vantagem que o FC Porto óbvia e deliberadamente precipitou com o seu atraso.

Se não queremos reagir de acordo com as circunstâncias que nos confrontam e que não são da nossa autoria, não teremos então razões de queixa quando decisões adversas são emanadas por estes órgãos que superintendem o futebol português.
Sem imagem de perfil

De L a 18.02.2014 às 09:01


Este caso todo à volta da Taça da Liga e a consequente decisão do CD da FPP nunca tiveram nada a ver com regulamentos nenhuns. Aliás nos últimos dias o que não faltou foi quem tivesse prevaricado muito mais que os famosos 3'. Integrasse eu o CD e sabia como é que lhes tratava da saúde. Os regulamentos também dizem que se formos jogar a algum estádio sem manutenção e por essa via o jogo não se realizar há lugar à derrota. E o que eu ouvi foi que não queremos desestabilizar o Benfica. E estamos falados de regulamentos. Eu nunca estive particularmente interessado em qualquer visão do Vieira, do Bruno ou do Figueiredo da Liga - então estes dois últimos são iguaizinhos, muito blá blá e não cumprem a 1ª - muito menos para o futebol português ou para o Sporting.

Se o Porto não tem marcado no fim ninguém dizia nada! E a honestidade ainda é a regra mais preciosa, as outras precisam do ónus da prova. Qualquer jogo pode acabar muito mais tarde e o do Dragão até justificava mais descontos, para se verificar no fim que o Paulo Fonseca até desconhecia a diferença dos golos. O Porto fez o que lhe competia e nunca obteve qualquer vantagem! A partir daqui é mais uma vergonha do futebol português!

Preocupa-me isso sim, o projeto da equipa B completamente desvirtuado e com os melhores espalhados por todo o lado, para entrarem outros que ninguém conhece. Mesmo sem dinheiro andamos com as calças na mão com cartões e lesões por causa de uma gestão desportiva, desta vez não é incompetente, é criminosa! Preocupa-me muito e já não é um divórcio aparente com o treinador principal, já é um divórcio latente, como ainda se confirmou no último jogo em casa e como já aparece replicado na blogosfera leonina muitas vezes e pelos maiores apoiantes desta direção, que faz toda a diferença. A razão é sempre a mesma, o futebol do Sporting já só obedece a uma lógica financeira que subordina as outras todas, inclusive desportiva.

Somos a equipa revelação de toda a 1ª volta com 3 extremos e começamos a 2ª com dois novos? Desta vez um dos lançamentos mais aguardados por todos que acompanham a formação e que nem podia estar a correr melhor também passou à frente de todos? Viu-se bem o clima no estádio se as coisas descambam. É preciso muito mais tacto para lançar miúdos. Mas também são precisos muitos milhões e já só são eles que estão a ditar tudo no Sporting e depois muitos adeptos não compreendem muita coisa. Passávamos muito melhor sem estas histórias da carochinha do sistema. Em termos de objetivos desportivos para esta época, o desenvolvimento correto da equipa B era tão ou mais importante que a Champions.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 17.02.2014 às 14:58

Conselho de Disciplina desconfia de relatórios

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=3690087

O conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, presidido por Herculano Lima, deve anunciar amanhã, provavelmente por unanimidade, que o F. C. Porto tem o direito a disputar as meias-finais, da Taça da Liga, frente ao Benfica.
Deste modo, chumba o resultado do inquérito disciplinar da Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga, que propôs, ao abrigo do artigo 116 do regulamento disciplinar - referente aos horários dos jogos -, que os dragões fossem sancionados com derrota no jogo com o Marítimo, por alegadamente se terem atrasado propositadamente para adquirirem vantagem teórica, relativamente ao Sporting, na última jornada do Grupo B da fase de grupos da Taça da Liga.

Os elementos do órgão consideram não haver razões para punir o F.C. Porto e acham estranho não ter havido consonância entre os dois delegados da Liga, Fernando Araújo e Miguel Oliveira, sobre um primeiro relatório, enviado nos primeiros minutos do dia 26, e um segundo, no dia seguinte, em que foi acrescentada uma adenda, que incidiu sobre o atraso dos dragões.


Falta acrescentar que Herculano Lima é sócio do FCP
http://www.futebolive.tv/2011/09/herculano-lima-arrasado-pelo-conselho.html
--
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.02.2014 às 17:32

Questões intrigantes que ficam no ar e que provavelmente nunca serão devidamente esclarecidas:

1. A que se deve a alegada falta de consonância entre os delegados sobre uma matéria que devia ser transparente como a água.

2. Qual a substância e intento da adenda que surgiu posteriormente e por autoria de quem ?

Em análise final, independente da razão, ou não, do Sporting, isto é tudo meramente mais do usual mesmo. Não devemos ficar surpreendidos por isso.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 17.02.2014 às 23:50

O Guilherme Aguiar estava muito enervado n'O Dia Seguinte'. A verdade é que os andrades gozaram o prato todo, quase que admitindo que fizeram o que fizeram e o Sporting é que foi parvo por não ter feito o mesmo, mas isso depois em termos de comunicação não combina com a defesa formal relativamente à desculpa pelo atraso. E não combina porque no bate-boca o Bruno e Carvalho bate-se bem com eles e depois eles ficam mal vistos. O que vai ficar para a história é que eles passam este desafio do Sporting mais apertados do que é normal e com algum desconforto, ao contrário do triunfalismo habitual do "quero, posso e mando" portista. É bom que assim seja, porque senão é a imunidade total.

PS - Adorava ouvir as escutas dos gajos a combinarem a patranha com o Fernando. Deve ter sido hilariante... ;)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.02.2014 às 00:52

Apenas assisti a uma parte do programa e falhei essa discussão. Já preparei um post que publicarei um pouco mais tarde, onde me dou à ousadia de imaginar o que Guilherme Aguiar tinha para dizer. Se errei, decerto que me corrigirão.

Bruno de Carvalho esteve razoavelmente bem na parte que eu vi, mas neste fórum ele sente-se sempre mais à vontade. Em particular, nos corredores onde as decisões são feitas, o cenário é outro.

Esse argumento invocando o Fernando é ridículo e, mais importante, irrelevante. Equipam-se 18 jogadores, se ele não está em condições chamam outro. A equipa é que não pode entrar em campo atrasada. De qualquer modo, isso foi tudo fabricado, para "inglês ver".
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 18.02.2014 às 07:41

Curiosa a diferença de atitude, neste caso do jogo da Taça da Liga com o Porto comparada com o jogo na Luz com o Benfica para o Campeonato. Num, tenta-se ganhar na secretaria, explorando os regulamentos existentes. No outro, resolve-se tudo com um aperto de mão...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.02.2014 às 08:44

Circunstâncias diferentes, mas também atitudes diferentes. Segundo me dizem, até o excêntrico Rui Gomes da Silva falou a favor do Sporting. Histórico mesmo !!!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo